[VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Moderadores: costacafj, asilvamaia

<<

BBk

Avatar do usuário

Mensagens: 11532

Registrado em: Qui Fev 15, 2007 9:23 am

Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @BBk...

Estado: Rio de Janeiro

Cidade: Made In Rio

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 3:33 pm

[VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Tão sensacional quanto o título é "Auto-explicativo"! Não preciso comentar nada... ainda! ;)

40 impressões de um brasileiro na Dinamarca
27 jan 2014 | por Duquian em Mundo Hiperativo às 0:42

Imagem
40 impressões de um brasileiro na Dinamarca


Olá! Meu nome é Neto Macedo e essas são as impressões pessoais que tive da Dinamarca através das minhas visitas e de conversas com a minha mãe e com meu padrasto, que é dinamarquês. Eu adoro o país, então é meio dificil falar mal, mas tentei ser imparcial e vários pontos aqui podem ser vistos tanto como negativos como positivos, depende da pessoa. 40 impressões de um brasileiro na Dinamarca

1. Que pontualidade britânica que nada. Na Dinamarca todos são obcecados com pontualidade. Até nos pontos de ônibus existem painéis eletrônicos indicando quantos minutos faltam para o ônibus chegar. Eles estão sempre corretos (se um dinamarquês ler isto ele falará que não, que aquilo não funciona).

2. A Dinamarca é o país do ciclismo. São mais de 12.000km de ciclovias espalhadas pelo país e em Copenhagen o número de bicicletas é quase o dobro da população. São bicicletas de todos os tipos que você imaginar. Com carros para bebês, com três rodas, bikes fixas, duplas, etc.

3. Existem tantas bicicletas que é fácil encontrar uma novinha jogada por aí. Na verdade, a polícia tem até um sistema para “redistribuir” estas bicicletas abandonadas. Eles colocam uma tag na bike com a data e se em três meses ninguém remover a tag, qualquer um pode pegar a bike.

4. O trânsito é ultra organizado. Todos respeitam tudo e tudo é muito bem sinalizado. Mesmo 3 horas da manhã, com as ruas vazias, você encontrará pessoas esperando o sinal de pedestre para atravessar a rua. O pedestre sempre tem preferência, depois as bicicletas e só então os carros.

5. Na verdade, não só o trânsito é organizado por lá. Tudo é. Dinamarqueses são fiéis seguidores de regras, em geral. Na cabeça deles nem sequer passa a hipótese de “dar um jeitinho” numa situação.

6. Se você trabalha com Diamarqueses prepare-se para viver dentro de reuniões. Você tem que marcar uma reunião para tudo, sempre com no mínimo dois dias de antecedência. No horário marcado para o término da reunião todos irão se levantar e ir embora, independente de terem terminando a conversa ou não. Se quiser terminar a conversa, terá de marcar outra reunião. Se quiser só resolver algo que seria conversado em 5 minutos, também terá que marcar uma reunião.

7. Educação no dia-a-dia é algo sempre presente. Você diz “tak” e “undskyld” por tudo.

8. Dinamarqueses não lidam bem com imprevistos. Se alguma coisa aparece na frente de seus planos, eles ficam bastante estressados.

9. Um dinamarquês estressado é igual um dinamarquês calmo. A raiva e o nervosismo são muito difíceis de ser notados. É tudo muito sutil. Nada de grande demonstrações. As pessoas são muito contidas. Nada de pessoas na rua gargalhando alto ou gritando, nervoso.

10. A regra anterior tem sua exceção: dentro do pub o dinamarquês vira um louco. Com a presença de álcool dinamarqueses se tornam máquinas loucas de conversar e fazer barulho.

11. As pessoas aqui são extremamente orgulhosas de sua queda pela bebida. Eles mesmo se gabam do quanto bebem. A Dinamarca produz muitas cervejas, sendo as mais famosas a Tuborg e a Carlsberg.

12. Os Dinamarqueses têm um humor seco e irônico. Dependendo do tipo de pessoa que você for, pode não perceber que o que um dinamarquês está falando é uma piada.

13. Comida aqui é muito cara! Se você quiser comer na Dinamarca com salário de brasileiro, prepare-se. Alguns preços: cerveja no bar – 18 reais; cacho de banana – 22 reais; carne de frango 300g – 40 reais.

14. As pessoas confiam muito uma nas outras e nas instituições. Se você for pego fazendo algo errado é mais comum que instruções da polícia sobre como fazer da maneira correta do que levar uma multa.

15. Você nunca vai ser assaltado na rua. Você pode andar tranquilamente com dois quilos de ouro no pescoço e ter a certeza de não ser roubado em 99% dos lugares.

16. Não existe muita violência aqui. Quando alguém desaparece geralmente tem a ver com a pessoa encher a cara, cair num lago e morrer congelado.

