[Mini Review] Google Chromecast

Moderador: T-Rodman

<<

Duron Maniac

Moderador

Twitter: @duronmaniac

Gadget: Nexus 5 | Lumia 930

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Qua Nov 06, 2013 8:11 pm

[Mini Review] Google Chromecast

Introdução

O Chromecast é a mais nova aposta do Google para dominação global das salas de estar. Depois de tentativas frustradas com o Google TV e o Nexus Q, a Google resolveu mudar sua abordagem. Ao invés de tentar fomentar uma plataforma ou lançar um aparelho complexo agora a palavra de ordem é simplicidade, tanto do aparelho quanto na sua operação.

O Chromecast

O aparelho é pouco maior que um pendrive, e é minimalista, com uma porta HDMI, MicroUSB para alimentação e um LED. Há também um botão, que deve ser pressionado por 25 segundos para retornar o Chromecast aos padrões de fábrica em caso de problemas.

Imagem

A embalagem é muito bem feita e completa, incluindo adaptador de energia, cabo USB e extensor HDMI. Algo curioso é ver que o preço dos acessórios se comprados avulsos nos Estados Unidos é praticamente o mesmo do kit completo (US$35), o que indica que a Google está sendo agressiva em sua política de preços, visando lucro através da venda de conteúdo e não dos aparelhos.

Funcionando

Não há grande segredos para colocar em operação, basta ligar em uma entrada HDMI e o cabo USB em uma porta da TV ou no adaptador fornecido com o aparelho. A configuração inicial é feita através de um aplicativo chamado Chromecast instalado em um PC ou em um dispositivo Android/iOS, e consiste basicamente em configurar a rede sem fios a ser utilizada pelo aparelho.

Imagem

A interface de espera é simples e limpa, exibindo o nome da rede conectada e a qualidade do sinal. Toda a interação é feita através do Chrome no computador ou dos aplicativos móveis compatíveis. Quando se assiste um vídeo do Youtube ou Netflix, o conteúdo é transmitido diretamente ao Chromecast sem passar pelo equipamento que iniciou a reprodução. Parece óbvio, mas é uma dúvida que já vi em vários lugares.

O Chromecast não precisa de uma conta Google para funcionar, qualquer dispositivo que estiver na mesma rede pode reproduzir conteúdo no Chromecast. Isso funciona graças á adoção do protocolo DIAL (DIscovery And Launch), criado pela Netflix e o Youtube e projetado para eliminar a necessidade de pareamento entre primeira (TV) e segunda tela (dispositivos). Para aqueles que possuem várias redes sem fio em casa, será necessário colocar todos os equipamentos que farão uso do Chromecast na mesma rede.

Conclusões

Vale a pena? Considerando o valor dele, sim! Se a Google trouxer de forma oficial por cerca de R$150 com certeza será um bom complemento à TV, especialmente se ela não for do tipo smart. É o tipo aparelho que faz bem o que se propõe e o valor torna tentador pegar apenas pela curiosidade, sem causar um rombo no orçamento.

Na iteração atual o Chromecast já é bem interessante pela integração com os smartphones e tablets. A Google já prometeu um SDK que vai oferecer novas possibilidades aos desenvolvedores. Algumas possibilidades são tentadoras, como reproduzir vídeos disponíveis na rede local ou mesmo a partir do telefone. Se isso se concretizar o Chromecast tem tudo para decolar e se tornar um dispositivos praticamente padrão nas TVs.
Atenção as Regras do Fórum
Nexus 5 | Lumia 930 | NX30
Blog: Duron Maniac Blog
<<

JerFerrugem

Twitter: @Jerfferrugem

Estado: Rio Grande do Norte

Mensagem não lida Qua Nov 06, 2013 11:31 pm

Re: [Mini Review] Google Chromecast

Muito bom... Simples e direto.

Eu fiquei em dúvida, recentemente, em comprar uma Smart TV ou uma TV simples + Chromecast. Depois de ler um pouco e perceber a pouca diferença entre uma Smart e uma "burra", optei pela primeira. O Chromecast ainda está engatinhando, mas tem um potencial incrível, que poderá ser capaz de transformar uma simples TV em algo até, creio eu, mais avançado do que as smarts de hoje.

