HD-DVD vs. Blu-Ray: ponderações...

<<

Johnny Bravo

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 2:08 am

Mensagem Sex Ago 17, 2007 9:18 pm

HD-DVD vs. Blu-Ray: ponderações...

Camaradas, tenho acompanhado mais ou menos essa disputa HD-DVD vs. Blu-Ray e queria ver se a opinião de vocês se parece com a minha:
estou achando que o Blu-Ray será o VHS desta vez...

Razões:
- pouco ouço falar em HD-DVD. Aliás, o nome Blu-Ray está muito mais popular do que HD-DVD, já perceberam? Imaginem um leigo na FNAC: "Sr. vendedor, vocês já têm algum aparelho HD-DVD?" - fechem os olhos e repitam em voz alta: agadêdêvêdê. Agora troquem, na mesma frase, o agadêdêvêdê por blurrêi. Pode parecer um detalhe bobo, mas sei lá... os consumidores hoje em dia popularizam as novidades falando tudo da forma mais agradável possivel. Se eu chegar na loja e disser "quero um mp3 player", os vendedores vão se entreolhar e virar pro outro lado como se eu fosse um maluco qualquer. Já se eu disser "quero um aipode", eles rapidinho vao me mostrar mp3 players da samsung, da creative, e o proprio iPod, é claro;

- o PS3 está ficando bem popular e, nas novas versões, já vem com drive Blu-Ray;

- os fabricantes do consorcio Blu-Ray correram e já despejaram dezenas de modelos com tecnologia Blu-Ray.

Acho que dessa vez é a Sony que vai emplacar... o quê vocês acham?
Abraço!

Eduardo Pereira
http://www.logboxusa.com/tabelacomissoes.html
http://br.groups.yahoo.com/group/bondedospdaphones

Pague via PayPal: Imagem

HTC Touch Cruise / teclado&mouse BT Thinkoutside / Jabra BT500
Canon S5 IS
Sony VAIO TX850P
<<

alpcr

Administrador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 1:42 am

Twitter: @AlbertoLage

Mensagem Sex Ago 17, 2007 10:15 pm

Vale citar um fator decisivo que enterrou de vez o Betamax. Não podia ter vídeo de conteúdo discutível nele. E essa industria é grande, muitas vezes ligada a industria de filmes mais "família" E a Sony fez de novo.

Todo padrão da Sony é proprietário. Eles não resistem.

Deixo vocês com a sempre polêmica opinião de Kid do Hoje é Um Bom Dia.
Concordo com ele.

Kid escreveu:Os nerds mais antenados devem estar ligados no Blu-Ray, o formato de mídia que supostamente virá pra enterrar o DVD. Pra substituir um formato tão bem sucedido e popular como o DVD, você imaginaria que o tal Blu-Ray é capaz de fazer ligações interurbanas de grátis, de lavar suas roupas e de convencer um Testemunha de Jeová a não bater na sua porta num domingo de manhã, mas a única melhoria do novo formato é, basicamente, maior armazenamento. Porque você sabe como estúdios precisam de 900 terabytes disponíveis num disco para encher de featurettes, making of e comentários de diretores que mais da metade dos consumidores sequer dá a mínima. Seja sincero aí, quando foi a última vez que você sentou pra assistir TODO o conteúdo do seu DVD extra de De Volta Para o Futuro? Eu sou fã doente da série desde os 13 anos, tenho o boxset e muito tempo nas mãos, e nunca assisti.

Mas que seja, espaço extra não é exatamente um "problema", certo? Errado. Ele é um problema, se esse espaço extra vem com um custo exagerado e o fato da exclusividade da mídia. A situação em torno do Blu-Ray não é tão simples.

Resumindo a história, Blu-Ray custará CARO. A propósito, é por causa do leitor de Blu-Ray que o PS3 custará abusivos 600 dólares. Aí os burgueses que vocês são dizem "f**a-se, minha tia mora nos EUA e vai trazer pra mim". Se preço ainda não é um problema pra você, espere ouvir a próxima parte do probrema.

Entenda a "bigger picture": a Sony está pegando uma tecnologia nova, cara, exclusiva e proprietária, CUJA AUTONOMIA, QUALIDADE E PENETRAÇÃO O MERCADO AINDA NÃO TESTOU, e tá anexando IRREVERSIVELMENTE ao PS3. O problema agora é que o destino do PS3 estará ligado, pro melhor ou pro pior, ao destino da mídia que ele usa. PSP e GameCube são um bom exemplo disso, mas eu falarei mais sobre isso mais tarde.

