Primeiros passos fotografia

Moderador: marcelozao

<<

marcelozao

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Sex Fev 05, 2016 10:38 am

Primeiros passos fotografia

Bom, o intuito é ajudar organizando links, sites e dicas úteis para os primeiros passos no mundo da fotografia.
Primeiro, deixemos claro: com exceção de alguns álbuns de casamento e batizados, nunca trabalhei profissionalmente nessa área.
Segundo, muita coisa aqui será opinião pessoal, e espero também aprender com vocês.

Meu primeiro contato com a fotografia se deu por meu avó ser jornalista, tinha uma verdadeira biblioteca em casa. Quando ainda se é criança e não sabe ler, as fotos e gibis eram a literatura ideal para se dar ao neto, o que aconteceu.

Minhas aventuras iniciais foram com máquinas populares da época:

Imagem

E também com essa:
Imagem

Cheguei a brincar com a câmera abaixo, de outro avô, mas por pouco tempo:
Imagem

E então, quando mais velho, decidi comprar uma câmera melhor. Época de juntar dinheiro, não tinha internet a disposição e fui na conversa do vendedor da foto/óptica, adquiri uma bem semelhante a essa que foi me roubada anos depois:

Imagem

Foi com essa câmera que realmente aprendi focar, regular e disparar em segundos.
Também foi com ela que eu mesmo REVELEI fotos!!!
As câmeras digitais no auto, nos deixam preguiçosos...

DICA 1 - PRIMEIRO DOS PASSOS NA FOTOGRAFIA, respire!
NÃO saia correndo e adquira a primeira câmera que encontrar, não compre a "oferta" do amigo ou parente! (Opinião pessoal)
Existem muitos equipamentos variados e uma combinação maior ainda de lentes e acessórios.
Além disso, a pessoa começa a procurar uma câmera perguntando qual a melhor, Nikon ou Canon.

Alto lá! :angry-tappingfoot:

Vamos pensar primeiro no OBJETIVO de adquirir esse maravilhoso equipamento e suas consequencias!
Algumas perguntas iniciais que sempre são úteis:
- Peso/volume/portabilidade é determinante?
- Uso caseiro? Semi Profissional? Profissional?
- Considera trabalhar com zoom?
- Considera editar as imagens?
- Considera imprimir as fotos em tamanhos maiores que os convencionais?
- Considera fotografar esportes, crianças em movimento?

Ou até mesmo: quero uma câmera enorme para fazer bonito na festa da família, da empresa...

DICA 2 - PRIMEIRO DOS PASSOS NA FOTOGRAFIA, pesquise !

Depois de ter uma lista de perguntas, começa a fase de filtrar os modelos que estejam de acordo com suas necessidades.
Eu particularmente concordo com o artigo, abaixo, review é impessoal porém é um ponto de partida.

Então, vamos lêr um pouco mais... pois a dica é: Aprendendo a usar o site Dpreview na escolha de uma cam

http://www.fotografia-dg.com/nikon-ou-canon-camera-profissional-ou-semi-profissional-aprenda-decidir-voce-mesmo/

No artigo acima, também há uma figura interessante, que discutiremos aqui:
Imagem

DICA 3 - PRIMEIRO DOS PASSOS NA FOTOGRAFIA, entendendo alguns termos !
Já que agora há uma noção do equipamento que necessita, vamos pesquisar os termos técnicos, que ajudarão na comparação das câmeras.
Um deles? O famoso fotômetro !!! Que combina 3 fatores para sua foto sair do jeito que a câmera acha ideal
O fotômetro, como já disse, usa a combinação de ISO, abertura e velocidade PORÉM não tem o nosso discernimento para acertar sempre
Um exemplo? Tirar uma foto noturna onde há uma lâmpada clareando um lado do ambiente e o outro mais escuro.
Para não reinventar a roda, vou resumir aqui esse artigo (fonte,na íntegra: http://www.exposureguide.com/exposure.htm

Essa imagem abaixo, representa o que obtemos em cada um dos ajustes:
Imagem

Legenda:
Noise – Ruído (embora traduzido errado)
Motion – Movimento
DOF – Profundidade de Campo
Shutter Speed – Velocidade do Obturador
Apperture – Abertura

Olhando o gráfico você pode perguntar: Uai mais ISO mais "ruído" ?
Sim, olhem a imagem ( fonte: http://www.exposureguide.com/exposure.htm) abaixo:
Imagem

Mas lembrem: temos outros ajustes atuando em conjunto!
Vamos olhar mais um, a abertura do diafragma (fonte:http://www.exposureguide.com/exposure.htm)
Imagem
Interessante não? Se você já tem sua câmera faça os testes !

