Programa para digitalizar revista

Moderador: Moderadores de Fórum

<<

sandro.an

Twitter: @sandro_an

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Dom Jul 24, 2011 1:08 pm

Programa para digitalizar revista

Olá!

Como bom colecionador, tenho assinatura de várias revistas, mas a questão espaço está me incomodando...

Algumas revistas (Info, Mac+) já estão em versão digital (iPad), e estou migrando as assinaturas para o mundo digital, chega de papel.

Mas há outras (Língua, Nova Escola, SpeakUp) que não estão e, devido a seu conteúdo, não tenho intenção de me desfazer delas.

Pensei então em digitalizá-las, transformando em PDF e descartar/doar as edições impressas. No caso da Speakup, o áudio já vem em mp3 mesmo, então facilita. Só que aí vem o problema: esta digitalização para PDF não deixará o arquivo pesquisável...

Então, o que pergunto aos colegas é: qual a melhor maneira de fazer esta "digitalização" de minhas revistas impressas, permitindo pesquisa textual e palavras-chave posteriormente?

Grato,
Sandro.
// Nokia Lumia 530 DS - Nintendo 3DS, DSI e outros - Lumix DMC FH20 - iPod Nano 5ªG
// TV Philips Ambilight 47PFL8008G/78 - Home Theater Philips HTB3564 - Apple TV 3ªG
// iPhone 4 16Gb branco - iPad Air 64Gb+Cellular branco - Macbook White Late 2009.
<<

Alen_D

Twitter: @alen_d

Gadget: XPERIA T3

Estado: Espírito Santo

Mensagem não lida Dom Jul 24, 2011 5:33 pm

Re: Programa para digitalizar revista

Digitaliza elas, salva em pdf e faz up para o issuu. Vai ficar. Muito bom pq tem aplicativo p ipad e android
Galaxy tab 10.1 p7500 .
TOM TOM RUNNER 2 CARDIO MultiSPORT

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 xt (2) botoes furados
Garmin 310 xt (drowned 28.07.14)
Garmin 410 by sebastian - dead batterie
Garmin 910 XT - afogado

[strike]Motorola Defy (dead 21/10/12) R.I.P

+ bike Giant Yukon Fx Full suspension deore 27 vel. +sram x9 - Rodas SRam Rise 40
+ bike Trek 5200 USPS - Black Bird
+ Bike Trek MADONE 4.7 2013 Carbono /ultegra- Roda ZIPP 404

*Triatleta das antigas e Treinador de corrida
[url]Facebook.com/alen.brandizzi[/url]
[url]Facebook.com/tcruning[/url]

http://www.treinecerto.biz e http://www.treinecerto.com
<<

ric2801

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 10:38 am

<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Gadget: GNote 3 Neo Duos

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 10:43 am

Acho que não é isso que ele quer não...
Não é converter de PDF para outro formato, mas pegar escaneados em PDF e otimizar a leitura...com anotações acredito eu...
Galaxy Note 4 32GB + 128GB
Atual: Oficial 6.0.1 | Versão: N910CXXU1DPE4
Surface Pro 128GB - Windows 10 Pro
<<

ric2801

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 10:50 am

mmelo76, exatamente, o finereader permite converter imagens (pdf ou nao) em pdf texto, editar, criar indices etc... será que não é isso?
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 10:51 am

O FineReader não apenas converte entre formatos, mas também faz uma varredura pelas imagens digitalizadas transformando-as em textos editáveis. :wink: Também acho que é exatamente o programa que ele quer. Já usei algumas vezes aqui com documentos raros, e de fato é o melhor do gênero que existe hoje.

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S
ATUAL: iPhone 7 Plus 256GB- Apple Watch Sport 42mm Series 0 - Garmin Fénix 3
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 11:16 am

Não pessoal, ele quer digitalizar revistas impressas, ou seja escanear...e como ficarão em um formato de pesquisa digital....acho que a melhor opção é mantê-las em PDF, mas leve, mais prático, o negócio é só um programa para pode pesquisar as revistas digitadas, isso que ele quer...é como você ter todos os números da super interessante e querer fazer uma pesquisa para saber em qual volume está o artigo que procura...

Sei qeu se estiver no word dá para fazer isso, mas não vai ficar "agrável" porque éxistirão erros de conversão (poucos no ABB Fyne Reader, é certo, mas existirão) e nos ajustes de imagens, será muito trabalhoso deixá-lo como arquivo digital...

Acho que o "foco" seria um programa que abre PDF ou grupos de PDF e onde é possível pesquisar os assuntos do "Grupo". Como uma Biblioteca Digital.

Bem, foi isso que entendi...posso estar errado...mas isso me deu muitas idéias...
<<

T-Rodman

Moderador de Fórum

Twitter: @tearodman

Gadget: Lenovo Vibe A7010

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 4:07 pm

Jotnot Pro do iPhone, serve?
Ele transforma bem, e rápido, qualquer foto em documento PDF.
Alienware M11x | Lenovo X51s| Macbook Pro 13" |iMac 24" | PS3|PS4 |Lenovo Vibe
<<

sandro.an

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 6:14 pm

Nossa, vários comentários interessantes!!!

Ainda não tive tempo de verificar o FineReader, mas achei interessante.

