MotoQ: Guia Geral

<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:09 pm

MotoQ: Guia Geral

Pessoal, como todos sabem estamos tentando transferir para cá a parte dos tópicos do nosso espaço anterior mais interessantes de forma a que possamos manter, ainda que minimamente, todo o nosso rico acervo de contribuições com que nossos amigos da comunidade nos brindaram durante esse 1 ano.

Nesse sentido, um dos assuntos mais comentados da comunidade foi o lançamento do MotoQ pela Vivo, que rapidamente conquistou vários corações e se alojou no bolso de milhares de usuários.

Devido ao imenso número de posts relacionados a este aparelho, e para facilitar consultas futuras, resolvi agrupar todas as dicas mais importantes acerca desse aparelho em um só lugar, dando sempre o devido crédito às colaborações de nossos amigos. Espero que assim possa colaborar para o bom arranjo no novo espaço e ajuda-los a encontrar as informações que porventura precisem.

Abraço

vitorgregorio escreveu:Bem, pessoal, vai aí o primeiro vídeo review, sobre o pacote e aspectos externos do aparelho. Mais tarde preparo outro sobre o sistema, ok?

http://www.youtube.com/watch?v=vBmUK8v-PMM
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:11 pm

hotmar escreveu:Show de bola este video first impressions do Moto Q!

Gostei da caixa prateada, de muito bom gosto, e do acionamento meio estranho de abertura do pacote: quer dizer então que você puxa de um lado e o bicho sai de outro!? Que louco!

A farta quantidade de acessórios também é bem legal. Gostei dos fones estéreos 2-em-1, pois gosto muito, mas muito mesmo, de usar um fone com microfone.

O bicho é fino pra dedéu. Já achava-o uma beleza de estilo, mas quando você colocou-o lado a lado com o Nokia 2280, fiquei espantado com a diferença de espessura!

Gostei também:

- dos alto-falantes estéreo;
- do flash da câmera;
- do tamanho compacto.

Muito legal este video review! No aguardo de outros!

É isso aí! Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:11 pm

bleony escreveu:Show Vitor!!! Mas... só pra dar um pré do review, o que levou vc a escolher o MotoQ entre todos novos aparelhos, tipo os symbian (principalmente o E62) e mesmo o Mpx220?

Ah, e nao vem querer me ultrapassar no numero de PDA's nao, hein !? É, pq nos ultimos tempos ja foi mpx, 9500... e agora o famoso motoq

Abraço e bom uso aí! Aguardaremos o review!

Olá bleony. Então, o que me fez escolher o MotoQ foram, basicamente, duas razões: a primeira é que se trata de um WM, e mesmo que seja a versão smartphone ainda possui uma gama muito interessante de programas, infinitamente maior, sem dúvida, do que o Symbian S80 do meu antigo 9500... Aquele aparelho realmente é um show, mas a falta de programas acaba matando ele.

E a segunda e mais importante razão foi o fato de ser um aparelho comercializado pela Vivo e com suporte à rede 3G, à qual tenho acesso com bastante frequência em SP. Como sou cliente pós da Vivo a alguns anos, e sempre precisei carregar 2 celulares na bolsa (um Vivo para falar e um GSM para tráfego de dados) achei que seria uma ótima oportunidade de poder voltar a usar apenas um aparelho, e com todos os recursos de internet aos quais tenho direito. E o melhor: com tráfego de dados ilimitado por 70 reais... Daí foi demais pro meu coração, que já ficou mega balançado assim que a notícia do lançamento saiu aqui no fórum, em primeira mão (se é bem verdade que a princípio o aparelho não me impressionou tanto, dando uma pesquisada melhor e me certificando do funcionamento do plano ilimitado de dados, decidi na hora e daí foi só esperar o dito cujo chegar). De fato, aliás, estou dando um tour pelos fóruns estrangeiros e os caras também estão amando o aparelho, apontado como um dos melhores que já existiram (a exemplo do seu antecessor, o MPX220). E, aqui no Brasil, se alguém quiser comprar é bom correr, pois na loja que eu comprei chegaram 25 unidades no sábado, e hoje, quando eu liguei, já tinham acabado todas. O bichinho tá vendendo que nem água, e parece que a Motorola ainda não conseguiu acertar o passo entre sua produção e a demanda... Resultado óbvio: quem quiser comprar o brinquedinho vai ter que entrar na fila, como eu!!

Bem, para que vcs mesmos vejam do que estou falando, preparei o 2o review, agora sobre as primeiras impressões da parte de software. Desculpem desde já a péssima iluminação, mas é que gravei agora á noite em resolução baixa pra poder caber no YouTube...

Link: http://www.youtube.com/watch?v=5bFqCMOgJHs

Abraços e aguardo çomentários e dúvidas!!

E só para não deixar passar em branco, vejam só que bacana a propaganda do MotoQ lá fora:
http://www.youtube.com/watch?v=219Fy59qYa0 - Realmente muito criativa!!!
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:13 pm

dflopes escreveu:e qual o sistema operacional dele, é symbian ou proprietário?

achei muito bonito o desing, e parabens pela aquisição -agora vamos as funcionalidades....

