Chegaram nossos Touch Pro:Mega-review by Alexanders/Ricardo!
Finalmente chegou meu mais novo brinquedinho: HTC TOUCH PRO! Ele foi lançado pela HTC agora no meio do ano de 2008 e já esta despontando aqui nas Américas neste fim de ano. Meu colega aqui do Fórum, o Ricardo Evangelista comprou junto comigo e resolvemos presentear a todos com um mega-review, tentando fazer mais completo possível. O Ricardo Evangelista, em breve vai atualizar este review alguns vídeos para vocês! Então vamos lá que o review só esta começando!
MOTIVO DA AQUISIÇÃO
Ponderei muito sobre esta aquisição do Touch Pro entre tantos lançamentos atuais. Balancei-me pelo Xperia e Ominia, mas acabei ficando com a HTC mesmo.
Da HTC fiquei em dúvida entre o Touch Pro e o Touch HD, que possuem excelentes configurações e dos dois me decidi pelo Touch Pro por suas especificações e recursos praticamente idênticos ao do HD com uma pequena diferença de tamanho. O HD é maior em comprimento e largura, mas o Pro é maior em espessura e menor em comprimento. Minhas principais motivações de compra foram a bateria, tamanho reduzido e velocidade do processador. Aliás, com ele em mãos, vejo que ele não é tão gordinho assim como ouvi dizer e, o considero depois do Touch HD, um dos aparelhos mais completos da atualidade ganhando inclusive do tão falado iPhone 3G.
Os principais destaques do Touch Pro são:
- Processador Qualcomm MSM7201A 528MHz
- Memória 512MB ROM / 288MB RAM
- Slot de expansão microSD/HC
- Tela 2.8" VGA 480x640 de resolução
- Quadband GSM (850/900/1800/1900) e dualband UMTS (1900/2100) com HSDPA.
- GPS
- Wi-fi b/g
- Bluetooth 2.0
- FM radio
- Câmera de 3.15 megapixels com flash e auto focus
- Câmera frontal VGA para video-chamadas
- Teclado alfa-numérico com cinco colunas
- Bateria de 1350mAh
UNBOXING
Recebi o aparelho muito bem embalado e protegido, A caixa do aparelho é construída em forma de diamante, muito bonita! Ela vem com uma capa externa que ao retirar revela a verdadeira caixa do aparelho. Ela é toda preta seguindo o estilo do primeiro HTC Touch.
Abrindo a caixa encontramos um compartimento na tampa com os guias rápidos, alguns CDs e encartes. Em seguida vemos o Touch Pro, como teclado aberto encaixado em um compartimento interno.
Retirando-se este compartimento, encontramos o cabo USB, o carregador da bateria, o manual, a película original, stylus extra, e a capinha da HTC. Alias tenho que comentar que esta capinha não foi feita para nossos bolsos...porque ela aumenta muito o tamanho do Touch Pro. Porém ela é de excelente qualidade e cada vez que colocamos o Touch Pro dentro dela e o retiramos, ela automaticamente limpa a tela dele. Este mecanismo da capinha achei muito interessante!
UPDATE: Vídeo Unboxing By Ricardo Evangelista
http://www.youtube.com/watch?v=KpH6mQ8kdS8
CONSTRUÇÃO FÍSICA
O aparelho é muito bem projetado e segurá-lo é bem fácil, fica na palma da sua mão de forma bem confortável. Ao contrário do que dizem ele não é tão grande assim e se encaixa perfeitamente no bolso da calça.
Visto de frente, o aparelho se parece muito com o Touch Diamond só que com um acabamento de cantos arredondados e com a tampa traseira em um acabamento fosco muito bonito.
O teclado QWERTY, que escorrega para fora por detrás do telefone deixa a digitação muito mais fácil e agradável. O deslize é impressionante, é tão suave que você abre ou fecha o teclado com uma das mãos sem nenhuma dificuldade. Quando esta fechado o teclado dificilmente abre devendo existir alguma tecnologia de encaixe da HTC que eu não pude perceber ainda. Todas as teclas têm forma inclinada, o que facilita a distinção entre cada uma delas (um recurso muito prático para um teclado que é relativamente pequeno). O teclado foi incrementado com uma quinta fileira de teclas para os algarismos, acima das teclas principais. O aparelho não pesa nas mãos (165 gramas) quando teclamos. Realmente é o melhor teclado que já utilizei. Já usei o Tytan, Treo e o Moto Q, mas o teclado do Touch Pro é realmente fantástico!