Então, meu problema é ter uma pilha de revistas impressas que quero eliinar, mas sem perder o conteúdo, claro!!
Não se descarta simplesmente materiais como a revista Língua e Aventuras na História.
Por causa disso, eu quero transformar estas revistas em conteúdo digital pesquisável.
Por isso pensei em simplesmente escanear cada edição, criando um pdf com cada edição.
Só que o simples escaneamento gerará um pdf-imagem, sem possibilidade de pesquisar um termo dentro do pdf.

Vou testar o FineReader assim que tiver tempo.

Mmelo, a ideia de pesquisar um termo dentro de um grupo de pdfs brilhou meus olhos!!
Aí sim vou ter uma hemeroteca digital, podendo guardar recortes de jornal, revistas, panfletos, livros...
O que eu sei é que o Onenote consegue pesquisar termos mesmo em imagens.

Sandro
// Nokia Lumia 530 DS - Nintendo 3DS, DSI e outros - Lumix DMC FH20 - iPod Nano 5ªG
// TV Philips Ambilight 47PFL8008G/78 - Home Theater Philips HTB3564 - Apple TV 3ªG
// iPhone 4 16Gb branco - iPad Air 64Gb+Cellular branco - Macbook White Late 2009.
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Seg Jul 25, 2011 6:38 pm

sandro.an escreveu:Nossa, vários comentários interessantes!!!

Ainda não tive tempo de verificar o FineReader, mas achei interessante.

Então, meu problema é ter uma pilha de revistas impressas que quero eliinar, mas sem perder o conteúdo, claro!!
Não se descarta simplesmente materiais como a revista Língua e Aventuras na História.
Por causa disso, eu quero transformar estas revistas em conteúdo digital pesquisável.
Por isso pensei em simplesmente escanear cada edição, criando um pdf com cada edição.
Só que o simples escaneamento gerará um pdf-imagem, sem possibilidade de pesquisar um termo dentro do pdf.

Vou testar o FineReader assim que tiver tempo.

Mmelo, a ideia de pesquisar um termo dentro de um grupo de pdfs brilhou meus olhos!!
Aí sim vou ter uma hemeroteca digital, podendo guardar recortes de jornal, revistas, panfletos, livros...
O que eu sei é que o Onenote consegue pesquisar termos mesmo em imagens.

Sandro

Então Sandro, se for só para ter o arquivo PDF para pesquisar cada edição, então escaneando pelo ABBY Fine Reader; você pode selecionar a área de escaneamento como Texto...assim se não me engano ao abrir como PDF ele vai permitir pesquisar por termos sim.

Faz um tempo que não uso ele, e quando mudei de tablet desinstalei...mas mesmo com a versão de teste acredito que dá para você testar antes de comprar.
<<

sandro.an

Mensagem não lida Ter Jul 26, 2011 12:54 pm

Fantástico o FineReader!!!!!!

Baixei a versão trial e fiz um teste com uma revista...
Ele digitalizou e gerou o PDF exatamente como eu queria, sem mexer na diagramação, mantendo tudo certinho. Adorei!!

Vou comprar ele já já... é só virar a fatura do cartão...

Muito obrigado a todos :)
Adoro esse fórum!

Sandro
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Jul 26, 2011 1:16 pm

Sandro, você conseguiu pesquisar com busca de palavras?
<<

sandro.an

Mensagem não lida Ter Jul 26, 2011 1:52 pm

Consegui sim, mmelo76.

A página que digitalizei como teste (na versão trial ele digitaliza várias, mas no pdf gera apenas 1) é da QuatroRodas e fiz pesquisas por número, valores, palavras com quebra de linha (hifenizadas), palavras acentuadas (fôlego, por exemplo, no texto está acentuada e na pesquisa coloquei sem acento, ele localizou corretamente).... se bem que... o mecanismo de busca é do Adobe..rsrsrs... mas que o pdf foi gerado corretamente, isso foi!

Eu não cheguei a testar o PDF Transformer, da mesma ABBYY, que converte um pdf já existente em um pdf pesquisável, além de outros formatos de conversão.

Agora é só eu comprar o bonitinho, respirar fundo e passar horas no scanner... para desocupar espaço da minha biblioteca...
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Jul 26, 2011 2:57 pm

Que bom, sabia que a versão trial era totalmente funcional.
<<

ricardopretto

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Seg Mar 27, 2017 10:36 am

Olá sandro.an, o que você precisa é de um software de OCR.

Quando você digitaliza os arquivos em PDF. O arquivo PDF é, na verdade, uma imagem. Você precisa transformar esse arquivo "PDF imagem" em "PDF editável".

Você vai fazer o seguinte:
1. Digitalizar suas revistas em PDF.
2. Abrir software de OCR e selecionar o arquivo PDF que você acabou de digitalizar.
3. O software OCR vai transformar o "PDF imagem" em "PDF editavel".

Há vários softwares OCR para baixar na internet. Dentre os principais, podemos citar: Wondershare PDFelement, Soda PDF, ABBYY PDF Transformer +3, Wondershare PDF Converter Pro, PaperPort Professional.

Grande abraço!
Ricardo Bianchi Pretto
Próximo

Voltar para Tema livre