é possível ler um doc, excel e pdf nativamente, ou precisa de conversão?

e mp3 e avi (xvid)?

desses eu queria saber pois são os principais que uso.

abs

Olá dflopes. Então, como o amigo bleony adiantou, o sistema dele é o Windows Mobile for Smartphones 5, uma versão "lite" do WM que vem nos PPC's tradicionais. Quanto aos arquivos que vc cita, sim, é possível lê-los nativamente sem problema algum, e para isso nem precisa procurar programas porque ele já vem com um visualizador instalado na memória. Quanto ao mp3 e ao xvid, como eu mostrei no vídeo-review, existe uma versão para smartphone do excelente TCPMP, então eu, até agora, não tive dificuldade alguma para ouvir minhas músicas e ver meus vídeos com ele. E o melhor de tudo é que o TCPMP é grátis 8)

Um grande abraço

hotmar escreveu:Aproveitando a onda de perguntas, vc saberia dizer o preço dele no plano pré-pago?

Ouvi dizer que seria de R$ 1.500,00, é isto mesmo?

É isso aí!

Um grande abraço,

:) :D e que Deus lhes abençoe! :) :D

hotmar

Então, amigo hotmar, até onde eu sei no momento eles não estão vendendo esse aparelho no pré-pago, não, só no pós. Pelo menos nas lojas onde eu fui atrás dele enquanto não havia chegado e mesmo na qual eu comprei todos foram unânimes em afirmar que em pré-pago ele não estava sendo vendido no momento. E, para mim, até que eles estão certos mesmo, afinal, tenho sérias dúvidas acerca da funcionalidade de uma máquina dessas no pré-pago, uma vez que as funcionalidades dependentes do tráfego de dados aqui contam pelo menos 50% da funcionalidade do aparelho. E daí, fazer isso navegando a 0,04 por minuto seria um tanto suicídio. Ainda creio que, se a pessoa não quiser gastar muito por mês (eu, por exemplo, tenho uma conta de 36 reais mensais...) acaba valendo mais a pena abrir o bolso na hora de compra e pagar o preço cheio, e daí contratar a internet ilimitada, que é, realmente, o bicho!!

Manuka escreveu:Veja também, quando tiver chance, se o teclado Palm Wireless Keyboard funciona nele com o driver para Windows Mobile. se funcionar, esta será uma ferramenta realmente poderosa, permitindo inserir texto confortavelmente, navegar em 3G e ter uma telona decente para ambos!

Em pensar que eu repudio a Vivo, mas Claro tem me feito repensar minha opnião sobre esta operadora... (A TIM não, esta eu amo e continuo amando).

Então, aí acho que não vai dar, porque eu não tenho esse teclado por aqui e nem conheço quem tenha. Mas se pintar a oportunidade eu testo sim. Agora, uma coisa que eu experimentei aqui e posso lhe garantir que funciona, é o teclado BT da Dell, que eu uso com meu x50v. Esse rodou que foi uma maravilha. Talvez seja um bom sinal sobre o funcionamento do PWK...

MauBirochi escreveu:Parabens pela compra Victor, umas perguntas, o corpo dele é de aluminio?
Não sei se vc vai saber mas ele me parece do tamanho de um M515 ,tanto de altura largura e comprimento, ou estou enganado?
A "pegada" dele é legal?Eu por exemplo acho muito melhor segurar o M515 do que o X30B.
Um abraço.

Olá MauBirochi. Olha, tive a mesma impressão que vc quanto ao tamanho do MotoQ, embora eu não tenha feito uma comparação direta com um PalmV, o tamanho dos dois me pareceu muito parecido, sim, embora o MotoQ seja consideravelmente mais leve. A pegada dele é muito boa, sim, bastante confortável, leve e fácil de manusear. Pela pouquíssima espessura dele, conseguimos operá-lo tanto com uma quanto com as duas mãos, sem que isso comprometa na usabilidade do aparelho. Realmente muito confortável.

Quanto ao corpo dele, não é de alumínio não, mas de plástico, com os botões feitos do mesmo material que os do Treo (um plástico duro porém translúcido), e a tela, aparentemente, de vidro (pelo menos é o que diz o manual) temperado, o que dificulta em muito a tarefa de quebrá-lo. Quando li que a tela era de vidro confesso a vc que fiquei bastante preocupado (afinal é mais do que normal celulares caírem no chão) e fui atrás de informações acerca disso nos sites gringos. O que encontrei foi uma preocupação pequena com esse fato, com direito a gente até mesmo elogiando o material devido a sua extrema dificuldade em riscar, e até mesmo um vídeo no qual um maluco joga o aparelho umas 6 vezes na parede, umas 5 no chão, o bichinho marca todo, deixa de funcionar, começa a abrir a carcaça, mas não quebra a tela!!! Depois disso relaxei e tô só aproveitando...

Qualquer dúvida estamos aí, ok? Abraço

hotmar escreveu:Caramba!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Isto confirma pra valer aquilo que vc já disse antes, ou seja, a Vivo liberou geral no bluetooth!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Estou pasmo! O que era um dos maiores empecilhos para a aquisição deste aparelho agora foi pro ar! Literalmente..... :lol:

Me tira uma dúvida, caríssimo vitor: vamos supor que vc esteja navegando na Web, vendo umas páginas da Internet e tal, ou mesmo fazendo um streaming de vídeo. Quem ligar para o seu Moto Q vai ser atendido, isto é, vc recebe um aviso na tela informando que alguém está te ligando, ou não, a pessoa vai receber sinal de ocupado do seu celular?

