Exercícios calistênicos, alguém?

Moderadores: costacafj, asilvamaia

<<

VetDuarte

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 10:10 am

Exercícios calistênicos, alguém?

Estou fazendo calistenia desde o início do ano passado.
Comecei com o Freeletics (pago), seguindo o programa por uns 5 meses, mas apesar da perda de peso (6Kg), o programa é MUITO cansativo, e alguns dias levava 40min e outros, 2h. Além disso, não vi ganho de massa significativo. Fora o estresse toda noite, olhando qual seria a tortura programada pro dia seguinte.

Uma enterite me afastou por duas semanas (e me levou mais 2Kg. YAY, CAGANEIRA!), e eu fiquei lendo mais e procurando outras fontes. Aquela correria e a dependência do app não eram o que eu queria e não me parecia razoável.

Então, descobri o Convict Conditioning. Fez-se a luz, e eu vi que era bom! Li os 3 livros, li alguns dos irmãos Kavadlo e, enfim, descobri o Matt Schifferle (canal Red Delta Project no YouTube e página de mesmo nome).
Já fiz academia por anos, já fiz corrida de rua (10Km TODO DIA por mais de um ano), já fiz natação master. NADA se compara à simplicidade e resultados que tenho obtido.
Comecei associando o jejum intermitente, mas estava ficando muito magro. Resultado: não faço dieta, como bem e com frequência, me dando ao luxo de comer qualquer coisa, e o peso não tem variado (enquanto noto maior massa muscular, ou seja, estou queimando gordura e ganhando massa).
Considero a leitura do Convict Conditioning 1 e 2 obrigatória para quem se interessa pelo assunto, e apesar do autor (Paul Wade) ser, provavelmente, fictício (o verdadeiro autor é, parece, um dos maiores autores em calistenia), a base informativa é sólida e muito fácil de entender.
A importância do Matt, nesse contexto, é a abordagem "plus". Ele aumenta ligeiramente o volume de exercícios e, principalmente, possibilita maior frequência da parte técnica (skill work) dos mesmos, o que é importante para a calistenia progressiva. Tudo isso custando apenas cerca de 30min diários.

Nos últimos meses, tenho seguido o CC PLUS (material para leitura disponível gratuitamente no site dele), com resultados visíveis.
Desde a semana passada, venho fazendo o GOOD BEHAVIOR PLUS, com mais volume por dia, mas ainda mantendo a média dos 30min/dia.

Como exemplo, segue como passei o carnaval (a seguir, cópia do post que fiz no HardMob):

Mais de uma semana no Sul, com pelo menos 4 refeições obrigatórias/dia (costume deles, lá), café da manhã e da tarde constando de pó soluvel COM açúcar, pães com queijo e presunto, grostoli (tipo de pãozinho massudo com cobertura de açúcar). Almoço sempre com carne, arroz, feijão. Bebi sucos adoçados com açúcar, integrais, cerveja e refrigerante. Duas noites, jantamos pizza.
Comi MUITO mais do que estou acostumado, dormindo muito e com cochiladas à tarde quase todos os dias.
Resultado: mesmo peso.

Estou fazendo outra variação do CC, o Good Behavior, mas modificado segundo o Matt Schifferle, o que ele chama de Good Behavior Plus, que consiste de fazer o skill work (4 exercícios), seguido das séries para 2 específicos diários, ao invés de um.
As diferenças para o Good Behavior segundo o CC são o skill work e o volume (no CC, 3x por semana, descansando 1-2 dias entre eles; no Plus, só se descansa 1 dia, e se repete cada dia específico duas vezes na semana).
Exemplo de como foi hoje:

Imagem

Enviado via S7
Fabio Duarte

Gear VR

Lumia 640xl

Lumia 640

Nokia Lumia 1020 64GB

iPad mini 64GB

Mac mini
<<

Sakuraba

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 5:31 pm

Re: Exercícios calistênicos, alguém?

Presente!