A grande vantagem anunciada pra contra-balancear o fato de que o PS3 custa parte do seu fígado é "ahhh, mas essa nova mídia é o futuro, cara! É um formato muito melhor, e no fim das contas valerá a pena porque você já terá um tocador de Blu-Ray na sua sala!" Aí surge a pergunta que ninguém parece estar fazendo:

O que acontece se o Blu-Ray não vingar, assim como, sei lá, TODAS AS OUTRAS TENTATIVAS DA SONY DE EXCLUSIVIZAR O FORMATO DE MÍDIA? Lembram do Betamax, que apesar de ser tecnicamente superior, não resistiu à popularidade do supostamente inferior VHS? Do MiniDisc, que foi a pior e mais mal executada idéia na história dos tocadores portáteis de música? Do LaserDisc, que mal durou mais de um ano? Do Memory Stick, que só é usado em aparelhos da Sony (o que faz donos de outros formatos de cartão de memória FUGIR de aparelhos da empresa como o diabo foge da cruz)? Ou, mais recentemente, do UMD, um disquinho cara-de-paumente entitulado "Universal Media Disc" apesar de ser utilizado em exatamente UM e apenas UM aparelho em todo o planeta, e que tem vendido tão horrivelmente que já está perdendo apoio de vários estúdios (o que de tabela fode o propósito de chamar o PSP de um toca-filmes portátil)?

Caso você não tenha entendido a lição de história acima, aqui vai a versão condensada - a Sony é teimosa pra caralho e se recusa a lançar hardware a menos que lance também mídia exclusiva pra ela. E todas as tentativas anteriores fracassaram em vários níveis de derrota, que vão desde "vergonhosa" a "espetacular".

Agora voltemos pro PS3. Suponhamos que o Blu-Ray não agrade o público (por causa do preço, por causa da simples falta de motivo substancial pra abandonar o DVD em prol do upgrade) e que tenha o mesmo destino do UMD, do BetaMax, do LaserDisc, etc. O mercado não dá muita continuidade a um formato que não tem boa aceitação. Ao grampear uma etiqueta de 600 dólares no PS3, a Sony já começou a foder o futuro do Blu-Ray.

O tempo dirá. Se daqui há um ano você for surpreendido com uma manchete como "Vendas de Blu-Ray decepcionam Sony no segundo semestre de 2007", ninguém vai poder dizer que não foi avisado.
:x
[]'s
Alberto
Louco? Só quando eu respiro.
3Com Palm III>Nokia 6180i>8265i>6560>6170>E-TEN M600>Nokia 6681>
Nokia N95

Nokia N85SymbianN85-3
<<

Johnny Bravo

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 2:08 am

Mensagem Sáb Ago 18, 2007 2:40 am

Pois é... essa é a polemica... nao estou defendendo um nem outro, mas acho que a mentalidade do mercado também é mutavel. Vai que, de repente, assim como exemplifiquei sobre o iPod, realmente o mercado simpatiza com essa tecnologia só pq o nome é mais facil de falar - ou, digamos, mais comercial?
Complicado, né?
Abraço!

Eduardo Pereira
http://www.logboxusa.com/tabelacomissoes.html
http://br.groups.yahoo.com/group/bondedospdaphones

Pague via PayPal: Imagem

HTC Touch Cruise / teclado&mouse BT Thinkoutside / Jabra BT500
Canon S5 IS
Sony VAIO TX850P
<<

alpcr

Administrador

Mensagem Sáb Ago 18, 2007 11:15 am

Johnny Bravo, mas se contando de nome, HD-DVD é mais simples. Você já conhece (E confia) no DVD.
[]'s
Alberto
Nokia N95

Nokia N85SymbianN85-3
<<

VetDuarte

Data de registro: Seg Dez 18, 2006 11:13 am

Mensagem Sáb Ago 18, 2007 3:33 pm

Basta os formadores de opinião começarem a, realmente, se importar com o assunto, e eu acho que o Raio Azul vai pro Raio Que O Parta.
A galera não gosta de formato proprietário, e usuário de PC não é exatamente o tipo que se encaixa na faixa de fã da Sony, do tipo de se deixa amarrar por conta da marca. Até porque a Sony tem nome em câmera e em telefone, em pc não.

