[1ªs Impressões] BlackBerry KeyOne

Moderadores: mauromartins, oboe

<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qua Dez 06, 2017 3:27 pm

[1ªs Impressões] BlackBerry KeyOne

Recentemente, fiquei tentado a pegar um BlackBerry por conta do teclado físico que parecia ser um bom diferencial para meu uso atual. O primeiro da lista era o PRIV, mas como ele não foi atualizado e não suporta a exibição em tela dividida, acabei atacando de KeyOne. Estou há cerca de 24h com ele, e vou postar aqui algumas impressões.

Design: no que diz respeito à beleza, achei um ponto muito forte dele, e pela reação das pessoas que o viram, creio que eu não seja o único. Já havia achado ele bonito pelas fotos, mas ao vivo a impressão foi ainda melhor - os traços, os detalhes prata no preto, a textura emborrachada da traseira...
A pegada eu imaginei que fosse melhor, sobretudo para segurar + digitar usando apenas uma das mãos - não é impossível, mas não achei nem de longe a experiência mais agradável, principalmente pelo acesso aos símbolos do teclado.

Teclado: falando dele, as primeiras horas reexperimentando um teclado físico foram um terror; podia jurar que acabaria cancelando a venda do Max 2 passando o KeyOne adiante. Mas, após a atualização e praticando por algumas horas, já estou gostando bastante, sobretudo a velocidade e precisão usando ambas mãos para digitar.
Mas, o que achei mais interessante foi o quanto trabalho foi investido nesse teclado. Não tinha lido reviews a respeito do teclado e fiquei surpreso ao ver que não se tratava de um mero teclado físico, mas um painel de entrada extremamente elaborado. A aparência, a textura, o relevo e o deslocamento das teclas são de um teclado físico, mas a ele foram integrados recursos como auto correção, sugestão de palavras, passada no teclado, escrita com gestos, controle de cursor, sensor biométrico na barra de espaço... uma "descoberta" muito gratificante pra quem está cansado das mesmices do mercado.

Tela: a julgar pelas especificações são dois seus pontos negativos - o tamanho reduzido e a proporção de sua resolução que foge aos padrões comuns no Android. O primeiro ponto acabou nem sendo realmente negativo, sendo seu tamanho bem confortável ao uso; já segundo ponto se mostrou como problemático apenas ao executar um jogo que não se adaptou à tela, fazendo com que alguns elementos ficassem fora da tela, mas felizmente ainda assim permanecia plenamente jogável.
No mais, em matéria de qualidade, cores e visualização à luz do sol, pelo que usei até agora, não tenho nada do que reclamar.

Bateria: mais de 3500mAh e uma tela de 4.5" prometem bastante no que diz respeito à duração da bateria, e ele realmente entrega. Não chega ao nível do Max 2, mas ainda assim alcança bons resultados - hoje devo ter a primeira descarga completa para poder postar resultados mais concretos.

Câmera: antes de recebê-lo, mal havia fechado a compra, vitorgregorio me dá um susto com uma foto tirada com o KeyOne dele, que ficou realmente muito ruim. Como eu já estava com as expectativas lá em baixo, acabei ficando até bem satisfeito com os resultados que que consegui na prática, até bem próximo ao que tinha com o Mi Max 2.
Infelizmente, a posição da câmera tem feito com que eu tire mais fotos com o aparelho em pé :P

OS: apesar de conservar alguns detalhes da aparência do Android puro, o sistema é bem mexido, e principalmente cheio de apps pré instalados (a maioria dispensáveis e que infelizmente podem ser, no máximo, desativados). Por outro lado, ele conserva a essência do Android puro, contando com o Sintonizador System UI, por exemplo, disponível em poucas versões personalizadas do Android, que permite, entre outras coisas, escolher os ícones que devem ou não aparecer na barra de notificações.
Das modificações e apps, a maioria é baseada em produtividade, e há algumas coisas legais, como um painel, acessível sobre qualquer app, que mostra suas tarefas, compromissos e mensagens; o BB Hub que centraliza mensagens de várias fontes em um único App, uma tela de multitarefas com exibição customizável.

Em uso: para o que eu buscava no momento (dividir a tela com um app de vídeo e de texto e poder usar o teclado), ele acabou atendendo muito bem, até melhor que o Max e o Note 8, mas nem de longe é um aparelho tão bom quanto os outros dois. É um modelo de nicho - alguns vão optar por ele justamente por determinadas características, outros não vão sequer considerar como opção por conta dessas mesmas características. Só acho que, a ideia do Priv também me parecia muito interessante, digna de uma versão atualizada.
Mas, imho, como único aparelho da marca em linha, eles deveriam ter investido mais para minimizar os pontos em que ele poderia deixar a desejar - por exemplo: 4Gb de RAM, uma câmera melhor, e o uso de botões virtuais ao invés de capacitivos (que provavelmente permitiriam ter uma tela com proporções dentro do padrão 16:9, já usado pela maioria dos modelos.ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

- BlackBerry KeyOne
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Qua Dez 06, 2017 4:44 pm

Re: [1ªs Impressões] BlackBerry KeyOne

Brunão, apenas para esclarecer a versão Black, que é a minha, já possui 4GB de RAM e 64GB de memória física. Pelo menos essa parte a empresa já arrumou.

