Micro-Review do Touch Diamond:
Design: perfeito, muito compacto e prático. Agora acho que nunca mais vou querer algo maior que isso. Só poderiam ter escolhido melhor o estilo e material da tampa traseira.
Tela perfeita, tanto na resolução, tamanho e luminosidade. Será difícil voltar para uma VGA. O único porém fica por conta da visualização à luz do sol, que apesar de ter melhorado continua um pouco deficiente.
Desempenho tranquilo, sem lags e benchmark razoável em vídeos no CorePlayer (média de 160% com o vídeo de testes). Comparativamente, achei sensivelmente melhor que o TyTN II ou Touch Dual.
Memória vasta, que deixa a desejar por não permitir expansão. Para mim, os 4Gb certamente serão mais que suficientes, mas a impossibilidade de expandir ou de trocar arquivos com outros aparelhos é um ponto realmente negativo.
Som bom volume e qualidade, mas sou pouco exigente nesse quesito, então não sou a pessoa mais indicada para fazer essa avaliação. Um detalhe positivo é a saída de som na parte superior do aparelho, que evita o abafamento do som quando ele está no bolso da calça ou sobre a mesa.
Conectividade quase completa, com bluetooth, wifi e gps. Tudo funciona bem, exceto pelo gps que ainda não tive como testar. A falta do infravermelho parece uma tendência nos modelos atuais.
Telefone boa captação de sinal (não caiu nem mesmo dentro do elevador do prédio onde trabalho) e boa qualidade de som. Peca apenas por não suportar 3G em 850mhz (que também parece estar virando tendência) e pelas falhas comuns no windows mobile (falta de programas que extendam as funções do telefone e problemas com a gravação de chamadas).
Bateria 900mah, apesar de deixar o usuário receio, apresentou um bom desempenho. Com uso básico, chego ao fim do dia com, pelo menos, 60% de carga restante. De forma alguma esse fator se apresentou como um limitante para mim.
Câmera de razoável a boa quando comparada aos demais ppc pe, não se compara aos nokia. Tem uma captação de luz razoável, boa definição, bons resultados com o autofocus, mas peca um pouco na saturação e em fotos em movimento.
Acessórios descepcionante. O que gastaram na caixa (toda em acrílico) pouparam nos acessórios. Ele não vem com case, e o cabo usb é o mesmo usado pelo carregador.
TouchFLO 3D é uma interface interessante e extremamente prática, que da acesso a algumas funções de forma bem ágil, além de ter um visual encantador. Para mim só faltou uma aba de tarefas e compromissos e a possibilidade de customizar os ícones do launcher para ser perfeito.
Outros Softwares também foram modificados para aprimorar o uso com os dedos e a beleza da interface, como o teclado, o telefone, os menus e outros foram aprimorados por usuários, como a calculadora e alternativas ao calendário e às tarefas. Outro grande plus foi o Opera 8.5 que em conjunto com o Adobe Flash Lite 3.1 ampliou muito o conceito de navegação no windows mobile.
Outras funcionalidades: merecem ser citados o sensor de movimento, de luz e de stylus. De fábrica é possível utilizar acelerometro para jogar o teeter e rotacionar fotos ou o browser; o sensor de luz para colocar chamadas em mudo; e o sensor de stylus liga o aparelho quando a stylus é retirada ou abre o notes quando em uma ligação. Além desses, outros aplicativos foram desenvolvidos por terceiros para tirar proveito dessas funcionalidades.
Então, em resumo, vou colocar aqui alguns pontos positivos e negativos que realmente influenciaram de alguma forma minhas primeiras impressões em relação aos recursos e ao que eu esperava do Touch Diamond.
PRO: tamanho | praticidade de uso | tela excelente | desempenho satisfatório | 4Gb de fábrica | saída de som na parte superior | bem servido em termos de conectividade | boa captação de sinal | bateria com boa duração | câmera com fotos razoáveis | touchflo3d | interface melhorada | as funcionalidades extras foram muito bem vindas.
CON: imã de impressões digitais | impossibilidade de expandir a memória | falta do ir | falta do 3g em 850mhz | mal desempenho em fotos em movimento | variedade de acessórios | falta de opções para customização do touchflo3d |