Olá hotmar. Fiz o teste aqui agora só para poder responder a sua pergunta, e aqui foi o seguinte: ligando de casa durante um streaming a minha ligação caiu na caixa postal mas, imediatamente e durante o streaming mesmo, recebi mensagens de texto do Vivo Avisa me informando de que o número da minha casa tinha tentado ligar, com horas, minutos e segundos... :shock: Então fica assim: se vc está no meio de um rádio e TV, e ouve um bip tocando e um ícone de carta aparecendo no alto da tela, pode saber que alguém acabou de tentar falar com vc. Daí é só desconectar e retornar a ligação.

Particularmente, gostei do sistema.

Quanto ao BT, posso afirmar, sim, que o meu veio completamente desbloqueado, agora se esse modelo virá sempre assim ou se é só uma "promoção" de lançamento eu não saberia lhe dizer. Tenho muito receio de dizer "sim, agora é desbloqueado", daí um amigo vai lá com base nessa informação, compra o aparelho e descobre que ele está bloqueado. Acho que a melhor coisa a fazer seja tentar um teste na loja mesmo, como eu fiz, antes de fechar negócio. Ainda sou incapaz de colocar minha mão no fogo pela Vivo...
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:16 pm

Pessoal, só cumprindo minha promessa feita anteriormente de, assim que encontrasse um defeito no aparelho, postar aqui para que os amigos não fiquem com a ilusão de que se trata de um modelo perfeito (algo que, convenhamos, todos sabemos que não existe...)

Como de costume em aparelhos muito sofisticados e cheios de funções, a bateria do MotoQ também é seu maior pecado. Com uso normal dele, com MP3, ligações, algum leve streaming de rádio, a bateria dele durou exatamente um dia, ou seja: tirei da parede de manhã e precisei recolocar à noite. Para mim isso não chega a ser um problema grande desde que ela de fato aguente uso razoável por um dia inteiro, uma vez que tenho pr hábito recarregar meus celulares toda noite mesmo, mas para quem não gosta disso pode ser um obstáculo poderoso. Isto, inclusive, explica o fato de o pacote vir com 2 carregadores, um de parede, completo, e um de carga rápida, bem menor, mais leve e para cargas ocasionais... Os caras já sabiam, portanto, que a bateria poderia deixar algum usuário na mão e resolveram colocar um carregador extra no pacote (só lembrando que no exterior a caixa vem com um carregador, apenas, o tradicional, sendo que o rápido é uma exclusividade da Motorola Brasil, portanto). Ligando lá, foi-me informado que como o aparelho é novo é normal a bateria ter um desempenho pior, sendo que ele vai melhorar, embora não muito, com mais cargas, mas mesmo o atendente me disse que não iria ficar muito longe disso, razão pela qual a Motorola tupiniquim resolveu "turbinar" o pacote dele.

Vejo, particularmente, dois lados nessa questão: novamente surge o maldito problema de energia em aparelhos sofisticados demais, problema esse que, de tão conhecido, chega a ser inaceitável nos dias de hoje - por outro lado, talvez colocando uma bateria melhor o tamanho dele ficaria prejudicado...

Vejo também como uma coisa legal o fato de a Motorola do Brasil ter autonomia para resolver um problema mundial que, dentro das possibilidades, ela quis evitar por aqui. Creio, sim, que nossa fábrica não tenha liberdade para alterar o modelo introduzindo uma bateria mais poderosa nele, mas a introdução de um carregador rápido, ainda que sendo uma medida paliativa, demonstra uma preocupação com o consumidor que poucas vezes vejo uma empresa ter. Isso me faz acreditar que, realmente e aos poucos, as coisas estão melhorando no nosso Brasil.

Bem, fica dado o recado, portanto: o MotoQ é um aparelho fantástico, estou empolgadíssimo com ele, creio que é ideal para quem quer um smartphone bonito, leve, cheio de funções e com 3G para acesso à internet mas, novamente, seu calcanhar de aquiles fica sendo a bateria.

Um grande abraço a todos e qualquer dúvida estamos aí!!

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:16 pm

hotmar escreveu:Ôpa, blz, vitor?
Gostei deste serviço Vivo Avisa. Ele está incluído no plano ou é cobrado à parte? Caso seja cobrado à parte, qual seria a tarifa dele?

Vejo que é um sistema semelhante ao serviço Te Ligou, da TIM. :D

É isso aí! Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe! :) :D

Sim, os dois sistemas tem exatamente a mesma finalidade, com a diferença que, pelo menos aqui nos meus celulares, os avisos da Vivo chegam quase instantaneamente a quando eu tento ligar e cai na caixa postal, enquanto na TIM leva alguns minutos até eu receber a mensagem. Não sei se isso ocorre em toda a cobertura da Vivo, mas se ocorrer de fato é bastante interessante saber instantaneamente quem está tentando ligar pra vc. Foi disso que mais gostei.

