Kid escreveu:Os nerds mais antenados devem estar ligados no Blu-Ray, o formato de mídia que supostamente virá pra enterrar o DVD. Pra substituir um formato tão bem sucedido e popular como o DVD, você imaginaria que o tal Blu-Ray é capaz de fazer ligações interurbanas de grátis, de lavar suas roupas e de convencer um Testemunha de Jeová a não bater na sua porta num domingo de manhã, mas a única melhoria do novo formato é, basicamente, maior armazenamento. Porque você sabe como estúdios precisam de 900 terabytes disponíveis num disco para encher de featurettes, making of e comentários de diretores que mais da metade dos consumidores sequer dá a mínima. Seja sincero aí, quando foi a última vez que você sentou pra assistir TODO o conteúdo do seu DVD extra de De Volta Para o Futuro? Eu sou fã doente da série desde os 13 anos, tenho o boxset e muito tempo nas mãos, e nunca assisti.
Mas que seja, espaço extra não é exatamente um "problema", certo? Errado. Ele é um problema, se esse espaço extra vem com um custo exagerado e o fato da exclusividade da mídia. A situação em torno do Blu-Ray não é tão simples.
Resumindo a história, Blu-Ray custará CARO. A propósito,
é por causa do leitor de Blu-Ray que o PS3 custará abusivos 600 dólares. Aí os burgueses que vocês são dizem "f**a-se, minha tia mora nos EUA e vai trazer pra mim". Se preço ainda não é um problema pra você, espere ouvir a próxima parte do probrema.
Entenda a "bigger picture": a Sony está pegando uma tecnologia nova, cara, exclusiva e proprietária, CUJA AUTONOMIA, QUALIDADE E PENETRAÇÃO O MERCADO AINDA NÃO TESTOU, e tá anexando IRREVERSIVELMENTE ao PS3. O problema agora é que o destino do PS3 estará ligado, pro melhor ou pro pior, ao destino da mídia que ele usa. PSP e GameCube são um bom exemplo disso, mas eu falarei mais sobre isso mais tarde.
A grande vantagem anunciada pra contra-balancear o fato de que o PS3 custa parte do seu fígado é "ahhh, mas essa nova mídia é o futuro, cara! É um formato muito melhor, e no fim das contas valerá a pena porque você já terá um tocador de Blu-Ray na sua sala!" Aí surge a pergunta que ninguém parece estar fazendo:
O que acontece se o Blu-Ray não vingar, assim como, sei lá, TODAS AS OUTRAS TENTATIVAS DA SONY DE EXCLUSIVIZAR O FORMATO DE MÍDIA? Lembram do Betamax, que apesar de ser tecnicamente superior, não resistiu à popularidade do supostamente inferior VHS? Do MiniDisc, que foi a pior e mais mal executada idéia na história dos tocadores portáteis de música? Do LaserDisc, que mal durou mais de um ano? Do Memory Stick, que só é usado em aparelhos da Sony (o que faz donos de outros formatos de cartão de memória FUGIR de aparelhos da empresa como o diabo foge da cruz)? Ou, mais recentemente, do UMD, um disquinho cara-de-paumente entitulado "Universal Media Disc" apesar de ser utilizado em exatamente UM e apenas UM aparelho em todo o planeta, e que tem vendido tão horrivelmente que já está perdendo apoio de vários estúdios (o que de tabela fode o propósito de chamar o PSP de um toca-filmes portátil)?
Caso você não tenha entendido a lição de história acima, aqui vai a versão condensada - a Sony é teimosa pra caralho e se recusa a lançar hardware a menos que lance também mídia exclusiva pra ela. E todas as tentativas anteriores fracassaram em vários níveis de derrota, que vão desde "vergonhosa" a "espetacular".
Agora voltemos pro PS3. Suponhamos que o Blu-Ray não agrade o público (por causa do preço, por causa da simples falta de motivo substancial pra abandonar o DVD em prol do upgrade) e que tenha o mesmo destino do UMD, do BetaMax, do LaserDisc, etc. O mercado não dá muita continuidade a um formato que não tem boa aceitação. Ao grampear uma etiqueta de 600 dólares no PS3, a Sony já começou a foder o futuro do Blu-Ray.
O tempo dirá. Se daqui há um ano você for surpreendido com uma manchete como "Vendas de Blu-Ray decepcionam Sony no segundo semestre de 2007", ninguém vai poder dizer que não foi avisado.