Recondicionar motor de carro.

Moderador: Moderadores de Fórum

Regras do fórum
Coloquem aqui tudo que não for relacionado com o tema do Fórum.
Os usuários podem trancar seus tópicos se desejarem.
Os tópicos e mensagens criados nesta Seção não aumentam o contador (número de post) do usuário.
<<

Rafael Batista

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qui Jan 21, 2016 5:28 pm

Re: Recondicionar motor de carro.

esse video da dicas de como acordar um motor parado muitos anos, embora muito repetitivo acho legal.
http://vwboxerpatos.blogspot.com.br/201 ... motor.html
<<

Rmsalles

Twitter: @rmsalles

Mensagem não lida Qua Jan 27, 2016 11:27 am

Vou pegar o meu carro amanhã e coloco aqui maiores informações.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Notebook MacBook Pro, Dell Vostro 1400, XPS 15, V131, Samsung Shark SF410,ThinkPad T61, T420, X220, X301, HP Probook 4320s.
Galaxy Note 4, Galaxy Note 2, Lumia 930, LeTV Pro X800, Zuk Z2 Pro, Redmi Note 3 Pro, One Plus One
Blog http://rmsalles.wordpress.com/
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Qua Fev 03, 2016 8:28 pm

E ai? roncou :)
<<

Luiz Sérgio

Mensagem não lida Ter Fev 09, 2016 8:30 pm

Cheguei atrasado, mas vou dar meus pitacos:

O certo, CERTO mesmo quando um carro vai ficar muito tempo parado, é retirar os fluidos dele. Com certeza ninguém faz isso pelos motivos mais diversos, lembro que você teve um problema sério de saúde, então com certeza não teria como fazer isso.

Independente de ter tirado os fluidos ou não, o que se deve fazer na hora de ressuscitar um motor parado há muito tempo é:
- NÃO LIGAR O CARRO DE CARA; :mrgreen:
- CHAMAR UM MECÂNICO DE CONFIANÇA PARA QUE ELE VÁ NA SUA CASA (ou rebocar o carro até a oficina, mas sem ligar);
- Verificar o tanque, filtro de gasolina e tubulação que leva a gasolina do tanque para a flauta dos bicos;
- Aquecer o cárter para que o óleo velho fique mais fino e escorra corretamente para fora do motor (dá para contar nos dedos quem faz isso);
- Se possível, eu também sou completamente a favor da retirada da tampa inferior do motor (o cárter) para que possa ser feita uma limpeza detalhada no cárter e na peneira da bomba de óleo;
- Jogar o filtro de óleo fora;
- Abrir a tampa de válvulas do cabeçote e verificar se não ficou nenhuma borra. Se tiver qualquer coisa anormal, limpar;
- Botar um filtro de óleo novo;
- Botar um pouco de óleo novo nos tuchos e depois fechar a tampa de válvulas;
- Botar óleo novo no motor até o nível correto;
- Tirar as velas e botar um POUCO de óleo nos cilindros pelos buracos das velas; (Sério, muito pouco)
- Girar o virabrequim MANUALMENTE, para ver se os pistões não estão agarrados nas paredes dos cilindros. Isso pode te economizar MUITOS problemas. ;)
Geralmente você precisa de uma ferramenta específica que pegue na polia do cabeçote para fazer isso. Qualquer mecânico tem isso, mas você em casa, não :mrgreen:
Dependendo do acesso ao motor, você pode fazer com uma chave de caixa diretamente na polia do virabrequim.

Se tudo der certo até aí, ótimo.
Agora é só soltar a mangueira inferior do radiador, lavar BEM o sistema com água corrente, trocar a água do motor e usar o aditivo na proporção correta, e depois ligar.
Não deve te dar nenhum problema seguindo esses passos.

Veja bem, isso é um procedimento que quase ningém faz, mas que pode evitar qualquer tipo de surpresa.
Geralmente, quando você leva num mexânico, o máximo que ele vai fazer é tirar a vareta do óleo, ver se está lubrificado, ver se tem água e virar o motor.
Se não der certo, aí sim, ele pensa em fazer todos esses passos DEPOIS de fazer a cagada inicial. :roll: :roll: :roll:

Fora isso, com certeza você vai ter que trocar:
- Todos os fluidos do carro, principalmente o de freio e de embreagem (se o carro tiver embreagem hidráulica, não é o caso dos Fiat), pois o fluido absorve umidade e perde as propriedades de óleo;
- Talvez os burrinhos de freio dos freios a tambor, porque os reparos ficam ressecados e vazam;
- Todos os filtros;
- Provavelmente, todos os retentores do motor, porque estarão ressecados (retentores de válvula, bomba de óleo, e outros retentores do cabeçote e do virabrequim).