A tela LCD de 2,8 polegadas é um show a parte! Ela tem resolução VGA de 640 pixels por 480 pixels e todas as imagens ficam muito nítidas e os textos com excelente leitura. O sistema de cores parece ter sido aprimorado, pois as cores estão mais vivas e fortes deixando a imagem com uma qualidade muito boa.
Na parte superior frontal encontramos o botão de liga/desliga, a câmera para vídeo-chamada, auto falante para ligações e o sensor de luminosidade. Sim amigos, ele possui ajuste automático de brilho através de um sensor localizado na parte frontal. Para habilitar esta função vá em Sistema, toque em Energia > separador Retro iluminação e selecione ajustar automaticamente. Show!
Olhando de frente, na esquerda encontramos os controles de volume e na direita nada. Embaixo encontramos o conector USB e no canto inferior direito a caneta stylus que é presa ao telefone magneticamente. Outro detalhe que previne a perda da caneta, muito bem pensado!
Na parte traseira vemos a saída de som, a câmera e o flash. O slot de expansão, cartão da operadora e bateria estão colocados internamente, sendo possível colocar e remover o cartão de memória sem desligar o aparelho ou retirar a bateria.
O som do Touch Pro, apesar de ter as mesmas especificações de outros modelos da HTC deve ter sofrido alguma alteração ou melhoria porque está mais limpo e audível. As musicas estão mais claras e os toques mais altos. Ver clipes musicais nele é muito legal. Ponto para a HTC!
As dimensões do Touch Pro são 10,2 x 5,1 x 1,8 centímetros.
DURAÇÃO DA BATERIA
A bateria dele é ótima.Embora vivo carregando ele quando plugo na USB do computador, o deixei sem carregar para ver o quanto ela agüenta e passou de um dia com uso extremo! Nas especificações diz que o bichinho dura 8 horas de conversação no mínimo. Excelente para um processador tão potente!
Usei Wi-fi, GPS, ouvi muita música e fucei ao máximo os recursos dele nestes primeiros momentos com ele e realmente a bateria é muito resistente. Com uso extremo como já disse, se consegue fazer a bateria durar o dia todo sem problemas. Com uso moderado arrisco dizer que você consegue dois dias tranquilamente.
SISTEMA OPERACIONAL
Acredito que se dispensem comentários sobre o Windows Mobile 6.1 Professsional, que hoje já é um velho conhecido nosso. O sistema é bem rápido e estável, e ainda não tive nenhum travamento usando um monte de programas que testei nele.
O WM 6.1 foi bem adaptado ao Touch Pro apresentando uma velocidade incrível para abertura de programas bem como de conteúdos multimídia pesadíssimos como filmes e fotos em alta resolução.
O Touch Flo 3D é um show a parte. Tive a oportunidade de testar o Touch Flo 2D no meu antigo Touch, só que esta versão que esta no Pro é muito mais bonita! As animações 3D estão fantásticas e a previsão do tempo com animações de chuva, sol, nuvens são incríveis.
O Touch Flo 3D possui na tela principal as últimas chamadas, compromissos e um calendário com animações muito bonito. Deslizando-se para o lado encontramos a seção de fotos, música, previsão do tempo, atalhos para internet, atalho para programas, configurações do aparelho entre outras coisas. A aplicação para youtube roda perfeitamente os vídeos!
Para navegar na internet em alta velocidade, o HTC Touch Pro oferece muitas opções: redes 3G (WCDMA/HSDPA de 7,2 Mbps) ou Wi-Fi (b/g) basicamente. O opera mobile está fantástico sendo que navegar na internet com ele ficou muito agradável. O zoom com o d-pad é super prático e a nitidez das páginas excelente!
Foram incorporadas no sistema alguma aplicações como o WorldCard Mobile que escaneia um cartão de visitas e o arquiva junto a um contato do Touch Pro. Temos também o Radio FM com áudio booster que melhora a qualidade do som bem como o recurso MP3Trim que permite você recortar parte de uma musica e usá-la como toque por exemplo. A HTC pensou em tudo mesmo!
