Atualizando o Coby Kyros MID7015 para o Android 2.3.1

<<

gurx

Moderador

Twitter: @Mr_Gurx

Gadget: Sam i5700 / iPod 4G

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qua Jun 22, 2011 6:14 pm

Atualizando o Coby Kyros MID7015 para o Android 2.3.1

Conforme sugestão do mmelo76...

Créditos ao autor original, Tipstir do kyros-tablet-zone.team-talk.net e ao autor da tradução original, Erik D. do Kyros Tablet Br

Achei o texto ogiginal um pouco confuso em alguns pontos então achei por bem refazê-lo, seguindo exatamente os passos que eu segui, e que funcionaram de primeira!

Importante: execute o processo com o carregador conectado ao Coby. E esse processo é apenas para Windows XP/Vista/Seven de 32 bits!! Não funciona nas versões 64 bits!!!

Para começar, baixe o arquivo daqui. Vai precisar da senha 000ACA000ACA000ACA192 para baixar e da senha ATZGB2.3ACADEV70157015a para descompactar.

Baixe e instale o programa Droid Explorer, daqui.

Na pasta onde foram extraidos os aquivos baixados, procure pela pasta vtcdrv500 e instale o arquivo VTC Driver Installer. Segundo o texto original, esse passo só é necessário para quem usa o XP, mas tive que fazê-lo mesmo usando o Windows Seven.

Execute o programa Droid Explorer e conecte o Coby ao micro. Deixe o Droid Explorer reconhecer o Coby. Após ter reconhecido, desconecte o Coby e feche o programa.

Execute o programa FWDN_V7_v2.13.exe, que está na pasta onde foram descompactados os arquivos.

Desligue o Coby, aguarde 5 segundos e ligue novamente, pressionando Power+Home. O Coby vai entrar no modo FWDN, similar a tela logo abaixo:

Imagem

No programa FWDN, clique no botão [...], vá até a pasta 5.24.11_GBIMG2.3_7015_by_OEM (dentro da pasta onde foram descompactados os arquivos) e selecione os aquivos lk.rom (clique em ADD) e tcc8900_mtds.img. Clique em ADD novamente.

Conecte o Coby ao micro, o Coby deve estar ainda na tela FWDN. No PC vai surgir uma tela, com bordas azuis, informando algo como "Download Session - Start!" e mais umas 2-3 mensagens antes da tela fechar.

Nesse ponto, clique no botão Start. Essa tela vai reaparecer, agora com mais mensagens. Aguarde até as bordas da tela ficarem verdes e a mensagem Download is complete! (1st) (tela abaixo) aparecer. Isso leva cerca de 5 minutos.

Imagem

Feche essa tela e desconecte o Coby da porta USB.

Pressione o botão de Reset e imediatamente em seguida, Home+Power. O Coby deverá voltar para o modo FWDN, conforme tela abaixo:

Imagem

Volte a tela do programa FWDN, pressione novamente o botão [...] e selecione o aquivo NAND Data.fai, clique em ADD. Deixe selecionados os aquivos anteriores.

Importante: Existem 2 arquivos NAND Data.fai. O arquivo correto é o de maior tamanho e está localizado na pasta NAND Patch.

Novamente conecte o Coby ao PC, aguarde aquela tela surgir e fechar e pressione Start. Aguarde o fim do processo (a janela deverá ficar com bordas verdes no fim do processo) que deverá levar uns 10 minutos, no máximo.

Após isso, basta pressionar o botão de reset e aguardar a inicialização completa do Coby. Essa inicialização deve demorar mais que as anteriores, mas isso é normal.

Quando a tela abaixo surgir, basta ir nas configurações, procurar pelo ícone com um A e selecionar o idioma desejado.

Imagem

Pronto! Agora é só fazer as configurações necessárias e reinstalar os programas desejados! Seu Coby Kyros já vai estar com o Android Gingerbread 2.3.1!

Segundo informações, a tela deve estar mais responsiva, a bateria deve durar mais, já temos como desmontar um pendrive conectado a porta USB e já é possível utilizar outros modelos de modens 3G.

Pelo que se sabe, é possível a reinstalação do ClockWorkMode Recobery, mas ainda estou procurando a versão correta. Até agora encontrei apenas a CWM Recovery 4, mas ainda não estou 100% seguro de que seja essa a versão correta, mesmo estando listada como sendo feita para o Coby. Informações a respeito podem ser encontradas aqui e aqui, no 2º post.

No momento estou testando essa versão no meu Coby e também vasculhando a internet em busca da versão 2.3.3 (estável) ou da Cyanogen7, mas parece que as imagens ainda não estão estáveis e bug-free o bastante para eu me arriscar.

