VOIP para substituir fixo, dúvidas...

Moderador: T-Rodman

<<

Rafael Batista

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Seg Dez 19, 2016 9:35 am

VOIP para substituir fixo, dúvidas...

Olá pessoal.
O fixo da Oi aqui me encheu o saco, recebo tanta propaganda que ninguém na casa aguenta mais, já solicitei cancelamento de propaganda, não figuro em lista e mesmo assim recebo várias ligações de propaganda e pedido de ajuda.

Minha operadora de banda larga oferece o serviço a um preço razoável, mas cobram adesão de 200 pratas, achei caro, então fui pesquisar para eu mesmo comprar e instalar o tel voip.

O fato é que preciso de um voip que funcione como fixo, com número e tudo o mais. Andei lendo e pesquisando, mas fiquei ainda com algumas dúvidas simples.

Entendo que preciso comprar um ATA e que a partir dele posso ligar aparelhos de telefone comuns que já uso em minha linha normal.

Mas, as dúvidas:
1 - É só comprar e instalar ou a operadora de banda larga tem que liberar alguma coisa? nesse caso, ela é obrigada a liberar ou eu tenho que pagar mesmo uma mensalidade?
2 - Como é atribuído o número fixo se eu mesmo fizer a instalação?

Desde já agradeço :)
<<

drsrg

Estado: Tocantins

Mensagem não lida Seg Dez 19, 2016 11:07 am

Re: VOIP para substituir fixo, dúvidas...

Assunto interessante.
Acompanhando.
---
T|E -> Zire 72 -> TX 2Gb -> Treo 680 -> substituído com louvor pelo iP4 (detalhes aqui)
E62 2Gb -> E71 8Gb -> iPhone 4 32Gb (29112010); iOS 5.1.1, JB -> Galaxy S3 (28112012) Micro SD 32Gb, JB -> Note 2 (30102013) 4.4.2 Dr.Ketam -> Galaxy S5 (23032015) -> Xiaomi Mi5S 128Gb (06032017)
Kindle Wi-Fi, 6" Display, Graphite (20102010) -> Kindle PW, com propagandas (02062013)
Nikon D7000, 2x 16Gb + Eye Fi 4Gb

iMac G3 233MHz verde, ainda funcionando!
<<

marcelohallais

Moderador de Fórum

Twitter: @marcelohallais

Gadget: iPhone 7 128gb

Mensagem não lida Seg Dez 19, 2016 11:29 am

Rafael Batista escreveu:Olá pessoal.
O fixo da Oi aqui me encheu o saco, recebo tanta propaganda que ninguém na casa aguenta mais, já solicitei cancelamento de propaganda, não figuro em lista e mesmo assim recebo várias ligações de propaganda e pedido de ajuda.

Minha operadora de banda larga oferece o serviço a um preço razoável, mas cobram adesão de 200 pratas, achei caro, então fui pesquisar para eu mesmo comprar e instalar o tel voip.

O fato é que preciso de um voip que funcione como fixo, com número e tudo o mais. Andei lendo e pesquisando, mas fiquei ainda com algumas dúvidas simples.

Entendo que preciso comprar um ATA e que a partir dele posso ligar aparelhos de telefone comuns que já uso em minha linha normal.

Mas, as dúvidas:
1 - É só comprar e instalar ou a operadora de banda larga tem que liberar alguma coisa? nesse caso, ela é obrigada a liberar ou eu tenho que pagar mesmo uma mensalidade?
2 - Como é atribuído o número fixo se eu mesmo fizer a instalação?

Desde já agradeço :)

Não sou da área de TI, então foi falar como usuário até pq tive dúvidas como vc e mudei a telefonia Fixa da minha empresa para VoIP!

Eu tinha um número fixo da Oi, e também estava P da vida com eles!
Fiz a portabilidade do meu fixo para um número VoIP através de uma empresa que se vc quiser, depois eu te passo o contato, e eles me ajudaram em todo o procedimento burocrático de portabilidade, e configuração.
Hoje eu pago para eles uma mensalidade, e o custo das ligações são Pré-Pago, com vários pacotes disponíveis!

No meu caso, aqui na empresa, nem compramos nada para ligar na central, simplesmente atendemos o telefone no computador, ou no smartphone, sendo que o ramais, URA, caixa postal, são configurados por nós mesmos.

Mas em resumo, sua operadora de banda larga não tem influência nenhuma nisso, a partir do momento que vc fizer a portabilidade do seu fixo para uma operadora VoIP, ela só vai precisar do acesso a internet.
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Seg Dez 19, 2016 12:45 pm

Marcelo, muito obrigado pela resposta.
Mas se tiver mesmo que pagar mensalidade eu vou acabar fechando com a minha própria operadora de internet pela facilidade.
<<

mantabodyboarder

Twitter: @motafoka

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Seg Dez 19, 2016 1:24 pm

Quando mudei de Net para vivo fibra procurei portabilidade para VOIP e acabei optando por ficar sem fixo...

Mas tive dificuldade em achar quem tinha portabilidade.
Para uns água salgada, para outros água sagrada...
<<

mmartinsrj

Mensagem não lida Qui Abr 06, 2017 8:27 pm

Aqui em casa (SP) tenho um fixo recente, para manter o protocolo, mas que praticamente nunca uso e por isso nem recebo ligações. PORÉM comprei um número Skype para a empresa (onde teoricamente eu estaria sempre disponível), que funciona bem, mas no qual já recebi algumas ligações indesejadas de gente procurando Fulano ou Sicrano. Tipo, não sei se dá para se proteger totalmente de ligações desse tipo em qualquer tipo de linha.
Manassés Martins, SP
Tradutor Jurídico e Técnico * Legal & Technical Translator * Rechts- und Fachübersetzer
www.triplexsolucoes.com.br
Asus Zenfone 4 Max * iPad Air 64 GB * Samsung Tablet A6

Voltar para Tecnologias