Não vejo necessidade pra 12MP, por alguns motivos:
- programas de compartilhamento de fotos (Instagram/Molome/etc) trabalham com resoluções baixar (0,3MP~2MP)
- 12MP em sensores pequenos (mesmo o do N8, bem maior dos usados pela Samsung, Apple e HTC, é considerado pequeno)
- Um sensor de 5MP feito com a tecnologia utilizada hoje nos sensores de 8 e 12MP daria resultados muito melhores
- Uma foto de 12MP poderia em teoria ser ampliada até 35x25cm. Quem amplia fotos de celular nesse tamanho??? Uma boa câmera de 5MP já poderia ser ampliada em 20x15 com boa qualidade.
- Imagens de alta resolução ocupam muito espaço (2~3MB), o que é um problema em tempos de celulares sem slot de expansão
- Brasil: transmitir uma foto de alta resolução via 3G é algo sofrível!
- Existem diversos fatores mais importantes do que a simples resolução, como:
> Alcançe dinâmico (dynamic range): em geral é baixo e daí as partes claras acabam estourando. Olhem o céu e neve nessas fotos do Xperia S e do N8:
http://www.nokiatividade.com/comparativ ... -xperia-s/ > Abertura: a lente desse HTC é f/2. Pra quem não conhece, isso significa que entra o dobro de luz que numa lente f/2.8 ou 50% mais que uma f/2.4. Isso ajuda a reduzir ruído ( se a câmera priorizar ISOs mais baixos) ou fotos tremidas (se utilizar velocidade de obturador mais altas).
> Macro: nesse caso nem importa muito a distância mínima, e sim o fator de ampliação, que não estão necessariamente relacionados.
> Qualidade da lente: nem precisa ser Carl Zeiss como as Nokia, mas as câmeras de certos modelos são sofríveis, totalmente sem definição
> Velocidade: tempo pra câmera ficar pronta (start-up time), intervalo entre fotos (shot-to-shot delay) e tempo de autofoco
É por isso que acho mais negócio uma boa câmera de 5 ou 8MP do que simplesmente espremer 12 ou 16MP num sensor pequeno (como ninguém quer um ressalto como o N8 e com aparelhos cada dia mais finos a solução é usar sensores menores). Sobre o flash Xenon, sei lá, acho a potência do N8 fraca, serve mais como flash de preenchimento (eliminar sombras) do que realmente iluminar uma cena escura. E como a potência é fraca as fotos acabam meio escuras. Ultimamente tenho me surpreendido com a potência dos LEDs que a Samsung coloca em seus aparelhos.
T+