Olha, eu fazia até ano passado. Gosto muito do treino e faço por prazer mesmo. Agora, faço só de vez em quando, porque pra fazer num ginásio ou "box" de Crossfit é meio caro pra pagar direto. Atualmente, só a musculação mesmo. Uma ajuda a outra. A musculação é a esposa: necessária; a ginástica (antes do nome da moda 'calistenia' e outros) é a amante: dá um prazer show, mas pode custar caro, e tu pode se machucar....:).

Nunca usei aplicativo algum pra isso. Mas depois continuo aqui.
<<

Alen_D

Twitter: @alen_d

Gadget: XPERIA T3

Estado: Espírito Santo

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 7:38 pm

VetDuarte escreveu:Estou fazendo calistenia desde o início do ano passado.
Comecei com o Freeletics (pago), seguindo o programa por uns 5 meses, mas apesar da perda de peso (6Kg), o programa é MUITO cansativo, e alguns dias levava 40min e outros, 2h. Além disso, não vi ganho de massa significativo.
Programas calistenicos geralmente promovem GRANDE resistencia muscular, mas BAIXO Volume Corporal.

Uma enterite me afastou por duas semanas (e me levou mais 2Kg. YAY, CAGANEIRA!),
prova de que o que fazia mais te Condicionava, do que promovia ganho de massa, mesmo suplementando.

Já fiz academia por anos, já fiz corrida de rua (10Km TODO DIA por mais de um ano)
deve ser por isso que nao evoluiu na corrida.

NADA se compara à simplicidade e resultados que tenho obtido.
Comecei associando o jejum intermitente, mas estava ficando muito magro. Resultado: não faço dieta, como bem e com frequência, me dando ao luxo de comer qualquer coisa, e o peso não tem variado (enquanto noto maior massa muscular, ou seja, estou queimando gordura e ganhando massa).
quem te avaliou? pelo menos aquelas balanças Tanita que dao % ja ajudam...

Tudo isso custando apenas cerca de 30min diários.
parabens

Como exemplo, segue como passei o carnaval (a seguir, cópia do post que fiz no HardMob):

Mais de uma semana no Sul, com pelo menos 4 refeições obrigatórias/dia (costume deles, lá), café da manhã e da tarde constando de pó soluvel COM açúcar, pães com queijo e presunto, grostoli (tipo de pãozinho massudo com cobertura de açúcar). Almoço sempre com carne, arroz, feijão. Bebi sucos adoçados com açúcar, integrais, cerveja e refrigerante. Duas noites, jantamos pizza.
Comi MUITO mais do que estou acostumado, dormindo muito e com cochiladas à tarde quase todos os dias.
Resultado: mesmo peso.
na verdade Vet, suas refeições podem estar dentro do sua taxa Metabolica Basal (traduzindo : taxa de calorias diárias que mantém nosso organismo bem) a relação direta entre Exercicios e emagrecimento nunca foge dessa taxa, falo com conhecimento de causa pois praticco triatlon ha só 24 anos , com 5 ironmans nas costas, mas so se basear em peso corporal total para medir emagrecimento , ganho de massa é uma medida muito simploria, é logico que locais como braços , ombros e tríceps terão maior desenvolvimento devido a natureza dos exercicios calistenicos, de grande exigencia de grupos musculares pequenos.
mas como todo exercicio,voce se adapta e a carga para de te desenvolver, que é o que voce sentiu com o primiero App.

musculação é um saco, mas ainda é o método mais efetivo de ganho de massa magra, CRosfit é ótimo para unir a calistenia já que usa movimentos REPETIVOS CALISTENICOS com SOBRECARGA , que é o mecanismo de desenvolvimento de massa magra.

se voce só usa seu corpo como sobrecarga , voce tem duas alternativas para auemntar a massa magra , REDUZIR as REPETIÇÔES , ou AUMENTAR o PESO, mas aí voce FICA GORDO nao é mesmo?

antes de rotularem como algo que eu seja contra , nao é nada disso, métodos Ginásticos de 1860 como os calistênicos são usados sempre como uma "nova" tecnologia, mas são apenas repetições de padrões.

