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SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Ter Out 31, 2017 3:35 pm
por phantom75
Pessoal, tou cogitando a hipótese de trocar o meu Fluence. Ele já tá com 5 anos, e apesar da baixa quilometragem (30 mil), tem dado uns probleminhas, muito menos pelo carro em si (é um bom carro) e mais pela concessionária (que parece não entender do carro... rs).

Como minha digníssima resolveu atacar de dirigir (ela tinha carteira, não dirigia, um belo dia bateu o pé e resolveu começar, agora tá pra cima e pra baixo. Detalhe: grávida), ela tá querendo um carro "altinho" (ah, as mulheres!). Comecei a ver então os SUVs/crossovers que temos no mercado.

Parti então das seguintes premissas e restrições:
- Preço abaixo de 95k (não tem como ir além);
- No mínimo, 2016. 2017 seria o ideal, pra aproveitar ao máximo a garantia;
- Quilometragem abaixo de 15k (meu carro tem 30k, não vou pegar um com quilometragem alta);
- Porta-malas com pelo menos 430 litros (estamos indo pro segundo filho, não dá pra ter mala pequena);
- O carro tem que ter banco traseiro largo (pelo mesmo motivo acima citado). Meu Fluence tem 1,30m de assento de banco traseiro, então tem que ser algo similar ou maior. Tenho que considerar que muitas vezes vou ter duas cadeirinhas mais um adulto ali;
- Controle de tração e estabilidade, já que é um carro alto;
- Câmbio automático com no mínimo 5 marchas;
- Tem que ser versão top (ou quase).

Já tinha fechado as opções entre o Creta (2.0 Prestige) e o HR-V (EX-L). Os dois têm dimensões externas e internas muito semelhantes, tem banco traseiro muito próximo do Fluence (entre 1,27m e 1,28m) e entregam o que eu esperava e descrevi acima.

O Creta é o conjunto mais completo, mas por ser lançamento tem menos oferta de usados. Anda muito, mas é mais beberrão (menos que o meu Fluence, mas é). E olha que tem até start-stop (que o HR-V não tem). Garantia de 5 anos. O Honda tem bastante oferta, mas é meio salgado para o que entrega (pra chegar no nível do Creta tem que ser a versão Touring, que já ultrapassa meu orçamento). Bebe menos, mas é bem anestesiado em matéria de desempenho. 3 anos de garantia.

Daí um belo dia topei com um anúncio de um Suzuki S-Cross. Comecei a pesquisar o carro, fui conhecer ele em uma concessionária, as dimensões também são similares ao Creta e ao HR-V. Com o motor 1.4 turbo (versão 4Style 4x2) e por ser uns 100kg mais leve, anda tanto quanto (ou até mais que) o Creta e bebe (bem) menos que o HR-V (andei no S-Cross, muito bom). E entrega um pacote tão completo quanto o Hyundai. Garantia de 3 anos, mas com duas revisões anuais, o dobro do preço da manutenção de Honda e Hyundai (os dois, uma revisão anual).

O 0km é caro e desvaloriza mais que HR-V e Creta. Desvantagem? Aí que está: achei um com 3 mil km rodados apenas, 2017/2017, por menos de 90k. Tou me coçando aqui, porque o carro é muito bom.

E aí, vou em qual? Sugerem outro? Ou fico com meu carro mais tempo?

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 8:26 am
por dflopes
recomendo um Polo Highline 200 TSI.
Nota 5 em segurança, 4 airbags, Motor 1.0 turbo e injeção direta, torque de motor 2.0 aspirado (20.kgfm) e econômico.
Além de um monte de babá eletrônica (ABS, EBD, Estabilidade e tração, piloto automático, Tablet LCD 10" nos mostradores)

Convence ela com a questão da segurança (frenagem pós-batida, os airbags), economia e o suporte a cadeirinha IsoFix.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 8:32 am
por VetDuarte
dflopes escreveu:recomendo um Polo Highline 200 TSI.
Nota 5 em segurança, 4 airbags, Motor 1.0 turbo e injeção direta, torque de motor 2.0 aspirado (20.kgfm) e econômico.
Além de um monte de babá eletrônica (ABS, EBD, Estabilidade e tração, piloto automático, Tablet LCD 10" nos mostradores)
O Pólo vai sair de linha. Acho que a desvalorização e a possível dificuldade pra achar peças não farão valer. Só se encontrasse usado pouco rodado.

