[Mini-Review] iPhone SE e iOS 10

Moderadores: marcelohallais, costacafj

<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Dom Out 16, 2016 9:26 pm

Já estava há mais de 2 anos sem usar um iPhone de fato. O último que usei foi o 5C, depois cheguei a pegar o 5S, 6 e 6S, além de suas versões plus size, mas o iOS não me empolgava mais.

Recentemente o alto ritmo de novidades no Android e a quantidade de novos aparelhos que muito prometiam e na hora eram um fiasco ou pelo menos não me agradavam (módulo de câmera do Moto Z, "borda dos Edge", LGs e Sonys em geral...) me animaram a dar outra chance para o iOS.

Peguei o 6s Plus, o tamanho estava me incomodando, ia pegar o 6s, mas pelos comentários aqui do fórum resolvi dar uma chance para o SE, que viria bem a calhar - mais barato, os acessórios que pretendia comprar estavam bem mais baratos pra ele do que para o 6s, e algo extremamente compacto que não chamasse atenção no bolso ou em uso seria interessante.

Achei o design impressionante (e não estou de sacanagem) fiquei impressionado como um aparelho consegue ser tão compacto e me entregar uma experiência tão boa. Às vezes consigo digitar até mais confortável e precisamente do que em Android de 5.X". Só continuo preferindo as curvas do 5C, seja pela pegada, seja no bolso.
Além disso, como comentei acima, o fato de herdar exatamente o mesmo design do 5/5s fez com que fosse extremamente fácil encontrar acessórios com preços e variedade muito interessantes.

A tela pequena não apresentou qualquer dificuldade para meu uso no dia a dia - Facebook, WhatsApp, Tapatalk, câmera, PIM... não senti falta de um telão, nem mesmo na hora dos vídeos já que só costumo assistir vídeos rápidos no smartphone. O único momento em que desejei uma tela um pouco maior foi na hora de editar uma planilha no Google Drive, mas ainda assim consegui executar a tarefa nas vezes que precisei.

A bateria está com uma duração bem boa, até agora sempre segurando um dia de uso com certa tranquilidade (ainda não tenho games no SE), porem achei que sua queda não é muito linear, ficando difícil prever até quando ela vai aguentar. Explico - mesmo mantendo um uso mais ou menos uniforme, notei que a carga não caia de maneira uniforme, não sei se com o passar dos ciclos isso melhora.

Em matéria de conectividade, acho que não vem ao caso falar aqui das limitações conhecidas do iOS com as quais eu ainda estou tentando aprender a lidar. Tirando o óbvio, fiquei bem satisfeito, até tive a impressão de que a captação de sinal de telefone ficou acima da média. Outra surpresa foi o FaceTime, a facilidade de uso fez com que eu recebesse mais chamadas no FT nesses 4 dias do que via Skype durante toda minha vida rsss, e mais, consegui usar satisfatoriamente mesmo em 3G em um local onde o sinal normalmente é bem deficiente.

A câmera ainda é algo que me incomoda, como todas depois do Galaxy S7 - não é ruim, mas não chega aos pés da do S7 quando o assunto são fotos em ambientes internos. Mas há o lado positivo também, começando pelos acessórios que permitem expandir o uso da câmera e que raramente encontramos para aparelhos de outras marcas; e a câmera frontal que possui uma qualidade "impressionante", levando em conta a baixa resolução.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Em relação ao OS, acho impressionante como o Google dorme no ponto. Do jeito que vem de fábrica, achei o iOS 10 muito melhor resolvido que o Android - mais bonito, bem organizado e sem tantas tralhas.
Merecem destaque especial as funções de PIM que conta com tarefas e calendário com bons widgets nativos (apesar da exibição pouco customizável), algo que o Google até hoje não resolveu como implementar 100%; e para a tentativa de proporcionar algo semelhante ao Google Now e com alguns widgets como o do mapas da Apple.
Do lado ruim, pra variar, preço. Como se não bastasse o preço do equipamento, os serviços e conteúdos integrados são muito caros, ainda mais cobrando em dólar. apps, músicas, vídeos e livros, tudo quase sempre mais caro; iCloud com muito pouco espaço gratuito e planos caros... essas limitações dificultam bastante uma maior integração ao ecossistema com essas limitações.

@ iPhone SE
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

eclinck

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Dom Out 16, 2016 10:20 pm

Re: [Mini-Review] iPhone SE e iOS 10

Sobre ecossistema e preços: deixo o plano básico do iCloud somente para backup do sistema. Meus dados e fotos (190 GB) estão no Office 365 Home Premium por R$ 99,00/ano, contatos e outros dados menores no Google plano básico. Assim migro de plataforma de maneira transparente.
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Dom Out 16, 2016 10:26 pm

Sim, também faço mais ou menos isso, já tinha colocado dessa forma no iPhone da minha mãe. A única diferença é que para fotos uso o Google Fotos.

Apenas acho que a Apple podia dar uma facilitada... armazenamento ilimitado para fotos tiradas com o iPhone já seria um bom adianto.

