[Dúvida] Qualidade da câmera dos smartphones

Moderador: Moderadores de Fórum

<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 3:39 pm

[Dúvida] Qualidade da câmera dos smartphones

Bom, pessoal, estou meio bobo com a câmera do S6. Achei realmente um ganho muito legal quando comparado com a maioria dos smartphones que já passaram por aqui. Daí fui tentar dar uma olhada naquele sensor da Sony... mas antes queria saber: O que mais influencia nisso? Modelo e especificações do sensor, software, o que mais?

Pois olhando, por exemplo os Xperia Z e o Note4/S6.

O sensor de todos é do tipo Exmor RS sensors... Modelo IMX220 para todos os Xperia Z, desde o Z1, e modelo IMX240 para o S6/Note4. Sendo que o sensor desses Xperia é um pouco maior e possui mais megapixels. Mas no final, temos imagens bem melhores nesses dois modelos da Samsung... é só questão de software? Pois se for, é estranho que a Sony não tenha resolvido isso após lançar 3 gerações de modelos top com esse sensor.

Ps. descobri outra diferença, a abertura.
Nos sony f/2.0 no S6 f/1.9 ... so G4 a lente também será da Sony pelo que vi, com sensor semelhante ao do S6, mas f/1.8.
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

pedrolopes665

Moderador

Gadget: Galaxy S8 Plus

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 3:44 pm

Re: [Dúvida] Qualidade da câmera dos smartphones

Acho q o software tem um grande peso nisso sim.

Fazendo uma analogia, a apple consegue milagres com um hardware fraco pq faz uma otima interacao com o software.

Abrcs
Toys:
Galaxy S8 Plus - Galaxy S6 Edge - Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG first class

Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

gurx

Moderador

Twitter: @Mr_Gurx

Gadget: Xperia XA1

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 3:56 pm

Se esquecer o sensor, o que faz mesmo a diferença é o conjunto de lentes e o software.

Ai entra outro problema, porque um fabricante, que usa o mesmo conjunto de sensor/lentes não consegue ou não quer utilizar do mesmo software, provocando tantas diferenças entre as câmeras dos celulares que fabrica?
Atenção as Regras do Fórum

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel
DevianART: http://mrgurx.deviantart.com/

Samsung Galaxy S7 Edge 32Gb + 32Gb
Desktop: Windows 10 Treshold 2

ATENÇÃO!!! Descente é o que desce, não o que é bom. O que é bom se chama decente!
<<

T-Rodman

Moderador de Fórum

Twitter: @tearodman

Gadget: Lenovo Vibe A7010

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 4:21 pm

engraçado né.
Samsung não é muito craque em câmeras, mas desde o SIII eu achava que ele era o celular que melhor tirava fotos no escuro. (BTW, trocando o firmware para o cyanogen, fica uma porcaria as fotos do mesmo SIII)
E devem estar mantendo isso, no S6, com a adição de um sensor melhor. Bom, dizem que consertaram as câmeras compactas a partir daquelas que tem LCD frontal (nunca mais testei compactas Samsung, mas eu tive uma antes dessas e odiava ela).

A Sony também. Fabrica os sensores, que todo mundo usa, mas não sabe fazer software. Não tira foto direito nem em câmera compacta, nem em câmera SLR, muito menos celulares.

E as que gosto, tipo Canon, Panasonic e Casio - não participam no mercado de celulares exceto Panasonic e Casio no Japão.

ou seja, no 'overall', pelo que temos no mercado ocidental, Samsung pelo conjunto tá ganhando mesmo.

amplexos

T.
Alienware M11x | Lenovo X51s| Macbook Pro 13" |iMac 24" | PS3|PS4 |Lenovo Vibe
<<

velhojack

Conselheiro

Estado: Mato Grosso do Sul

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 4:23 pm

É como um time de futebol, tem q ser bom no conjunto, de nada adianta ter um P sensor e pecar nas lentes, ou no software... o S5 por exemplo tem um baita conjunto, mas o sensor da Sony é melhor, por isso o S6 e Note 4 conseguem melhores resultados... O sensor da Sony já não consegue entregar otimos resultados nos aparelhos da propria marca pq não estão afinados com o software...
Dell Inspiron 14R 8Gb Ram Gforce GT740M 2Gb Core i7
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy S6 Blue (mórreu!!)
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 4:25 pm

T-Rodman escreveu:engraçado né.
Samsung não é muito craque em câmeras, mas desde o SIII eu achava que ele era o celular que melhor tirava fotos no escuro. (BTW, trocando o firmware para o cyanogen, fica uma porcaria as fotos do mesmo SIII)
E devem estar mantendo isso, no S6, com a adição de um sensor melhor. Bom, dizem que consertaram as câmeras compactas a partir daquelas que tem LCD frontal (nunca mais testei compactas Samsung, mas eu tive uma antes dessas e odiava ela).