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Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 9:41 am
por T-Rodman
por aqui mamãe estava nesse dilema e pegou o creta mais completo ao invés das outras opções listadas.
Tá mais economico que um fluence, eu diria - e a dona está feliz com seu automóvel.
Eu vejo vantagem no Creta por ele ser Hyundai do Brasil, e não Caoa.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 10:16 am
por JerFerrugem
O Chevrolet Tracker não entra nessa categoria?

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 10:34 am
por ericlb
HR-V é um excelente carro: completo, econômico pelo câmbio CVT, por fora todas as versões são iguais - exceto pela maçaneta cromada na versão top EXL - e é um carro premium com pouca desvalorização devido o nome que a marca tem. Já o Creta por outro lado tem 5 anos de garantia, é uma excelente marca também, o câmbio de 6 velocidade não fica devendo em nada ao CVT e é mais barato. O acabamento de fato é mais simples que o do HR-V, é como se fosse uma versão SUV do HB20, mas não deixa nada a desejar. Nas versões tops inclusive como a Prestige 2.0 têm um interior todo em couro marrom que é lindo da um ar premium pro carro. O motor 1.6 também tem a vantagem de ser mais econômico caso não faça questão do motor 2.0 que é um pouco mais forte. Espero ter ajudado :) quanto ao S-Cross não sei muito para falar mas deixo como uma 3ª opção o Kicks que também é uma alternativa bem interessante! Abss!

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 10:39 am
por velhojack
VetDuarte escreveu:
dflopes escreveu:recomendo um Polo Highline 200 TSI.
Nota 5 em segurança, 4 airbags, Motor 1.0 turbo e injeção direta, torque de motor 2.0 aspirado (20.kgfm) e econômico.
Além de um monte de babá eletrônica (ABS, EBD, Estabilidade e tração, piloto automático, Tablet LCD 10" nos mostradores)
O Pólo vai sair de linha. Acho que a desvalorização e a possível dificuldade pra achar peças não farão valer. Só se encontrasse usado pouco rodado.

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O Polo que ele se refere é o novo, com motor 1.0 T
Imagem


Acho meio fora do que o Phanton75 está procurando... pois de SUV o novo polo não tem nada...

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 11:41 am
por dflopes
velhojack escreveu:
VetDuarte escreveu:O Polo que ele se refere é o novo, com motor 1.0 T
Acho meio fora do que o Phanton75 está procurando... pois de SUV o novo polo não tem nada...


É que ele saiu de um Sedã médio, bem confortável (Fluence).
E a posição de dirigir também é baixa.

MAs apenas sugeri pela economia, torque e segurança.
Bem melhor que um SUV, que transporta a mesma coisa, só ocupa mais espaço e é mais pesado.

E resposndendo a pergunta do tópico:
Creta
Melhor conjunto (5 anos de garantia, mais potente, e tecnologia embarcada).
Mas tem tanque de gasolina pequeno e mesmo torque do Polo (20,5kgfm)

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 11:56 am
por T-Rodman
kicks eu me revoltei simplesmente por não ter piloto automático! renault captur em plenos 2017 com câmbio enceradeira de 4marchas. - me lembrei desses 2 detalhes que tiraram esses 2 da lista de preferências por aqui.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 12:28 pm
por TITO
Tenho um S-Cross, ano 2017, do modelo antigo. Muito econômico. Faz entre 18 e 20 km na estrada, andando em torno de 100km/h. Eu resolvi não zerar mais e ver uma maior quilometragem cidade/estrada. Em 10 mil quilômetros está com média de 17,2 km/l. Câmbio CVT. Eu rodo muito, na estrada e pouco na cidade. Em torno de 1.500 km/semana.
Eu gosto muito da marca. Já tive vários e nunca tive problema, nenhum. Mesmo um Samurai que só usava em dunas e atoleiros.
Minha mulher tem uma SPIN, em questão de bagageiro é campeã. Desempenho de utilitário. Bom carro.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 1:10 pm
por velhojack
dflopes escreveu:
velhojack escreveu:
VetDuarte escreveu:O Polo que ele se refere é o novo, com motor 1.0 T
Acho meio fora do que o Phanton75 está procurando... pois de SUV o novo polo não tem nada...