Quanto à tarifa, quando vc assina o SmartMail por 69,90, vc já ganha grátis o acesso à internet e o Vivo Avisa, tudo no pacote. Assim vc não paga nada a mais por este serviço.

Aliás, só aproveitando a oportunidade, configurei hoje o SmartMail aqui no meu celular. Como o serviço ainda não tem suporte ao email do Yahoo, direcionei minhas duas caixas de mensagens para minha conta do UOL e configurei esta conta no serviço. Tudo muito fácil, rápido e intuitivo, arrisco dizer que não tem como errar. Quem quiser dar uma olhada por cima nesta configuração dá uma passada em smartmail.vivo.com.br que é o portal de acesso ao serviço.

Sei que agora tá muito bacana. A cada 15 minutos o cliente que foi instalado no Q escaneia a minha conta para verificar se há novas mensagens, e em caso positivo já a manda automaticamente para a minha tela. Rápido, fácil e sem burocracia. E daí fica a opção de, em caso de interesse, vc baixar e visualizar os possíveis anexos. Adorei o serviço, realmente muito útil e cômodo. E com a configuração que fiz na minha caixa postal do UOL, ainda fiquei com a opção de receber as mesmas mensagens também no meu Outlook e ainda poder visualiza-las no próprio servidor, em caso de emergência. Ou seja, a partir de agora, mandar email para mim vai ter exatamente o mesmo efeito que mandar uma SMS: recebimento automático e resposta rápida. Muito legal!!

vitorcb escreveu:Olá Vitor. Vc poderia me informar qual aplicativo que usas para ver tv pelo wm, e onde eu posso consegui-lo?
Até mais
Vitorcb

Olá xará. Seja bem vindo ao fórum!! Eu estou utilizando o PocketStreamer Smartphone Edition que vc pode encontrar aqui, juntamente com alguns links de canais de rádio e TV brasileiros que consegui no programa VTuner Plus que consegui aqui

Abraço

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:20 pm

Japex escreveu:Vitor,

Antes de mais nada, queria dizer que seu review foi sensacional....

Faz mais de mês que estou aguardando o lançamento desse aparelho.

E agora que lançou, não encontro em loja.... hehehe :?

Mesmo seu review sendo muito bom, me restaram algumas dúvidas ( algumas não, vááárias )

1 - A Vivo realmente desbloqueou o BT!!! Ótimo, mas da pra usá-lo como modem via BT? E via Cabo?

2 - Notei também que vc assinou o pacote de dados, por R$ 69,90 ilimitado. Porém ouvi rumores que esse pacote tem valor promocional e ainda por cima, a Vivo não esta cobrando o ISP, temporariamente. Queria saber se procede essa informação. Do contrário, vem chumbo grosso pela frente.

3 - Da pra ouvir musicas / usar MSN enquanto faz outras coisas, ou o processador não aguenta?

4 - A grande questão. Conseguiu editar alguma coisa do Office?

5 - Como funciona o Push Mail? Da pra ficar com o email no servidor, mesmo baixando ele pro PDA?

6 - Os programas devem ser instalados na memória interma, ou podem ser instalados no cartão?

7 - Ainda sobre o cartao. Todos os lugares dizem que o limite é 1GB. Mas uma pessoa da Motorola me disse que não tem limite. Em quem devo confiar? Funcionário mal treinado ( como de costume ) ou canal de informação mal informado :? ( como de costume )?

8 - Por ultimo, vi que alguem comentou sobre o que acontece quando vc esta navegando na Net e recebe uma chamada. Pelo que entendi, ele nao para o que esta fazendo e encaminha a chamada para caixa postal e logo em seguida, avisa com o Vivo Avisa. Bom, partindo daí, surgem 3 sub perguntas:

8.1 - Existe como mudar essa opção? Pois tive o Vivo avisa por muito tempo e inclusive fui usuário no teste do serviço. E uma coisa sempre acontece com ele ativo ( na época do teste, como na versão para comércio ). Muitas vezes, meu celular estava inativo, com sinal alto e o telefone dava caixa direto para as pessoas que me ligavam. Isso aconteceu diversas vezes, com 3 modelos de aparelho. Em todas elas, bastou desligar o serviço que a linha voltou ao "normal". Portanto, como não confio no Vivo Avisa, tenho o meu desligado. Repito que isso acontecia muitas vezes, mas não sempre.

8.2 - Quando se esta navegando na internet, imagino que a linha esteja em uso, por esse motivo, a chamada é encaminhada para a caixa postal.
Mas o que acontece se vc estiver ouvindo musica, por exemplo? Ou lendo email?

8.3 - Escrevi tanta coisa que não lembro o que era... Mas fica frio que assim que lembrar, te pergunto... hehehehe

9 - hahaha Acabei de ter mais uma dúvida, que nao é a pergunta 8.3.
Quando mexi no aparelho demonstrativo na loja, vi que ele possui umas categorias pré configuradas para contato. E não consegui criar nenhuma mais. Tem como acrescentar?

10 - Essa é idiota... Mas vc pensa em aposentar seu Axim? Ou o Q não passa de um celular super crescido?

Bom, é isso.

Sinto muito pela quantidade de pergutas e espero que vc tenha paciência para respondê-las, caso queira.