LG Stylus 2
<<

dflopes

Conselheiro

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Qui Nov 07, 2013 12:37 pm

Ótimo review.
Proposta interessante para transformar qualquer tv em smart...
Algo a se pensar para a tv do quarto...

enviado da galáxia S3 à 9.300 anos-luz...
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

Duron Maniac

Moderador

Twitter: @duronmaniac

Gadget: Nexus 5 | Lumia 930

Mensagem não lida Qua Nov 13, 2013 9:50 pm

Acredito que em breve algumas TVs terão um "módulo Chromecast" embutido, o fabricante entrega uma parte da "inteligência da TV" pro Google e não precisa se preocupar em dar suporte. Tudo depende de como o Google vai lidar com licenciamento.

Tinha uma curiosidade e acabei confirmando hoje, o Chromecast é capaz de ligar a televisão! Para isso é necessário que ele seja alimentado por uma fonte externa (duh!) e um televisor com suporte a CEC (Consumer Eletronic Control), todas os modelos de uns 2 anos pra cá devem ter o recurso. Dispensou geral o controle remoto, além de ser útil para pregar peças com a TV ligando do nada quando alguém estiver na sala sozinho :mrgreen: :mrgreen: .

T+
Atenção as Regras do Fórum
Nexus 5 | Lumia 930 | NX30
Blog: Duron Maniac Blog
<<

gabriell2

Gadget: Google Nexus 4 16GB

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qui Nov 14, 2013 1:56 am

Da pra achar no mercado livre por menos de 200 reais.

Pra mim não compensa porque já uso meu pc ligado na tv.
Smartphones: Motorola MB511 -> Galaxy S2 Lite(S Advance) -> Galaxy S3 -> Iphone 4S -> Nexus 4 ->LG G2
Tablets: Motorola Xoom 10,1( 1ª Geração) -> Nexus 7 -> iPad Air

PC: AMD FX-8350, 8GB Ram Kingston 1600MHz, 1TB HD Seagate 7200RPM + 128GB Samsung SSD 850 Pro, HD7970, Win 8.1 Pro
<<

xmac

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 5:02 pm

Estou reativando o tópico pois é sobre o chromecast.

Recentemente vendi meu Apple TV pois comprei um Chromecast na BF, por R$160,00. A ideia é continuar o processo de migração Apple -> Android e como não tenho mais iPad nem iPhone mas no momento uso um Moto X e LG gPad 8.3 pensei que seria mais interessante para mim o Chromecast.

A minha outra opção ao Chromecast seria comprar uma SmartTV, mas como leio muito sobre problemas com atualizações e lentidão nos sistemas desses equipamentos, preferi o Cast mesmo e aproveitar a minha TV.

Sobre a instalação, achei muito simples e rápida, como já foi citado no tópico. O Chromecast pede que seja baixado um aplicativo, para Android ou no Mac que faz a configuração. É tudo muito fácil, estando na mesma rede WiFi ele já detecta tudo e basta comprar um código exibido para que tudo esteja sincronizado.

Sobre o uso, o Chromecast permite o espelhamento da tela do computador na TV, tudo é sempre feito através do Navegador Chrome (Cast Entire Screen). Apesar de a opção estar como "experimental", aqui funcionou 100%, sem lags inclusive. Vídeos, fotos e tudo mais podem ser transmitidos através de uma aba do Chrome. É simples, basta arrastar o que se quer ver na TV e o conteúdo já é exibido.

O aplicativo que mais utilizo é o NetFlix. O uso é interessante pois diferencia bastante do Apple TV, que tem uma interface própria. O aplicativo do NetFlix é totalmente controlado no smartphone (ou tablet) e na TV só é exibido o filme ou o logo do Netflix (no caso de estar ainda pesquisando qual filme ver). Nesse ponto senti falta do controle remoto do Apple TV, pois é bastante prático e de uso imediato quando é preciso pausar um filme, por exemplo. No smartphone você precisa ligá-lo para usar como controle, então o processo fica mais burocrático. Creio que seja questão de costume.

O bacana do Chromecast é que agora já é possível espelhar a tela do smart ou tablet (no meu caso Moto X LG gPAD) na TV. Essa opção já existia para alguns aparelhos android top mas agora está liberada para diversos modelos. Para esses aparelhos liberados, o app do Chromecast informa que é experimental mas aqui funcionou extraordinariamente bem, rápido e fluido.

Algo muito bom e muito, muito prático em relação à APPLE TV é o suporte a CEC (Consumer Eletronic Control)! O Chromecast liga a TV ou muda o Source da TV assim que é requisitado o seu uso, sem necessidade de intervenção pelo usuário. Assim fica tudo mais inteligente!! Não há explicação para a Apple TV não possuir esse recurso. #fail.