Quando entrar nessa de não poder isso ou aquilo, pula todo mundo do barco, nem que seja apenas por princípio.
ImagemImagemImagem

Fabio Duarte

Imagem Motorola Milestone (Android 2.0.1 rooteado), MicroSD 16GB, Bateria extendida de 2800mAh

http://vetduarte.wordpress.com No ar: Como salvar o seu casamento
twitter: @vetduarte
<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Sáb Ago 18, 2007 10:56 pm

O Johnny Bravo, como sempre, iniciando ótimas discussões aqui no Fórum... :D

Realmente, esta disputa está bem interessante, e há argumentos para os dois lados. De qualquer forma, assim como foi no caso VHS x betamax, somente um padrão vai sobreviver. Resta saber quem será...

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

felipecn

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 1:08 pm

Mensagem Dom Ago 19, 2007 12:19 am

alpcr escreveu:Vale citar um fator decisivo que enterrou de vez o Betamax. Não podia ter vídeo de conteúdo discutível nele. E essa industria é grande, muitas vezes ligada a industria de filmes mais "família" E a Sony fez de novo.

Todo padrão da Sony é proprietário. Eles não resistem.

1) Hoje há internet. Ninguém precisa de uma mídia fisica pra assistir conteúdo discutível.

2) O Blu-Ray não é proprietário. A Sony é uma das criadoras do Blu-Ray, mas não tem os direitos sobre ele. É diferente do Memory Stick e do UMD.

E o Blu-ray armazena MUITO mais do que o HD-DVD. Pra ser exato, 10GB por camada. Em 4 camadas (já existe Blu-Ray assim) o Blu-Ray tem 100GB, o HD-DVD, 60...
<<

alpcr

Administrador

Mensagem Dom Ago 19, 2007 1:05 pm

felipecn, muitas produtoras de filmes "felizes" também produzem filmes não tão "família". Mas não precisamos discutir isso.

Digo, os padrões da sony, tipo os videogames PS3 que foram lançados precipitadamente com uma mídia x.
[]'s
Alberto
Nokia N95

Nokia N85SymbianN85-3
<<

felipecn

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 1:08 pm

Mensagem Dom Ago 19, 2007 2:13 pm

alpcr escreveu:Digo, os padrões da sony, tipo os videogames PS3 que foram lançados precipitadamente com uma mídia x.

Eu acho muito melhor eles usarem o Blu-Ray, mesmo com o risco de micar, do que usarem DVD como o 360.

O Resistence, um dos titulos de lançamento do PS3, ocupa 19GB...
O Heavenly Sword tem 10GB. Só de audio.
O Rage, novo jogo da ID Software, tem 20GB só de texturas. Como ele é um jogo que pode ser dividido em vários DVDs, pra todas as plataformas menos o PS3 ele vai ter dois DVDs.

Ou seja: Na pior das hipóteses o PS3 vai ser como o GameCube, um console com uma mídia proprietária. E eu nunca ouvi nenhuma reclamação do GameCube pela mídia dele ser proprietária - só reclamavam que o espaço era pouco (1,5GB)
<<

ric2801

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 7:37 pm

Twitter: @

Mensagem Qua Ago 22, 2007 12:41 am

"A Twentieth Century Fox Home Entertainment anunciou o lançamento global agressivo do Blu-ray, com 29 títulos de filmes até o fim do ano de 2007. Dentre os filmes lançados estão Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado e Duro de Matar 4.0.

» DVD: Paramount e Dreamworks preferem o HD-DVD

Dentre as estréias em Blu-Ray dos estúdios em todo o mundo, estão incluídos os modos de capacidade de tela em tela, aprimorada visualização e som surround com capacidade de mixagem e equiparação de imagem e de som, acesso direto aos recursos do filme com um dos quatro botões coloridos do remoto, além de jogos interativos de desafio e de trívia para vários participantes.

Os consumidores com Internet aproveitarão os recursos e os jogos interativos capacitados para web com títulos exclusivos e jogos com conteúdo baixáveis na Internet, com capacidade de conexão e interação com usuários de Blu-Ray em banda larga em todo o mundo."

http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... 97,00.html
iPhone 3G/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/

Retornar para Tema livre