Caso o faça, agradeço antecipadamente. Sou super curioso, como vc pôde ver.

Abrçs.

Olá Japex, seja muito bem vindo ao fórum!! Quanto às suas perguntas, ainda não tenho respostas a todas (afinal estou só a 1 semana e meia com ele aqui, hehehe) mas terei o maior prazer em responder o que sei. Então vamos lá:

1. Eu consegui enviar meus arquivos normalmente do MotoQ ao Nokia 6265 desbloqueado de um amigo, bastando para isso mover ou copiar os arquivos que eu queria transmitir para o cartão de memória. Sim, já usei o MotoQ como modem do meu laptop via BT apenas para teste, pois a navegação fora do aparelho é COBRADA À PARTE, sendo que os 69,90 incluem apenas os dados trafegados por programas instalados no próprio smartphone. Mas acredite em mim, em 3 dias já naveguei 40 megas pelo MotoQ e ainda creio que há possibilidade de navegar mais. É só questão de achar os programas adequados, pois é possível fazer quase tudo pelo aparelho. Navegar com conexão via cabo não tentei, mas acho que não é possível pois para isso vc teria que usar uma rede sem fio WiFi, e essa funcionalidade não existe no MotoQ;

2. Essa eu não saberia lhe dizer com certeza, mas ao menos no contrato de prestação de serviços que assinei não constava nada de o serviço ser temporário. E por mais que seja, o será por no mínimo 12 meses que é o prazo de fidelização pela compra do aparelho, e até lá duvido que os caras modifiquem o esquema porque a TIM e a Claro já terão lançado pacotes para concorrer com esse. Acredito, sim, pelas informações que tenho lá de dentro que a tendência é ampliar esse pacote com o lançamento de novos aparelhos (como os da série Treo, por exemplo), como parte da estratégia da Vivo de reaver os clientes que migraram recentemente para as GSM por conta do tráfego de dados. Mas repito que aqui são apenas conjecturas minhas, uma vez que uma informação desse estilo será dificílima de confirmar junto à operadora e às suas "super bem-treinadas" atendentes :?

3. Sim, hoje mesmo eu estava logado no MSN, ouvindo música no TCPMP e navegando no PIE sem problema algum. A única coisa que não consegui foi navegar e fazer streaming ao mesmo tempo, mas aí por culpa da rede e não do aparelho em si.

4. Consegui editar planilhas de Excel com o programa PTab que vc pode encontrar aqui. Quanto a programa para edição de documentos Word, continuo na busca, mas tenho quase certeza que existe sim (vou ver se acho o dito cujo esta noite, hehehe)

5. Sim. Como o SmartMail não suporte emails da maioria dos provedores gratuitos que muitos de nós usamos (estranhamente, diga-se de passagem), redirecionei meus emails do Yahoo para minha conta do UOL, configurei esta no serviço através do PC (página http://smartmail.vivo.com.br se quiser dar uma olhada), configurei o serviço para deixar uma cópia das mensagens no servidor e configurei minha conta UOL para deixar cópias permanentes das mensagens gravadas. Assim, estou conseguindo receber meus emails no MotoQ, depois os recebo também no meu Outlook no laptop e, em caso de emergência (já testado) após isso tudo ainda consigo ver meus emails na página do UOL. Não tenho mais desculpas, os emails agora me acham aonde quer que eu esteja!!!

6. Eles podem ser instalados tanto em um quanto em outro, sem prejuízo do desempenho do dispositivo. Eu, particularmente, por enquanto instalei apenas na interna (que já dá pra colocar coisa pra caramba) mas assim que for necessário vou começar a instalar no meu cartão de 1 GB sim!!

7. Não sei lhe dizer com certeza, pois uso um cartão de 1 GB e posso afirmar que ele funciona perfeitamente. Agora, cá entre nós e novamente sem certeza absoluta do que vou dizer, é difícil de acreditar que esse baita aparelho aguente expansão de memória apenas até 1 GB, hein? Eu ficaria com a galera da Motorola, mas buscaria fazer um teste básico com algum cartão antes de gastar dinheiro com isso.

8. De fato, se vc está na internet e recebe uma chamada, ela vai para a Caixa Postal, e imediatamente vc recebe uma mensagem do Vivo Avisa (para mim é imediatamente mesmo, menos de 1 minuto de atraso...)

8.1. Não tenho como lhe responder. E como o pessoal do atendimento da Vivo ainda nem sabe o que é direito um MotoQ, nem me atrevo (ainda) a ligar lá para ver isso. Da última vez que fui tentar modificar características da minha linha fiquei 2 meses sem celular e acabei tendo de alterar meu número de mais de 5 anos para resolver o problema... Fiquei traumatizado, desculpe :?

8.2. Se vc estiver ouvindo música do cartão a música pára, vc atende normalmente a ligação e, após terminar de falar, a reprodução do áudio retorna automaticamente. Se vc já tiver recebido os emails e estiver apenas lendo-os (com a opção do SmartMail desconectar após a sincronização ativado) vc também receberá as chamadas normalmente.

8.3. Quando lembrar, respondo, hehehehe

9. Sinceramente não trabalho com categorias nos meus contatos, então não tenho como responder. Mas imagino que se vc criar uma categoria nova no Outlook do PC ela deverá ser automaticamente acrescentada no celular, sim. Mas isso é só um chute.