MAhamudra e outros metodos estao ai pra isso, para envolver o participante, mas percebe que ninguem Fica "grande" de verdade.

o que se tem sao aumento do tonus muscular e do contorno de musculos menores que passam a desenvolver, mas que tem um limite de crescimento.

e parabéns pelo treinamento, só precisava de mais orientação ha mais tempo.

como sempre falo a minha proifssao é Finita em 15 anos personal trainers deixarao de exitir , assim como Ascessoristas, Locadoras de Video cassete e outras que estao aí.

o futuro é a individualização do treinamento por sistema de monitoramento pessoais.

Amplexos
Galaxy tab 10.1 p7500 .
TOM TOM RUNNER 2 CARDIO MultiSPORT

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 xt (2) botoes furados
Garmin 310 xt (drowned 28.07.14)
Garmin 410 by sebastian - dead batterie
Garmin 910 XT - afogado

[strike]Motorola Defy (dead 21/10/12) R.I.P

+ bike Giant Yukon Fx Full suspension deore 27 vel. +sram x9 - Rodas SRam Rise 40
+ bike Trek 5200 USPS - Black Bird
+ Bike Trek MADONE 4.7 2013 Carbono /ultegra- Roda ZIPP 404

*Triatleta das antigas e Treinador de corrida
[url]Facebook.com/alen.brandizzi[/url]
[url]Facebook.com/tcruning[/url]

http://www.treinecerto.biz e http://www.treinecerto.com
<<

VetDuarte

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 9:12 pm

Eu, respeitosamente, divirjo, mestre. :)

A calistenia progressiva (não em repetições, mas em dificuldade e perícia) traz, sim, ganho. Não é o ganho em volume oriundo da carga da musculação, mas resistência é resistência, e a fibra não sabe a diferença. Não precisa ficar gordo pra aumentar a carga. Basta seguir a progressão com exercícios mais difíceis: flexões mais fechadas, depois assimétricas, assimétricas com apoio, etc; agachamentos mais fechados, assimétricos, mais profundos, etc... Isso dá vários anos de evolução, normalmente.
Eu tenho inserido isso há anos nos programas dos meus pacientes, e até a isometria traz ganho de massa significativo em cachorro! Aliás, depois de ler os dois Convict Conditioning, eu tenho usado mais e mais variados exercícios para cães em recuperação.

Eu acho muito apropriada colocação de "pound for pound strength" da calistenia, onde a força do indivíduo é medida oelo que ele pode fazer, e não por quanto ele pode levantar, já que esta última tem relação com o peso do próprio indivíduo e não apenas com sua força - do contrário, pode ser apenas um gordão e não um fortão. Se você puder (e quiser) dar uma olhada nos vídeos (e livros, ambos escreveram um bocado) dos irmãos Kavadlo, dá pra ver o tanto que dá pra crescer só com calistenia e sem suplementação (comendo nirmal e sem se oreocuoar com macro, micro, etc). Outro exemplo é o Matt Schifferle, que é um monstro de grande e só faz calistenia há 10 anos. Seus vídeos são meus preferidos. Ele tem um livro, também (Fitness Independence, disponível na Amazon, inclusive para o Kindle. Aliás, todos eles estão disponíveis lá).
Acho que o problema de ganho de MASSA com a calistenia é que ninguém se toca que é um trabalho diferente do que leva à resistência (caras que querem fazer mais repetições, mais séries, etc) e à expertise (fazer aqueles movimentos acrobáticos como human flag, etc).
No CC fica bem diferenciado isso, até porque o foco é em ganho de massa.

O método do CC me chamou a atenção por ser extremamente simples. Não é o único. Outros autores também objetivam ganho de massa e força pela calistenia. Tem um camarada que é campeão de resultado em treinamento de SEALs que só usa calistenia, também. Se quiser eu vejo o nome.
Mas no YT, aliás, tem um oceano de caras muito grandes que só fazem calistenia. Os exercícios podem ser diferentes mas o foco é o mesmo: calistenia progressiva, exercícios cada vez mais difíceis, que mantém o estímulo de crescimento (sem aumento de "carga").

