Clonando sistema do N810 para cartão externo e ...

<<

Malino

Twitter: @carlos_olimpio

Estado: Ceará

Mensagem não lida Dom Ago 08, 2010 11:51 am

Clonando sistema do N810 para cartão externo e ...

Amigos, estou desde ontem debruçado sobre o N810, tentando clonar o sistema para o cartão externo, de 16Gb, onde teria bem mais espaço para RAM e dados...

Tenho usado esse tutorial: http://forums.internettablettalk.com/sh ... hp?t=25714

Depois de muito penar tentando entender como funciona o console-tools, eu consegui particionar o cartão externo e clonar o sistema, mas a partição de swap não é reconhecida. Já tentei ir na opção de ativação da partição de swap mas sempre dá erro, acho que a partição não é montada, algo assim. Não sei como montar a partição, se devo fazer isso manualmente ou se deixei passar alguma coisa. Tentei tbm particionar o cartão interno, criando uma partição de swap mas não consegui. Nem para o sistema original, chamada de flash. Acabei tentando repetir o processo e novo, reformatando e reparticoinando o cartão externo e agora não consigo mais clonar o sistema. Queria pelo menos criar uma partição de swap pq nem tento intensão de instalar vários programas, mas sempre esbarro na baixa quantidade de memória ram.

Aqui a screenshot do erro que tenho qdo tento ativar a partição de ram.

http://img441.imageshack.us/img441/360/screenshot03tt.png
Editado pela última vez por Malino em Qua Ago 11, 2010 7:57 pm, em um total de 1 vez.
Smartphone: iPhone 3GS + Galaxy SII
Notebook: Dell Vostro 3550
<<

gurx

Moderador

Twitter: @Mr_Gurx

Gadget: Sam i5700 / iPod 4G

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Dom Ago 08, 2010 3:15 pm

Re: Clonando sistema do N810 para cartão externo

Malino, quais os comandos que voce está usando para criar e ativar o swap?

O comando para criar o swap é mkswap dispositivo <bloco>, onde dispositivo é o caminho da partição de swap e bloco é o tamanho (em kb) da partição.
Para ativar o swap o comando é swapon.

No arquivo /etc/fstab voce vai acrescentar uma linha para ativar o swap, de acordo com o exemplo:

/dev/hda6 swap swap defaults 0 0

Nessa linha voce só troca a primeira coluna para mostar o caminho exato da partição de swap criada.
Atenção as Regras do Fórum

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel

Motorola razr D1 XT916 + MicroSD 8Gb / Sony PSP 3001 6.60 + MS 8Gb
Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

Malino

Mensagem não lida Dom Ago 08, 2010 4:15 pm

gurx, não estou usando linha de comando. Estou usando um pacote de scritps que vêm no console-tools que linkei acima. É uma interface gráfica que ao selecionar uma dada opção, é rodado um dos scripts.

Vou tentar criar e ativar via comando, usando sua dica e retorno depois. Valeu
<<

Malino

Mensagem não lida Seg Ago 09, 2010 1:47 pm

gurx,Seus comando deram em alguns erros. Segui alguns comando que achei no forum do maemo, mas tbm não consegui. Cheguei a criar um arquivo pra swap, do tamanho que queria, mas não consegui ativar.

Até agora eu consegui, anti-ontem, particionar o cartão externo e clonar o sistema, mas sem conseguir ativar a partição própria para swap. Em outras tentativas, acabei reparticionando o cartão outras vezes, sem sucesso e nem mais consigo clonar, pq fica dando alguns erros.

Vejo que posso usar um arquivo para swap, igual ao que o sistema disponibiliza, de 128mb, mas configurando via linha de comando para um tamanho que eu considerar apropriado, mas não consegui....Também posso criar uma partição de swap para servir de memória swap, mas tbm não consegui.

