Praga no Android teria sido instalada em 5mi smarts. Será??

<<

pedrolopes665

Moderador

Gadget: Galaxy Note II

Estado: Rio de Janeiro

Google Plus: https://plus.google.com/105249806830350 ... rel=author

Mensagem não lida Sáb Jan 28, 2012 10:00 pm

Praga no Android teria sido instalada em 5mi smarts. Será??

"Pelo menos 13 aplicativos no Android Market estavam contaminados com um cavalo de Troia, de acordo com um alerta lançado pela empresa de segurança Symantec. Se o número de downloads contabilizados pelo market estiver correto, a praga pode ter contaminado até cinco milhões de usuários do sistema operacional, sejam eles smartphones ou tablets.
Chamado de Android.Counterclank pela Symantec, o código malicioso foi encontrado em 13 aplicativos de diferentes desenvolvedores e é uma variação de outra praga, a Android.Tonclank descoberto em julho de 2011. O malware coleta diversas informações do usuário, incluindo favoritos e a marca do aparelho, além de modificar a página inicial do navegador web. Os responsáveis pelo ataque conseguiram ganhar dinheiro com anúncios, exibidos às vítimas após redirecionamento do acesso para páginas contendo a publicidade.
Kevin Haley, gerente de grupo de produtos da área de resposta à segurança da Symantec, explica que os aplicativos maliciosos são apenas apps verdadeiros que foram modificados para incluir o código do vírus e então enviados novamente ao Market — uma tática muito comum entre criminosos que disseminam vírus para Android.
Com cinco milhões de vítimas, essa pode ter sido a maior infestação que já ocorreu com apps disponibilizados na Android Market. A Symantec recomenda que os usuários infectados removam os apps e realizem uma varredura com um antivírus.
O procedimento de “reset” para os padrões de fábrica também irá restaurar o aparelho, embora dados sejam perdidos.
Diferentemente de outras plataformas móveis, como o iTunes ou o Windows Marketplace, não há verificação de segurança prévia nos apps enviados ao Android Market. Um pesquisador já mostrou, no entanto, que é possível colocar um aplicativo malicioso também no iTunes App Store.

Lista de apps infectados de acordo com a Symantec:

Counter Elite Force
Counter Strike Ground Force
CounterStrike Hit Enemy
Heart Live Wallpaper
Hit Counter Terrorist
Stripper Touch girl
Balloon Game
Deal & Be Millionaire
Wild Man
Pretty women lingerie puzzle
Sexy Girls Photo Game
Sexy Girls Puzzle
Sexy Women Puzzle"

Fonte: http://www.linhadefensiva.org/2012/01/p ... -usuarios/

Logo quando terminou a promocao dos 10bi downloads, apareciam dois "SoundHound"s no market. Ambos constavam como instalados (pq eu comprei na promo), mas um deles tinha o sinal de infinito do lado. Nunca entendi aquilo. Sera q tem algo haver???

abrcs
Editado pela última vez por pedrolopes665 em Qua Fev 01, 2012 2:42 pm, em um total de 1 vez.
Devices:
Galaxy S II - Galaxy Note II - iPad 16GB wifi (3ª ger) - DNX9140 - 42PT350 - PC i5 (1ª ger) - 12gb ddr3 1600mhz corsair - 2x500GB raid0 - SSD 60GB - Radeon HD 4890 - Win8Pro
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 12:34 am

Re: Praga no Android Market teria sido instalada em 5mi smar

Ainda bem que instalo poucos apps! :P
"Jesus is the right way..! :violin: :)
Meus Gadgets - Nexus 4 16GB (gostando muito) / Garmin Forerunner 410 HRM, e só!

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

kernel32.dll

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 12:43 am

Ainda bem que eu uso WP7. :)
HTC Ultimate
Imagem
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 5:43 am

Depois dessa, a Symantec vai apoiar cada vez mais o Android :D

pedrolopes665 escreveu:Logo quando terminou a promocao dos 10bi downloads, apareciam dois "SoundHound"s no market. Ambos constavam como instalados (pq eu comprei na promo), mas um deles tinha o sinal de infinito do lado. Nunca entendi aquilo. Sera q tem algo haver???

Não, a versão com o infinito do lado é a versão Full/Paga do SoundHound.
BLOG 3M1.ME » Tentativa de blog :roll: | Fotos tiradas com smartphones :) | Referências :D | Gadgets que passaram por aqui :? |
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 6:55 am

Como sempre as pragas estão nos jogos "populares" (tiro, luta) e conteúdo erótico.

Não instalo nenhum assim....

Atualmente estou com o Avast no GS2; não interfere na bateria e sempre fica ativo.
Sem Smart...
<<

FcoFelix

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 10:31 am

Fico me perguntando: muitas pragas continuam no computador mesmo quando voce desinstala o programa que originalmente instalou; e no Android? Basta remover o app que o "vírus" também é removido?
Fco Felix
[M100>M130>T|E>T|E2>Zire72>Treo600>Treo650>Treo 680>Centro]
[Qtek9100>Eten m700>Eten x800>Omnia>Touch>AsusP750>TouchHD>Touch2]
[Milestone>P500>x10MiniPro>Defy>x10Mini>Desire>SG1]
http://www.solsistemas.com
<<

Drifos

Mensagem não lida Dom Jan 29, 2012 10:49 pm

FcoFelix escreveu:Fico me perguntando: muitas pragas continuam no computador mesmo quando voce desinstala o programa que originalmente instalou; e no Android? Basta remover o app que o "vírus" também é removido?

