Egito exige que iPhone tenha sistema GPS desabilitado

Moderador: mauromartins

<<

arlissfreire

Twitter: @

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 9:01 am

Governo argumentou que essa era uma prerrogativa militar.
Apple cedeu, fazendo modificações no telefone multimídia.

Noam Cohen Do 'New York Times'

Sistema GPS do iPhone teve de ser desabilitado no Egito. (Foto: Reprodução)
Imagem

Entre os ultrajes internacionais, privar cidadãos de mapas personalizados parece estar bem no final da lista. Mesmo assim, essa foi a condição inserida na introdução do iPhone 3G da Apple no Egito. O governo exigiu que a empresa desabilitasse o sistema GPS do telefone, argumentando que essa era uma prerrogativa militar.

A Apple aparentemente cedeu, provavelmente seguindo uma dica das empresas de telecomunicações que vendem o telefone por lá, disse Ahmed Gabr, dono de um blog no Egito, gadgetsarabia.com, e escreveu sobre o lançamento do iPhone no país. “A questão é que usando uma unidade de GPS você consegue coordenadas precisas de qualquer lugar, e por isso, bases militares poderiam ser facilmente marcadas,” ele escreveu por e-mail.

Conheci Gabr no último verão em Alexandria, no Egito, na conferência mundial da Wikipedia. Ele era o típico jovem egípcio na platéia – sedento por novas tecnologias, esperançoso a respeito do que elas significariam para seu país.

Assim como qualquer país, entretanto, o Egito ilustra a natureza da tecnologia num governo opressor. Jovens se aglomeram no Facebook, de um jeito que eu nunca havia imaginado. Para o maior país árabe do mundo, essa era uma maneira de a elite instruída se conectar uns aos outros e àqueles que deixaram o país para uma educação ainda mais de elite.

Popular

Andrew Bossone, um americano residente no Cairo que escreve sobre tecnologia, disse que o iPhone no Egito era “realmente popular – todos conhecem o iPhone”. Além de editar uma revista de tecnologia, ele leciona na Universidade Americana. “Um de meus alunos que vem de uma família rica tem o iPhone, e um de meus designers, que não é rico, comprou o seu no cartão com crédito”, disse ele.

Bossone afirma acreditar que o governo se renderá em questões como o GPS, porque ficará do lado dos negócios mesmo à custa de preocupações com a segurança. “A própria economia é um assunto de segurança,” disse ele. “Quanto mais lentamente a economia cresce, mais pessoas ficam descontentes, e isso é um assunto de segurança.”

Mas até então, cada vez que a tecnologia prometeu ajudar na introdução da democracia no país, as esperanças dos jovens foram frustradas. Um movimento pela reforma política que usou o Facebook para organizar protestos na primavera foi fechado. As autoridades foram linha-dura, prendendo muitos dos organizadores. Nas últimas semanas, um blogueiro afiliado ao grupo radical Irmandade Muçulmana foi preso por seus artigos, de acordo com a Rede Árabe pelos Direitos Humanos. Outro blogueiro está sendo mantido num campo militar, diz o grupo.

Já seria o bastante fazer alguém questionar se as novas tecnologias – o computador, a internet, o todo-poderoso smartphone – nos ajudarão a alcançar a liberdade ou simplesmente passarão essa ilusão.

Mudanças

A Apple modificou seu telefone sem qualquer conhecimento público. Numa série de trocas de e-mails e breves conversas telefônicas, uma porta-voz da empresa detalhou o sucesso do iPhone ao redor do mundo – com um total de 13 milhões de aparelhos vendidos desde seu lançamento em junho de 2007, e mais de 200 milhões de aplicativos baixados.

Mas ela não abordou como o iPhone chegou a ser desabilitado e se a Apple tinha uma política a ser seguida em modificar seus produtos para corresponder às exigências de governos em todo o mundo.

Esse assunto continua sendo relevante enquanto a Apple negocia a introdução do iPhone na China, que com seus estimados 500 milhões de usuários a torna o grande mercado de telefones celulares. Alguns relatórios informam que, além de assuntos de divisão de lucros, houve conversas sobre modificar o aparelho para não utilizar a rede 3G ou oferecer a funcionalidade Wi-Fi.

Gabr descreveu em seu e-mail o que ele considerava ser a falha lógica das políticas no Egito. “De um ponto de vista técnico, isso é totalmente sem lógica, porque o Google Maps funciona perfeitamente por aqui – você consegue até mesmo obter uma foto clara (com coordenadas precisas) de locais que você não deveria ver.”

Ele disse ter comprado, meses atrás, “um iPhone 3G americano através do eBay” com funcionalidades completas. “Mais barato, mais rápido e sem compromisso,” escreveu ele.

