Da Loucura do FLICKR e seu Log Inconstante/Inutilizado

Moderadores: mauromartins, Pajoneis

<<

brunops1

Gadget: LG G4, Z1 e Zenfone5

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 5:19 pm

Da Loucura do FLICKR e seu Log Inconstante/Inutilizado

Pessoal,

Venho aqui mais para desabafar ao relatar algo que já vem me incomodando há um tempo e que, tal qual aquela pedrinha no sapato que acaba ficando ali até o final do dia quando se está na rua, tenho deixado de lado e convivido como se não existisse.

Como fui forçado a constatar o problema mais uma vez recentemente (o que só contribuiu para o lento, porém contínuo, avanço da minha frustração), deito aqui estas linhas mais catárticas do que qualquer outra coisa (não tenho esperança de achar solução). E, por isso mesmo, são longas. Se não tiverem paciência, compreendo. Numa boa. Mas fica o registro caso alguém consulte.

Vamos a ele. (Por aqui, acho que o Hallais é usuário Flickr; de repente, ele sabe do que estou falando.)

Desde o Nokia n900 tinha uma conta no Flickr para onde subia as fotos que queria guardar além dos backups físicos. NOTA: não tenho nenhuma rede social e uso o serviço tão só para armazenamento, com todas as minhas fotos privadas, e não “sigo” (ô terminho mais mal empregado) ninguém.

Tenho um email e conta antigos ‘@yahoo.com.br’ e quando fiz minha conta Flickr criei o acesso com log via gmail (realmente, nem me lembro o porquê).

Muito bem. Quando o Flickr passou a dar 1TB gratuito, meu uso se intensificou e todas as minhas fotos foram subidas para lá – do mesmo modo que ajustei meus dispositivos para upload automático para ele.

Em um dado momento, recebi um email deles avisando que o log via gmail seria cancelado, instando os usuários a criar uma conta Yahoo.

Pensei: ‘Tô tranqüilo. Já tenho conta Yahoo.”

Agora vos digo: desde a tal mudança, o sistema de log deles virou um “samba do afro descendente ensandecido”. Vejam.

Usava o aplicativo Android no Galaxy S2 e na web quando da mudança.

Logo depois dela, ao tentar logar na web com minha conta Yahoo, o site passou a me dar uma mensagem de erro non-sense (a mesma até hoje) que me dizia “Se estiver tentando entrar em sua conta brunops1 do Flickr, entre novamente no Yahoo! com seu ID 601a587ab07ec96731b3325f96ce90c3 do Yahoo!.!” Percebam o ‘meu’ ID Yahoo na mensagem deles!

E mais: para poder logar com meu ID Yahoo na conta Flickr a ‘dica’ era…entrar na conta Yahoo com um ID louco(!!). Obviamente, entrei com meu ID certo, mas nada que pudesse fazer na minha configuração de conta Yahoo influiu no Flickr.

Só que o meu app android que instalei no S2 com as credenciais Gmail continuou rodando normalmente. Conclusão: abandonei o acesso web e fiquei usando o app no GS2.

Quando peguei o Xperia Z1, instalei o Flickr com um ‘gelo na barriga’. Tentei logar pelo gmail… nada. Pelo ID Yahoo… nada. Desinstalei e, dias depois, reinstalei. Loguei com o ID Yahoo e… Voilá! Fui na gaveta, desencavei o N900 e testei: resultado foi que pelo navegador dava o mesmo erro, mas pelo mecanismo de compartilhamento da galeria as fotos também subiam normalmente. Bizarro.

E assim, com a dupla S2 e Z1 o meu acervo lá chegou a 7 mil fotos esse ano.

Em maio passado, comprei o Zenfone 5 para tomar o lugar do S2 (que faleceu) como segundo telefone.

Dada sua câmera de 13MP com pixelmaster acima da média dos moto G da vida de então, resolvi instalar o dito cujo. Então veio o ‘frio no estômago’ novamente… Para minha surpresa, instalei e mandei logar com ID da minha conta Yahoo e, depois de retornar umas vezes ‘não foi possível logar no momento’, do nada a tela piscou e apareceu minha galeria sendo carregada. Putz! Não entendi nada, mas achei bom.

