[Análise] Nokia Lumia 520

Moderador: VetDuarte

Regras do fórum
Imagem
<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 12:49 pm

[Análise] Nokia Lumia 520

Apesar de achar que não há diferenças significativas em relação ao Windows Phone 7.5, estou querendo testar o novo Windows Phone 8 há algum tempo, mas sem coragem para investir em um Lumia 920, 820 e nem mesmo no 620. Contudo, há alguns dias, recebi um e-mail com o lançamento do Lumia 520 aqui no Brasil e resolvi arriscar. Comprei na Saraiva por um pouco menos de R$500,00 em 1x no cartão e o serviço foi excelente, com postagem feita no mesmo dia e entrega no dia seginte pela manhã.

Imagem

O Lumia 520 possui um desgin simples mas bonito, bem compacto e agradável de se segurar. Em termos de design e acabamento não fica devendo em nada os irmãos mais velhos como os Lumia 620 e 820. Peguei a versão na cor branca, mas me arrependi um pouco pois o material parece juntar sujeira com mais facilidade.

Imagem

Comparado com o Lumia 620, o 520 apresenta como vantagem a tela um pouco maior (isso me passou uma sensação mais agradável ao uso) e uma bateria um pouco mais potente (além do preço, é claro); contudo as desvantagens acabam sendo mais aparentes, incluindo a falta de flash na câmera, NFC e de uma câmera frontal. Um ponto negativo que destacaria no Lumia 520 é que sua 520 parece ser de plástico e não gostei muito da sensação ao toque, além de ser excessivamente reflexiva.

Imagem

Sobre a bateria, muitos me perguntaram como fica a duração em comparação com outros smartphones que já tive, porém ainda não consegui um micro sim para poder testar o Lumia 520 no dia a dia, da mesma forma que não pude testar nada relacionado à ligações e qualidade do sinal. Contudo, me aproveitei de um teste do GSMArena pelo menos para dar uma idéia sobre a duração de bateria do Lumia 520.

Imagem

Durante o uso, achei ele bem confortável, eficiente e, de acordo com o teste acima, com uma duração de bateria razoável. A câmera é capaz de tirar boas fotos até mesmo em ambientes internos, apesar da falta de flash (veja exemplos de fotos tiradas com o Lumia 520 em nosso flickr); o volume do áudio é bem alto mas achei que perde muita qualidade em volumes mais altos e os aplicativos oferecidos pela Nokia são muito bem vindos (Nokia Maps, Nokia Trailer)
Contudo, em relação ao sistema, é impossível não falar que continuo decepcionado com o Windows Phone 8: é basicamente tudo de bom e tudo de ruim que já tínhamos no WP 7.5, a essência não mudou. Para um smartphone de R$500,00 é perfeito, achei a experiência mais agradável do que outros aparelhos com Android nessa faixa de preço, mas depois comento mais sobre o Windows Phone 8 em outro post.

Vale a compra? Eu diria que sim. Apesar das limitações do Windows Phone, ele acaba suprindo muitas das necessidades da maior parte dos usuários. Sua principal limitação de hardware seria os 512Mb de Ram, que causariam incompatibilidade com alguns apps, contudo isso não foi problema nos apps que testei até agora.
No mais, é um smartphone básico, mas que traz GPS embutido já com a possibilidade de baixar mapas para usar offline, uma câmera bem razoável, suite officce também inclusa, e um desempenho que não vai te fazer passar raiva no dia a dia.

http://3m1.me/2013/04/27/review-nokia-lumia-520/
Galaxy K Zoom SM-C115M + MicroSD 8Gb + Claro 4G

Imagem
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 1:12 pm

Re: [Análise] Nokia Lumia 520

Muito legal!

Segura os Android´s para não detonarem o aparelho!

