[Micro Review] A volta do Asus Eee...

Moderador: hira

<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 2:29 pm

[Micro Review] A volta do Asus Eee...

Acho que muita gente por aqui se lembra quando saiu o primeiro Asus Eee PC 701... que começou com a onda dos netbooks e quebrou a onda da Sony que ditava o mercado dos notebooks mais portáteis com preços absurdos. Os Netbooks foram evoluindo, se diversificaram até que perderam o sentido: pesados, com HD, e as vezes até com telas um pouco maiores...

Navegando na Amazon gringa, eu achei esse Asus Eeebook X205TA, e quando vi que pesava menos de 1Kg e a promessa de 12hs de bateria fiquei doido. Resolvi arriscar a compra, mesmo não acreditando totalmente na promessa (Sorte que comprei com o Dolar pré-pago, senão tava frito :shock). Recebi ele ontem por aqui e posso dizer que, apesar de ter pago bem caro, valeu o investimento; para meu caso em particular, valeu mais que um Macbook Air e ainda custou bem menos.

Imagem

1. Design: não tem aquele glamour do Macbook, mas não há do que reclamar. O acabamento é bem firme, tudo muito bem encaixado, só o plástico que acaba pegando as marcas de digitais com facilidade, mesmo sendo fosco, principalmente na tampa. Peguei ele na cor azul marinho, queria o vermelho, só que não achei em lugar nenhum à venda. O peso dele é realmente incrível e em matéria de tamanho ele é mais compacto que o Chormebook da Samsung, por exemplo. Para um modelo de baixo custo, que é o que ele se propõe a ser, é mais do que perfeito.

2. Tela: a resolução pra mim é mais do que suficiente, particularmente, só preciso de mais do que isso em notes com 15" ou maior. A tela é reflexiva, mas não excessivamente, e o fato de não ser touch foi um ponto muito positivo para mim. Em matéria de cor e contraste, foi só dar uma mexida nos ajustes do vídeo que ficou perfeito para mim, com contraste e luminosidade excelentes.

3. Dispositivos de Entrada: o teclado é típico de modelos mais baratos, com um plástico que parece plástico e sem iluminação, mas o conforto ao digitar é excelente, estou trabalhando nele desde cedo e não tenho do que me queixar. O touchpad, apesar de não estar no mesmo nível do Mac (creio que em grande parte seja por limitações do sistema) é melhor do que a grande maioria dos touchpads que eu já usei, incluindo o tamanho, a sensibilidade, e o uso de recursos multi-touch (uso basicamente o scroll com 2 dedos, toque com dois dedos, avançar, voltar, mostrar tarefas ativas, e ir para o desktop - excluindo os macbooks, há tempos não me sentia tao confortável de trabalhar usando só o touchpad (sem um mouse conectado).

4. Performance: não fiz benchmarks, nem tentei um uso mais pesado, mas comparando com outros modelos e com o que eu esperava, fiquei bem satisfeito. O uso tem sido bem fluido, sem qualquer engasgada e a retomada bem rápida. Hoje estou usando basicamente para trabalho, com 6 abas abertas no Firefox, 5 chrome, paint e calculadora. A noite vou tentar abusar um pouquinho mais e ver no que da.

5. Armazenamento: são apenas 32Gb, na verdade para uso mesmo sobram uns 16Gb já com o Office instalado - não preciso mais que isso nele. Os 20Gb serão mais que suficientes para o que pretendo instalar nele, na entrada micro SD pretendo colocar o meu de 64Gb com arquivos e mídia. No mais, hoje com esse negócio de núvel bem mais difundido, ter um Netbook não é tão problemático, tenho 1Tb no Google Drive e 1Tb em casa, que vou poder acessar qualquer arquivo que precise e que não esteja na no micro SD (desde que tenha internet...).

6. Bateria: já dei a primeira carga completa, mas ainda não consegui descarrega-lo por completo; até agora já devo ter passado de 7hs de uso (deixando em stand by enquanto não usava) e tenho 34% de carga restante... se continuar assim, vai dar um pouco mais de 10hs, o que é espetacular, ainda mais considerando que não precisei desliga-lo entre um uso e outro, e chegaria a ficar quase 24hs longe da tomada.

7. Conclusão: no fim, valeu muito à pena pra minha necessidade em especial. Conforto de uso e duração de bateria semelhantes eu só lembro de ter tido com o Macbook, mas por outro lado, me sinto mais confortável utilizando o Windows para várias coisas. Outro ponto interessante, é que, como falei acima, ter um netbook hoje é muito menos problemático; na época dos primeiros Eee, a conectividade móvel e os serviços na núvem não chegavam nem perto do que são hoje em dia.
Claro que depender só dele para todas as atividades seria complicado, mesmo que no meu dia a dia 90% das coisas eu vá fazer nele. Mas, pensando no custo/benefício, posso dizer que o Eeebook X205Ta + o Dell Optiplex 9020 Micro juntos me custaram um pouco menos que o valor de um Macbook, e juntos proporcionaram um benefício infinitamente maior.
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

marcelozao

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 2:32 pm

Re: [Micro Review] A volta do Asus Eee...