Atenção: Com esse processo a memória NAND fica permanentemente alterada. Com isso, o processo necessário para voltar a versão Eclair (default do Coby) é diferente de apenas usar o CWM com arquivos update.zip, sendo bem similar (até onde vi) a esse processo aqui.

Dúvidas ou sugestões? Basta perguntar!!!
Editado pela última vez por gurx em Ter Ago 30, 2011 7:56 pm, em um total de 1 vez.
Atenção as Regras do Fórum

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel

Motorola razr D1 XT916 + MicroSD 8Gb / Sony PSP 3001 6.60 + MS 8Gb
Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Qua Jun 22, 2011 7:20 pm

Re: Atualizando o Coby Kyros para o Android Gingerbread 2.3.

Muito bom...ainda colocou as fotos também, ficou perfeito! Obrigado!
Sem Smart...
<<

frabaptista

Colunista

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Qua Jun 22, 2011 8:18 pm

gurx, otima dica ...

Muito bem detalhado, muito bem feito, parabens ...

O Kyros e um table barato e com o Ginger, ganha uma sobre vida bem legal. :mrgreen:

O que vc achou, melhorou o ficou na mesma ???
<<

gurx

Moderador

Mensagem não lida Qua Jun 22, 2011 9:57 pm

frabaptista, até onde pude testar, está melhor sim! Mais rápido, com melhor duração da bateria (só não testei ainda com o WiFi), melhor resposta da tela e por ai vai.

Já tem bem umas 22h que atualizei e umas 21h que desconectei do carregador. Já reconfigurei, reinstalei meus programas, tanto os que estavam no MicrSD quanto os que estavam no pendrive, já li eBooks e joguei alguns jogos. Nesse momento (21:49) ainda estou com 50% da bateria dele.
Antes, nesse mesmo tempo e com uma utilização similar, eu já estaria com pouco menos de 30%.

Acho que valeu a pena essa troca de firmware!

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel

<<

frabaptista

Colunista

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Qua Jun 22, 2011 10:05 pm

gurx escreveu:frabaptista, até onde pude testar, está melhor sim! Mais rápido, com melhor duração da bateria (só não testei ainda com o WiFi), melhor resposta da tela e por ai vai.

Já tem bem umas 22h que atualizei e umas 21h que desconectei do carregador. Já reconfigurei, reinstalei meus programas, tanto os que estavam no MicrSD quanto os que estavam no pendrive, já li eBooks e joguei alguns jogos. Nesse momento (21:49) ainda estou com 50% da bateria dele.
Antes, nesse mesmo tempo e com uma utilização similar, eu já estaria com pouco menos de 30%.

Poxa muito legal mesmo. Ja vi o kyros com precos otimos. Acho q vou acabar pegando um para mim para testar o android em tables.

Pelo q vc falou a duracao da bateria esta muito boa mesmo.
<<

dflopes

Redator

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Qui Jun 23, 2011 1:30 am

que otimo tutorial...

fotos, dicas, tudo bem detalhado.

PArabéns
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810>Htc Touch Dual>SE C910>Tablet Viewsonic VPad7>SE Satio>Palm Pre Plu>Nokia N8s===>Sansung S3 Claro+mSD16Gb/Viliv S5+Ram1Gb+HD60Gb+Win7 Home Premium/Palm Clie TG 50+Ms2Gb/Xoom 2 ME 8.3" 32Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual>Iphone 3Gs 16Gb===>Iphone 4G 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>EEE 701+Viliv S5+Vaio Yb15AB+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb

------------------------------------------------
Imagem
Imagem
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Qui Jun 23, 2011 11:07 am

gurx escreveu:frabaptista, até onde pude testar, está melhor sim! Mais rápido, com melhor duração da bateria (só não testei ainda com o WiFi), melhor resposta da tela e por ai vai.

Deixa eu entender ele ficou 21 horas funcionando e ainda tem 50%? Ou você estava falando que das 21:00 até às 21:49 ficou com 50%?
Sem Smart...
<<

gurx

Moderador

Mensagem não lida Qui Jun 23, 2011 11:25 am

mmelo76, foram 21h ligado direto, mesmo que eu não estivesse usando no momento e ele entrasse em modo de economia de energia (tela apagada e travada).

Deixei ele ligado até agora, mas sem usar, e a bateria ainda está em 30%. Ou seja, até o tempo de bateria em stand-by melhorou com essa atualização.
Mais tarde devo colocar ele para carregar e vou testar mlhor ele. Como vou ter que trabalhar 2 dias seguidos (normalmente eui trabalho em dias alternados), vou poder avaliar bem o consumo dele, considerando ler eBooks e documentos vários, ver filmes e alguma jogatina.

Mas esse consumo que eu citei acima envolveu ler eBooks (uns 40min) e alguma jogatina nele, uns 20min. Também tem cerca de 2h reconfigurando, instalando meus programas e fazendo testes com pendrives. O resto do tempo foi em stand-by mesmo.