10. Não penso em aposentar meu Axim, não, afinal de contas o MotoQ é, sim, um celular super-hiper-turbinado mas que ainda não é capaz de substituir um PDA de ponta. Faz, sim, tudo que um modelo mais básico possa fazer, mas ainda não pode ser comparado a um x50v (aliás, para mim, nenhum smartphone ou Phone Edition atualmente presentes no mercado ainda pode ser comparado a essa maravilha da Dell...)

Bem, espero ter respondido a todas as suas questões. Qualquer outra dúvida, estamos aí, ok?

bleony escreveu:Preocupa não... se o Vitor não responder pelo menos 70% das perguntas, ele perde o salário de moderador... :lol:

Êpa, salário?? Por favor fala aí em que conta vc está fazendo os depósitos porque tô precisando de uma grana lascada aqui e essa remuneração realmente pode vir a calhar!!! 8)

Aliás, só confirmando algo que já sei: se tem salário tem 13o, não? E a primeira parcela tem que vir no 5o dia útil deste mês, não?? Ieba, meus problemas acabaram, hehehehe :twisted:
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:21 pm

Confere, Japex. A todos os membros novos do fórum, sejam todos muitíssimo bem vindos e quero dizer que é um imenso prazer perceber que este humilde tópico está colaborando tanto para a inclusão de tantos novos amigos nesta nossa comunidade.

No entanto, como este tópico já está ficando bastante grande (estamos já com 6 páginas configurando o que acredito que já seja um dos maiores tópicos deste fórum) eu pediria aos novos amigos que antes de postarem suas dúvidas dêem uma lida em todas as páginas, pois várias das questões colocadas já foram respondidas. Isto evita posts repetidos, e estimula o enriquecimento ainda maior do conteúdo, uma vez que o tempo que seria gasto para repetir respostas já postadas pode ser usado para o acréscimo de informações novas. :wink:

Neste sentido, a pergunta sobre a conexão do MotoQ com um PC já foi respondida anteriormente em um longo post no qual atendo a várias dúvidas do amigo Japex. Lá existe a solução de muitas dúvidas, então vale uma boa olhada.

Quanto à pergunta do amigo bruno.basso sobre local para encontrar programas de MotoQ, assino embaixo das duas sugestões do amigo bleony e acrescento mais uma, que me foi passada pelo amigo Seper, que é o www.qusers.com, uma comunidade estrangeira muito grande e interessante sobre o MotoQ. Indispensável.

Sobre a pergunta do meu xará, eu precisaria saber qual é o aplicativo que vc instalou e que provocou essa alteração para eu poder ver como posso ajudar... Mas provavelmente se trata de algum programa que realiza conexão permanente à internet, pois esse ícone que vc descreve é próprio desta atividade. Quanto ao Google Earth, repito minha orientação no sentido de dar uma procurada em todo este tópico, pois mais atrás já está postado o link para o download deste programa inclusive com screens de localizações realizadas com ele.

Novamente sejam muito bem vindos, e aproveitem bem este nosso espaço.

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:22 pm

Galera, novidades não tão agradáveis mas também não tão catastróficas acerca do MotoQ.

Seguinte, ontem aconteceu por duas vezes de eu deixar meu aparelho tranquilo, ligado e descansando ao meu lado enquanto eu trabalhava e, quando eu ia olhar pra ele pra fazer alguma coisa, como receber email, por exemplo, percebia que ele estava desligado. Liguei novamente nas duas oportunidades e percebi que a bateria estava cheia. Mistério...

Daí me lembrei que na segunda feira isso também ocorreu. Comecei a buscar, então, possíveis explicações para o ocorrido e a verificar se poderia ser algum defeito no meu aparelho. Para isso entrei em contato com o Seper, daqui do fórum, que também tem o MotoQ e perguntei se isso também ocorria com ele. Resposta: sim, inclusive hoje mesmo. Aí encuquei geral, liguei na Motorola atrás de alguma informação, vasculhei foruns para ver se achava alguma coisa a respeito, e achei neste link que o mesmo Seper me passou: http://www.qusers.com/forum/viewtopic.p ... highlight=

Pois é, pessoal, parece que nada é perfeito mesmo neste mundo. Ao que parece o pessoal do mundo todo está enfrentando o mesmo problema, que não é recorrente, mas que incomoda bastante a alguns (sinceramente acho que não há motivo para tanto, enfim...)

Aqui no meu caso percebi um ponto em comum entre todos os acontecimentos: meu aparelho, em todas as vezes que desligou sozinho, estava com o fone de ouvido com fio, que veio no pacote, conectado a ele. Estou esperando o teste do Seper para ver se a informação confere com o aparelho dele também, mas em todo o caso confirmei isso com outro amigo meu (que, aliás, desconhecia o problema) e, munido de todas as informações, tornei a ligar na Motorola.