Sent directly from Nibiru
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition - iPhone 7 Plus 256GB
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S - Apple Watch Sport 42mm Series 0
ATUAL: iPhone X 256GB -  Watch Series 3 42mm - Xiaomi Mi MIX - Garmin Fénix 3
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Dez 06, 2017 5:19 pm

Verdade. Pena que nem todas versões ganharam essa opcao.

- BlackBerry KeyOne
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Dez 06, 2017 9:26 pm

A bateria hoje.ImagemImagemImagem

- BlackBerry KeyOne
<<

gurx

Moderador

Twitter: @Mr_Gurx

Gadget: Xperia XA1

Mensagem não lida Qui Dez 07, 2017 5:15 am

Pena que os aparelhos BB mais interessantes não tem versão dual sim....

Tive a chance de pegar um PRIV e desisti por causa desse detalhe. Já tive um Z10 e gostei bastante dele, imagino que acabaria gostando ainda mais se pegasse um aparelho BB que fosse apenas Android, não apenas um Android rodando sobre uma base BBOs.

Em tempo, quanto?
Atenção as Regras do Fórum

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel
DevianART: http://mrgurx.deviantart.com/

Samsung Galaxy S7 Edge 32Gb + 32Gb
Desktop: Windows 10 Treshold 2

ATENÇÃO!!! Descente é o que desce, não o que é bom. O que é bom se chama decente!
<<

marcelozao

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Qui Dez 07, 2017 7:50 am

gurx escreveu:Pena que os aparelhos BB mais interessantes não tem versão dual sim....

Tive a chance de pegar um PRIV e desisti por causa desse detalhe. Já tive um Z10 e gostei bastante dele, imagino que acabaria gostando ainda mais se pegasse um aparelho BB que fosse apenas Android, não apenas um Android rodando sobre uma base BBOs.

Em tempo, quanto?

Em tempo, na fila :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
MB Air + Chromebook 2+ QUANTUM MUV PRO
<<

arlissfreire

Twitter: @

Mensagem não lida Qui Dez 07, 2017 3:54 pm

1) Parabéns pelo review :clap:
2) Posta fotos do aparelho também!
3) Se postar fotos de Niterói não esqueça de enquadrar a melhor vista...
iPhone 7 black 128Gb / A5 2017 / Mi mix2
-----------------------------
Dell Inspiron 15
-----------------------------
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Dez 07, 2017 4:13 pm

arlissfreire escreveu:1) Parabéns pelo review :clap:
2) Posta fotos do aparelho também!
3) Se postar fotos de Niterói não esqueça de enquadrar a melhor vista...

:lol: :lol: Ficou péssima mesmo, foi só um teste rápido. Estou sem outro aqui pra tirar fotos dele.
Valeu!

marcelozao escreveu:Em tempo, na fila :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:lol: Pode deixar!

gurx escreveu:Pena que os aparelhos BB mais interessantes não tem versão dual sim....

Em tempo, quanto?

É verdade. Não custaria tanto ao menos vir com 64Gb e um slot híbrido. BBOS acho que não compensa nem mais o investimento, apesar de ainda ter aparelhos que me interessariam.

Preço?! Hummm... Caro, bem carinho, mas não achei aqui por menos » $2100

- BlackBerry KeyOne
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Dez 07, 2017 9:34 pm

Segundo dia de teste.
• Tive mais chances de usar o GPS, e não tive problemas com a precisão ou tempo para fixar.
• A bateria parece ficar nessa faixa de duração, apesar de hoje ter sido um pouco mais exigida (mais tempo no 4G, mais GPS...).
• Acho que já consegui me adaptar bem ao uso do teclado. Tomara que não tenha dificuldades de largar caso deixe o KeyOne para pegar algum que não tenha teclado rsss ImagemImagemImagem

Teste de GPS de dentro do apartamento.
Imagem

- BlackBerry KeyOne
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 11, 2017 6:51 am

Durante o FDS a bateria segurou 2 dias fácil, e jogando.

A camera também não está decepcionando, apesar de não ser nenhum S8.ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

- BlackBerry KeyOne
<<

rodmaia

Moderador de Fórum

Twitter: @rodmaia

Estado: Pernambuco

Mensagem não lida Seg Dez 11, 2017 7:37 am

Fala sobre o aspecto da segurança prometida pela BB. Eu não vejo vantagem em teclado físico no novo milênio, mas a segurança prometida pela BB pode ser um diferencial para alguns usuários.
---
rodmaia

S8+
MBAir 11"
ThinkPad T420
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 11, 2017 8:01 am

Eu, particularmente, acho que não tirei nenhum proveito disso, sinceramente; mas também não cheguei a pesquisar sobre o que é possível fazer nesse sentido.

- BlackBerry KeyOne

Voltar para Android