<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Qui Jun 23, 2011 11:44 am

Entendi...

Porque o GTab aqui, em uso intenso ficou umas 12 Horas e depois 4 horas uso esporádico e sobrou uns 22%; moderado ficou 12 horas e depois 4 horas uso esporádico e sobrou 30-40% e uso normal e depois 4 horas uso esporádico e sobrou 52% . Esses horários foram 12 Horas ...depois dessas 12 Horas (das 6:00 às 18:00) e o uso esporádico sempre com Wifi ligado (das 18:00 às 24:00) .

Ou seja, 16 horas de uso:
Intenso restando 22% (Mensagens + 20, e-mails + 20, bluetooth ligado por 2 horas ouvindo música, wi-fi ligado por 2 horas; telefone +10 ligações > 5 min.)
moderado restando 30-40% (Mensagens - 10, e-mails - 10, bluetooth ligado por 1 hora ouvindo música, wi-fi ligado por 1/2 hora; telefone +10 ligações > 5 min.)
e normal restou 52% (Mensagens - 10, e-mails - 10, bluetooth desligado, wi-fi desligado; telefone +10 ligações > 5 min.)

Vale a pena ressaltar que o uso normal foi gerenciado pelo Timeriffic
Nesse ponto, para o meu uso o GTab está ótimo.
Sem Smart...
<<

gurx

Moderador

Mensagem não lida Sex Jun 24, 2011 6:43 am

Atualizando sobre o consumo da bateria...

Desconectado do carregador a 14h e 15min com 27% ainda restantes.

Nesse meio tempo ouvi uns 20min de mp3 (testando os fones e players), vi uns 5 filminhos (daqueles que a gente recebe por email.. :mrgreen: ), joguei uns 15 níveis de Angry Birds Rio e 7 de Cut The Rope (repetindo alguns níveis em ambos). Além disso também foram 10min de leitura de PDF e 2h de leitura de eBooks. Isso sem usar WiFi e com a tela com 40% do brilho máximo.

No restante do tempo o aparelho estava com tela ligada, mas sem uso, ou em stand-by.

Que eu me lembre, se ainda estivesse com o Android 2.1 original, a bateria já teria praticamente zerado, a essa altura.

Vou carregar novamente o Coby porque pretendo executar as alterações necessárias para passar o Android dele para a versão 2.3.3. E ai volto a testar a bateria novamente.

Aguardem cenas dos próximos capítulos!

<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Sex Jun 24, 2011 12:32 pm

caramba 2.3.3 já.... deve melhorar mais ainda, pelo o que estão comentando na Net.
Sem Smart...
<<

gurx

Moderador

Mensagem não lida Dom Jun 26, 2011 3:08 pm

Acabei de atualizar o Coby para a versão 2.3.3. Agora é reconfigurar e reinstalar meus programas. Mas vou fazer tudo ainda conectado ao carregador.

Testes de bateria em seguida!

<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Dom Jun 26, 2011 3:12 pm

gurx escreveu:Acabei de atualizar o Coby para a versão 2.3.3. Agora é reconfigurar e reinstalar meus programas. Mas vou fazer tudo ainda conectado ao carregador.

Testes de bateria em seguida!

Vê também se ficou mais rápido o acesso a internet.
Sem Smart...
<<

ataidespsn

Mensagem não lida Dom Jun 26, 2011 7:24 pm

Amigo estou muito precisando da ajuda para atualizar o meu kyros

se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

meu msn é ataidespsn@hotmail.com

O meu problema é o seguinte:

fiz o procedimento inicial normalmente, mas quando vou ligar o meu kyros no modo FWDN ele fica na tela do ClockRWorkMod Recovery (pois fiz a atualização por patch para desbloquear o Market).

então ligo o programa FWDN e add os 2 arquivos

Agora é o problema: quando conecto o meu kyros ao pc com o programa FWDN ele deveria aparecer a tela de download, mas no meu pc não aparece nada, fica tudo do mesmo modo, nada da outra telinha, nem se eu clicar em download.

o que posso fazer para resolver este problema???
<<

gurx

Moderador

Mensagem não lida Dom Jun 26, 2011 7:55 pm

Ataidespsn, se seu Coby está ficando na tela do ClockWorkMode, voce não está pressionando os botões corretos!

É para pressionar o botão Home, pressionar o Power e aguardar a tela do FWDN. Nessa tela o texto é escrito em azul. E o texto aparece na parte de baixo da tela. Na tela do CWM, o texto aparece na parte de cima da tela.
Compara a figura que eu coloquei com a tela do seu Coby, quando ele estiver na tela do CWM.

Lembre-se: o botão Home não é o botão frontal, o prateado. É um dos botões laterais.

Próximo

Voltar para Desenvolvimento, Hacks e Roms