Quanto à comida, o ponto é que estou comendo do mesmo a mais do que comia antes de seguir o CC, não faço aeróbico, não faço dieta, não faço suplementação, estou perdendo roupa, mantendo o mesmo peso e ganhando músculo. Sem sofrência, como diz minha esposa, e com 30min/dia.
Há muitas estradas que levam a Roma. Achei a minha. :)

Enviado via S7
Fabio Duarte

Gear VR

Lumia 640xl

Lumia 640

Nokia Lumia 1020 64GB

iPad mini 64GB

Mac mini
<<

Raladoshow

Co-Administrador

Twitter: @raladoshow

Gadget: Gnote II

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 11:07 pm

Imagem

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Atenção às Regras do Fórum
HTC P3600 -> HTC HD2 -> Blackberry Bold 9780 -> BB Torch 9800 -> HTC Ultimate -> HP Veer -> Palm Pixie -> Galaxy SII -> Galaxy Note -> Galaxy Nexus -> Galaxy Note 2 -> Galaxy Note 3 + Gear Fit -> ??
Asus TF700 (Infinity) -> Del Venue Pro 8 -> ???

Imagem
<<

Alen_D

Mensagem não lida Seg Mar 06, 2017 11:26 pm

Por favor , voce pode me enviar em privado esses artigos cientificos com significância que encontraram tais achados ?

seria uma novo mundo para o treinamento fitness - ISOMETRIA e GANHO De MASSA MAGRA. acho que preciso ler mais sobre outros mecanismos, acho q nem a Mtorc1 consegue suprir tal achado.

Não é o ganho em volume oriundo da carga da musculação, mas resistência é resistência, e a fibra não sabe a diferença
realmente resistencia é resitencia. sobrecarga é sobrecarga, sao items diferentes de um mesmo assunto, mas permita me divergir - sim , a fibra SABE a diferença, afinal os DIVERSOS estudos com RATINHOS , ao longo de 4 décadas tem mostrado que a fibra nasce com uma tendencia já genética para FORÇA ou RESISTENCIA, quando digo força é a equação Energia = M x A (massa x aceleração) no caso potencia, as fibras contrateis que sao voltadas para esse fator sempre serão ativadas e responderão a essa questão, no caso para a mecanica FORÇA = M x A, onde M = peso corporal x A velocidade de contração para uma mesma região. a Seção transversa do músculo responderá ao estimulo de ESTICAMENTO , DESLIZAMENTO /Contração , mas é preciso de aumentos de SOBRECARGA.

já RESISTENCIA é um outro quesito, as fibras de contração lenta tendem a ter resposta maior a estímulos contráteis sequenciados e Cíclicos, tais quais os de métodos Calistenicos, Aeróbicos ou ritmados, mesmo o Cão , responde a esse estimulo com maior amplitude devido a natureza genética dele. Voltada a ações de ataque (POTENCIA) e de (caça ou FUGA) Resistencia,
estimulos ISOMETRICOS desconheço tal EVIDENCIA, seria preciso uma nova revisão literaria sobre o assunto, mas acho que não, o que se tem é um achismo baseado em SENSAÇÕES, Sente-se mais Forte, mas na verdade está mais resistente apenas já que seus estimulos são de natureza de RESISTENCIA DE FORÇA no caso PERCENTIS da FORÇA são aplicados e a VARIAÇÃO em posições apenas muda a SENSAÇÃO do exercicio mas nao muda o % REAL de utilização da força muscular.

como exemplo essa questão - o famoso exercício Glúteo 4 apoios que vemos em centenas de academias no país, ele MOBILIZA apenas 30% da carga de força do músculo Glúteo Máximo, mas pergunte a qualquer mulher que a executa ela irá jurar que a b*nda dela está doendo e que sente o musculo todo.