Como é o uso dos Mapas da Nokia nele?
Surface Pro 128GB - Windows 8.1 Pro

Imagem
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 1:54 pm

Márcio, o apk eu não sei, mas o executivo até se animou com o WP :lol:

O mapas eu não consegui usar em sua totalidade, pois muita coisa só funciona com o chip. Mas o pouco que testei me agradou, tem as limitaçoes em relacao as funcoes de transportes publicos e transito, mas isso da pra levar. Assim que conseguir um chip eu dou mais uma testada nele...

Imagem
<<

Sr_batata

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 1:58 pm

Bruno, aguardo noticias da bateria, pois a do 620 era sofria na minha mão, conseguia detonar ela antes das 17h... Ah, e muito boas as fotos! :lol:
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 2:07 pm

Sr_batata escreveu:Bruno, aguardo noticias da bateria, pois a do 620 era sofria na minha mão, conseguia detonar ela antes das 17h...

Pode deixar. A bateria do 520 é um pouco melhor pelo que li, mas assim que der eu faço um teste legal.

Ah, e muito boas as fotos! :lol:

:D Pena que faltou uma câmera legal e iluminação... tirei à noite com o iP5 usando a tela do iMac como iluminação... depois dei uma ajeitada no Gimp.
Quero ver se no SlidePad faço algo melhorzinho...

Imagem
<<

Daniel M

Estado: Sergipe

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 4:29 pm

Melhor em custo benefício com Windows Phone. Por 450 reais está bem barato.

Tem o preço parecido com o do Razr D1 que é outro celular com ótima relação custo benefício:

http://www.tudocelular.com/compare/2416-2410.html
O Lumia 520 tem tela maior e de melhor resolução (qualidade da imagem parece que é fraca nos dois), dual core, mais memória interna e filma melhor.
O Razr D1 tem mais recursos de hardware (FM, TV, 2 chips), mais RAM, fotografa melhor e tem bateria de maior duração.

A rapidez e estabilidade do sistema dos dois é igual e muito boa para aparelhos de entrada, mas o Windows Phone...
<<

rcmfrio

Moderador de Fórum

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 5:27 pm

Criatividade: Você encontra aqui!

Parabéns pela sacadas das fotos. :clap: :clap: :clap:

E pelo aparelho. :)

Abraços.
S5 e 5S
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 6:02 pm

Daniel M escreveu:...qualidade da imagem parece que é fraca nos dois...
... mais RAM, fotografa melhor e tem bateria de maior duração...
... a rapidez e estabilidade do sistema dos dois é igual...

Daniel, sei lá, nunca tive oportunidade de mexer no D1 por mais tempo, mas... a qualidade de imagem pode até ser fraca nos dois, mas isso não desfaz a questão da resolução melhor do 520, da mesma forma que falar em mais Ram não tem muito sentido quando falamos em sistema diferentes, e a bateria, apesar da capacidade, só um teste bem aguçado permitiria falar algo com certeza, e no link não tem nada disso.
Por último, a rapidez e estabilidade iguais, eu acho meio difícil, pois até com o D3 e com o Grand Duos vejo gente reclamando de lags. No 520 não senti quase nada de lags até agora, a única coisa chata são as splash screens em alguns programas.

rcmfrio escreveu:Criatividade: Você encontra aqui!
Parabéns pela sacadas das fotos. :clap: :clap: :clap:
E pelo aparelho. :)

Valeu :D! Mas criatividade nem tanto... já tinha visto "parecido" em outros sites e sempre quis fazer. O que tinha visto era muito mais elaborado, tipo esse aqui:

Imagem
<<

Duron Maniac

Moderador

Twitter: @duronmaniac

Gadget: Nexus 4 | Lumia 520

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 11:26 pm

Gostei da análise, Bruno!

Também peguei um Lumia, estou esperando chegar. Semana passada eu vi na loja da Nokia no Shopping Eldorado aqui em Sampa, achei bem interessante, mas lá queria R$599, o que está um pouco fora de um smart de entrada.

Tô apostando que com esse modelo a Nokia vai ganhar algum mercado dos Android low-end, os modelos nessa faixa de preço (450~500) em geral trazem experiência de uso bem sofríveis.

