Erro de inicialização do W7 - Bootrec.exe etc

Moderador: hira

<<

D.Magliano

Mensagem não lida Sex Ago 01, 2014 10:33 am

Erro de inicialização do W7 - Bootrec.exe etc

Pessoal.
A título de curiosidade.

Na empresa onde trabalho ajudo alguns reparos basicos de informatica para tentar agilizar alguma coisa.
Varias vezes topei com micros dando problemas de inicialização... inicia naquele assistente de reparação da inicialização.

Na maioria das vezes surge do nada, sem instalação de programas ou atualizações.
E a receita é a mesma, iniciar cancelar a tentativa de reparação que leva horas e não dá resultados.
Vai em advanced options e roda o promp de comando.
Lá roda o tal bootrec.exe com os comandos fixmbr, fixboot, rebuildbcd

Eu sei que isso "refaz" seja lá o que for que cordena o boot do windows.
Não entendo tanto a fundo...

por isso pergunto. Quais os riscos disso? Posso aplicar e corrigir o problema numa boa ou posso acabar piorando a situação?

Pergunto pois 90% das vezes funciona. Quando não funcionou ou o micro tinha problemas fisicos (um hd de notebook havia morrido ou estava com badblocks) ou o micro inicia meio estranho, mas depois de uns dois boots, a maquina vai...

Alguem ai sabe me explicar qual a magica desses comandos?

Abração
Magliano
Hoje.
:: Motorola Moto G 8Gb - Android 4.4.4 ::
Ex.
:: zire m150 | Ibm Workpad C505 (m505) | Tungsten E2 | Qtek S200 | Nokia 6681 | TungstenT3 | Htc Touch | Nokia E50 | Nokia N95 | HTC Magic | E72 | Iphone 3G | Nokia N8-00 | Iphone 4 | Galaxy S3 I-9300 | Nokia Lumia 625 ::
<<

cristiano-guimaraes

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Sex Ago 01, 2014 8:59 pm

Re: Erro de inicialização do W7 - Bootrec.exe etc

Sempre quando precisei esses comandos funcionaram.
Referências: mark, bleony, frabaptista, Sebastian, Sr_batata, vitorgregorio, mozibo, pbprado, mmelo76, hardweb, bimbinho carioca...
<<

dflopes

Conselheiro

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Sáb Ago 02, 2014 10:10 am

Vem do suporte oficial da MS a explicação pro comando bootrec.exe e suas opções:
Microsoft: Use a ferramenta Bootrec.exe no Windows Recovery Environment para solucionar problemas e reparar problemas de inicialização no Windows
/FixMbr
A opção /FixMbr grava um MBR compatível com o Windows Vista ou Windows 7 na partição de sistema. Essa opção não substitui a tabela de partição existente. Use essa opção quando você precisar resolver problemas de corrupção do MBR ou precisar remover código não padrão do MBR.

/FixBoot
A opção /FixBoot grava um novo setor de inicialização para a partição do sistema ao usar um setor de inicialização compatível com o Windows Vista ou Windows 7. Use essa opção se uma das seguintes condições forem verdadeiras:
- O setor de inicialização foi substituído por um setor de inicialização não padrão do Windows Vista ou Windows 7.
- O setor de inicialização está danificado.
- Um sistema operacional Windows anterior foi instalado após a instalação do Windows Vista ou Windows 7. Neste cenário, o computador é iniciado utilizando o Windows NT Loader (NTLDR) em vez do Gestor de Arranque do Windows (Bootmgr.exe).

/ScanOs
A opção /ScanOs pesquisa por instalações em todos os discos que são compatíveis com o Windows Vista ou o Windows 7. Além disso, essa opção exibe as entradas que atualmente não estão no repositório BCD. Use essa opção quando há instalações do Windows Vista ou Windows 7 que o menu do Gerenciador de Inicialização não lista.

/RebuildBcd
A opção /RebuildBcd pesquisa por instalações em todos os discos que são compatíveis com o Windows Vista ou o Windows 7. Além disso, essa opção permite você selecionar as instalações que deseja adicionar ao repositório BCD. Utilize essa opção quando precisar recriar completamente o BCD.

enviado do S4 à 10.000 léguas submarinas!
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

Jdiel

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Qui Jul 13, 2017 2:28 pm

O comando /fixboot ta dando erro na execução... todos os outros 3 executam com êxito... alguém tem ideia do porque disso?

Valeu.

Voltar para Desktops, Notebooks e Ultrabooks