17. O sol aqui é muito valorizado. Mesmo no inverno, se o dia amanhece claro com sol forte, mesmo a 1˚C, é bastante comum encontrar pessoas correndo na rua, ou andando de bike com roupinha colada e tudo. As mães levam seus bebês para passear e tudo mais.

18. As pessoas aqui tem uma preocupação fortíssima com sua própria alimentação. Todos tentam ter um controle sobre o que comem e é bastante raro ver pessoas obesas.

19. Dinamarqueses são bastante fechados e costumam ter um círculo pequeno de amizades. Você não vai ouvir um deles falando sobre sua vida privada tão facilmente.

20. Se um dinamarquês te convidar para algum evento em sua própria casa, saiba que conseguiu um amigo para vida toda. Abrir as portas de casa para um estranho é um grande passo.

21. A Dinamarca é formada por duas partes, a ilha, onde está a capital Copenhagen e a Jylland (Jutlândia), ou a parte continental. As pessoas da ilha consideram as do continente como caipiras.

22. Existe uma lei social implícita e que funciona de verdade, a Lei da Jante (Janteloven). Esta lei define, resumindo, que ninguém é mais importante que ninguém, ninguém é especial e ninguém tem a ver com a vida de ninguém. Fofocas são mal vistas, contar vantagem também.

23. Dinamarqueses são geralmente bastante nacionalistas. Não invente de falar mal do país na frente de um se não quiser ser ignorado para sempre no limbo.

24. É visto como falta de educação qualquer tipo de discussão ou debate sobre opiniões pessoais. Você não concorda com alguma opinião? Ok. Se tentar iniciar um debate para para provar seu ponto, não encontrará contra-argumentos, somente um falso “está bem, você venceu” e um rápido fim da discussão.

25. Dinamarqueses e suecos tem uma certa rivalidade. Ambos falam que um país já pertenceu ao outro. Não discuta com nenhum deles sobre isto.

26. A língua dinamarquesa está para o sueco assim como o espanhol está para o português. Ambos se entendem sem necessariamente falar a língua do outro.

27. O Dinamarquês tem três letras adicionais: ø, æ e å. Estas letras aparecem em todo o idioma como por exemplo em København, o nome da capital Copenhagen em dinamarquês.

28. Não importa há quantos anos você fale e pratique o dinamarquês. Para eles você sempre estará falando com um sotaque estranho ou como um índio.

29. O que rola mais aqui em termos de culinária é batata. Em qualquer prato elas estarão lá, presentes. O que não quer dizer que a comida é ruim.

30. A Dinamarca é um dos países mais antigos da Europa. Pra você ter uma idéia, seus primeiros reis chegam a ter nomes tribais, como Gorm, o Velho e Harald Dente-azul. Por isso, não se assuste se um dinamarquês não souber algumas partes da sua própria história. Ela é bem grande!

31. Todo dinamarquês sabe falar inglês principalmente os jovens. Se um jovem falar que não sabe (jeg taler ikke engelsk, undskyld), provavelmente ele só não quer conversar com você, ou é tímido.

32. Soa muito simpático para eles você aprender uma ou outra palavra em seu idioma. Pelo menos um “Jeg taler ikke danske, taler du engelsk?” ou um simples “tak”.

33. Se você ficar secando uma garota (ou um cara) aqui, o pensamento dela não será “nossa, como sou linda”. Ao contrário, será algo como “o que tem de errado comigo? Será que eu estou cagada?”.

34. Complementando o item anterior: ninguém fica reparando em ninguém. Ninguém fica olhando para ninguém na rua. As pessoas passam reto sem olhar. Experimente sair gritando oi para todo mundo no metro e me entenderá.

35. Sabe quando você passa na frente de uma fila gigante porque você precisa só tirar uma pequena dúvida? Não faça isso aqui. Você será ignorado solenemente pelo atendente e se insistir corre o risco de levar uma descompostura.

36. É muito difícil alguém te ajudar espontaneamente na rua. Mas se você pedir ajuda, todos são sempre muito prestativos.

37. A igualdade entre os sexos é uma realidade aqui. Homens e mulheres são iguais em todos os sentidos, deveres e obrigações. Não espere ter uma mulher dinamarquesa que cuida da casa e dos filhos sozinha, além de trabalhar. TODAS as tarefas são igualmente divididas e é super comum ver homens saindo para resolver coisas na rua com carrinhos de bebês do lado. Isto é válido dentro dos ambientes de trabalho também. não, a mulher não é uma galinha se quiser ter sexo casual.

38. Todos os empregos são valorizados. Não existem subempregos. Todos podem viver bem e com conforto, do faxineiro ao vice-presidente de uma empresa. Os dinamarqueses costumam brincar que atingiram o que os comunistas queriam sem serem comunistas.