Direito ao GPS

Tenho que admitir, eu não achava que o direito ao GPS era uma das liberdades fundamentais. Mas Arvind Ganesan, diretor do programa de negócios e direitos humanos do Human Rights Watch, colocou a questão num contexto mais amplo.

Em primeiro lugar, ele descreveu a liberdade de informação como parte da mais famosa e mais ampla liberdade de expressão. A transparência a respeito do orçamento do governo, por exemplo, pode ser crucial para eliminar a corrupção e instituir reformas democráticas.

E, segundo, ele argumentou que era importante que as empresas de tecnologia definissem princípios e os seguissem. “Essa é a grande questão para a Apple: isso é uma abordagem direta, ou existe uma política fundamental, equilibrando a liberdade de expressão e informação às exigências do governo?”

É fácil ser arrastado pela utopia incrustada nas novas tecnologias. Que seremos mais politicamente engajados graças às ferramentas de organização e arrecadação de fundos das redes sociais, que teremos pensamentos notáveis agora que qualquer um pode acessar quase tudo já escrito, que nossos ódios tribais se evaporarão assim que o mundo reconhecer que estamos todos genuinamente conectados.

Mesmo aqueles como Ganesan, que vêem a tecnologia sendo maltratada, estão cautelosamente otimistas. “As tecnologias não tornam as pessoas responsáveis. Elas dão às próprias pessoas as ferramentas para tornar as pessoas responsáveis.” Mas acrescentou: “Acreditamos, como grupo de direitos humanos, que a internet pode ter um efeito de abertura e transformação.”

Quando o Human Rights Watch foi fundado em 1978, disse ele, as pessoas estavam “contrabandeando cartas manualmente da União Soviética – e foi assim que o mundo soube de um dissidente”. Hoje, há uma gama de ferramentas para difundir a palavra, de blogs a e-mails, passando por vídeos no YouTube. “Nós podemos não saber qual é o impacto máximo da abertura,” ele disse. “Mas sabemos que as piores coisas acontecem nos lugares mais fechados.”

Leia mais notícias de Tecnologia
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia ... ITADO.html
iPhone 7 black 128Gb + A5 2017
-----------------------------
Dell Inspiron 15
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 9:17 am

Putz, a moda pegou. Já estão quase fechando a "capação" do 3G, WiFi e GPS pro negócio ser vendido na China, agora vão tirar o GPS pra vendê-lo no Egito...

Sei lá, não tenho nada contra as especificidades de um país, mas acho que entra um componente de ética aqui. Se não querem que meu produto seja vendido em determinado país do jeito que ele é, não vendo, pronto!!! Bem estilo Sony, mesmo, que se recusa a vender seus consoles de vídeo-games oficialmente no Brasil enquanto não acabarem com a pirataria por aqui...

Quem quiser que compre importado, e pague por isso. Observem que não estou entrando na conversa dos direitos fundamentais, da liberdade dos povos, nem nada disso - até porque eu acho que esse discurso carrega em si uma componente de racismo ligado à teoria da "superioridade ocidental"que trouxe muito mais desgraças do que benefícios ao mundo - mas simplesmente da questão de vc não frequentar lugares onde não é bem recebido. Simples assim.

Se os chineses e egípcios não querem meu produto, não o terão. Porque? Isso é questão deles e só por eles deve ser resolvida. Agora, difícil adotar uma postura desta - muito mais ética, na minha opinião - quando estão em jogo potenciais bilhões de dólares advindos da venda de produtos para esses países.

Complicada, esta questão. Mas poderia ser resolvida de uma forma tão simples... Será que se Google, Microsoft, Apple entre outros, ao invés de sucumbirem ante as determinações de regimes políticos fechados simplesmente se recusassem a adentrar estes mercados, eles não colaborariam muito mais para possíveis contestações a estes regimes? Não estariam estas empresas sendo coniventes com ditaduras ao atender às suas exigências?? Me parece que sim. Isso, claro, ao mesmo tempo em que elas são as maiores financiadoras das forças armadas dos EUA, célebre por tentar enfiar goela abaixo de vários povos do mundo uma democracia que lhes é completamente estranha e a-histórica!!!

Realmente muito complicado este mundo "globalizado" em que vivemos...

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S
ATUAL: iPhone 7 Plus 256GB- Apple Watch Sport 42mm Series 0 - Garmin Fénix 3
<<

JekaTatoo

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 9:49 am

Mas a Apple quer o dinheiro dos Egípcios e Chineses!
-------------
JekaTatoo
Samsung Omnia + InvisibleShield
<<

dflopes

Conselheiro

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 11:08 am

vitorgregorio escreveu:Quem quiser que compre importado, e pague por isso. Observem que não estou entrando na conversa dos direitos fundamentais, da liberdade dos povos, nem nada disso - até porque eu acho que esse discurso carrega em si uma componente de racismo ligado à teoria da "superioridade ocidental"que trouxe muito mais desgraças do que benefícios ao mundo - mas simplesmente da questão de vc não frequentar lugares onde não é bem recebido. Simples assim.