Já o Agachamento com BARRA - Mobiliza de 80 a 85% do mesmo músculo -mas há pouca sensação localizada no Glúteo, geralmente mulheres irão sentir mais a Coxa (quadriceps femural) nesse movimento.

já tentaram inverter, fazer de cabeça pra baixo, fazer de ladinho, usando até mesmo pendurado, mas nada mudou, sabe porque? porque a natureza do tipo de fibra muscular e do padrão de treinamento é condicionada a SOBRECARGA e principalmente a ATIVAÇÃO muscular.

mais uma vez lhe dou os parabéns sobre a sua atividade, mas é necessário que procure LITERATURA Cientifica , e você como VETERINARIO tem acesso, basta usar o Pubmed com pesquisas como Muscle Growing hipertrophy , Training Calistenic, , Results. p=0,005 ??

Recomendo os Autores :

Paulo gentil - acha-se aquiou LIVRO aqui

Fabricio Boscolo Aqui

GREG EVERETT Aqui

ALEX SOUTO MAIOR - LIVRO Aqui Fisiologia dos exercícios resistidos

Amplexos
Galaxy tab 10.1 p7500 .

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 XT - afogado

+ bike Giant Yukon Fx Full suspension deore 27 vel. +sram x9 - Rodas SRam Rise 40

<<

VetDuarte

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Ter Mar 07, 2017 12:20 am

Bom, não achei que você fosse ficar ofendido.
E sim, como veterinário eu sei como são feitos os testes e também que cerca de 80% dos resultados de pesquisas científicas são refutados após 10 anos, fato pouco divulgado (https://googleweblight.com/?lite_url=ht ... SIvoCnXItQ , https://googleweblight.com/?lite_url=ht ... UhMWX6aANg).

De qualquer forma, desculpe-me se feri sensibilidades.
Mais do que nunca, acredito que a leitura dos autores citados seria benéfica. Pelo menos, antes que se reprovasse o conceito. Eu não estou em meu elemento aqui, e acredito que, como não lhe peço um parecer sobre biomecânica animal e nem lhe repreendo pela bobagem sobre a genética do cão, não seria justo esperar que eu cite qualquer coisa sobre educação física, não é mesmo?

Enfim, seu input, como o de qualquer outro, continua sendo bastante apreciado. Claro que, se o assunto lhe causa espécie, não se torture e ignore.

Enviado via S7
Fabio Duarte

Gear VR

Lumia 640xl

Lumia 640

Nokia Lumia 1020 64GB

iPad mini 64GB

Mac mini
<<

marcelohallais

Moderador de Fórum

Twitter: @marcelohallais

Gadget: iPhone 7 128gb

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Mar 07, 2017 6:27 am

Imagem
<<

Alen_D

Mensagem não lida Ter Mar 07, 2017 11:19 am

VetDuarte escreveu:Bom, não achei que você fosse ficar ofendido.
De maneira alguma ficaria.

E sim, como veterinário eu sei como são feitos os testes e também que cerca de 80% dos resultados de pesquisas científicas são refutados após 10 anos, fato pouco divulgado (https://googleweblight.com/?lite_url=ht ... SIvoCnXItQ , https://googleweblight.com/?lite_url=ht ... UhMWX6aANg).

De qualquer forma, desculpe-me se feri sensibilidades.
REITERO de nenhuma maneira feriu qualquer sensibilidade.

Vamo lá , acredito que esse espaço seja um Fórum, e como fórum é aberto a opiniões sobre os assuntos que são postados, foi feito o convite , voce convidou o LESTAT( vampiro) a entrar em sua casa (post). assim não deveria gerar esse tipo de desconcertamento por ouvir opinião diferente.

como voce bem disse , seria Leviano da minha parte como profissional de educação fisica, registrado e atuante nesse fórum ha cerca de 10 anos, e em outros com o mesmo grupo inicial de usuáros, não se posicionar, ja que é uma informação publica. em primeiro momento eu o fiz de maneira dentro do que foi propagado pelo seu post, e voce divergiu, usou seus argumentos , eu apenas obtenho as minhas informações na Literatura e ciência atuais, pode ser que das cerca de 240.000 pesquisas , cerca de 80% delas sejam realmente uma furada, mas não tenho os métodos para avaliar todas elas, mas ainda assim existiam 20% com significância e dessas a maioria das FISIOLOGICAs que usam a avaliação do tecido VIVO, ou Post mortem de tipos de FIbra muscular indicam que a informação que você colocou poderia estar equivocada.