39. Toda casa tem um pequeno espaço na entrada para colocar os sapatos. Andar dentro de casa, só de meia ou pantufa. Ou seja, nada de meias furadas na hora de fazer uma visita, hehe.

40. Os impostos aqui são bastante elevados, mas 100% dos dinamarqueses têm serviços públicos de excelente qualidade. Quase não existem escolas particulares pois as públicas já são excelentes.


Fonte: Sedentário.org


Abraços... :cool:
Imagem
BBk: Do Latim "Aquele Que NUNCA Erra!"
<<

pedrolopes665

Avatar do usuário

Moderador

Mensagens: 10384

Registrado em: Sex Jul 15, 2011 11:10 am

Localização: RJ

Gadget: Galaxy S8 Plus

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 3:46 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Depois o BBk ainda diz que o melhor lugar para se morar é o Brasil.... tsk tsk tsk...

Preciso logo ficar milionário e pensar em uma fonte de renda boba em qlqr país desse nível. Soh nao da pra ser na dinamarca pq o frio la eh mto tenso!! rs


Abrcs
Toys:
Galaxy S8 Plus - Galaxy S6 Edge - Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG first class


Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

BBk

Avatar do usuário

Mensagens: 11532

Registrado em: Qui Fev 15, 2007 9:23 am

Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @BBk...

Estado: Rio de Janeiro

Cidade: Made In Rio

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 3:52 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

o frio la eh mto tenso!


O melhor lugar é o Brasil... desde que se tenha MUITO $$$! :D


Abraços... :cool:
Imagem
BBk: Do Latim "Aquele Que NUNCA Erra!"
<<

npalandi

Mensagens: 113

Registrado em: Qua Dez 05, 2012 9:42 am

Gadget: Google Nexus 6

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 3:57 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Não vi MUITA diferença entre a Dinamarca e o nosso Brasil, kkkkk
<<

pedrolopes665

Avatar do usuário

Moderador

Mensagens: 10384

Registrado em: Sex Jul 15, 2011 11:10 am

Localização: RJ

Gadget: Galaxy S8 Plus

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:03 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

BBk escreveu:
o frio la eh mto tenso!


O melhor lugar é o Brasil... desde que se tenha MUITO $$$! :D


Abraços... :cool:



Nem com MUITO $$$.
Que que adianta vc ter MTO $$$$ e ter que viver tenso com a violencia, ou ferrado nos congestionamentos??

E nao me fale em seguranças armados ou andar de helicoptero que ambos nao resolvem o problema...


Antes de ter MUITO $$$, mais facil ter um $$$ razoavel e sair desse antro de corrupção.


Abrcs
Toys:
Galaxy S8 Plus - Galaxy S6 Edge - Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG first class


Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

adilsonfm

Avatar do usuário

Mensagens: 2782

Registrado em: Sex Nov 16, 2007 11:19 am

Localização: São Paulo - SP

Twitter: @adilsonfm

Gadget: Galaxy Note II

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:04 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Melhor ter MUITO $$$ na Dinamarca então.
Desligado por um tempo...
Se me encontrarem online, me denunciem pois eu não deveria estar... Hehehehe
<<

daviddiniz

Mensagens: 2565

Registrado em: Dom Jul 29, 2007 3:27 am

Gadget: Galaxy S8+

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:07 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

A Dinamarca é um dos países mais antigos da Europa. Pra você ter uma idéia, seus primeiros reis chegam a ter nomes tribais, como Gorm, o Velho e Harald Dente-azul. Por isso, não se assuste se um dinamarquês não souber algumas partes da sua própria história. Ela é bem grande!


Imagem

O nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de tez escura). Blåtand é conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores.
O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas H-rune.gif (Hagall) e Runic letter berkanan.png (Berkanan) correspondentes às letras H e B no alfabeto latino.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth
David Diniz
<<

BBk

Avatar do usuário

Mensagens: 11532

Registrado em: Qui Fev 15, 2007 9:23 am

Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @BBk...

Estado: Rio de Janeiro

Cidade: Made In Rio

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:08 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Pobre só pensa nisto... "cungistionamentu"... "viulênça"... Ô, cabecinha mais ou menos...

Imagem


Abraços... :cool:
Imagem
BBk: Do Latim "Aquele Que NUNCA Erra!"
<<

pedrolopes665

Avatar do usuário

Moderador

Mensagens: 10384

Registrado em: Sex Jul 15, 2011 11:10 am

Localização: RJ

Gadget: Galaxy S8 Plus

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:11 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Adilson, pra viver na dinamarca vc nao precisa ter muito $$$$, já que os serviços publicos funcionam.
Precisa apenas ter um $$ razoável.


