[Tutorial] Instalações de softwares - PPC

Moderador: mauromartins

<<

dre

Conselheiro

Mensagens: 3462

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 7:06 am

Localização: São Paulo

Gadget: Galaxy S8+

Estado: São Paulo

Cidade: São Paulo

Mensagem não lida Seg Out 01, 2007 2:59 pm

[Tutorial] Instalações de softwares - PPC

Aos colegas do fórum:

A equipe da moderação arregaçou as mangas e fez um tutorial para instalação de softwares em Palms e Pocket PC's com o intuito de ajudar aos novatos e tentar direcionar as discussões do fórum para outros temas, sem que se discutam novamente tópicos exaustivamente abordados.

Este tutorial se refere exclusivamente ao sistema Windows Mobile. A instalação de aplicativos no PalmOS poderá ser acompanhada aqui.

Para permitir uma melhor organização, optamos por trancar esse tópico.
Críticas, sugestões, dúvidas deverão ser abordadas nos tópicos já existentes. Em caso de outros assuntos que ainda não foram discutidos, recomendamos a abertura de novos tópicos.

Muito obrigado aos colegas GrayWolf e mmelo76 pela eficiência e efetivas colaborações! Espero que gostem.

Tutorial instalação de programas WM05/06

Instalar programas no seu PocketPC que possui o Windows Mobile 5.0/6.0 pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas através deste texto, o fórum PDABR vai mostrar que não há segredos. O único requisito mínimo é a disposição do usuário em acompanhar o texto lendo-o até o final.

Para que serve o ActiveSync?

O ActiveSync é o programa que realiza a comunicação entre o seu dispositivo móvel e o computador. Através dele, os dados que são armazenados em seu PPC ao longo do dia quando está na rua (por exemplo: contatos, compromissos, anotações, arquivos excel, word, etc.) podem ser sincronizados com o computador do escritório, e vice-versa.

Obs: O ActiveSync é necessário apenas para computadores com WindowsXP ou anterior. Se tiver o Vista, use o Windows Mobile Device Center

Como instalar o ActiveSync?

Geralmente quando você recebe seu PPC, ele vem com um manual de instruções e um guia rápido informando sobre os procedimentos de instalação deste programa. Consulte-o pois lá poderão ser encontrados dados muito valiosos para o perfeito funcionamento de seu equipamento.

Se por acaso seu PPC não veio com o CD deste programa, acesse a página do Activesync 4.2 e faça o download. Esta é a versão mais estável. A versão 4.5 apresenta alguns erros chatos de funcionamento.

O ActiveSync também é responsável por realizar a instalação de programas em seu PPC.

Assim sendo, além de precisar dele para sincronizar os seus dados, o ActiveSync também é necessário para instalação de programas em seu PocketPC.

Quando você baixa programas da internet, existem 2 tipos de arquivos: .exe e o .cab

Nesta parte do tutorial trataremos 1º da instalação de arquivos .exe

Apesar de você baixar os programas em formato .exe nos sites para Windows Mobile, eles não funcionarão se você executá-los no PPC.

Imagem

Os arquivos .exe são programas para funcionar a partir do seu computador de mesa ou laptop, gerando uma instalação automática em seu PPC, não precisando copiar arquivos manualmente para o seu PDA.

Imagem

Portanto, execute o arquivo .exe em seu PC, e siga as telas que aparecerão nele e no seu PPC.

Imagem

Depois que aparecer esta tela acima, o programa será instalado no PPC. Acompanhe o seu equipamento, pois na tela dele será necessário dar continuidade no processo.

Será perguntado se deseja instalar determinado programa na memória ou no cartão.

DICA: Programas na memória teoricamente economizam mais bateria, pois não aciona a leitura do cartão SD, além de rodarem mais rápido, porém, a capacidade de armazenamento é limitada. A solução é instalar os programas essenciais, ou seja, aqueles em que são usados constantemente, na memória. Os programas que não muito usados deverão ser instalados no cartão.

Imagem

Após o final da instalação, a tela seguinte lhe será apresentada.

Imagem

Instalei o programa. E agora?

Agora é só aproveitar! Todos os programas instalados aparecerão no menu "Programs".

Imagem

E quando perguntam qual processador meu PocketPC tem?

Muitas vezes ao baixar os aplicativos, existem versões diferentes para determinados tipos de processadores. ARM, MIPS, SH3, como saber? É Simples! Os PocketPCs mais modernos são baseados nos processadores ARM (StrongArm, XScale ou Samsung). Portanto, se estiver com um PPC com WM05, a versão certa é o ARM.


"Atenção, Tutorial criado há mais de 01 ano.
Leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder."
Editado pela última vez por dre em Sex Out 19, 2007 2:28 pm, em um total de 5 vezes.
Gadgets atuais: iPad mini 2 :: Mac mini :: Watch 42mm Sport :: Galaxy S8 Plus 64Gb
<<

GrayWolf

Avatar do usuário

Mensagens: 1475

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 3:45 pm

Localização: Porto Alegre

Estado: Rio Grande do Sul

Cidade: Porto Alegre

Mensagem não lida Qui Out 11, 2007 11:35 pm

Instalando softwares a partir de arquivos CAB

Vamos agora à segunda maneira de instalar softwares no Windows Mobile.

