Ajuda com compartilhamento em MAC

Moderador: Moderadores de Fórum

<<

Rafael Batista

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 11:05 am

Ajuda com compartilhamento em MAC

Olá.

Como o meu air só tem 128GB de HD preciso usar um HD externo, não vejo sentido em ter um air e precisar andar com um hd pendurado nele, então pluguei um hd no meu router e compartilhei, o windows acessa normalmente, mas o MAC Yosemite não funciona, nem com smb nem com AFP, as vezes leva mais de 15 minutos para listar o conteúdo de uma pasta, as vezes não abre mesmo e as vezes simplesmente o servidor some do nada.

Andei pesquisando e parece que é um bug mesmo do protocolo smb usado pela Apple, é simplesmente impossível acessar conteúdo compartilhado em rede com o Yosemite.

A unica sugestão que achei foi o Dave (http://www.thursby.com/products/dave) mas é pago anualmente.

Testei o SMBup mas não rolou, não sei se fiz tudo certo, mas ele funcionou para compartilhar os arquivos no Mac, mas não para acessar os compartilhamentos disponíveis na rede.

Preciso de alguma forma de acessar um HD externo sem usar fios, como citei tenho o router que posso usar, mas não consegui fazer funcionar.

Alguma outra sugestão? alguém saberia fazer funcionar ou conhece outra forma que não custe caro para fazer isso?
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 11:50 am

Re: Ajuda com compartilhamento em MAC

Apenas pra ter uma noção melhor aqui, qual router está utilizando? Eu tenho um HD Seagate Wireless. O Air até reconhece ele, mas fica lento para acesso aos arquivos e gravação. Vou tentar colocar na USB do Router hj, pra ver se rola. Uma coisa que funciona rápido no Air é o acesso ao HD do Time Capsule.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Aguardando Macbook + iPhone 7 + Kindle + Xone+G920 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB
Raspberry Pi + Kodi 17.3 + Recalbox + Brazuca Play + Spotify (falta só Netflix)

Recomendações
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 12:27 pm

opa, estou usando um TL-WR1043ND TPLink. funciona perfeitamente no win, no Mac, se a pasta tiver poucos arquivos até vai, embora lento mas se tiver mais de 200 ou 300 arquivos fica inviável.
<<

rudisonlacerda

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 12:31 pm

Que estranho... Eu tenho um Raspberry Pi rodando uma distribuição chamada Raspbmc (Debian com XBMC por cima, que fica ligado na televisão e uso como media center). Uso ele também pra várias outras coisas simultaneamente, como cliente torrent, servidor VPN, cliente DNS dinâmico, etc. Uma dessas funções é servidor de arquivos samba. Acesso PERFEITAMENTE do meu Macbook (Pro Retina com Yosemite)! Bom... Na verdade, depende do que você considera rápido: testei aqui e a taxa é cerca de 2,5 MB/s. É pouco, mas eu acho que sobrecarreguei o RPi e usei também um HD velho propositalmente (com fonte externa, de forma que eu não precisasse de um hub USB, já que o RPi não consegue alimentar sozinho os HDs externos). O RPi simplesmente roda os daemons nmbd e smbd, mas acabei de acessar aqui pra testar e olha que curioso:

Código:
rudlac@server:~$ sudo service samba status
[ ok ] nmbd is running.
[FAIL] smbd is not running ... failed!

Apesar disso, o servidor de arquivos continua funcionando! HAHAHA
O servidor samba já vem com a distribuição, eu apenas habilitei na interface...

Sugestão cara: Se essas funções adicionais forem interessantes pra você e essa velocidade te atender, sugiro usar um Raspberry Pi customizado.
Sugestão barata: Talvez o problema seja a implementação samba do seu roteador, então tenta instalar um firmware customizado, tipo DD-WRT ou Tomato.

Se você concluir que o problema é certamente no OS X, com a primeira solução, você pode usar outros esquemas de compartilhamento, como FTP ou ownCloud.
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 12:51 pm

Rafael Batista escreveu:opa, estou usando um TL-WR1043ND TPLink. funciona perfeitamente no win, no Mac, se a pasta tiver poucos arquivos até vai, embora lento mas se tiver mais de 200 ou 300 arquivos fica inviável.

Eu tenho um. Vou fazer um teste hoje a noite e te aviso.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Aguardando Macbook + iPhone 7 + Kindle + Xone+G920 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB
Raspberry Pi + Kodi 17.3 + Recalbox + Brazuca Play + Spotify (falta só Netflix)

Recomendações
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Sex Abr 24, 2015 2:04 pm

rudisonlacerda, obrigado.
achei a solução do Raspberry interessante a um preço viável, embora não goste do fato de ter que alimentar o HD com fonte externa, mas, pode ser uma solução em último caso.
acredito que o problema seja sim do OS X já que o windows acessa normalmente e se você procurar por "mac yosemite smb problems" ou "mac yosemite smb slow" encontrará muitos relatos do mesmo problema em vários enviroments diferentes.

atualizei o firmware do router mas não mudou nada :(

asilvamaia, agradeço :) para o teste, se possível, tente acessar um diretório com mais de 200 arquivos.
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Dom Mai 03, 2015 10:37 am

e ai pessoal? alguém tem mais alguma ideia de como resolver?

Voltar para Tema livre