Fui na web, tentei logar e… mesma M de sempre.

Como diria Renato Russo na saga de João do Santo Cristo, “e pro inferno ele foi pela segunda vez” deixando o problema de lado – já que nos dispositivos móveis com os quais fotografo 90% do meu acervo, a coisa tava rodando.

Mas que o problema estava lá, eu sabia que estava…

E como nada dura para sempre… Tem duas semanas que peguei um LG G4.
Pois é… Adivinhem…

Fui cheio de gás logar no Flickr com o G4 estimulado pela última experiência com o Zf5.

Loguei com a credencial da conta Yahoo e… Nada. Uma, duas, três, dez, vinte tentativas e … nada. Deixei para o dia seguinte e… nada. Aparece meu ‘user yahoo’ com ícone de usuário como opção de log in, mas clico nele e depois de uns segundos: “Não é possível logar nesta conta. Tente novamente.”

Como da aquisição do Zenfone 5 para cá o Google Photos sofreu aquela revolução, tenho meu acervo mais recente todo lá também e, assim, o LG G4 ficou sem o Flickr (que tem minhas 7.000 + fotos todas organizadas por álbuns e com localização geográfica muitas vezes incluída a posteriori e ‘na unha’) mas com o Google Photos (que tem umas 3.500).

Só que fiquei ‘com a pulga atrás da orelha’: como em maio deu certo no Zenfone5 e agora não dá no G4?

Fui logar na Web com minha conta Yahoo e, lógico, deu erro, mas percebam a mensagem completa:
Veja o que está acontecendo:
Seu ID brunops1 do Yahoo! usa o endereço de e-mail ........@gmail.com. Este endereço de e-mail já está associado à conta de brunops1 no Flickr.
Veja como fazer:
• Se estiver tentando criar uma nova conta do Flickr para o seu ID brunops1 do Yahoo!, você precisará:
o Remover o endereço de e-mail ..........@gmail.com de sua conta brunops1 do Flickr. (Para isso, você terá que entrar em sua conta do Flickr com seu ID 601a587ab07ec96731b3325f96ce90c3 do Yahoo!.) Ou,
o Altere o endereço de e-mail principal associado ao seu ID brunops1 do Yahoo!. (Suas brunops1 preferências do Yahoo!.)
• Se estiver tentando entrar em sua conta brunops1 do Flickr, entre novamente no Yahoo! com seu ID 601a587ab07ec96731b3325f96ce90c3 do Yahoo!
.”

Daí pensei: ‘quem sabe, por via oblíqua não atinjo meu intento’.
Explico: a sugestão sob a premissa “Se estiver tentando entrar em sua conta brunops1 do Flickr”, que é verdadeira, redunda numa dica inútil.

Contudo a premissa falsa “Se estiver tentando criar uma nova conta do Flickr para o seu ID brunops1 do Yahoo!” traz sugestões que podem funcionar, principalmente a segunda: “Altere o endereço de e-mail principal associado ao seu ID brunops1 do Yahoo!. (Suas brunops1 preferências do Yahoo!.)

Mas… Como diz o infame trocadilho em inglês: tem sempre um ‘mas’/uma b*nda - there’s always a but(t).

Gato escaldado fui pesquisar no Google encontrei.

Daqui:
https://www.flickr.com/help/forum/en-us ... 608502474/

Até aqui:
https://www.flickr.com/help/forum/en-us ... 474/page8/

Vemos um monte de gente que, agora em 2015, vem lutando com esse problema nos últimos 05 meses e, ao seguir as dicas e ferramentas do Flickr support, terminou ou com duas contas, só acessando a mais nova, ou com duas contas no mesmo nome, acessando as duas, porém só conseguindo editar as fotos da mais nova… e por aí vai. Tem pessoas com medo de perder o acervo de uma vida de trabalho!