Daí, com tantas informações, com tantos testes, nomes, etc, ficou mais fácil arrancar do atendente o que estava ocorrendo: parece, galera, que a versão do WM Smartphone que foi adaptada para o MotoQ possui um pequeno bug que faz com que o aparelho seja desativado sob determinadas condições. No meu caso, isso ocorre toda vez que estou no perfil "Headset", mas o que ele me passou é que isso pode ocorrer também em certas condições de sinal. Daí ele me falou para eu verificar se, estando o aparelho parado, sem fazer nada e com a tela apagada, ele ás vezes acendia sozinho do nada. Verifiquei e: sim, ele acende!! Portanto nosso problema que até o momento era secretíssimo está confirmado: temos um pequeno problema no nosso sistema operacional.

O atendente (que por acaso era gerente do atendimento da área de MotoQ, ele também dono de um), me garantiu que entrou em contato com os EUA, que eles estão cientes do problema e que estão preparando uma atualização para resolver esse bug ainda para esse ano. Mas que no entanto esse problema é algo pequeno que não coloca em risco dados nem a integridade física do aparelho. O máximo que pode ocasionar é alguma perda rara de ligação, uma vez que o fenômeno acontece apenas muito de vez em quando.

Em todo caso, fica o recado. Não estou mais deixando o fone conectado ao aparelho e ele nunca mais desligou. Entretanto, de vez em quando ele dá umas acendidas sinistras, causando susto principalmente no meio da noite, hehehe. Não é de forma alguma um problema grave, e aparentemente a Motorola já está trabalhando para resolvê-lo. Mesmo assim, acho legal deixar todos os possíveis compradores do aparelho cientes de que ele pode vir com esse probleminha e que, se ele desligar sozinho após a compra, isto não será um defeito do aparelho, mas sim um bug que todos os MotoQ's por enquanto estão carregando em seu SO.

Um grande abraço a todos,

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:23 pm

Seper escreveu:
vitorcb escreveu:Alguém sabe me informar como instalo o Map4PDA? Pois ele pede uma atualizacao e nao estou conseguindo instala-lo...
Agradeco ai
Abracos

O Map4PDA precisa do NET Compact Framework 2.0 SP1 que pode ser baixado na própria pagina.

http://map4pda.com/download.1.4.htm

Abraços.

Seper escreveu:
vitorcb escreveu:Seper e Vitor, muito obrigado pelas dicas. Já consegui instalar o Google Earth no MotoQ, mas não consigo acessar nenhum mapa. Quando inicio o programa aparece somente uma tela preta com uma seta vermelha no meio...já tentei de tudo, mas não consigo visualizar nenhum mapa. Podem me dizer o que está acontecendo?

Já tive este mesmo problema.
O Map4PDA tem esse problema de mostrar a tela toda preta quando se esta usando as configurações regionais do Brasil, já verifiquei com o desenvolvedor e chegamos a conclusão que é por causa da casa decimal que no Brasil é "," e nos USA é "." . Desinstale o Map4PDA, Mude as configurações regionais para Ingles(Estados Unidos) ou deixe como Portugues(Brasil) e simplesmente mude a notação de numeros, reinicie o aparelho e instale denovo.

Abraços.

Manuka escreveu:2) O MotoQ roda java sem problemas? Dá para instalar Opera Mini nele? E fifa soccer disponível por algumas operadoras? (eu tenho no meu rockr E1)? E o Gmail App? (ok, vocës entenderam, ele roda java?)

O MotoQ não tem suporte nativo para JAVA, porem é possivel utilizar um emulador da IBM, o CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 5.0 Smartphone Edition/ARM mais informações em http://www.qusers.com/forum/viewtopic.php?t=1220 .

Sim ele roda opera mini, Gmail app, etc. Só que é preciso fazer o download do .jar e o .jad manualmente.

Porém por se tratar de um emulador ele não esta livre de pequenos problemas. Em alguns casos o aparelho vibra quando tenta acessar a internet :shock: , e em outros a fonte fica desajustada. Existem soluções para tais problemas no mesmo forum que eu postei o link acima.

Resumindo, funciona, porem pode não ser "Plug and Play" :)
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:25 pm

Galera, estou fazendo desde ontem de manhã uma experiência aqui para tentar resolver o problema dos desligamentos do MotoQ, e até agora tem dado certo (o meu não desligou mais depois que fiz isto) então acho que já está valendo a pena os amigos que estão incomodados com este fenômeno testarem em seus aparelhos para ver se o mesmo desaparece. Só avisando que estou copiando esta solução do fórum www.qusers.com, no qual já existem usuários que iniciaram esta experiência a mais de 3 dias sem que, desde então, seus aparelhos tenham sofrido qualquer desligamento.

Então, vamos a ela:

1. Pegue um cartão de crédito velho, sem utilidade, e recorte a pontinha dele, aproximadamente no seguinte tamanho (o meu pedaço é a parte amarela em cima da tampa da bateria virada ao contrário (para facilitar, tenha em mente que, após os processos seguintes, nenhum pedaço deste plástico pode ficar acima do nível da bateria)

Imagem

2. Introduza este pedaço no espaço que fica à direita da bateria, entre esta e a parede oposta ao conector de energia, de forma que a "folga" que existe por conta da mola deste conector desapareça. Para facilitar, acompanhe as seguintes fotos:

Imagem Imagem

Pronto! Agora veja se os desligamentos param e poste aqui os resultados para nossos amigos.

