Protestos pelo Brasil: discussão e opiniões

Moderador: JerFerrugem

<<

sandro.an

Twitter: @sandro_an

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 11:42 am

Protestos pelo Brasil: discussão e opiniões

Sobre os protestos referente às tarifas do transporte público, eu apoio e também condeno. Explico:

Eu condeno totalmente a forma como as coisas estão sendo feitas, com atos de vandalismo principalmente contra prédios particulares, veículos particulares...
É como o movimento de greve dos motoristas/cobradores... eles simplesmente param o transporte, prejudicando diretamente a população, que não é quem vai dar aumento pra eles. Querem fazer um movimento de greve eficiente, basta circularem normalmente com a catraca liberada! Assim não prejudica o povo, mas gera prejuízo para a empresa e então ela vai rapidinho negociar a pauta. Mas... é sempre mais fácil ser acomodado.

Mas voltando aos protestos... eu apoio o movimento com relação ao objetivo em si. Nosso transporte é sim muito caro! Na Alemanha (meu país de afinidade), o transporte é muito eficiente, tanto que conheci pessoas que simplesmente venderam o carro e hoje usam apenas o transporte público sem sentirem necessidade de ter carro. Mas lá também é caro! Uma passagem de ônibus simples custa cerca de 2,40 euros, algo como 7 reais!! Mas isso tem como ficar mais barato para o usuário, vejam a solução que eles adotam...

Lá, quem mais precisa, ou mais usa, mais desconto tem! O que se torna um meio bem mais justo de cobrança.

Para exemplificar melhor, vou usar duas cidades: Berlim e Göttingen (uma cidadezinha que pretendo visitar ano que vem).

E Göttingen, o bilhete unitário custa 2 euros (cerca de 5,50 reais), mas para quem usa bastante, tem o bilhete diário que pode ser usado quantas vezes precisar num período de 24h, que custa 5 euros (14 reais). Mas não para por aí, o bilhete semanal custa 14,70 euros (41 reais), e o bilhete mensal apenas 44 euros (121 reais). Ou seja, em Göttingen, quem compra o bilhete mensal, paga apenas 1,46 euros por dia de transporte! Já pensou você pagar 4 reais por dia e poder usar quantos ônibus precisar? Mas Göttingen é uma cidade pequena e é até fácil fazer isso.

Vamos para Berlin, capital, população enorme... primeiro que lá o bilhete é integrado ônibus/metrô. Os valores são: unitário 2,40 (6,60 reais), diário 6,50 (18 reais), semanal 28,00 (77 reais) e mensal 77 euros (212 reais). Em Berlin, portanto, com 2,50 euros (7 reais) por dia, o cidadão tem acesso LIVRE ao transporte público da sua área.

Resultado: todo ganham! O povo, pois paga valores justos e usa o tempo todo, e as empresas que tem o retorno financeiro esperado, pois todo mundo usa o transporte.

Edit: Mudei o título, conforme sugerido. Pensei em atualizar o texto acima também, mas vou manter ele como está. Independente da questão agora não ser mais (apenas) sobre as tarifas públicas, ainda acredito que os exemplos que coloquei tornariam nossa cobrança mais justa.
Editado pela última vez por sandro.an em Qui Jun 20, 2013 11:53 am, em um total de 2 vezes.
// Kindle 3, iPhone 4 16Gb branco, iPad Air 64Gb+Cellular branco
// Nintendo DSI XL, 3DS (e outros) - Sony DCR-DVD610 - Lumix DMC FH20
// TV Philips Ambilight 47PFL8008G/78 - Home Theater Philips HTB3564 - Xbox 360/Kinect - Apple TV.
<<

dekkardnexus5

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 11:52 am

Re: Protesto sobre as tarifas de transporte: apoio e condeno

Nao apoio as ações de depredação, mas apoio o protesto.
Está havendo grande violencia da policia na repressão a este protesto, inclusive com ataques à imprensa devidamente identificada e à população em geral que nada tem a ver com os protestos.
Foi relatado na rádio sul américa transito que a políca atacava quem estava simplesmente saindo do serviço e nada tinha a ver com o protesto, atacando inclusive repórteres desta rádio.

PM inicia confronto, ataca imprensa e faz de SP palco de guerra
http://noticias.terra.com.br/brasil/cid ... aRCRD.html
<<

pedrolopes665

Moderador

Gadget: Galaxy K Zoom

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 12:29 pm

Nao creio que o protesto seja apenas pela passagem de onibus, e sim pelos diversos absurdos que vemos pelo Brasil.
Gostaria de ver as palavras de ordem e cartazes levantados pelos manifestantes para confirmar essa minha visão.

Quem faz quebra quebra tem que tomar porrada mesmo; Mas já ví varios vídeos da policia sentando o c***te em quem simplesmente estava parado, saindo do trabalho (como o amigo acima comentou) ou mesmo protestando, mas de forma totalmente pacífica.