E a velocidade do obturador? Apesar de muita gente achar que sabe para o que serve, ela pode ajudar a criar efeitos interessantes, não apenas "congelar e captar a imagem em movimento"
Usando mais uma vez a imagem do site para ilustrar:
Imagem

Achou complicado? Nada, o resultado que temos dessas combinações é mostrando de forma simples na câmera:
Imagem

Dependendo da sua câmera verá imagens diferentes mas o funcionamento da exposição é o mesmo, mais para a esquerda foto subexposta, no meio o que a câmera considera ideal, mais para a direita, superexposta.

Exemplos de mostradores de exposição, logo abaixo, com links para se aprofundar (em portugues)
Leia em http://www.blogdopilako.com.br/wp/2013/07/04/exposicao-uma-das-chaves-para-uma-boa-fotografia/
Imagem
Na prática:
Imagem

Outros medidores:
Imagem

E quando no medidor há um pequeno gráfico?
Isso é o histograma !

Leia em http://focusfoto.com.br/determinando-o-indice-de-exposicao-e-i-de-sua-camera/
Na prática:
Imagem

Até logo mais !!!
MB Air + Chromebook 2+ QUANTUM MUV PRO
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Gadget: GNote 3 Neo Duos

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Sex Fev 05, 2016 10:52 am

Re: Primeiros passos fotografia

Muito legal!...

Eu fixei o seu tópico para ficar sempre no topo! ;)
Galaxy Note 4 32GB + 128GB
Atual: Oficial 6.0.1 | Versão: N910CXXU1DPE4
Surface Pro 128GB - Windows 10 Pro
<<

manondedge

Estado: Pernambuco

Mensagem não lida Sex Fev 05, 2016 10:54 am

Curti também. Adoro fotografia e tô querendo aprender sempre mais.

Obrigado pelas dicas! ;)
2016 - Galaxy Note 5 / Galaxy S6 / LG G4 Dual

Linha do tempo: Moto X Play - Sony Z2 - Galaxy Note 3 - Galaxy Note 3 Neo Duos - Apple iPhone 6 Plus - Nokia Lumia 1520 - Galaxy Note 3 Neo Duos - Sony T2 Ultra - LG G2 - Motorola Moto G - Galaxy Note 2 - Apple iPhone 5 - Nokia Lumia 720 - Galaxy Note - Galaxy Grand Duos - Galaxy S Duos - Samsung Nexus - LG P500 - Blackberry Bold 9000 - Samsung Omnia W - Apple iPhone 4 - Apple iPhone 3GS - Apple iPhone 3G - Apple iPhone - HTC TyTN II - HTC S710 - Nokia E71 - Nokia Asha 200 - Nokia 5200 - LG 4410 - LG MG220 - Nokia 2280 - Nokia 6110
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Sex Fev 05, 2016 11:30 am

Ótimo tópico. Trabalhei como fotógrafo cobrindo uma casa noturna e raves durante 5 anos. Depois dessa agitação, mudei o foco. Hoje faço apenas festas infantis. Seguem algumas dicas para fotografar festas infantis:

- Tem que gostar de criança

Não adianta tentar tirar foto de criança com cara de quem está de saco cheio. A primeira coisa é criar uma conexão com eles, entrar no "mundinho" deles, e o principal, ganhar a confiança deles. Depois fica mais fácil.

- Chegue antes de qualquer convidado

Essa é uma dica fundamental. Eu costumo chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, para conhecer o local e aproveitar pra fotografar a decoração, sem a interferência de ninguém. Além disso, é um ótimo momento pra conversar com o dono do Buffet, falar que enviará as fotos da decoração, etc. Sempre aparecem novos trabalhos quando é legal com o pessoa do Buffet.

- Equipamento

Aqui entra uma particularidade. PARA MIM, não existe esse negócio de Canon melhor que Nikon, Nikon melhor que Canon. O que vale pra mim é a experiência do fotógrado, aliado a equipamentos que ele confie. Atualmente uso o seguinte kit:

- Canon T3i -
- 2 Cartões de 16GB Class 10
- Flash Externo Canon 430 EX
- Lente Canon 18-55mm (kit)
- Lente Canon 50mm 1.8
- Lente Canon 18-200 mm
- Kit Bokeh (comprei no Bananafoto)
- Difusor para Flash

Estou querendo uma 10-20, mas o preço ainda não está ajudando

- Bata um papo com a Mãe

Sim, bata um papo com a mãe, ou com os 2 juntos, pra saber se eles desejam algumas fotos diferentes, ou algo do gosto deles. É sempre bom para não ter decepção quando o trabalho for entregue.

