[Tutorial] MacBook Pro com bateria ruim, lento e kernel_task

Moderador: Moderadores de Fórum

Regras do fórum
A área de Tutoriais é mantida na lista de Aprovação.
Cada usuário que desejar publicar o seu Tutorial será avaliado por um Colunista e/ou Redator.
Após a aprovação do Texto e/ou conteúdo, de acordos com as regras estabelecidas, o mesmo é publicado com um Link para um tópico de discussões.
Qualquer novos tópicos e/ou posts nessa área ficarão à espera de aprovação da Moderação (Colunista e Redatores).
<<

manondedge

Estado: Pernambuco

Mensagem não lida Dom Jun 07, 2015 2:59 pm

Re: [Tutorial] MacBook Pro com bateria ruim, lento e kernel_

RAevangelista escreveu:Gente, pegando carona no assunto... Migrei pra Mac agora e me bateu uma dúvida aqui. Estou usando o MacBook Pro 13" com a última atualização do sistema. Tenho feito assim, a bateria chega aos 10% coloco pra carregar, chega aos 100% eu retiro da tomada. Mas as vezes preciso deixar na parede direto com o Mac ligado quase que 24%. Isso é prejudicial a bateira? Não tem um sistema inteligente que gerencie isso?
Abs a todos!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Na teoria, o próprio sistema gerencia isso. Ele não fica carregando a bateria já carregada ou quase cheia. Não é raro você ver que às vezes ele fica em 98, 99% e não carrega pois já está próximo da carga máxima. Ele espera descarregar mais para fazer o carregamento completo.

Agora em relação a bateria em si, já li de tudo. Mas parece que para manter a saúde dela é recomendado que de tempos em tempos você deixe ela descarregar toda e depois realizar uma carga completa para ela não viciar. Infelizmente com o tempo ela perde autonomia mesmo.
2016 - Galaxy Note 5 / Galaxy S6 / LG G4 Dual

Linha do tempo: Moto X Play - Sony Z2 - Galaxy Note 3 - Galaxy Note 3 Neo Duos - Apple iPhone 6 Plus - Nokia Lumia 1520 - Galaxy Note 3 Neo Duos - Sony T2 Ultra - LG G2 - Motorola Moto G - Galaxy Note 2 - Apple iPhone 5 - Nokia Lumia 720 - Galaxy Note - Galaxy Grand Duos - Galaxy S Duos - Samsung Nexus - LG P500 - Blackberry Bold 9000 - Samsung Omnia W - Apple iPhone 4 - Apple iPhone 3GS - Apple iPhone 3G - Apple iPhone - HTC TyTN II - HTC S710 - Nokia E71 - Nokia Asha 200 - Nokia 5200 - LG 4410 - LG MG220 - Nokia 2280 - Nokia 6110
<<

Joao Paulo

Mensagem não lida Seg Jun 08, 2015 1:09 pm

Obrigado pela informação. Procedi conforme o explicado e meu Mac ficou rápido como novo.
Eu não havia comprado o protection plan, um ano e um mês depois meu Mac começou a apresentar exatamente o mesmo problema: superaquecendo e muuuuuuuuuuito lento. Levei na assistência técnica e me disseram q era a memória e placa mãe. Troquei tudo. Deram garantia de 3 meses. Ok. Passados 6 meses o problema voltou. Retornei à assistência AUTORIZADA. Problema na memória. Troquei de novo. Garantia de 3 meses. E agora passados 6 meses que acontece? Adivinhem. Então, foi aí que achei esse tutoria e tudo voltou a funcionar.
Bem, às vezes me surpreendo com os ferrenho defensores da Apple. É uma política da empresa com seus funcionários. Depois que conheci Apple nunca mais usei outros produtos. São realmente muito bons. Contudo tenho saudade dos menus antigos PCs que eu usava por uns 5 anos e ainda presenteava-os para sobrinhos mais novos.
Eu acredito na obsolescência programada e também na ganância humana. Eu adoraria ter todos os dispositivos: relógio, tablet, celular e Mac. Com certeza facilitaria muito minha vida. Mas além do dólar assustador, fico patinando em reparos infindáveis e não consigo comprar máquinas novas.
#chatiado
<<

xmac

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Seg Jun 15, 2015 11:09 am

Alguém sabe dizer se o Macbook Pro funciona direto ligado na energia? Por exemplo, a bateria pifou e ele funcionaria ligado direto?
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Seg Jun 15, 2015 11:33 am

xmac escreveu:Alguém sabe dizer se o Macbook Pro funciona direto ligado na energia? Por exemplo, a bateria pifou e ele funcionaria ligado direto?