A Sony também. Fabrica os sensores, que todo mundo usa, mas não sabe fazer software. Não tira foto direito nem em câmera compacta, nem em câmera SLR, muito menos celulares.

E as que gosto, tipo Canon, Panasonic e Casio - não participam no mercado de celulares exceto Panasonic e Casio no Japão.

ou seja, no 'overall', pelo que temos no mercado ocidental, Samsung pelo conjunto tá ganhando mesmo.

amplexos

T.

Realmente, todas as cameras samsung que eu vi não me agradaram, já nos smarts a situação se inverte... meu sonho de consumo seria um Android com lentes, sensores e software da Canon, imagino o monstro que seria... rs
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 4:30 pm

velhojack escreveu: O sensor da Sony já não consegue entregar otimos resultados nos aparelhos da propria marca pq não estão afinados com o software...

Isso se torna mais inconcebível levando em conta o tempo que eles estão utilizando o mesmo sensor. Se quisessem mexer no software para uma melhor adequação já teria dado tempo de sobra.
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 4:54 pm

bleony escreveu:
velhojack escreveu: O sensor da Sony já não consegue entregar otimos resultados nos aparelhos da propria marca pq não estão afinados com o software...

Isso se torna mais inconcebível levando em conta o tempo que eles estão utilizando o mesmo sensor. Se quisessem mexer no software para uma melhor adequação já teria dado tempo de sobra.

Mas aí não entra só a questão de tempo, no meu ver a Sony não tem uma equipe tão competente como a Samsung no que diz respeito ao software...
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 5:00 pm

Aí eu já não sei... falando em software de modo geral, eu até prefiro a Sony: secretária eletrônica nativa, atualizações mais rápidas mesmo para modelos mais antigos, sistema menos pesado... e na própria câmera tem uns recursos interessantes diferente dos outros. Acho que se fosse por investir, já teriam concentrado esforços nisso.
Não sei se a questão da qualidade pode estar mais no processamento da imagem do que na captura. Quem sabe até por ter optado por um sensor com mais megapixels, não têm uma dificuldade maior de processar a imagem capturada
<<

T-Rodman

Moderador de Fórum

Twitter: @tearodman

Gadget: Lenovo Vibe A7010

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 5:02 pm

cada um vive a realidade que lhes cabem.
Samsung sempre tomou na cabeça, por causa das câmeras compactas.
daí ela comprou a pentax, focou nas lentes Schneider-Kreuznach, e ainda sim, tomava na cabeça.
Uma hora eles sacaram que era o software da câmera que era bugado e melhoraram.

Apple nunca teve sensor e lente que preste, mas eles fazem milagres pelo que eles usam. Daí é confiança demais no outro lado também - achar que só software resolve tudo.

Sony tem seus fãs, mesmo com a m**da de white-balance que suas fotos sempre tiveram. Nunca corrigiram isso.
Some-se isso ao fato que o segredo do software em celulares é conseguir uma boa abertura sem borrar, tirar fotos noturnas de boa qualidade. Isso câmeras compactas da Sony fazem, mas celulares não, não de um jeito 'fácil' (acho).
Nos Z3 é muito zoado escolher opções de foto, tanto que eles tentam facilitar com alguns ícones de pré definições (pra fotos tontas, com efeitos toscos). E já que tão balançando em sair da área mobile, já viu. Tão perdidos nisso também. Não vão melhorar white balance nessa vida, rs.
Alienware M11x | Lenovo X51s| Macbook Pro 13" |iMac 24" | PS3|PS4 |Lenovo Vibe
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 5:37 pm

bleony escreveu:Aí eu já não sei... falando em software de modo geral, eu até prefiro a Sony: secretária eletrônica nativa, atualizações mais rápidas mesmo para modelos mais antigos, sistema menos pesado... e na própria câmera tem uns recursos interessantes diferente dos outros. Acho que se fosse por investir, já teriam concentrado esforços nisso.
Não sei se a questão da qualidade pode estar mais no processamento da imagem do que na captura. Quem sabe até por ter optado por um sensor com mais megapixels, não têm uma dificuldade maior de processar a imagem capturada