Bom, é isso... só quis falar um pouco sobre essa experiência de migração da Apple TV para o Chromecast. Até agora está aprovado.
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 5:33 pm

Já que gosta de séries, por ter o Netflix, aconselho baixar o Popcorn Time. Já está rolando Streaming dele pro Chromecast, inclusive com as legendas funcionando perfeitamente.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Aguardando Macbook + iPhone 7 + Kindle + Xone+PS4+G29 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB

Recomendações
<<

xmac

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 5:58 pm

asilvamaia escreveu:Já que gosta de séries, por ter o Netflix, aconselho baixar o Popcorn Time. Já está rolando Streaming dele pro Chromecast, inclusive com as legendas funcionando perfeitamente.

Valeu pela dica! Ja tenho o Popcorntime! E estou experimentando o Plex que também faz stremaning pro Chromecast também.
<<

asilvamaia

Moderador de Fórum

Twitter: sandromaia

Gadget: iPhone 6

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 6:38 pm

xmac escreveu:
asilvamaia escreveu:Já que gosta de séries, por ter o Netflix, aconselho baixar o Popcorn Time. Já está rolando Streaming dele pro Chromecast, inclusive com as legendas funcionando perfeitamente.

Valeu pela dica! Ja tenho o Popcorntime! E estou experimentando o Plex que também faz stremaning pro Chromecast também.

Antes aqui eu cheguei a usar um app no Mac chamado TorrenTV. Vc joga o link do Torrent e ele faz o streaming enquanto baixa. Dá pra jogar o arquivo de vídeo tb, se não me engano.
"A burrice não existe, o que existe é o conhecimento individual específico limitado."

Aguardando Macbook + iPhone 7 + Kindle + Xone+PS4+G29 + Apple TV 2Gen Jailbroken With KODI and Time Capsule 2TB

Recomendações
<<

dflopes

Conselheiro

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 8:25 pm

dá pra usar o popcorn time do smartphone?
>Eu: Nokia 5120 > Motorola 120t > Nokia 6100+Palm Vx > Clie TJ27 > Treo 680 > Motorola V360 > Htc Kaiser Tilt > Treo 750 > HP iPaq 910c > HTC Tytn II > SE G700 Symbian UIQ > Palm Tx > Samsung Innov8 > Moto Rokr W5 > Nokia N810 > Htc Touch Dual > SE C910 > Tablet Viewsonic VPad7 > SE Satio > Palm Pre Plus > Nokia N8 > Samsung Galaxy S3 > Motorola Xoom 2 ME 8.3" 32Gb > Samsung Galaxy S4 Active ===>Samsung Galaxy K Zoom-mSD64Gb+Palm Clie TG 50-Ms2Gb+Galaxy Note 10.1 + Galaxy Tab 3 7"
> Esposa: Ericsson DH668 > Siemens C60 > Motorola V360 > Samsung i321n > >Mp11 > Moto Rokr W5 > Htc Touch Dual > Iphone 3Gs 16Gb > Iphone 4G 16Gb > Iphone 6 16Gb===>Iphone 6d 64Gb + iPad 2 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>Vaio Yb15AB>Macbook Air Win8>EEE 701+Viliv S5+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb+Asus T100 64Gb-mSD64Gb
<<

brunops1

Gadget: Galaxy S8 +

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 9:02 pm

dflopes escreveu:dá pra usar o popcorn time do smartphone?

Claro! Toca direto pra Tv, inclusive com legenda.
<<

xmac

Mensagem não lida Seg Dez 15, 2014 9:41 pm

dflopes escreveu:dá pra usar o popcorn time do smartphone?

Tem um controle remoto para o smartphone, basta o popcorn estar aberto no computador. Você navega, dá play, pausa, etc.

https://play.google.com/store/apps/deta ... e&hl=pt_BR

Imagem
<<

Anjo sem sombra

Mensagem não lida Sáb Dez 20, 2014 7:50 am

Pergunta meio idiota mas lá vai: funciona com o IOS? Queria dar um desses pra namorada, mas ela só tem iPhone!
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sáb Dez 20, 2014 9:57 am

Bom, acabei comprando... Vamos ver se vai ser útil por aqui. Consegui por 150 no extra.com.br, em 5x sem juros.

@ Xperia M2 Aqua
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

frabaptista

Conselheiro

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Sáb Dez 20, 2014 10:31 am

Anjo sem sombra escreveu:Pergunta meio idiota mas lá vai: funciona com o IOS? Queria dar um desses pra namorada, mas ela só tem iPhone!

Funciona sim. Perfeito
Próximo

Voltar para Tecnologias