Gostaria que a galera que tem/teve N800 e N810 desse uma mão pq os comandos que parecem funcionar em distros linux em desktops, não funcionam no Maemo :(
<<

Daniel M

Estado: Sergipe

Mensagem não lida Ter Ago 10, 2010 5:13 pm

Eu ainda não fiz o processo por pura preguiça... Tenho poupado os últimos 15MB de memória no cartão, mas posso te ajudar passando alguns tutoriais em português:

http://www.ramalhoblog.com/clonar-siste ... -tutorial/

http://ronisons.com/blog/?p=182

http://www.tekimobile.com/2009/05/clona ... ao-sd.html
<<

Malino

Mensagem não lida Ter Ago 10, 2010 5:54 pm

Daniel Minan eu estou usando justamente o console-tools, citado no primeiro e no terceiro links. Ontem encontrei um outro pacote de scripts que é destinado a automatizar todas as partes do processo, clonando imediatamente para o cartão externo do N810, links:
http://tablethacker.com/wp/?p=151&lang=en-us

e

http://tablethacker.com/wp/?p=12&lang=en-us

que são do mesmo autor do console-tools. Acontece que esse apenas particionou o cartão, sem dar a chance de escolher os tamanhos nem nada, sem criar o boot menu nem nada...Dai criei o boot menu pelo console-tools e não deu certo. Resolvi então zerar o N810.... SERÁ QUE NÃO TEM OUTRA FORMA ALÉM DO SOFTWARE DE UPDATE DE FIRMWARE?. Nossa! Demora mais que 3h!!!

Então, hoje eu clonei novamente, usando o console-tools, mas só funciona quando uso o comando pb, pbeasy não funciona, travando durante o processo de clonagem...

O sistema está clonado, mas apenas com 128mb de memória de swap, mesmo tendo criado uma partição de 512mb para isso. Vou tentar pesquisar mais um pouco no forum do maemo para conseguir ativar essa partição de swap ou pelo menos criar um arquivo de swap maior que os 128mb que o sistema cria.

Agora é instalar aos poucos cada aplicativo ou tentar restaurar o backup que tinha feito do sistema original, no flash, será que dá certo? Esse backup tbm não gosto pq da outra vez que usei, fui re-instalando manualmente cada programa....muito demorado!

Gostaria muito de poder zerar o aparelho e restaurar backups de forma rápida, como fazia nos Palms e nos Pocket Pcs....Será que posso usar programas de clonagem de imagem para sobrescrever quando quiser?
<<

Daniel M

Mensagem não lida Ter Ago 10, 2010 9:13 pm

Malino, você abriu o painel de controle/memória e entrou na aba de swap e ele mostrou 128MB? Pelo que eu me lembro ele abaixa para 128MB de novo ao entrar nessa janela. Reinicie o N810 e instale o "advance power" (se não tiver) e veja se dá um resultado diferente.

É um ícone da barra de status que fornece várias informações do sistema:
Imagem
<<

gurx

Moderador

Twitter: @Mr_Gurx

Gadget: Sam i5700 / iPod 4G

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Ter Ago 10, 2010 9:51 pm

Malino, tem como voce postar o script que cria o swap ?

Pode ser que vendo ele, a gente descubra porque foi criado o swap apenas de 128Mb, mesmo voce tendo uma partição de 512Mb...

Editado...

Malino tava vendo esse link, http://tablethacker.com/wp/?p=12&lang=en-us que voce postou e percebi uma coisa...

O tamanho do swap é proporcional ao tamanho do seu cartão. Ou seja, como ele está criando 128Mb de swap, voce deve ter um cartão de 2Gb, certo ?
E pelo que eu entendi, o cartão não precisa estar particionado antes do processo iniciar, o programinha particiona o cartão sozinho!

Teria que instalar o programa, localizar os aquivos que ele instalou, verificar qual deles é responsável pelo particionamento e fazer as alterações necessárias para ter um swap maior que os 128Mb. Só que isso implicaria numa partição EXT2 proporcionalmente menor.
E se o processo de clonagem for dependente do tamanho da partição EXT2 (a partição de boot) voce teria problemas sim.
Atenção as Regras do Fórum

Twitter: @Mr_Gurx - Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/ - FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel

Motorola razr D1 XT916 + MicroSD 8Gb / Sony PSP 3001 6.60 + MS 8Gb
Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

Malino

Mensagem não lida Ter Ago 10, 2010 11:05 pm

Daniel Minan e gurx, os 128mb de swap é um arquivo que o próprio sistema do tablet cria. Não é relacionado à clonagem. É ativado por meio de caixa de seleção que fica na ABA Virtual do Menu Memória do Painel de Controle.

gurx, não fui claro na informação... Esse pacote de scripts que clona para o cartão externo automaticamente não funcionou por aqui. O outro é instalado e acionado ou pelo comando "pb" ou "pbeasy" no x-term (console)...já esse outro basta clicar no arquivo .deb que ele se instala, já faz o processo e reseta, onde já teria o menu de dual boot e tudo já com o clone da instalação no cartão, este já formatado e particionado...Mas aqui ele só particionou e criou a FAT de 1Gb...não funcionou o bootmenu que faz o dualboot.