mas voce ainda considera que a maioria das pesquisas esteja errada então eu aceito o seu argumento. Toda a pesquisa científica deve ser anulada em todas as ciencias biológicas por conta da falsidade, tendenciosidade, patrocínio destas que tendenciaram a amostra.

Mais do que nunca, acredito que a leitura dos autores citados seria benéfica. Pelo menos, antes que se reprovasse o conceito.
em nenhum momento eu condenei ou reprovei o conceito, apenas , digo apenas informei que não deveria haver hipertrofia em exercicios de ISOMETRIA e Resitencia, devido a natureza deles e o tipo de contração muscular, não condenei exercicios, séries, ou o MÉTODO GINÁSTICO e Muito menos seus AUTORES . por favor me informe onde fiz tal afirmação.

Vivemos em um mundo de Blogueiros fitness, Influencers de instagram, Ex BBBs que passam treino, Oftamologistas que prescrevem dietas e anabólicos, do pouco embasamento técnico e do muita foto e Likes, se alguem diz que inventou um método que promove a maior queima calórica em 48hs usando saltitos ridiculos e publica um livro deve estar correto, não há quem questione.

Hoje existem pessoas que se dizem profissionais que vendem Avaliação do Biotipo Genético (maior propensão e distribuição de fibras musculares TIpo I , TIpo IIa ou IIb )via Impressao digital, londe de mim de dizer que é charlatanismo, mas afirmo que é fraude.

Existem aqueles que vendem Suplementação para Aumento do número de Mitocondrias :angry-banghead: , quem vai questionar?

Eu não estou em meu elemento aqui, e acredito que, como não lhe peço um parecer sobre biomecânica animal e nem lhe repreendo pela bobagem sobre a genética do cão, não seria justo esperar que eu cite qualquer coisa sobre educação física, não é mesmo?
Diferentemente de Humanos onde não podemos Matá-los para avaliar as fibras musculares usadas em tal treinamento após um programa de exercícios, há severa quantidade de estudos que usam animais como instrumento para pesquisa, se e ético ou não, não me cabe o conceito, apenas existem. mas as pesquisas são 80% furadas então devemos desconsiderar essa informação

Longe de dizer que o meu está mais certo do que o seu, apenas informo a todos os demais que ESTAMOS em UM FÓRUM, não deveria se tornar algo ofensivo o questionamento de ideias, desde que argumentadas com conhecimento técnico de cada integrante.

se quiséssemos que todos concordassem com nossas opiniões porque participaríamos disso? porque ficar mais de 10 anos visitando esse ambiente diariamente, interagindo para ver as opiniões e impressões diferentes de cada integrante, vivemos em uma época tão polarizada que se fala que gosta de Café Preto, outro passa a te odiar porque prefere Chá mate.

os autores que citei nos livros da amazon, sao desses que questionam, que avaliam a pesquisa, se confirmam se houve tendencia ou não, e tem colecionado uma centena de inimigos porque tratam o treinamento físico com seriedade, baseado em evidencias, o livro do paulo gentil é muito didático, visto que são poucos os estudantes e professores de ed. física que se interessam de verdade pela ciencia do treinamento, pelo resultado. são um COMPLEMENTO a sua leitura, pode ser que voce descubra que as nuvems não são de algodão, mas pare, respire, e leia denovo. eu lerei os livros que voce indicou.

:obscene-drinkingcheers:
Galaxy tab 10.1 p7500 .

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 XT - afogado

<<

Pacman

Estado: Minas Gerais

Mensagem não lida Ter Mar 07, 2017 12:16 pm

Acho que está faltando a opinião do BBk.
<<

nickfury

Mensagem não lida Ter Mar 07, 2017 12:36 pm

Pacman escreveu:Acho que está faltando a opinião do BBk.

