[BLOG] Análise do HandBase para iPhone

Moderadores: marcelohallais, costacafj

<<

drsrg

Estado: Tocantins

Mensagem não lida Qui Dez 16, 2010 11:11 pm

[BLOG] Análise do HandBase para iPhone

http://pdabr.blog.br/?p=81 (acessem também pelo blog e comentem para conseguirmos tráfego e movimento)

Comecei a fazer o registro dos atendimentos logo que entrei na residência médica; anotava os dados na agenda e digitava num banco de dados do AppleWorks (sim, tínhamos um Mac por lá). Terminada a residência, comprei um iBook e passei a usar o Filemaker para organizar os dados.

Com o tempo e depois de muita insistência, convenci a “patroa” de que precisava de um Palm e, com um Tungsten E em mãos, passei a usar a versão mobile do Filemaker. Funcionava bem, mas tinha uma série de restrições, como quanto a quantidade de registros em cada banco de dados.

Após vários meses, já tinha mais de mil registros em cada Banco de Dados. Foi nesta época que encontrei o SmartList To Go, um programa da Dataviz desenvolvido para o palmOS, e unifiquei todos os arquivos (tinha um para cada ano).

Contudo, dois anos mais tarde, em 2007, comprei meu primeiro smartphone, um Nokia E62, e passou a ser “difícil” carregar o Palm e o E62. A partir desse momento queria convergir o hardware.

Minha primeira tentativa foi com um Nokia E71, no qual instalei o Styletap (emulador de Palm OS) para rodar o próprio Smartlist to Go. Aqui, o problema foi a usabilidade: com uma tela pequena e sem touch, demorava muito para fazer os registros.

Tentei também um Palm Treo 680 e, quando já achava que estaria mesmo resignado ao uso de dois equipamentos, acabei comprando um iPhone 4. Com o iPhone em mãos e depois de uma vasculhada pela App Store, achei o HandBase para iPhone… e eis que finalmente a convergência funcionou!

Experiência de uso do HandBase para iPhone:
Imagem

Esse programa trata-se de um gerenciador de banco de dados multiplataforma. O preço da versão para iPhone é de 9,99 Dolares, um custo relativamente alto dentro da AppStore, e por isso fiquei um pouco apreensivo no começo, mas resolvi comprá-lo.

O primeiro passo foi utilizar a versão desktop do Smartlist e exportar todos os meus dados para um arquivo csv e importar para o HandBase, utilizando o trial da versão para desktop.

Durante os momentos iniciais de uso, até senti falta de algumas coisas como uma “tabela” com o resultado das buscas e a possibilidade de “duplicar” um registro para editá-lo. Contudo, após a leitura dos manuais do HandBase, resolvi o problema da duplicação dos registros de uma forma bem simples: bastou selecionar a opção “Copy record to New”.
Imagem

Depois de algum tempo, com muita pesquisa e leitura, embora não seja exatamente o que eu procurava, resolvi também o problema da pesquisa de uma forma até melhor. Basta ativar a opção “Quick search”, escolher em quais campos será feita a busca, e rapidamente os registros são mostrados na tela, bastando selecionar aquele que interessa.
Imagem

Também consegui converter os dois arquivos que uso diariamente, um com mais de 11 mil registros, e outro com cerca de 3 mil. Agora, no menor deles, o próximo desafio será encontrar uma forma de editá-lo em “abas”, como no Smartlist (que parece ter sido descontinuado, ficando restrito ao extinto PalmOS, uma pena mesmo).

Outro recurso que achei bastante interessante é que, de dentro do próprio HandBase, é possível habilitar um “web server” para transferir arquivos entre o iPhone e o PC. Muito prático.
Imagem

Hoje, após 15 dias de uso e após alguns anos procurando uma anternativa ao SmartList to Go, posso dizer que estou satisfeito com a combinação entre iPhone 4 e Handbase. Infelizmente não pude usa-lo em outras plataformas, mas acredito que as funcionalidades sejam as mesmas.

Quem quiser mais informações sobre o uso do HandBase no iPad, Android, Blackberry, Windows Mobile e PalmOS, disponibilizo os links a seguir: HandBase para iPad | HandBase para Android | HandBase para Blackberry | HandBase para Windows Mobile | HandBase para PalmOS.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

---
T|E -> Zire 72 -> TX 2Gb -> Treo 680 -> substituído com louvor pelo iP4 (detalhes aqui)
E62 2Gb -> E71 8Gb -> iPhone 4 32Gb (29112010); iOS 5.1.1, JB -> Galaxy S3 (28112012) Micro SD 32Gb, JB -> Note 2 (30102013) 4.4.2 Dr.Ketam -> Galaxy S5 (23032015) -> Xiaomi Mi5S 128Gb (06032017)
Kindle Wi-Fi, 6" Display, Graphite (20102010) -> Kindle PW, com propagandas (02062013)
Nikon D7000, 2x 16Gb + Eye Fi 4Gb

iMac G3 233MHz verde, ainda funcionando!
<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Sex Dez 17, 2010 7:08 am

Re: [BLOG] Análise do HandBase para iPhone

drsrg, valeu pela contribuição! Fiquei com muita vontade de testar esse programa, mas não queria desembolsar logo 10USD... bem que todo programa poderia ter uma versão lite :(
Samsung Galaxy Note 4 | Xiaomi Mi Max | Megaware 2981U | DL I-Nov D251
<<

alanbesen

Mensagem não lida Sex Dez 17, 2010 7:11 am

Re: [BLOG] Análise do HandBase para iPhone

show, eu estava mesmo procurando um programa do tipo!

Os admins estão de parabens pelo projeto do Blog!
iPhone 4 32Gb

Imagem
http://conf.com.br

Voltar para iOS