Vitor, nem vejo a questão de Ocidente x Oriente.

Mas a existência de regimes totalitários - que existiram na América Latina, mas hora ou outra sucumbirão (como aconteceu duramente aqui).

E concordo. Se não quer meu produto do jeito que quer, não compre.
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

NightWalker

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 11:32 am

Sei lá, não tenho nada contra as especificidades de um país, mas acho que entra um componente de ética aqui. Se não querem que meu produto seja vendido em determinado país do jeito que ele é, não vendo, pronto!!! Bem estilo Sony, mesmo, que se recusa a vender seus consoles de vídeo-games oficialmente no Brasil enquanto não acabarem com a pirataria por aqui...

A questão nem é pirataria, e sim Custo Brasil. O PS3 por exemplo, nem pirataria tem, e o PSP que é muito pirateado no mundo todo(principalmente EUA e Europa) tem representação oficial nestes locais.
iMac 21'5 Mid 2011
Playstation 4 / PSVita / Playstation 3
Samsung Galaxy Note 4 / Ipad Air 64gb Wifi / Thinkpad 8
<<

frabaptista

Conselheiro

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 11:53 am

Se não quer meu produto do jeito que quer, não compre.

Ja faço isso ......

.
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 12:57 pm

Mas que tremenda ignorancia desses governos! Se fosse pra desabilitar uma bomba nuclear que viesse em um gadget, ai tudo bem, mas o gps? isso é arma?

barbaridade..

:shock: :oops: :(
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

GrayWolf

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 2:48 pm

Olha, eu veria essa questão com mais calma. Hoje em dia facilmente se obtém conhecimentos de eletrônica, programação e integração de circuitos, além de balística e sistemas de propulsão e direção... pra construirem armas mais precisas seria apenas questão de tempo. Lembrem-se que naqueles lados do mundo existem rixas mal-resolvidas desde antes de fazerem os rascunhos da bíblia ! Acho que não dá pra usar a mesma mentalidade.
Engenheiro Civil, PMP
Samsung Galaxy S3 - HTC Desire - Dell Axim x51v - Rhinoskin Aluminium - miniSD Sandisk 2Gb - SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth - Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

caiocesar

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 4:29 pm

Também fiquei pasmo com a notícia, mas concordo com o GrayWolf, é realmente outro tipo de mentalidade e de realidade também.

Quanto a China, bem... a Apple pode ou não desativar o suporte para 3G do iPhone, não fará diferença, a tecnologia 3G chinesa é o TD-SCDMA.
Nokia N9 + Nokia N800 + Asus Eee Pad Transformer TF101G
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 6:33 pm

Pois entao, tambem acho que a mentalidade nao pode ser a mesma. Exatamente por isso sou tao critico dessa tao propalada "cultura global".

O iPhone e tao conhecido no Egito porque? O marketing da Apple nao respeita fronteiras, como a globalizacao como um todo nao respeita, e dai quando surge algo assim os governos ja sao logo taxados de "ignorantes", "barbaros" e etc, utilizando nossos conceitos ocidentais. Dai pra lancar uma "cruzada contra o mal" que acabe com esse regime e com a vida de milhares de inocentes e um pulo...

E nao acho tal medida nem tao ignorante assim. Pra quem ja viu mr. Bush chamar seu vizinho de "eixo do mal" todo cuidado e pouco.

Abraco,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S
ATUAL: iPhone 7 Plus 256GB- Apple Watch Sport 42mm Series 0 - Garmin Fénix 3
<<

frabaptista

Conselheiro

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 6:41 pm

Respeito , mas discordo ....

Quem contrabandei explosivos , armas e etc ... para fazer isso com um gps é mole ...

.
<<

arlissfreire

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 6:43 pm

...Mas talvez um pouco ingênua afinal medo do GPS .... se os inimigos do Egito quiserem, saberão onde ficam as bases militares deles com ou sem iphone kkkkk
iPhone 7 black 128Gb + A5 2017
Dell Inspiron 15
<<

GrayWolf

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2008 10:28 pm

Mas aí é que está... o negócio não é saber onde está, o problema é acertar o alvo ! O próprio BGM-109 Tomahawk dos americanos é um que utiliza GPS. Obviamente o GPS liberado pra uso civil tem margem de erro maior e blabla, mas não deixa de ser um avanço.

Concordo, quem quer apela pro contrabando, mas ainda é mais fácil controlar o contrabando do que um mercado formado legalmente.
Engenheiro Civil, PMP
Samsung Galaxy S3 - HTC Desire - Dell Axim x51v - Rhinoskin Aluminium - miniSD Sandisk 2Gb - SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth - Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos

Voltar para GPS