Imagem
<<

hatulz

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Qua Mar 08, 2017 10:06 am

Faço exercícios calistênicos já há algum tempo (um ano em meio mais ou menos).
Desde agosto do ano passado tenho feito na academia, mas na verdade dá pra fazer em qualquer lugar.
A grande vantagem que é pode fazer em casa, no feriado, durante as férias, etc. Não precisa de muito equipamento, e realmente não tem desculpa.
Qual desculpa você vai usar pra dizer que não pode fazer 10 apoios no chão da tua casa?

Minha rotina de treinos é bem simples:
1. pegada vertical (barra/pullup)
2. Puxada vertical (dip)
3. pegada horizontal (rows)
4. puxada horizontal (pushups/flexão de braço/apoio)
5. L-sits
6. agachamento
7. Forward Lunges
Tem mais detalhes sobre a rotina no final do post, com links e tudo.

Sakuraba - Para fazer calistênicos você precisa de uma barra, e se possível também barras paralelas. Isso tem em qualquer parque, e tem algumas que dá pra por no quintal de casa.
Tem loco que faz os Rows na mesa de jantar, mas eu não arrisco.
E barra dá pra fazer em portão, galho de árvore, etc.
Em suma, não precisa gastar nada. No meu caso vou na academia (de musculação) e faço os calistênicos lá, por uma questão de praticidade.
Dependendo o parque também pode ser estranho ir treinar. Nesses parques que tem os brinquedos para crianças os pais e mães vão ficar te olhando torto.

Vet - Seu emagrecimento não é necessariamente relacionado especificamente com calistenia. Pode ser simplesmente o fato de estar fazendo exercícios e gastando mais calorias do que consome.
Já li o convict conditioning e cheguei a seguir a rotina básica por um tempo. Me parece um ótimo lugar para começar.
Até onde sei o consenso é que pesos livres/musculação é mais eficiente para ganho de massa muscular, em relação a calistenia. Isso quer dizer que você ganhará massa mais rápido na musculação. Dito isso, não quer dizer que não ganhará massa muscular com calistenia. Tudo vai depender do enfoque dado aos exercícios.
Se você faz 3 séries de 20 pushups (famoso apoio, ou também flexão de braço) estará buscando resistência. Mas se ao invés disso você fizer 3 séries de 5 de pushups inclinados (com as pernas mais elevadas) ou mesmo pushup com um braço só, você estará focando mais em força.
Gostaria de comentar também que o fato de alguns desses caras que usam calistenia serem grandes pode ter muito a ver com a genética deles/ou passado de treinos de musculação. Pode ver como nem todos são bombadões, até porque, em minha humilde opinião, não são todos que querem ficar do tamanho do Conan. Acho que muita gente só quer se exercitar para ficar mais forte e ter um corpo mais saudável.
Com relação a sua dieta, se você me acompanhasse por uns dois dias você iria perceber que na verdade come igual um passarinho. Eu conheço muita gente assim, põe 200 gramas de comida no buffet por quilo e fica horrorizado se achando o Shrek por comer tanto.
Com relação a rotina de calistênicos a usar, acredito que desde que seja uma rotina sensata e bem distribuída, não importa tanto a rotina, mas sim a disciplina da pessoa de continuar com essa rotina por um longo período de tempo. Quer dizer, não é muito bom ficar pulando de galho em galho.
Gostaria de deixar aqui a rotina que uso como base do meu treinamento.
Não faço necessariamente todos os exercícios na mesma ordem (acabei separando membros superiores e pernas em 2 dias separados), mas ali tem um FAQ e muita, mas muita explicação sobre todos os exercícios, sobre a forma correta de fazer (vídeos inclusive), e tem um fórum onde se pode fazer perguntas a respeito também.
O fórum: https://www.reddit.com/r/bodyweightfitness/
A rotina: https://www.reddit.com/r/bodyweightfitn ... ed_routine
O FAQ: https://www.reddit.com/r/bodyweightfitness/wiki/faq
<<