- Disposição.

Tá aí uma coisa que é necessária. Pra fotografar crianças, tem que ter um preparo físico muito bom, afinal, elas não param. Além disto, para captar alguns angulos, você terá que se desdobrar, deitar no chão, subir na cadeira, etc.

- Cartões

Leve Cartões de visita. Sempre alguém vai te perguntar sobre o trabalho, e principalmente sobre valores.

- Hora do parabéns

Essa é a hora mais tensa da festa. Revise se é a lente que irá usar, se tem bateria na camera, no flash, etc. E se prepare mara o turbillhão de flashs de celular que com certeza irão te atrapalhar. Nessa hora, o modo Burst da camera ajuda e muito. E se concentre pra captar o momento da criança apagar a vela. É tipo a troca de aliança no casamento, não pode perder.

É isso.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Macbook 12' Space Gray + Galaxy S7 + Kindle + PS3+G27 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB

Recomendações
<<

drsrg

Estado: Tocantins

Mensagem não lida Sáb Fev 06, 2016 1:33 pm

Acompanhando.
---
T|E -> Zire 72 -> TX 2Gb -> Treo 680 -> substituído com louvor pelo iP4 (detalhes aqui)
E62 2Gb -> E71 8Gb -> iPhone 4 32Gb (29112010); iOS 5.1.1, JB -> Galaxy S3 (28112012) Micro SD 32Gb, JB -> Note 2 (30102013) 4.4.2 Dr.Ketam -> Galaxy S5 (23032015)
Kindle Wi-Fi, 6" Display, Graphite (20102010) -> Kindle PW, com propagandas (02062013)
Nikon D7000, 2x 16Gb + Eye Fi 4Gb

iMac G3 233MHz verde, ainda funcionando!
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Sáb Fev 06, 2016 2:36 pm

Definitivamente acompanhando.

Me preparando há um ano pra comprar uma câmera para fotos astronômicas. Tem que ter um ISO excepcional, para captar mais objetos profundos. Após quase bater o martelo em uma Nikon D7200 suspendi tudo após ler uns reviews não tão favoráveis a esta câmera...

Quem sabe vcs não me dão uma boa dica nesse sentido?

Abraço,

Sent from my 19th Century Telegraph Machine
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S
ATUAL: iPhone 7 Plus 256GB- Apple Watch Sport 42mm - Garmin Fénix 3
<<

drsrg

Estado: Tocantins

Mensagem não lida Dom Fev 07, 2016 11:45 pm

vitorgregorio escreveu:Definitivamente acompanhando.

Me preparando há um ano pra comprar uma câmera para fotos astronômicas. Tem que ter um ISO excepcional, para captar mais objetos profundos. Após quase bater o martelo em uma Nikon D7200 suspendi tudo após ler uns reviews não tão favoráveis a esta câmera...

Quem sabe vcs não me dão uma boa dica nesse sentido?

Abraço,

Sent from my 19th Century Telegraph Machine

Não sei se serviria para você, mas tenho um D7000 aqui.
Se tiver interesse, MP, por favor.

Enviado de dispositivo móvel.
---
T|E -> Zire 72 -> TX 2Gb -> Treo 680 -> substituído com louvor pelo iP4 (detalhes aqui)
E62 2Gb -> E71 8Gb -> iPhone 4 32Gb (29112010); iOS 5.1.1, JB -> Galaxy S3 (28112012) Micro SD 32Gb, JB -> Note 2 (30102013) 4.4.2 Dr.Ketam -> Galaxy S5 (23032015)
Kindle Wi-Fi, 6" Display, Graphite (20102010) -> Kindle PW, com propagandas (02062013)
Nikon D7000, 2x 16Gb + Eye Fi 4Gb

iMac G3 233MHz verde, ainda funcionando!
<<

marcelozao

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Seg Fev 08, 2016 9:54 am

Acrescentado a 3 dica !
MB Air + Chromebook 2+ QUANTUM MUV PRO
<<

Artur Mendes

Mensagem não lida Qui Fev 11, 2016 10:15 am

Muito bom :) a Fotografia é sempre algo fascinante, especialmente quando bem feita! :)
Adepto de apostas de futebol e do Santos

Voltar para Fotografia