Algumas observações: o pedaço de plástico deve ficar na vertical, ao lado da bateria, de forma que não sobre nada acima do nível desta (como disse acima) e de forma que não prejudique o fechamento completo da tampa do compartimento (por isso é melhor introduzi-lo abaixo do buraco que existe para encaixe da tampa, na ponta da bateria...) Não sei se dá para perceber, mas veja como na foto de baixo, após a ranhura para encaixe da tampa existe um pedaço de plástico azul entre a tampa e a parede do aparelho - esta é a ponta do cartão de crédito já introduzida!

Observe também que após isto a bateria deve ficar mais difícil de ser tirada, uma vez que o espaço que antes existia (relativo à mola do conector que existe exatamente para facilitar a introdução e retirada da bateria) deixou de existir.

Uma última observação: continuo com problemas na porcaria do meu Speedy, então ainda não estou conseguindo upar meu vídeo. Mas não esqueci dele não, e assim que eu puder disponibilizo para vcs, ok?

Abraços a todos

<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:26 pm

mvft escreveu:Descobri como remover ou alterar o som da camera ao tirar uma foto.

Primeiramente é necessário que voce tenha instalado um editor de Registro, utilizei o PHM Register Editor, existem outros como o Resco Explorer 2005, mas o PHM é bem mais fácil.

Bom, tendo o editor instalado você terá que remover o VALOR (para tirar foto sem som) ou escolher um outro arquivo .WAV da seguinte chave : \HKEY_LOCAL_MACHINE\System\Pictures\Camera\OEM\SoundFile

Clique em DONE e saia do editor, não mexa em mais nada, pronto, seu MotoQ já tira foto sem som padrão de clique.

Qualquer dúvida é só perguntar

Abraços
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Dom Dez 17, 2006 3:30 pm

Nelsonb escreveu:Olá meus caros.

Esta é a minha primeira mensagem para o fórum. Por motivos profissionais, preciso de um smartphone que se conecte com o Exchange Server 2003 através do active sync. Alguém aqui já fez isso com o Moto q? O Outlook já vem instalado na memória do aparelho?

Agradeço desde já,

Nelson

Olá Nelson, desculpe a demora em responder, mas é que tive uns problemas pessoais que me impediram de acessar mais constantemente este fórum nos últimos dias.

Então, o Smart Mail da Vivo promete exatamente esta convergência com o Exchange que vc está querendo. Eu confesso a vc que não uso a funcionalidade, mas a promessa é sincronizar não apenas as mensagens recebidas, mas também os contatos e as tarefas com o servidor da sua empresa instantaneamente, como em um BlackBerry, mesmo. Deve ser show de bola, sua secretária, digamos, inclui uma reunião importantíssima de última hora no seu perfil do Exchange e, instantaneamente, vc receber o aviso da alteração no seu celular...

Quanto ao Outlook, sim, ele vem na memória do aparelho, sim, afinal é nele que o Samrt Mail despeja as novas mensagens que vai recebendo

Espero ter ajudado, apesar da demora. Abraço

<<

granduke

Data de registro: Dom Dez 17, 2006 7:15 pm

Mensagem Seg Dez 18, 2006 3:34 pm

Instalação

Caro Vitor, não estou conseguindo instalar algumas coisas, tenho como exemplo o jogo do pacman q baixei de umas da paginas q vc indicou, ao executar o arquivo zip, ela da a mensagem " tipo de arquivodo documento desconhecido" e o outro é um tal de tetris q ao executar aparece "o anexo é de um tipo de arquivo que pode nao ser seguro" O messaging naovai abrir este anexo".
ps: baixei os dois arquivos pelo pc e enviei por email e abri o email com os arquivos anexados no pda
A outra duvida é sobre o google earth , como faço para trocar a , por . para poder visualizar os mapas?

Desde já sou grato.

Granduke
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Seg Dez 18, 2006 7:27 pm

Então granduke, seja muito bem vindo, em primeiro lugar. Quanto às suas perguntas, vc precisa primeiro descomprimir os arquivos que vc está querendo instalar, senão o sistema não vai reconhecer mesmo. Quando vc descomprimir, poderão existir duas situações: o programa pode vir em um arquivo de extensão .CAB ou então em um tradicional .EXE. No primeiro caso, transfira o arquivo .CAB para o MotoQ e execute pelo gerenciador de arquivos, que ele será instalado automaticamente. No segundo caso, conecte o MotoQ via cabo com seu PC e, quando a sincronização tiver terminado e aparecer a mensagem "Connected" no ActiveSync, então execute o arquivo pelo PC mesmo, que ele também será automaticamente instalado no MotoQ.

Quanto à sua segunda pergunta, se não me engano lembro de ter visto no fórum antigo um amigo dizer que para fazer esta alteração vc teria que ir nas configurações do sistema que está em Configurações, e mudar o sistema decimal de "," para "." Feito isso, vc executa o Maps4PDA normalmente e, após ele ler o primeiro mapa, vc poderá voltar ao Configurações -> configurações do sistema e retornar o celular para o sistema decimal brasileiro, que adota a ","

Bem, acho que é isso. Boa sorte e qualquer coisa estamos aí.

Abraço

Próximo

Retornar para Equipamentos e Acessórios [smartphone]