@ iPhone SE
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

velhojack

Conselheiro

Estado: Mato Grosso do Sul

Mensagem não lida Dom Out 16, 2016 10:45 pm

Ótimo aparelho, mas não cogito trocar pelo 6s pelo simples fato de não conseguir usar mais aparelho com tela pequena... iCloud só uso pra backups de contatos e notas, fotos eu uso o Flickr com seus 1000 gb free, já documentos no OneDrive...
Dell Inspiron 14R 8Gb Ram Gforce GT740M 2Gb Core i7
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy S6 Blue (mórreu!!)
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 10:30 am

Não tem como a tela 4 ser um transtorno, pois quando lançaram o htc hd com 3.8, achávamos enorme e usávamos com espantosa :D Hoje, com apps e OS muito mais otimizados, a tela 4 vai muito bem! A indústria vai nos impondo mudanças, dizem que precisamos, e nós aceitamos tudo! :?

Acho que a Samsung vacilou muito ao não lançar um s7 mini!

via A5
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 10:32 am

Sebastian escreveu:Não tem como a tela 4 ser um transtorno, pois quando lançaram o htc hd com 3.8, achávamos enorme e usávamos com espantosa :D Hoje, com apps e OS muito mais otimizados, a tela 4 vai muito bem! A indústria vai nos impondo mudanças, dizem que precisamos, e nós aceitamos tudo! :?

Acho que a Samsung vacilou muito ao não lançar um s7 mini!

via A5

Depois de uma certa idade o tamanho da tela pode sim ser um transtorno :mrgreen: :mrgreen: enfim, como gosto de manipular fotos uma tela de 4" é bastante limitante, imagina então uma planilha, eu acho que vai muito de gosto e USO, no meu caso não serve Marcio...
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

arlissfreire

Twitter: @

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 10:34 am

eu suspiro pelo SE, apesar de achar que a ela 4.7 talvez seja o tamanho ideal...
eperando meu 7 chegar dos isteites...
iPhone 7 black 128Gb / A5 2017 / Mi mix2
-----------------------------
Dell Inspiron 15
-----------------------------
<<

eclinck

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 11:35 am

arlissfreire escreveu:eu suspiro pelo SE, apesar de achar que a ela 4.7 talvez seja o tamanho ideal...
eperando meu 7 chegar dos isteites...

O meu tá aí em Porto desde sexta, ao menos é o que dizem os Correios. #medo
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 12:05 pm

Pois é, mas tinha a canetinha que ajudava bem.
A questão da vista é o de menos, existe óculos e opções de acessibilidade, mas claro que dependendo do uso uma tela grande é mais confortável ou até imprescindível. No meu caso não digo que uma tela maior não seria legal, mas prefiro um aparelho menor... se tirassem os excessos de borda do iPhone de 4.7" ficaria bem legal.

Ps. Sério que o Touch HD tinha só 3.8"?! Lembro como se ele fosse enorme... :P

@ iPhone SE
<<

xmac

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 12:41 pm

bleony escreveu:Pois é, mas tinha a canetinha que ajudava bem.
A questão da vista é o de menos, existe óculos e opções de acessibilidade, mas claro que dependendo do uso uma tela grande é mais confortável ou até imprescindível. No meu caso não digo que uma tela maior não seria legal, mas prefiro um aparelho menor... se tirassem os excessos de borda do iPhone de 4.7" ficaria bem legal.

@ iPhone SE

Meu caso também, to curtindo beeem mais o A3 com 4.7 do que o X Play, só por causa da tela. E essas bordas do iPhone, sem comentários...
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 1:01 pm

O hd2 tinha 4.3 :D o na época, era um janela phone!

via A5
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 1:28 pm

bleony escreveu:Pois é, mas tinha a canetinha que ajudava bem.

@ iPhone SE

Excessos de bordas? Ué, mas o SE tem a mesma quantidade de bordas que o iphone de 4.7, digamos que uma relação tamanho bordas até pior... mas o rei das bordas é o Plus, aí eu concordo!! O 4.7" na minha opinião está aceitável, mas pode melhorar, pra comprovar tirei fotos do 5S vs o meu 6S, dá uma impressão que o de 4" tem um milimetro a mais de borda em cima, posso estar enganado:

Imagem
Imagem
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 1:43 pm

Sim, sem duvidas, o SE tem bordas pra kct, mas por ser um modelo de 4" ele ainda é pequeno. O 6s imho ficou grande para a tela que tem e não resolveria meu problema de espaço, o Plus resolveria mas ficou enorme.
Dai escolhi o SE basicamente por conta do preço; somando ele e os acessórios deu uma economia bem interessante é particularmente a experiência de uso não foi prejudicada pra mim (e essa foi minha surpresa).

@ iPhone SE
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 2:24 pm

bleony escreveu:Sim, sem duvidas, o SE tem bordas pra kct, mas por ser um modelo de 4" ele ainda é pequeno. O 6s imho ficou grande para a tela que tem e não resolveria meu problema de espaço, o Plus resolveria mas ficou enorme.
Dai escolhi o SE basicamente por conta do preço; somando ele e os acessórios deu uma economia bem interessante é particularmente a experiência de uso não foi prejudicada pra mim (e essa foi minha surpresa).

@ iPhone SE

é... o que importa é a experiência pessoal, minha esposa não gosta de aparelho maior que 4", já tentei empurrar aparelhos melhores mas ela não quer largar o 5S, acho que só vai largar se eu comprar um SE pra ela :lol:
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Out 17, 2016 2:45 pm

É bem complicado mesmo. Minha mãe reclamou muito do tamanho quando trocou o 5s pelo 6, hoje não se vê mais usando algo no tamanho do 5s :lol:

@ iPhone SE
Próximo

Voltar para iOS