VetDuarte

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Qua Mar 08, 2017 12:14 pm

Exatamente. O tipo de enfoque na calistenia que dá a diferença no resultado.
Os estudos sobre calistenia vs musculação não levam em conta nem isso nem a progressão, que é a base do CC, do trabalho do Matt, etc.
Quanto à comida, eu talvez não tenha me feito entender: o que eu quis dizer é que, comendo o MESMO que eu comia antes de adotar a calistenia progressiva, eu engordava (mesmo fazendo calistenia "aeróbica", como a do Freeletics, que é uma correria de merd@) ou, no máximo, mantinha (como quando eu corria cerca de 1h/dia - aliás, tenho clientes que treinam maratona, participam de equipe, classificam pra Boston, etc, e é um drama se comer um pãozinho a mais); agora, desencanei porque tenho comido o mesmo, e até exagerado eventualmente (juntando chocolate, bolo, cerveja - antes, eu não bebia, ainda por cima! - salgados na rua, etc), não aumento o peso. O Alen me corrija, mas acredito que o principal seja o aumento de consumo basal, uma vez que praticamente não há atividade "aeróbica" no meu treino, o que é maus um indicador de ganho de massa muscular (que consome em repouso).

Eu cito muito o Matt pirque realmente me identifiquei com o método dele. São semore os mesmos exercícios, o que não impede a variação. Pullups, por exemplo. Nos dias específicos desse exercício, eu faço pullups convencional, chinups e australian rows (e sim, eu faço na mesa de jantar. Tranquilo. :) ) 3 séries de 10 repetições cada. Nos outros dias, seguindo esse método, eu geralmente faço uma série de pullups convencional. Eventualmente, eu enxugo a variação como, por exemplo, o agachamento: tenho feito lunges, 3 séries, e termino com isométrico por 3 min. O resultado é o mesmo das 3 séries de 3 variações dos pullups. Como quero chegar ao pistol squat, tenho tentado melhorar minha estabilidade com outros exercícios, fora do treino.

Não tem preço, realmente, poder fazer exercícios em qualquer lugar, viajando, a qualquer hora, é um sonho realizado.
É uma coisa que eu sempre quis da corrida, por exemplo, e não rolou.

Enviado via S7
Fabio Duarte

Gear VR

Lumia 640xl

Lumia 640

Nokia Lumia 1020 64GB

iPad mini 64GB

Mac mini
<<

drsrg

Estado: Tocantins

Mensagem não lida Qua Mar 08, 2017 11:05 pm

Neófito no assunto.
Logo, sou protegido pela ignorância.

Mas pelo que li aqui, veio a dúvida.
O tal TRX seria uma variação desses tais calistênicos?

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk
---
T|E -> Zire 72 -> TX 2Gb -> Treo 680 -> substituído com louvor pelo iP4 (detalhes aqui)
E62 2Gb -> E71 8Gb -> iPhone 4 32Gb (29112010); iOS 5.1.1, JB -> Galaxy S3 (28112012) Micro SD 32Gb, JB -> Note 2 (30102013) 4.4.2 Dr.Ketam -> Galaxy S5 (23032015) -> Xiaomi Mi5S 128Gb (06032017)
Kindle Wi-Fi, 6" Display, Graphite (20102010) -> Kindle PW, com propagandas (02062013)
Nikon D7000, 2x 16Gb + Eye Fi 4Gb

iMac G3 233MHz verde, ainda funcionando!
<<

hatulz

Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem não lida Qui Mar 09, 2017 8:02 am

DRSRG - acho que não tem muito a ver. TRX são exercícios com essas fitas elásticas que você tem que comprar.
Calistênicos são apoio, barra, agachamento, agachamento com uma perna só, caminhar com as mãos etc, exercícios que envolvem o peso do corpo.

VET - Muito bom que você curtiu os calistênicos, quando a gente gosta é mais fácil de se manter motivado para fazer, né?
Próximo

Voltar para Saúde e Bem estar