Pelo que sei, ao fazer isso, a performance do macbook cai pela metade. Tinha um link de um forum da Apple falando sobre isso, mas não achei aqui.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Aguardando Macbook + iPhone 7 + Kindle + Xone+PS4+G29 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB

Recomendações
<<

jpro90

Mensagem não lida Ter Jul 07, 2015 3:17 pm

Funcionou 100% ! Obrigado pela dica !

Estou impressionado
<<

alanjhone

Estado: Espírito Santo

Mensagem não lida Ter Jul 14, 2015 12:05 pm

HelderJr escreveu:Caros amigos, venho aqui compartilhar uma informação que levei MUITO tempo para conseguir achar. Vamos começar lá do princípio.

Tenho um MacBookPro 13 polegadas (modelo Early 2011) que vinha muito bem até o último ano. De tanto ficar em casa, com ele ligado o tempo todo na tomada, acabei me acomodando e deixei de tirar da parede para gastar a bateria e fazer a mesma descarregar. Resultado: a bateria estragou e agora só consigo usar o MacBook se estiver na energia. Se desplugar por 1 segundo, já era, ele apaga totalmente.

Estava conformado com a situação, pois foi problema meu. O que estava me irritando muito é o fato de ele estar leeeento demais, esquentando demais. Depois da última vez que acidentalmente tirei ele da tomada, a coisa ficou horrível. Ele levou uns 15 minutos para ficar pronto para o uso e mesmo assim, quando mandava abrir o Chrome, levava uns 5 minutos para eu poder digitar alguma coisa. A situação estava insustentável.

Eis que depois de muito fuçar os confins da internet, descobri a causa: a Apple, quando percebe que a bateria está ruim, força o uso da CPU através de um processo chamado kernel_task. No meu caso, pelo Monitor de Atividade, descobri que apenas ele estava usando entre 250-350% do CPU!!!! A solução, pelo método difícil, foi apresentada em diversas páginas, mas a mais simples foi difícil de achar. Eis que a trago para os amigos foristas. Basta mover 1 arquivo para qualquer outra pasta.

Antes de apresentá-la, gostaria de fazer a ressalva que qualquer consequência do uso desse método fica a critério de quem o realizar. Meu OS é o Mavericks.

1) Descubra o modelo de seu MacBook
Clica na Maçã > Sobre este Mac > Mais informações... > Relatório do sistema > Em "Visão Geral do Hardware" existe o "Identificador do Modelo". No meu caso é o MacBookPro8,1.

2) Abra o Finder, vá até a raiz, onde existem as pastas Aplicativos, Biblioteca, Sistema, Usuários.
Clique em Sistema > Biblioteca > Extensions > IOPlatformPluginFamily.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > PlugIns > ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > Resources.

[Editado] Segue um vídeo de como localizar o arquivo. https://www.youtube.com/watch?v=qIF2KIh ... e=youtu.be

3) Agora você vai procurar o arquivo .plist com o nome exatamente igual ao modelo de seu MacBook.

4) Mova-o para uma pasta segura (e faça o backup dele em mais de um lugar, se possível). Caso não saiba como mover, basta dar Command + C e na hora de colar, dá Command + option + V.

5) Reinicie o MacBook e, pronto, seja feliz como eu!

OBS: nesse exato momento, 3 dias após essa modificação, o kernel_task continua utilizando cerca de 5% do CPU.

HelderJr, você realizou testes com Appler Hardware Test caso sim deu algum erro?
<<

HelderJr

Mensagem não lida Ter Jul 14, 2015 5:06 pm

Alan, não usei. Na verdade nem conheço isso que vc falou.
Feliz da vida com...
HTC HD2 | microSD 16GB | Razer Protone M100
Sony DSC H1 | MS Pro Ultra 1GB | Filtros UV e PL
<<

francoalighieri

Gadget: Apple Watch

Mensagem não lida Dom Out 11, 2015 1:54 pm

Boa tarde galera. Eu tenho um Macbook White ( Macbook7,1 ). Fiz este procedimento porem na hora de colocar o arquivo em uma pasta segura ele da o seguinte erro: "Macbook7_1.plist" não pode ser modificado ou apagado porque e exigido pelo OS X.
Estou usando o El Capitan.
Estou adotando este método porque a alguns dias o meu mac começou a ficar lento e estou tentando melhora-lo. A lentidão começou alguns dias depois que atualizei o OS X. Sera que tem algo a ver? Eu baixei a atualização e instalei direto pela Apple Store. Fiz algo de errado sem saber? Sou noob no mundo do mac. Me ajudem por favor.