Retífica mesmo, só se os pistões estivessem agarrados nos cilindros e tiverem riscado na virada de chave inicial.
Com o motor funcionando, o ideal é fazer um teste de compressão nos cilindros e ver se está acontecendo vazamento em algum lugar. Se estiver, é bom desmontar o cabeçote para uma limpeza completa e troca dos retentores. Se não, não precisa fazer isso agora.

Boa sorte aí.
Abraço,
Luiz Sérgio
Samsung SM-N910C - Galaxy Note 4 32GB + SDHC 64GB Classe 10
ROM: Android 6.0.1 - eRobot V2.0
Nokia E71 + SDHC 16GB - sim, ainda está em uso!
iPod Touch 3G 64GB
<<

Rmsalles

Mensagem não lida Qua Fev 10, 2016 6:11 pm

Bom pessoal. Peguei o carro. Não foi necessário retificar o motor,depois de muita insistência, o mecânico foi consultar pessoas que conhecem motor de Siena argentino. Sim, meu modelo é argentino vendido no Brasil.
Enfim, trocou peças, que depois transcreverei aqui e está funcionando bem. A cagada do mecânico é que não trocou a bóia, somente trocou o tanque e a bomba de gasolina, entre outas peças.
No sábado fui ligar o carro e encontrei vazamento de gasolina próximo ao filtro. Bastante gasolina. Então não levarei mais o carro naquele mecânico. Vou levar em outro, para ver a cagada que ele fez para ter o vazamento, assim como trocar a bóia de gasolina e saber o nível de gasolina.
Luís Sérgio, isto mesmo, tive problema sério de saúde e agora estou me recuperando bem. Já larguei as muletas.
Agora tentar voltar a vida, acertando os detalhes que ficaram para trás, inclusive o carro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Notebook MacBook Pro, Dell Vostro 1400, XPS 15, V131, Samsung Shark SF410,ThinkPad T61, T420, X220, X301, HP Probook 4320s.
Galaxy Note 4, Galaxy Note 2, Lumia 930, LeTV Pro X800, Zuk Z2 Pro, Redmi Note 3 Pro, One Plus One
<<

Alen_D

Twitter: @alen_d

Gadget: XPERIA T3

Estado: Espírito Santo

Mensagem não lida Sex Jun 10, 2016 8:23 pm

Atualizando uma informação-

Ressucitei o SEAT da minha mãe...

O Seat Ibiza dela 95 que estava na garagem já ha 5 anos sem ligar, primeiro em uma madrugada empurrei pra fora da garagem do prédio - puxando ele com outro carro.

no outro dia levei pra oficina já que fazia muito temo q nao ligava mesmo.

aí o primeiro passo - limpar e escorrer todo o óleo velho.

pedi para não abrir o cabeçote já que não sabia se teria juntas pra ele.

limpou-se a ignição que nao funcionava pq um fio solto não trasmitia a eletricidade para ela, bomba de gasolina estava ok, aí o mecanico fez o carro girar da maneira correta e bum. primeira parte feita.

mas aí veio outra questao.

o carro não engatava nem a primeira , e nem a segunda marchas... , paguei a revisão da caixa de marchas e troca dos mecanismos internos.
troquei embreagem - faltou só o rolamento que nao achei em lugar algum.

e os maiores custos vieram dessa caixa de marchas..

a roda traseira e os freios - troquei os burrinhos por novos, e o cilindro mestre (mesmo do gol / Polo).

anteontem peguei o carro da oficina e tudo andando um pouco estranho, mas hoje fiz um teste drive , dirigi 48 km em uma rodovia puxando bem o motor para ver se ele teve algum comprometimento e se só a primeira troca do óleo estaria ruim....

pra minha grata surpressa o carro estava macio, rápido , ágil e com frenagem boa, só a caixa qe precisarei revisar ainda pois a 2nda marcha uma hora pulou fora...

mas de 1 e 3 em diante tudo perfeito.

o carro tem mais valor sentimental do que financeiro, pois gastei 1980 reais nele e o preço de mercado não dá 6500,00.

usar e revisar a proxima troca de óleo no mes que vem (flushing) das borras e óleos remanescentes.
Galaxy tab 10.1 p7500 .
TOM TOM RUNNER 2 CARDIO MultiSPORT