E, ainda passeando pelo fórum de ajuda, percebe-se que desde o cancelamento do log via gmail e facebook, sazonalmente surgem mensagens de gente com problemas similares e tentando diferentes soluções propostas pelo flickr – parece ser uma coisa de ‘ondas’. Eles consertam para alguns e estragam para outros. Se repete em 2013, 2014 e 2015.

Isso explicaria o comportamento errático entre acesso web e android, bem como a impossibilidade pelo app android no G4 agora.

Detalhe: o acesso no Z1 e no Zf5 continua funcionando normalmente. Resultado: para guardar as fotos do G4 além do Google Photos, estou mandando-as por Bluetooth para o Z1 ou Zf5 e upando para o Flickr a artir deles…

Portanto, com medo de piorar meu problema, não vou mudar minha referência do gmail dentro das preferências da conta Yahoo, com receio de perder o acesso que ainda tenho pelo Z1 e Zf5 ou terminar como aqueles usuários dos links que deixei acima.

Ufa!!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem a novela, entretanto depois dessa catarse acho que agora consigo passar mais uns meses sem pensar nisso.

Abs.
<<

marcelohallais

Moderador de Fórum

Twitter: @marcelohallais

Gadget: iPhone 7 128gb

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 5:50 pm

Re: Da Loucura do FLICKR e seu Log Inconstante/Inutilizado

Cara, eu não tenho como ajudar, pois nunca entrei no Flickr via Gmail ou Facebook, eu sempre usei a minha conta @yahoo.com ou meu e-mail @hallais.com.br, pq os dois estão vinculados a minha conta Yahoo!.
<<

brunops1

Gadget: LG G4, Z1 e Zenfone5

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 6:15 pm

marcelohallais escreveu:Cara, eu não tenho como ajudar, pois nunca entrei no Flickr via Gmail ou Facebook, eu sempre usei a minha conta @yahoo.com ou meu e-mail @hallais.com.br, pq os dois estão vinculados a minha conta Yahoo!.

Cara, nem esquenta.
Escrevi mais para 'desopilar', mesmo.
Se alguém souber de algo, ótimo. Se não, está ok também.
Abs.
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 6:18 pm

Também tive o mesmo problema, mas como não tinha muita coisa lá, desencanei.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Samsung Galaxy Note 4 | Xiaomi Mi Max | Megaware 2981U | DL I-Nov D251
<<

hira

Moderador de Fórum

Twitter: @

Estado: Distrito Federal

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 7:29 pm

Eu criei minha conta no Flickr usando o Gmail, quando eles cancelaram, mudei pra uma conta Yahoo.com.br e não tive problema nenhum.
Sincronizo fotos do celular, iOS, Android, tablet, tudo certinho. Só sinto falta de um app q preste pra PC.
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 7:37 pm

hira escreveu:Eu criei minha conta no Flickr usando o Gmail, quando eles cancelaram, mudei pra uma conta Yahoo.com.br e não tive problema nenhum.
Sincronizo fotos do celular, iOS, Android, tablet, tudo certinho. Só sinto falta de um app q preste pra PC.

Mudou ou migrou? Ainda acessa o que tinha na conta antiga com o login o yahoo?

Samsung Galaxy Note 4 | Xiaomi Mi Max | Megaware 2981U | DL I-Nov D251
<<

dflopes

Conselheiro

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 9:08 pm

Que enrolação.
Amas pense que poderia ser pior. Se fosse no Brasil, você teria que autenticar documentos em cartório pra provar que você é, realmente, você.

Enviado de meu SM-T230 usando Tapatalk
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

hira

Moderador de Fórum

Estado: Distrito Federal

Mensagem não lida Qua Set 02, 2015 9:52 pm

bleony escreveu:
hira escreveu:Eu criei minha conta no Flickr usando o Gmail, quando eles cancelaram, mudei pra uma conta Yahoo.com.br e não tive problema nenhum.

Mudou ou migrou? Ainda acessa o que tinha na conta antiga com o login o yahoo?

Migrei... nunca tive conta no Yahoo.

Voltar para Outros