Abrcs
Toys:
Galaxy S8 Plus - Galaxy S6 Edge - Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG first class


Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

mrhizzo

Avatar do usuário

Banido

Mensagens: 2573

Registrado em: Qui Jan 17, 2008 12:51 pm

Localização: São Paulo

Twitter: @

Gadget: Galaxy S6

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:46 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

A Dinamarca é simplesmente fantástica.
Copenhagen parece uma cidade do interior, muito calma, mas com toda a infraestrutura.
Educação ao ponto do motorista de ônibus falar em inglês com V. (aconteceu comigo), todos dão informações de forma gentil, V. Se sente seguro andando de madrugada na rua, com a roupa e os acessórios que quiser.
As coisas são caras sim, serviços são mais ainda, mas acredito que a comida não esteja muito distante daqui (restaurantes, por exemplo, frutas de qualidade...).
No Mercado Municipal em SP, um quilo de Framboesa custa 200 reais, para se ter uma ideia.
Tenho visto no supermercado próximo de casa, uma caixa de Figo a 18 reais.
Nada me assusta muito ao sair dessa espelunca.
O único lugar que fiquei um pouco sem rumo foi na Rússia, onde cheguei a pagar 15 USD por um copo de suco de Abacaxi fresco.
Samsung Galaxy S6
Westone W60 + Sony Walkman A15
Islândia: eu fui
<<

mrhizzo

Avatar do usuário

Banido

Mensagens: 2573

Registrado em: Qui Jan 17, 2008 12:51 pm

Localização: São Paulo

Twitter: @

Gadget: Galaxy S6

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:50 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Ah, e numa espécie de pub que fui, uns amigos chegaram em nós (meu namorado, a mãe dele e a irmã) e começaram a conversar, ofereceram bebida, dançamos e conversamos algumas horas.
Eram de Malmo, na Suécia, e trabalhavam na Microsoft.

Malmo é terceira maior cidade da Suécia, e é ligada à Copenhagen por trem (leva cerca de meia hora).

Enfim, toda a Escandinávia é fantástica, bem como seu povo. Lendo essas coisas e recordando o que vivi, vejo que não tenho absolutamente de latino/italiano/hispânico.
Samsung Galaxy S6
Westone W60 + Sony Walkman A15
Islândia: eu fui
<<

Pacman

Avatar do usuário

Mensagens: 391

Registrado em: Qui Mai 30, 2013 12:35 pm

Estado: Minas Gerais

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 4:57 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Isso porque não conhecem a Bahia!!!
<<

daviddiniz

Mensagens: 2565

Registrado em: Dom Jul 29, 2007 3:27 am

Gadget: Galaxy S8+

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 5:25 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Eu quando fui em moscou eu não sabia em que planeta eu tava e sem contar a catinga de vodka no ar...

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
David Diniz
<<

brunops1

Mensagens: 776

Registrado em: Sex Jan 26, 2007 9:41 am

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Gadget: Galaxy S8 +

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 6:32 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Tenho amigos dinamarqueses e a lista acima confere.
E posso acrescentar: com base nestes 40 itens, é indubitável que dinamarqueses e japoneses são povos gêmeos (rss). Praticamente a lista inteira é uma análise dos costumes e características da sociedade japonesa. Quando vou para lá me dá uma tristeza da falta de educação aqui do nosso "Brasilzão" e a incapacidade geral de se respeitar o próximo da forma mais elementar.
<<

dflopes

Avatar do usuário

Conselheiro

Mensagens: 9469

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 2:10 pm

Localização: Belém-PA

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Ter Jan 28, 2014 6:51 pm

Re: [VIVÊNCIA] 40 Impressões De Um Brasileiro Na Dinamarca

Educação não depende de nacionalidade... mas ajuda muito na construção do caráter.
Deve ser mais fácil ensinar seu filho ser honesto lá do que aqui, considerando os excelentes exemplos que a sociedade nos apresenta.

Eu achava que a sociedade brasileira pudesse evoluir ao ponto de se equiparar aos dinamarqueses ou japoneses, mas percebi que isso é impossível.

Enquanto denmark e nipon são sociedades milenares, nem em mil anos o povo brasileiro será cortez na fila do ônibus (para citar um exemplo) - e isso é de norte a sul, do Acre à Paraíba...

Eu não lembro do ditado, mas não adianta crescimento real da renda, pois não adianta a pessoa ter dinheiro, se continua pobre de espírito (vulgo lei de gerson)

P.S.: eu prefiro o Canadá pois é menos frio e tem saúde pública de qualidade.
enviado do xooooom
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
Próximo

Voltar para Saúde e Bem estar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

Powered by phpBB © 2000-2007 phpBB Group & Designed by ST Software for blacklist.org. Traduzido por: Suporte phpBB
phpBB SEO
Política de Privacidade