Bom, eu tava falando no software de fotografia, no software do sistema vai muito de gosto, sinceramente prefiro o da Sammy, mas como disse vai de gosto... quanto a quantidade de megapixels eu acho q não é por aí, a Sammy tem o Galaxy K com 20MP que tem um software muito competente... me parece q usa sensor da própria samsung, não sei pq nao usaram esse sensor no S6 ou Note 4... fico curioso em saber se o proximo galaxy K zoom vai usar sensor da propria ou da Sony...
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 5:42 pm

T-Rodman escreveu:cada um vive a realidade que lhes cabem.
daí ela comprou a pentax, focou nas lentes Schneider-Kreuznach, e ainda sim, tomava na cabeça.

Apple nunca teve sensor e lente que preste, mas eles fazem milagres pelo que eles usam. Daí é confiança demais no outro lado também - achar que só software resolve tudo.

Sony tem seus fãs, mesmo com a m**da de white-balance que suas fotos sempre tiveram. Nunca corrigiram isso.
Some-se isso ao fato que o segredo do software em celulares é conseguir uma boa abertura sem borrar, tirar fotos noturnas de boa qualidade. Isso câmeras compactas da Sony fazem, mas celulares não, não de um jeito 'fácil' (acho).
Nos Z3 é muito zoado escolher opções de foto, tanto que eles tentam facilitar com alguns ícones de pré definições (pra fotos tontas, com efeitos toscos). E já que tão balançando em sair da área mobile, já viu. Tão perdidos nisso também. Não vão melhorar white balance nessa vida, rs.

Mas os sensores usados no ultimos iphones, a partir do 5S são da Sony... são bons sensores sim, a diferença é que possuem menos megapixels mas com pixels maiores... logico que ao meu ver o sensor é inferior ao que a Samsung esta utilizando, mas não pode-se dizer que são de baixa qualidade, me parece que o próximo iphone vai utilizar sensor de 12MP, só não se sabe ainda se é da Sony...
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
<<

pedrolopes665

Moderador

Gadget: Galaxy S8 Plus

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 5:56 pm

velhojack escreveu:
T-Rodman escreveu:cada um vive a realidade que lhes cabem.

Mas os sensores usados no ultimos iphones, a partir do 5S são da Sony... são bons sensores sim, a diferença é que possuem menos megapixels mas com pixels maiores... logico que ao meu ver o sensor é inferior ao que a Samsung esta utilizando, mas não pode-se dizer que são de baixa qualidade, me parece que o próximo iphone vai utilizar sensor de 12MP, só não se sabe ainda se é da Sony...

Eu vi umas fotos do ip6 e achei muito boas. Mas foi durante o dia.

Abrcs
Toys:
Galaxy S8 Plus - Galaxy S6 Edge - Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG first class

Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

rcmfrio

Moderador

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 6:02 pm

Hoje tirei umas fotos com o S6 é GN4, não vi diferença na qualidade entre elas. Vou fazer umas fotos Internas com luz ambiente e sem flash, vamos ver o resultado.

Enviado do meu SM-G920I
Imagem
<<

velhojack

Conselheiro

Mensagem não lida Qui Mai 14, 2015 6:07 pm

rcmfrio escreveu:Hoje tirei umas fotos com o S6 é GN4, não vi diferença na qualidade entre elas. Vou fazer umas fotos Internas com luz ambiente e sem flash, vamos ver o resultado.

Enviado do meu SM-G920I

O comparativo do GSMarena foi bem isso mesmo, até mesmo com pouca luz a diferença era quase imperceptível, sendo que em alguns casos o S6 foi melhor e em outros casos o Note 4...
Acer M5 core i5 14"
Macbook air core i5 11"
Lenovo Thinkpad 8"
iPhone 6S Black 64gb
Galaxy S8 Ametista
Galaxy S7 Edge Silver
Galaxy Note 3
Gear VR
Próximo

Voltar para Tema livre