Att
<<

mms_mendes

Mensagem não lida Qui Out 15, 2015 11:23 pm

HelderJr escreveu:Caros amigos, venho aqui compartilhar uma informação que levei MUITO tempo para conseguir achar. Vamos começar lá do princípio.

Tenho um MacBookPro 13 polegadas (modelo Early 2011) que vinha muito bem até o último ano. De tanto ficar em casa, com ele ligado o tempo todo na tomada, acabei me acomodando e deixei de tirar da parede para gastar a bateria e fazer a mesma descarregar. Resultado: a bateria estragou e agora só consigo usar o MacBook se estiver na energia. Se desplugar por 1 segundo, já era, ele apaga totalmente.

Estava conformado com a situação, pois foi problema meu. O que estava me irritando muito é o fato de ele estar leeeento demais, esquentando demais. Depois da última vez que acidentalmente tirei ele da tomada, a coisa ficou horrível. Ele levou uns 15 minutos para ficar pronto para o uso e mesmo assim, quando mandava abrir o Chrome, levava uns 5 minutos para eu poder digitar alguma coisa. A situação estava insustentável.

Eis que depois de muito fuçar os confins da internet, descobri a causa: a Apple, quando percebe que a bateria está ruim, força o uso da CPU através de um processo chamado kernel_task. No meu caso, pelo Monitor de Atividade, descobri que apenas ele estava usando entre 250-350% do CPU!!!! A solução, pelo método difícil, foi apresentada em diversas páginas, mas a mais simples foi difícil de achar. Eis que a trago para os amigos foristas. Basta mover 1 arquivo para qualquer outra pasta.

Antes de apresentá-la, gostaria de fazer a ressalva que qualquer consequência do uso desse método fica a critério de quem o realizar. Meu OS é o Mavericks.

1) Descubra o modelo de seu MacBook
Clica na Maçã > Sobre este Mac > Mais informações... > Relatório do sistema > Em "Visão Geral do Hardware" existe o "Identificador do Modelo". No meu caso é o MacBookPro8,1.

2) Abra o Finder, vá até a raiz, onde existem as pastas Aplicativos, Biblioteca, Sistema, Usuários.
Clique em Sistema > Biblioteca > Extensions > IOPlatformPluginFamily.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > PlugIns > ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > Resources.

[Editado] Segue um vídeo de como localizar o arquivo. https://www.youtube.com/watch?v=qIF2KIh ... e=youtu.be

3) Agora você vai procurar o arquivo .plist com o nome exatamente igual ao modelo de seu MacBook.

4) Mova-o para uma pasta segura (e faça o backup dele em mais de um lugar, se possível). Caso não saiba como mover, basta dar Command + C e na hora de colar, dá Command + option + V.

5) Reinicie o MacBook e, pronto, seja feliz como eu!

OBS: nesse exato momento, 3 dias após essa modificação, o kernel_task continua utilizando cerca de 5% do CPU.

Helder consegui chegar na origem porem ao tentar mover ele me barra e diz que não é possível mover o arquivo porque o sistemas OS necessita dele o que posso fazer nesse caso ? Meu Mac é o PRO 7,1 com o El Capitan instalado
<<

gui05w

Twitter: @testosteronag

Estado: Minas Gerais

Mensagem não lida Dom Abr 24, 2016 7:49 pm

Estou usando meu macbook pro 8,1 direto na energia, sem bateria, comprei ele recentemente e ja veio assim. Mesmo com um processador i7 e 4gb de ram, esta muito lento muito mesmo. Suspeito que seja esse mesmo problema da bateria, fiz esse processo ensinado aqui, porem nao adiantou. Sera que nao adiantou pelo fato de nao ter bateria nenhuma conectada nele? ja que o de voces todos que fizeram e deram certo tem mesmo q uma bateria ruim conectada, mas tem
<<

heraclitoneto

Estado: Paraíba

Mensagem não lida Sáb Mai 21, 2016 8:57 pm

Boa noite galera,

Encontrei o arquivo de boa. Meu problema é que não consigo excluir o arquivo porque ele é exigido pelo sistema. Já tentei excluir com o usuário root, pelo terminal usando rm -rf, usando sudo e também pelo finder.
Minha pergunta é: Vocês sabem alguma maneira de forçar essa exclusão? Já tentei tudo que conheço. No meu caso já estou usando o EL Capitan. No de muita gente deu certo a exclusão acho que porque era uma versão anterior e era permitido excluir arquivos exigidos pelo sistema.

Vlw
Anterior

Voltar para Tutoriais