T+
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sáb Abr 27, 2013 11:39 pm

Duron Maniac escreveu:Gostei da análise, Bruno!

Também peguei um Lumia, estou esperando chegar. Semana passada eu vi na loja da Nokia no Shopping Eldorado aqui em Sampa, achei bem interessante, mas lá queria R$599, o que está um pouco fora de um smart de entrada.

Tô apostando que com esse modelo a Nokia vai ganhar algum mercado dos Android low-end, os modelos nessa faixa de preço (450~500) em geral trazem experiência de uso bem sofríveis.

Valeu :D!

Pois é, estou com medo de aumente pra 599... pois comparando com o Lumia 620, não faz sentido uma diferença de 350 no preço de tabela... 300 já seria muito.

Também estou apostando... até pq, ao contrário do que imaginava, até vi um numero significativo de pessoas interessadas nos Lumias, mesmos nos modelos mais caros. Com um modelo com Windows competindo no preço com os android, a situação fica bem favorável para a Nokia... só faltou um com dual-sim :D

Imagem
<<

Duron Maniac

Moderador

Mensagem não lida Dom Abr 28, 2013 12:14 am

Realmente, 599 seria algo fora da realidade, espero que fica naqueles 500~550 com 10% de desconto à vista :D

Acho que pelos preços lá fora a Nokia precisava fazer um reposicionamentos nos modelos:

Lumia 520: R$500
Lumia 620: R$650
Lumia 720: R$800
Lumia 820: R$1000
Lumia 920: R$1400

Não adianta querer cobrar R$2000 no 920, nesse preço tem modelos top com apelo bem maior, como Note II, Xperia ZQ ou um iPhone 5 "paralelo".

T+
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Dom Abr 28, 2013 12:17 am

Mas, apesar de não ser o preço oficial, o preço de mercado já se aproximou bastate disso... exceto pelo 920, que parece ser um modelo só para quem gosta muito do WP mesmo.

A proposito, o 720 já tem algum preço oficial?

Imagem
<<

Duron Maniac

Moderador

Mensagem não lida Dom Abr 28, 2013 1:13 pm

Bruno, o 620 ainda está na faixa dos 750~850, acho um pouco alto pelo que oferece, especialmente agora com a "síndrome de D3", hehehe.

O 720 pelo que vi deve vir por uns 950~1050 pelas notícias que andei lendo. Nessa faixa ele tem competidores bem competentes, como o RAZRi.

T+
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Dom Abr 28, 2013 3:19 pm

Duron Maniac escreveu:Bruno, o 620 ainda está na faixa dos 750~850, acho um pouco alto pelo que oferece, especialmente agora com a "síndrome de D3", hehehe.

Pois é, a Nokia está exagerando em lançamentos semelhantes... imho, com o 520, o 620 acabou ficando praticamente sem nicho. Deveria ter saido e dado lugar ao 720 que chegaria pelo mesmo preço.
O D3 eu só não peguei pelos comentários de lag que já ouvi... já não vou muito com a cara do Android, se for para pegar um quero pegar um mais potente. O sonho seria o HTC One, quanto mais reviews eu esbarro, mais fico com vontade, mas é muuuito $...

Duron Maniac escreveu:O 720 pelo que vi deve vir por uns 950~1050 pelas notícias que andei lendo. Nessa faixa ele tem competidores bem competentes, como o RAZRi.

Realmente... estava até cogitando o upgrade se ele chegasse por 800. Mais que isso complica, o 820 já se consegue por R$1100...

Imagem
<<

daviddiniz

Mensagem não lida Dom Abr 28, 2013 4:28 pm

Estou com um Lumia 620 pouco menos de 2 semanas e tirando a bateria que não é grande coisa(lembra o Lumia 710 que tive) Estou gostando do aparelho. Como meus aplicativos são "básicos" não tive problemas de aplicativos incompatíveis.
David Diniz
Próximo

Voltar para Windows Phone