Abrcs
Toys:
Galaxy K Zoom - Galaxy S4 Zoom - MotoG - N8 - iPad 16GB wifi (3ª ger) - DNX9140 - 42PT350 - PC i5 (1ª ger) - 12gb ddr3 1600mhz corsair - 2x500GB raid0 - SSD 60GB - Radeon HD 7850 - Win8Pro

Por favor, atenção às regras do fórum.
<<

lhoffman

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 12:52 pm

sandro.an escreveu:...É como o movimento de greve dos motoristas/cobradores... eles simplesmente param o transporte, prejudicando diretamente a população, que não é quem vai dar aumento pra eles. Querem fazer um movimento de greve eficiente, basta circularem normalmente com a catraca liberada! Assim não prejudica o povo, mas gera prejuízo para a empresa e então ela vai rapidinho negociar a pauta. Mas... é sempre mais fácil ser acomodado.

Eu acho que só não é feito isso por conta do Art. 2 da LEI Nº 7.783 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7783.htm), que diz o seguinte:

Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
BlackBook+MetalBook+E6+Razr D1
<<

marcelohallais

Twitter: @marcelohallais

Gadget: iPhone 6

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 1:25 pm

Eu já falei, a forma mais eficiente de protesto é o voto!

Manda fazer uma enquete para quem participou da manifestação, se lembra em quem votou nas últimas eleições...

Óbvio, sou totalmente contra qualquer tipo de agressão, seja pela Polícia, ou pelos manifestantes que muitas vezes também exageram, mas continuo falando, a forma eficiente de protesto é votar certo e cobrar o candidato que você votou...
<<

adilsonfm

Moderador

Twitter: @adilsonfm

Gadget: Galaxy Note II

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 1:37 pm

lhoffman escreveu:
sandro.an escreveu:...É como o movimento de greve dos motoristas/cobradores... eles simplesmente param o transporte, prejudicando diretamente a população, que não é quem vai dar aumento pra eles. Querem fazer um movimento de greve eficiente, basta circularem normalmente com a catraca liberada! Assim não prejudica o povo, mas gera prejuízo para a empresa e então ela vai rapidinho negociar a pauta. Mas... é sempre mais fácil ser acomodado.

Eu acho que só não é feito isso por conta do Art. 2 da LEI Nº 7.783 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7783.htm), que diz o seguinte:

Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.

Exatamente o que eu ia comentar: a greve é um direito legal, deixar que os usuários circulem sem pagar a passagem não.
Desligado por um tempo...
Se me encontrarem online, me denunciem pois eu não deveria estar... Hehehehe
<<

AndBar

Twitter: @ndbar

Gadget: S4

Estado: Espírito Santo

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 1:39 pm

marcelohallais escreveu:Eu já falei, a forma mais eficiente de protesto é o voto!

Manda fazer uma enquete para quem participou da manifestação, se lembra em quem votou nas últimas eleições...

Óbvio, sou totalmente contra qualquer tipo de agressão, seja pela Polícia, ou pelos manifestantes que muitas vezes também exageram, mas continuo falando, a forma eficiente de protesto é votar certo e cobrar o candidato que você votou...

Vi muitas manifestações no facebook criticando os "protestos virtuais", dizendo que protesto de verdade tem que ser na rua (obviamente sem depredação e vandalismo), como nos países civilizados. Eles só esqueceram de complementar: Nos países civilizados, os protestos, além de significar indignação da população, significam efetivamente menos votos na próxima eleição, enquanto que aqui no Brasil... Vamos ver as mesmas caras se reelegendo.

Protesto na rua não vale nada se não se traduz em protesto na urna.
[GadgetSection] MacBook Pro 13' i7 & iPad Mini 3G 64Gb & iPod Touch 5th Gen 32Gb & Nexus 5 & Moto E[/GadgetSection]
<<

hira151

Moderador de Fórum

Twitter: @

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 2:13 pm

Acho que fazer protesto e greve pra atrapalhar a vida dos outros cidadãos, não vai gerar apoio, muito pelo contrário.

Sent from my Nexus 4
<<

dekkardnexus5

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 3:09 pm

<<

danielfsc

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 3:23 pm

A memória do brasileiro é uma m**da mesmo.
1) Começo da semana estava uma parcela significativa apoiando o vídeo do ADG (o cara que dizem ter "humilhado" os brasileiros). Hoje há um movimento lutando por direitos e estão a criticando um movimento que está tentando realmente mudar algo (já comentarei sobre o vandalismo).

2) Como assim no primeiro mundo é civilizado? Ninguém viu as últimas manifestações na França e na Grécia? Cheias de quebra-pau, então parem com esse complexo de inferioridade e de que não somos civilizados.

3) Sobre o "vandalismo" (de c* é rola), além da memória ruim, é um povo influenciado pela mídia. Porque não culpam o governo por deixar chegar nessa situação? Isso é uma luta em que quem tem que ser culpado pelos prejuízos é o estado. O povo quer a mudança mas não quer pagar o custo da mudança, isso não existe minha gente. Ao invés de reclamar do quebra-quebra, levem a fatura para a prefeitura.

Me digam que revolução houve sem luta e sem prejuízo? Não engulam essa de manifestação pacífica, se é para se manifestar pacificamente, continuem a chorar no facebook.
Sou ateu, graças a deus
<<

dflopes

Conselheiro

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 3:28 pm

O protesto tem que ser feito, pois é a única forma que os políticos entendem para mudar a situação, tirar a b*nda da cadeira e revolucionar com o "Status quo".

