Comprei o N800 mas tenho algumas dúvidas ainda!

<<

guisoliver

Twitter: @

Mensagem não lida Dom Ago 15, 2010 5:19 pm

Comprei o N800 mas tenho algumas dúvidas ainda!

Eu acabei comprando um Nokia N800 que achei por um preço bem barato e vi que ele faz o que eu queria mesmo, é bem legal mas uma coisa que aconteceu é que no repositório oficial da Nokia tem poucos programas (já instalei todos), agora o N800 já está sem graça (isso menos de 1 semana que eu comprei) ou seja, quero mais programas!

Vi que ainda tem muita coisa para explorar, porém tenho alguns problemas.

1 - O N800 está com pouca memória, só veio com o cartão de 1 GB mas parece que esse cartão está sendo usado para guardar músicas, filmes e não a partição do sistema, ou seja, gostaria de usar esse cartão de memória para instalar os programas e o conteúdo que eu for usar, por exemplo filmes, músicas e outras coisas.

2 - Achei um site com vários repositórios: http://www.gronmayer.com/it e fui adicionando porém vários pacotes têm falhas de dependências, isso é muito chato.

3 - Quero instalar o Abiword e quero rodar muitos outros programas.

4 - O N800 suporta cartões Micro-SDHC com adaptadores? Já que não consigo mais achar cartões SD para vender aqui em Fortaleza.

Como eu posso resolver tudo isso ai?
<<

Duron Maniac

Moderador

Twitter: @duronmaniac

Gadget: Galaxy Note

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Dom Ago 15, 2010 7:55 pm

Re: Comprei o N800 mas tenho algumas dúvidas ainda!

guisoliver escreveu:1 - O N800 está com pouca memória, só veio com o cartão de 1 GB mas parece que esse cartão está sendo usado para guardar músicas, filmes e não a partição do sistema, ou seja, gostaria de usar esse cartão de memória para instalar os programas e o conteúdo que eu for usar, por exemplo filmes, músicas e outras coisas.

Tem como clonar o sistema para um cartão de memória, daí tera todo o espaço dele para armazenar o sistema. Tem vários guias explicando, como por exemplo esse aqui: http://talk.maemo.org/showthread.php?t=8631

guisoliver escreveu:2 - Achei um site com vários repositórios: http://www.gronmayer.com/it e fui adicionando porém vários pacotes têm falhas de dependências, isso é muito chato.

Sim, isso é um problema mesmo. Eu particularmente não gosto de aicionar tantos respositórios, é uma fórmula pra zoar o sistema, pq cada desenvolvedor acaba montando seu repositório para atender às necessidades dos seus aplicativos, e muitas vezes acaba criando incompatibilidades com pacotes de outros repositórios... acho mais sensato descobrir quais repositórios tem os aplicativos que você quer/precisa do que sair adicionando dezenas de repositórios.

guisoliver escreveu:3 - Quero instalar o Abiword e quero rodar muitos outros programas.

O Abiword até quando pesquisei era um tanto instável, não sei como está agora.
Você mencionou duas vezes o interesse em rodar outros programas. Não tenho idéia do tipo de programa que você quer, mas vale lembrar qe o N800 já não é de uma plataforma descontinuada, então a tendência é não ter lançamento de aplicativos ou mesmo atualizações.
Dentro do que ele se propõe, que é ser um dispositivo de internet, ele atende muito bem. O que tenho atualmente no meu:
- Navegador Web (MicroB) com Flash 9 (baseado no Firefox 3.0, inclusive com alguns plugins portados)
- Firefox Mobile (tá, é meio pesado mesmo)
- Skype (suporte a chamada de voz)
- Google Talk (com suporte a videochamadas)
- Pidgin (cliente ICQ/MSN/GTalk/XMPP/etc)
- Gnumeric (equivalente ao Excel)
- clientes pra Twitter (eu testei o Mauku)
- Leafpad (um equivalente ao bloco de notas)
- Leitores PDF - tem o nativo, além do Evince e o epdfview, com certeza um deles vai atender
- FBReader (leitor de eBooks)
- Vários jogos simples pra passar o tempo

Pro perfil que eu uso, que é pra acesso à internet, instant messengers e leitura de PDFs, atende muito bem.

guisoliver escreveu:4 - O N800 suporta cartões Micro-SDHC com adaptadores? Já que não consigo mais achar cartões SD para vender aqui em Fortaleza.

Funciona sim, tanto SDHC quanto Micro-SDHC. Eu mesmo já usei cartões de 4 e 16GB nele sem problemas.

Minha sugestão é dar uma boa olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=76&t=7221

T+
<<

guisoliver

Twitter: @

Mensagem não lida Seg Ago 16, 2010 12:40 pm

Re: Comprei o N800 mas tenho algumas dúvidas ainda!

Clonar o cartão da forma como vi em outros sites, não é potencialmente perigoso de dar problema (ter que regravar o firmware é uma coisa potencialmente perigosa, além do mais se eu for ficar fazendo isso toda hora.)

Queria algo mais simples. Não tem alguma instrução que não tenha esse risco em potencial?

Voltar para Maemo