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 xt (2) botoes furados
Garmin 310 xt (drowned 28.07.14)
Garmin 410 by sebastian - dead batterie
Garmin 910 XT - afogado

[strike]Motorola Defy (dead 21/10/12) R.I.P

+ bike Giant Yukon Fx Full suspension deore 27 vel. +sram x9 - Rodas SRam Rise 40
+ bike Trek 5200 USPS - Black Bird
+ Bike Trek MADONE 4.7 2013 Carbono /ultegra- Roda ZIPP 404

*Triatleta das antigas e Treinador de corrida
[url]Facebook.com/alen.brandizzi[/url]
[url]Facebook.com/tcruning[/url]

http://www.treinecerto.biz e http://www.treinecerto.com
<<

Luiz Sérgio

Mensagem não lida Sex Jun 10, 2016 11:42 pm

A embreagem do carro é hidráulica? Se for, tem que ver se a borracha que tem no cilindro mestre da embreagem não está corroída. Já aconteceu isso comigo no Lancer e num Corolla...
iPod Touch 3G 64GB
<<

Alen_D

Mensagem não lida Dom Jun 12, 2016 8:05 pm

Luiz Sérgio escreveu:A embreagem do carro é hidráulica? Se for, tem que ver se a borracha que tem no cilindro mestre da embreagem não está corroída. Já aconteceu isso comigo no Lancer e num Corolla...

Não sei .. pra mim era a comum mesmo..

mas o motor tá bem macio.
Galaxy tab 10.1 p7500 .

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 XT - afogado

+ bike Giant Yukon Fx Full suspension deore 27 vel. +sram x9 - Rodas SRam Rise 40

<<

Luiz Sérgio

Mensagem não lida Dom Jun 12, 2016 8:14 pm

Quando perguntei se é hidráulica, quis dizer o acionamento. Ao invés de ter um cabo de aço entre o pedal e a caixa, vários carros importados mais antigos já usavam acionamento hidráulico da embreagem.
iPod Touch 3G 64GB
<<

Alen_D

Mensagem não lida Sex Jul 01, 2016 6:56 pm

Luiz Sérgio escreveu:Quando perguntei se é hidráulica, quis dizer o acionamento. Ao invés de ter um cabo de aço entre o pedal e a caixa, vários carros importados mais antigos já usavam acionamento hidráulico da embreagem.

Smana passada rodando descobri o problema da segunda marcha, e nao tinha nada a ver com a embreagem, mas sim com a Bucha do Trambulador, mais especificamente na parte proxima ao motor no final do Varão,(ela estava gasta e caiu) , levei direto pra oficina de 3a marcha e depois de 2 dias o mecanico me disse que gastou 30,00 para adaptar uma outra e acionar melhor, resultado o carro sumiu a folga e o engate agora está preciso.

e o motor parece que quanto mais eu ando melhor ele fica.....vai desgarrando o óleo velho , na semana q vem farei a 1a troca do oleo de transiçao.
Galaxy tab 10.1 p7500 .

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 XT - afogado

<<

Alen_D

Mensagem não lida Sex Jul 22, 2016 9:02 pm

Atualizando o tópico.

ontem troquei o óleo mineral de baixa qualidade por um óleo de espeficação melhor e fiz questao de conferir o óleo que saía e pra miha grata surpresa nenhuma borra, ou parte grossa, apenas o óleo mais sujo pois foi o primeiro depois de 5 anos e assim coloquei o óleo novo.

tambem troquei o reservatório de água por um novo e limpei o sistema de arrefecimento, resultado:

o carro de 21 anos está melhor do que carros de 3 anos segundo o mecânico que me deu a assistência.

e pensar que tinham condenado o carro....
Galaxy tab 10.1 p7500 .

Sony Xperia Sp. Roubado
Sony Xperia T3
Garmin 910 XT - afogado

<<

Rmsalles

Mensagem não lida Sex Jul 22, 2016 9:21 pm

Pessoal, depois de janeiro, onde gastei uma grana e descobri as falcatruas do primeiro mecânico, meu carro está ótimo e confiável. Passou na vistoria do Detran, roda tranquilo.
Agora só preciso trocar o compartimento de agua do sistema de arrefecimento, que está feio, e dar uma geral no líquido de arrefecimento. Já comprei liquido, só falta encontrar alguém que baixe toda a água do motor e troque pela solução.

Enviado de meu Onde Plus One usando Tapatalk
Anterior

Voltar para Off Topic