Se lembro, tive vários eeepcs, preto, branco, faltou o rosa :mrgreen:
Em casa ainda roda um eeepc 1001 no quarto das meninas
MB Air + Chromebook 2+ QUANTUM MUV PRO
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 2:36 pm

Até hoje eu sentia falta desses netbooks. Pena que a bateria, muito boa para época, não durava muito para os padrões de hoje. Eu peguei o 701 logo no lançamento nacional, coloquei windows xp customizado nele rodava até photoshop 8)
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

mantabodyboarder

Twitter: @motafoka

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 2:50 pm

Tive um eee pc, acho que o 1001, rodando hackintosh
Para uns água salgada, para outros água sagrada...
<<

mauromartins

Moderador de Fórum

Twitter: @mauromartins

Gadget: Samsung Galaxy Note

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 3:30 pm

São as mesmas configurações do Transformer 100TA, a tela maior mas sem a possibilidade de virar tablet.
Eu acho que nunca usei tanto um aparelho como o meu Transformer, talvez só um Surface para substituir! Porém se o uso maior será como notebook e a polegada a mais na tela faz diferença, vale mais a pena este que você comprou. Ele possui mais opções de conectividade em relação ao Transformer (1 porta USB full, uma Micro USB e uma Micro HDMI somente).
"Viver é como andar de bicicleta: se você pára, perde o equilíbrio" Albert Einstein

Sony Z3 Compact
http://www.twitter.com/mauromartins
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Mar 05, 2015 3:47 pm

O problema do Tansformer pra mim era o touchpad e o tamanho da tela, pra trabalhar no dia a dia acabava ficando inviável. Até fiquei tentado a pega-lo de novo nessas promos que tiveram, mas resisti pois sei que não rola mesmo. Outro problema do Transformer e desses tablets que desacopláveis pra mim é o peso maior da região da tela, que faz com que ele fique instável em certas superfícies.

Mas é capaz desse X205TA nao chegar por aqui justamente por causa do T100TA. Creio que para o grande público, o T100TA tenha mais apelo, justamente por ser notebook e tablet ao mesmo tempo.
<<

BBk

Twitter: @BBk...

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Sex Mar 06, 2015 10:45 am

Cara... esta palhaçada dos tablets só foi um "bum" tão grande porque os notebooks & netbooks não vem com modens 3G ou 4G internos por padrão...

Se todos viessem, os tablets seriam no início mais ou menos o que são hoje: brinquedões, que tem um uso mais sério muito comprometido...

Abraços... :cool:
Imagem
BBk: Do Latim "Aquele Que NUNCA Erra!"
<<

dflopes

Conselheiro

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Ter Mar 10, 2015 9:45 am

Ainda tenho um EEE 701 para as crianças usarem com WinXP.

Bruno,
quais são as conexões dele? Só vi 2xUSB e P2 (fone de ouvido).
Não tem VGA ou HDMI?

BBK,
pra email, fofocas/futebol e facebook, o tablet já supre a demanda.
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Ter Mar 10, 2015 10:41 am

dflopes, sao 2 USB, uma saida headset (fone/microfone), e um micro HDMI.
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Mai 06, 2015 6:26 am

Ressuscitando...

Acabei meio encanado com a cor, por ficar facilmente cheio de poeiras e digitais, e acabei vendendo... mas não achei nenhum substituto à altura, e acabou que vou pega-lo de novo :roll: Agora vou arriscar no dourado :P pra ver se tenho mais sorte... resolvi arriscar pq nas fotos e vídeos ele me pareceu bem discreto, vermos :lol:

Imagem
Imagem
<<

dflopes

Conselheiro

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Qua Mai 06, 2015 8:49 am

specs? conexões? processador?
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Mai 06, 2015 8:56 am

Imagem
Imagem

Processor: Intel® Bay Trail-T Quad Core Z3735 1.33 GHz Processor
Operating System: Windows 8.1
1-Year Office 365 Personal Subscription
Memory: DDR3L 1333 MHz SDRAM, 2 GB
Display: 11.6" 16:9 HD (1366x768) Glare panel
Graphic: Integrated Intel® HD Graphics
Storage: 32GB eMMC
Card Reader: card reader (Micro SD Micro SDXC Micro SDHC )
Camera: VGA Web Camera
Networking:
Built-in Bluetooth™ V4.0
Wi-Fi 802.11b/g/n
Interface:
1 x Microphone-in/Headphone-out jack
2 x USB 2.0 port(s)
1 x micro HDMI
1 x micro SD card
Audio: Built-in Speakers And Microphone
Battery: 38 Whrs Polymer Battery (até 12hs de duração)
Dimensions: 286 x 193.3 x 17.5 mm (WxDxH)
Weight: 0.98 kg (with Polymer Battery)
<<

ffugita

Mensagem não lida Qua Mai 06, 2015 10:50 pm

As specs dele são bem parecidas com o T100 da asus mesmo, só não tem um HD de 500Gb no teclado... O microSD neste eeePC fica com alguma pontinha pra fora? No T100 fica uma rebarbinha pra fora, e dependendo da pancada ali na região, isso pode ser o suficiente para o microSD sair voando. :-s
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Mai 07, 2015 7:11 am

Vou checar isso do microSD quando ele chegar, não reparei.

Pra mim o que pega no T100 é o tamanho da tela e do touchpad. Uso ele pra trabalhar, e 11.6" acaba sendo o mínimo aceitável... 13.x até seria o ideal, mas não há nada assim com boa bateria que não custe uma fortuna.
<<

josmmar

Twitter: @osmar

Mensagem não lida Dom Mai 24, 2015 9:24 am

Agradecendo ao bleony por este achado maravilhoso, suas postagens e dicas sobre o x205ta, me fizeram adquirir um também.

Com poucos dias com ele e já me surpreendeu, principalmente por sua bateria, consigo usar um dia inteiro praticamente.

ffugita, sobre o micro sd, ele não deixa nenhuma sobra para fora do slot.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Iphone 5s
Ipad mini 16GB
Panasonic GF1 + Canon S100
Asus X205TA
Próximo

Voltar para Desktops, Notebooks e Ultrabooks