Quando o aparelho é manipulado na horizontal abrindo-se o teclado, automaticamente a tela é rotacionada para a nova posição exibindo um menu com alguns atalhos. Nesta posição o Touch Flo 3D não funciona, mas você pode acessar todas as funções do telefone normalmente, inclusive rodar os programas que quiser. Entre a abertura do teclado e o fechamento, não nota-se nenhum delay quando a tela rotaciona, pois na verdade ela vira quase que instantaneamente.
ACELERÔMETRO
Recurso um pouco inexplorado pela HTC. Porém promete muito para futuras aplicações. Um dos lances legais é que quando o telefone toca, basta virar a tela pra baixo que ele entra em estado mudo. Disso eu gostei!
Outra coisa legal é o joguinho que vem nele onde você tem que levar a bolinha de um canto da tela ao outro sem cair nos buracos. Muito divertido!
Bom o acelerômetro funciona quando você esta vendo as fotos também, rotacionando a tela conforme você posiciona o aparelho. Há alguns programinhas legais que usam o acelerômetro.
GPS
Utilizei o Destinator 6 e 7 e tive a grata surpresa de ver que ele fixou os satélites mais rapidamente do que os meus antigos GPS Bluetooth. A sensibilidade é boa e mesmo em zonas um pouco encobertas ele encontra os satélites facilmente. Na maioria das vezes ele pegou 5 ou mais satélites. Em ambientes fechados vi que ele tem maior dificuldade de localizar e fixar os satelites, porém nada que desabone o uso do GPS.
O Touch Pro possui um recurso que se chama QuickGPS, onde conectado à internet, ele baixa através de informações da sua rede de telefonia, informações sobre seu posicionamento agilizando o uso do seu GPS. Você pode atualizar o banco de dados regularmente do QuickGPS assim facilitando a inicialização do sinal GPS.
A precisão do GPS é também bem aceitável sendo que no pouco uso dos meus testes, ele indicou com muita precisão minha localização e a rota destino.
TV-OUT
O HTC Touch Pro vem equipado com o recurso de saída para TV. Assim, com um cabo especial (o qual também adquiri) é possível você passar na tela de sua TV o slide show de todas as fotos do aparelho, navegar na internet, ler textos e assistir vídeos!
De todos os fantásticos recursos do bichinho o que mais adorei foi assistir vídeos na tela da TV. O aparelho é um DVD portátil !!! A resolução da imagem é muito boa! Você pode colocar seus filmes favoritos no Touch Pro e quando viajar basta ter uma TV com entrada de vídeo para assisti-los! Este recurso foi uma grande sacada da HTC e me faz lembrar o velho Axim.
TESTE DE DESEMPENHO
Encontrei um teste na internet feito com o SPB benchmark para medir o desempenho do Touch Pro com relação a outros aparelhos existentes. Colhi os dados e resolvi incluir neste post para integrar o review. O Touch Pro superou as expectativas se saindo muito bem. Confiram:
Não satisfeito eu também resolvi fazer um teste de fogo: peguei um vídeo com Bit rate 960kbps, audio MP3 192kbps, 360x240, 25fps e 25mb. Resolvi rodar no Coreplayer e medir o benchmark. Aqui vai o resultado:
Como podem ver foi realmente muito bom! Rodou o vídeo sem engasgos (219 % !!!). A HTC deixou o bicho tinindo, ótimo desempenho!
VIDEO REVIEW by Ricardo Evangelista (aguardem!)
AVALIAÇÃO FINAL
Prós
+ Alta performance para aplicações e jogos
+ Design elegante
+ Ótimo layout do teclado
+ MicroSD expansion independente
+ TouchFLO 3D está fantástico neste aparelho
+ Sensor de luminosidade automático
+ Muitas melhorias do sistema
+ Tela VGA muito nítida
+ TV-Out
+ Visualizador do YouTube perfeito!
+ Capa original excelente!
+ Ótima duração da bateria
+ GPS/AGPS
Contras
- Praticamente sem redução do tamanho do TyTN II
- Não existe TouchFLO 3D em landscape
- Acelerômetro pouco explorado
- Vem sem o Microsoft Voice Commander
- Cabo video-out tem que ser comprado a parte
Sem dúvida o HTC TOUCH PRO é um aparelho excelente:design muito bonito, tela sensível ao toque de sensibilidade apurada, saída TV-Out, RAM de sobra e um processador poderoso de 528mHz. Vale cada centavo investido!
Bom é isso ai pessoal, espero que tenham gostado do mega-review!