Os Cabinet (veja definição do Wikipedia) são arquivos com extensão .CAB e são compactados similares ao ZIP, RAR, ARJ, porém nativos do Windows e desenvolvidos pela Microsoft para uso em instaladores. Justamente por ter um formato similar aos arquivos compactados mais comuns, o senso comum diz para descompactarmos o arquivo para utitilizá-lo, o que é um erro muito freqüente aqui no fórum. Não se manipula o interior desse tipo de arquivo !

A vantagem do uso de CAB's, ao invés de instaladores, é pelo seu tamanho reduzido e pela portabilidade: é preciso haver um programa instalador para várias plataformas (Mac, Windows, Linux), enquanto que o CAB, por não precisar ser manipulado, será aberto diretamente no PDA.

Outra vantagem do CAB, tratado num Tutorial aqui do fórum, é que é possível deixá-lo em um cartão SD pronto para ser instalado conforme a necessidade, sem precisar depender da disponibilidade de um computador com ActiveSync. Muito útil no caso de precisar de espaço no PDA ou se for preciso dar um hard-reset nele.

Antes de mais nada, cabe a ressalva que muitos softwares possuem versões para PDA's com processadores mais diversos, tais como MIPS, ARM, SH3, etc, e na hora de copiar o CAB para o PDA haverá a dúvida, caso houver disponibilidade de mais de um na pasta. De modo geral, os novos PDA's operam com os processadores ARM (Intel XScale ou similares), mas em caso de dúvida recomendo uma pesquisa, começando pelo manual do equipamento. Conhecer seu PDA a fundo nunca é tempo perdido, pois permite que você explore melhor o potencial do seu equipamento.

Vamos aos passos, similares à copiar um arquivo de qualquer tipo (texto, planilha, mp3, etc) para o seu equipamento:

1º) Localize o arquivo CAB correto para o processador do seu PDA;
2º) Abra o ActiveSync e escolha a opção "Explorar PocketPC". Uma janela do Windows Explorer irá abrir mostrando a pasta Meus Documentos (ou My Documents) do seu PDA;
3º) De outra janela do Windows Explorer clique no arquivo CAB com o botão direito e selecione Copiar (ou clique uma vez com o botão esquerdo e aperte CTRL+C);
4º) Volte para a janela que mostra seus arquivos no PDA, clique com o botão direito e selecione Colar (ou clique uma vez com o botão esquerdo e aperte CTRL+V). Vòila ! O CAB está no seu PDA;
5º) Com o File Explorer, Resco Explorer ou qualquer outro gerenciador de arquivos do seu PDA, abra o arquivo CAB (ele é tratado como um executável) e proceda à instalação normal, tal como abordado pelo dre nos dois últimos itens do tutorial dele.

Outra maneira de se operacionalizar essa tarefa:

1º) Abra o Windows Explorer;
2º) Abra o seu computador e próximos aos ícones das unidades de disco rígido, CD-ROM e Painel de Controle há um item chamado "Dispositivo Móvel";
3º) Com o PDA conectado ao PC, abra esse item, que irá mostrar exatamente a mesma coisa sem precisar abrir pelo ActiveSync; A vantagem é que se fará tudo a partir de uma mesma janela. Proceda de forma similar aos itens já abordados.

Pelo que os usuários relatam não são todos, mas alguns PDA's permitem que se veja os cartões de memória a partir do ActiveSync/Windows Explorer. Se for possível, sugerimos fazer uma pasta para colocar todos os CAB's de backup.

Caso não seja possível enxergar os cartões de memória a partir do PC e não tenha acesso à um leitor de cartão, utilize softwares como o Softick Card Export II (pago) ou o WM5Storage (freeware) que emulam um pendrive através da porta USB (curiosidade: quase todos os processadores ARM possuem suporte a USB, apesar de muitas vezes os PDA's não terem portas nesse padrão - existem hacks de hardware que implementam essa função).

Versões anteriores do Windows Mobile (2002 e 2003) não conseguem lidar com os arquivos CAB diretamente como um executável, teoricamente só poderíamos instalar arquivos pelo método convencional com o instalador; entretanto, com o uso de um software freeware chamado CabInstl essa operação torna-se possível. Ele também pode ser utilizado nas versões posteriores à 2003, pois traz a vantagem de permitir que o usuário informe em que pasta quer instalar o software, não apenas indicar se quer o mesmo na memória interna ou no cartão.

Cabe lembrar que alguns softwares, tais como o Destinator e o Softmaker Office, não possuem versões em CAB, possuindo um processo exclusivo de instalação que passa por cima do ActiveSync.
Engenheiro Civil, PMP
Samsung Galaxy S3 - HTC Desire - Dell Axim x51v - Rhinoskin Aluminium - miniSD Sandisk 2Gb - SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth - Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos

Voltar para Windows Mobile

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Powered by phpBB © 2000-2007 phpBB Group & Designed by ST Software for blacklist.org. Traduzido por: Suporte phpBB
phpBB SEO
Política de Privacidade