No entanto, quem vocÊs acham que patrocina campanha de político?
É sempre aquela ladainha:
- os rodoviários/metroviários fazem greves por aumentos,
- os empresários são "obrigados" a dar um mísero aumento
- e rapidamente surge uma solicitação de reajuste da passagem por causa do aumento de salário...

Toda geração deve ter sua bandeira.
- Teve a geração das diretas Já
- os caras-pintadas (mas eu sempre achei que eles foram manipulados, mas isso é assunto para outra história)
- Movimento passe livre.

E sou a favor dessa manifestação específica.
eu mesmo já fechei a principal ruia da cidade solicitando uma passarela em frente "a escola onde estudava (ex-ETFPA, ex-CEFET, atual IFPA)
E foi necessário pois o prefeito não estava nem aí... e conseguimos e a passarela está lá até hoje.

E sobre ônibus.
Gosto muito, adoro, sou apaixonado de andar de ônibus...

Por que desisti?
- pontualidade, pois tenho que chegar na hora no trabalho e o ônibus passa 7:30, 7:45, 7:20... Nunca repete o mesmo horário na semana.
- limpeza: já cheguei com camisa suja no trabalho por causa de ônibus imundo.
OBS: Hoje, a manicure da minha esposa reclamou com o cobrador se ela não podia sentar no banco do ônibus;
O cobrador informou que poderia, se eles estivessem livres.
Ela falou que já estavam ocupados por baratas...

- Gerenciamento do transporte: hoje, o trânsito é absurdo, com diversos atrasos nas linhas, devido ao excesso de ônibus no centro das grandes cidades, geralmente com 3/4 passageiros - apenas algumas cidades tem estações que diminuiriam a quantidade de ônibus e melhorariam a pontualidade das viagens.

E a polícia?
Pelo que vi, está bem preparada em ações "contra disturbios civis"!
Mesmo quando acuado por uma multidão, eles ficam em formação e conseguem dispersar a turba.

Mas... com uma truculência excessiva e desenfreada.
Bastava acompanhar ao largo, verificando excessos de vândalos (que sempre tem nessas passeatas) e protegendo o patrimônio público.

-------------------------------------------------------------
Para quem quiser aprender a doutrina da polícia sobre controle de disturbios, pode baixar e ler as 162 páginas do manual do Batalhão de Choque da PM-ES:
http://www.pm.es.gov.br/intranet/public ... BCG021.pdf

Fiz NPOR e sempre tive interesse em doutrinha, metodologias e movimentações militares.
A organização e disciplina deles nos ajuda no planejamento de atividades de campo e de pesquisa científica.

E foi no mesmo quartel que aprendi que Gás Lacrimogênio ARDE MUITO e queima quando a gente respira,
e que não pode lavar com água se não aumenta o efeito...
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810>Htc Touch Dual>SE C910>Tablet Viewsonic VPad7>SE Satio>Palm Pre Plu>Nokia N8s===>Sansung S3 Claro-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Xoom 2 ME 8.3" 32Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual>Iphone 3Gs 16Gb===>Iphone 4G 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Macbook Air Win8
<<

dekkardnexus5

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 3:41 pm

Exitem muitos relatos, em vários órgãos, de ataque da polícia contra órgãos da imprensa! E o direito à informação do cidadão? Já estamos vivendo numa ditadura, só que não fomos avisados??
<<

dflopes

Conselheiro

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 3:50 pm

dekkardnexus5 escreveu:Exitem muitos relatos, em vários órgãos, de ataque da polícia contra órgãos da imprensa! E o direito à informação do cidadão? Já estamos vivendo numa ditadura, só que não fomos avisados??

pergunte ao governo de SP e ao comandante da PM!
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810>Htc Touch Dual>SE C910>Tablet Viewsonic VPad7>SE Satio>Palm Pre Plu>Nokia N8s===>Sansung S3 Claro-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Xoom 2 ME 8.3" 32Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual>Iphone 3Gs 16Gb===>Iphone 4G 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Macbook Air Win8
<<

dekkardnexus5

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 4:07 pm

Tenho medo de perguntar e me darem umas bordoadas e me ficharem como terrorista! :shock :cry: :cry:

pergunte ao governo de SP e ao comandante da PM!
<<

dflopes

Conselheiro

Mensagem não lida Sex Jun 14, 2013 4:10 pm

Pode isso Arnaldo?
Jornalista leva "borrachada no olho" em local onde não havia conflito ou manifestação.
O carro da Rota parou e atirou...
Imagem

Segue cobertura completa das manifestações aqui:
http://blogs.estadao.com.br/estadao-urgente/

______
Relato de um jornalista que foi preso (com gravação e vídeos), ops, foi "recolhido para averiguação" por portar uma arma química: vinagre.
http://www.cartacapital.com.br/politica ... -4469.html
Editado pela última vez por dflopes em Sex Jun 14, 2013 4:17 pm, em um total de 1 vez.
Próximo

Voltar para Tema livre