É que ele saiu de um Sedã médio, bem confortável (Fluence).
E a posição de dirigir também é baixa.

MAs apenas sugeri pela economia, torque e segurança.
Bem melhor que um SUV, que transporta a mesma coisa, só ocupa mais espaço e é mais pesado.

E resposndendo a pergunta do tópico:
Creta
Melhor conjunto (5 anos de garantia, mais potente, e tecnologia embarcada).
Mas tem tanque de gasolina pequeno e mesmo torque do Polo (20,5kgfm)



Eu tb não vejo graça em SUVs... as mulheres que adoram muito! Eu prefiro um carro mais ágil e no chão!!

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 1:44 pm
por phantom75
dflopes escreveu:recomendo um Polo Highline 200 TSI.
Nota 5 em segurança, 4 airbags, Motor 1.0 turbo e injeção direta, torque de motor 2.0 aspirado (20.kgfm) e econômico.
Além de um monte de babá eletrônica (ABS, EBD, Estabilidade e tração, piloto automático, Tablet LCD 10" nos mostradores)

Convence ela com a questão da segurança (frenagem pós-batida, os airbags), economia e o suporte a cadeirinha IsoFix.


300 litros de porta-malas? Não cumpre os requisitos.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 1:46 pm
por phantom75
JerFerrugem escreveu:O Chevrolet Tracker não entra nessa categoria?


Entrar, entra. Mas ele é pequeno por dentro, inclusive no porta-malas (306 litros). Mas é um foguete, o 1.4 dele é o mesmo (tenho quase certeza) do Suzuki S-Cross.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 1:48 pm
por phantom75
ericlb escreveu:HR-V é um excelente carro: completo, econômico pelo câmbio CVT, por fora todas as versões são iguais - exceto pela maçaneta cromada na versão top EXL - e é um carro premium com pouca desvalorização devido o nome que a marca tem. Já o Creta por outro lado tem 5 anos de garantia, é uma excelente marca também, o câmbio de 6 velocidade não fica devendo em nada ao CVT e é mais barato. O acabamento de fato é mais simples que o do HR-V, é como se fosse uma versão SUV do HB20, mas não deixa nada a desejar. Nas versões tops inclusive como a Prestige 2.0 têm um interior todo em couro marrom que é lindo da um ar premium pro carro. O motor 1.6 também tem a vantagem de ser mais econômico caso não faça questão do motor 2.0 que é um pouco mais forte. Espero ter ajudado :) quanto ao S-Cross não sei muito para falar mas deixo como uma 3ª opção o Kicks que também é uma alternativa bem interessante! Abss!


Eu gosto do Kicks. Ele quase se encaixa, apesar de ser bem menos potente.

O problema é o banco traseiro dele: 1,23/1,24m (sim, medi com uma trena todos eles). Já começa a ficar pequeno.

Re: SUV/Crossover compacto: Creta, HR-V ou S-Cross?

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 01, 2017 1:53 pm
por phantom75
T-Rodman escreveu:kicks eu me revoltei simplesmente por não ter piloto automático! renault captur em plenos 2017 com câmbio enceradeira de 4marchas. - me lembrei desses 2 detalhes que tiraram esses 2 da lista de preferências por aqui.


O automático de 4 marchas do Duster e do Captur não dá. É gritão e bebedor.

BTW, uma curiosidade: dos carros todos que entrei e medi, o que tem o banco traseiro mais largo é o Duster: 1,38m! Sério, mais largo que um ix35. Eu não consigo entender como o Captur, que tem a mesma plataforma, consegue ser tão menor que o Duster por dentro (banco traseiro 1,28m, porta-malas 40 litros menor).

Se o Duster tivesse um 2.0 CVT como o do Fluence, eu acho que acabaria pegando, mesmo com todos os senãos em acabamento e ergonomia.