A princípio sim, a menos que o usuário tenha dado privilégios de administrador pro programa (só quem instalou acesso root no aparelho).

Como usuários normais nem sabem o que é um root, apenas a desinstalação deve ser suficiente para a grande maioria.
Samsung Galaxy Note // ex-Archos 101// ex-Galaxy S // ex-Galaxy Tab 7 // ex-HTC Nexus One // ex-HTC Hero // ex-HTC Touch HD // ex-Tytn2 // ex-Prophet // ex-Symbian // ex-PalmOS // ex-HP LX200 (MS-DOS)
<<

vitorgregorio

Colunista

Twitter: @SmartGeral

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 10:55 am

Nossa, esse negócio de malware no Android está ficando cada vez mais complicado mesmo! Que coisa...

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note
ATUAL: Sony PlayStation 3 80GB - Microsoft Xbox360 Elite 120GB - Sony PSP-3001 - Sony PS Vita - Sony CyberShot DSC-H55 - Samsung Galaxy Note II
<<

Drifos

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 12:11 pm

vitorgregorio escreveu:Nossa, esse negócio de malware no Android está ficando cada vez mais complicado mesmo! Que coisa...

Acho que a tendência é ficar igual a computador, vamos ter que usar antivírus.

Considerando que um smartphone é um computador portátil, acho que naturalmente o interesse na invasão dos mesmos se torna cada vez maior, a medida que os planos de dados vão se popularizando.
Samsung Galaxy Note // ex-Archos 101// ex-Galaxy S // ex-Galaxy Tab 7 // ex-HTC Nexus One // ex-HTC Hero // ex-HTC Touch HD // ex-Tytn2 // ex-Prophet // ex-Symbian // ex-PalmOS // ex-HP LX200 (MS-DOS)
<<

lexreis

Twitter: @lexreis_rj

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 12:14 pm

Praga no Android Market teria sido instalada em 5mi smarts.

Até desanima pegar um Android...

Sent from my iPad using Tapatalk
iPad 3
Samsung Galaxy Note
Motorola Razr HD
iPhone 4
MacBook Pro
<<

vitorgregorio

Colunista

Twitter: @SmartGeral

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 12:26 pm

lexreis escreveu:Até desanima pegar um Android...

Sent from my iPad using Tapatalk

Exatamente o que eu pensei! Realmente não gosto nada da ideia de ter um "Windows", no que tange a malwares e vírus, no meu celular!

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note
ATUAL: Sony PlayStation 3 80GB - Microsoft Xbox360 Elite 120GB - Sony PSP-3001 - Sony PS Vita - Sony CyberShot DSC-H55 - Samsung Galaxy Note II
<<

Sr_batata

Colunista

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 2:47 pm

Olha, da minha parte não vejo muito problema nisso. Quem baixa "Sexy Girls Puzzle" é o mesmo tipo de gente que abre "o_video_que_eu_fiz_da_nossa_noite.exe" no computador, e pra esse tipo de usuário, não há avast, tamiflu ou filtro de aplicativos que resolva...
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 3:12 pm

Potato, esse daí até pode ser, mas o tal do "CounterStrike Hit Enemy", por exemplo, até engana bem, e free da aquela vontade de pelo menos experimentar.

http://pt.appbrain.com/app/counterstrik ... rroristpro
BLOG 3M1.ME » Tentativa de blog :roll: | Fotos tiradas com smartphones :) | Referências :D | Gadgets que passaram por aqui :? |
<<

Sr_batata

Colunista

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 3:24 pm

Verdade Bleony, mas quando você instala um desses aplicativos mais "alternativos", sabe que há um certo risco envolvido.

De qualquer forma, não diria se a abordagem do Market é mais ou menos acertada que a da App Store. Pessoalmente eu prefiro a maior abertura do Market, ainda que envolva certos riscos, mas entende que esse perfil não serve para todo tipo de gente...
<<

pedrolopes665

Moderador

Gadget: Galaxy Note II

Google Plus: https://plus.google.com/105249806830350 ... rel=author

Mensagem não lida Seg Jan 30, 2012 4:52 pm

Olha, eu concordo com o batata.

O market soh chegou aonde chegou, e com essa velocidade, por conta dessa estrategia open. (Mas nao duvido que em um futuro proximo se mude o foco de prospecção para retenção; ou seja, abandonar um pouco a forma OPEN e ficar um pouco mais focado em segurança)
Eu adoro a qtd de apps que tenho lah e sei lidar com os pontos negativos.

Por exemplo; apareceu um app que parecia ser o oficial do MSN. Fui ver o desenvolvedor e era um tal de "withyou". Se acha que nao vou pesquisar um pouco mais sobre ele antes de baixa-lo? Nao vou verificar exatamente quais permissoes que ele requer?

Infelizmente essa n eh a mentalidade para maioria esmagadora dos novos usuarios de smartphone android; e por isso que essa praga se espalhou por 5mi aparelhos.

Entao continuo com a ideia:
quem saca pouco de tecnologia, vai de iOS. Mais seguro, mais estavel, e atualizacoes oficiais.
quem se garante e gosta de fuçar um pouco mais, vejo uma vantagem na liberdade do android. Flashe a rom q quiser, mas coloque o .pit errado e transforme seu smartphone em peso de papel.

abrcs
Devices:
Galaxy S II - Galaxy Note II - iPad 16GB wifi (3ª ger) - DNX9140 - 42PT350 - PC i5 (1ª ger) - 12gb ddr3 1600mhz corsair - 2x500GB raid0 - SSD 60GB - Radeon HD 4890 - Win8Pro
Próximo

Voltar para Android