Pois bem, consegui clonar usando outro pacote de scripts, o primeiro que linkei: http://forums.internettablettalk.com/sh ... hp?t=25714 , esse sim, após instalar o .deb e chamar pelo comando "pb" no x-term é aberto um ambiente gráfico muito fácil de usar, onde podemos ver nos tutoraiis que o Daniel Minan postou, onde teoricamente só daria pra clonar pra memória interna, mas consegui, após algumas tentativas e erros, fazer o a clonagem pro cartão externo. Não dá pra ver os scripts que ele usa. Só se vc baixar o .deb e olhar detro dele...estou anos luz atrás desse nível kkk

Estou no momento tentando re-instalar alguns programas que tinha e usava bastante, como o Mplayer. Esse backup do Maemo não serve de nada!!! Demorou horrores e no fim fui instalando programa por programa e recebendo mensagens que tal programa é impossível de ser i nstalado naquele momento...Agora estou no gerenciador de dispositivo, tentando instalar o Mplayer, e não consigo pq faltam váááárias dependências!

Juro que tento, mas linux é muito complicado! Custa deixar uma dependênca atrelada a outra e ter um botão perguntando se desejo baixar tudo?!!!
<<

Malino

Mensagem não lida Qua Ago 11, 2010 8:08 pm

Re: Clonando sistema do N810 para cartão externo e ...

Continuando com as lamentações...

Ainda não consegui instalar o Mplayer nem outro programa pelo gerenciador de aplicativos. Tentei tbm baixando pelo site do maemo org.

O erro é esse, quando escolho o programa pra instalar:
Imagem

Clicando em detalhes, vejo o que tá faltando:
Imagem

Indo no X-terminal e tentando instalar pelo apt-get install, tbm dá um erro:
Imagem

Pesquisando no google, vi alguém com o mesmíssimo problema e não conseguiu resolver ou não deu retorno.

E agora? Estou apenas com o Garnet VM instalado e mais outros pouquíssimos programas que consegui instalar recuperando o backup antigo
<<

havocz

Mensagem não lida Qui Ago 12, 2010 10:04 am

Malino escreveu:Continuando com as lamentações...

Ainda não consegui instalar o Mplayer nem outro programa pelo gerenciador de aplicativos. Tentei tbm baixando pelo site do maemo org.

O erro é esse, quando escolho o programa pra instalar:

Pesquisando no google, vi alguém com o mesmíssimo problema e não conseguiu resolver ou não deu retorno.

E agora? Estou apenas com o Garnet VM instalado e mais outros pouquíssimos programas que consegui instalar recuperando o backup antigo

O problema reside em algum repositório com pacotes conflitantes, eu mesmo não consegui instalar o abiword por conta disso... é um problema chato pois muitos aplicativos estão sendo desenvolvidos para o n900 e se vc adicionar um repositório que esteja com libs ou programas conflitantes (desenvolvidos para o n900) isso acontece.

Resumindo: uma solução seria remover todos repositórios adicionais e ir acrescentando manualmente conforme a necessidade. Você pode tbm, depois de deixar somente os repositórios padrão, ir no site maemo.org na parte de downloads e ir instalando por lá (no seu caso o mplayer) que o gerenciador irá indicar por demanda o repositório a adicionar. :wink:
-= havocz =-
IPhone 4S 16GB IOS 6
<<

Daniel M

Mensagem não lida Qui Ago 12, 2010 11:36 am

Se você baixou os repositórios no site gronmayer pode ter acontecido isso:
http://ttablet.blogspot.com/2010/07/gro ... idado.html

Ou então pode ser que você tenha adicionado repositórios para o Fremantle do N900
<<

Malino

Mensagem não lida Qui Ago 12, 2010 7:00 pm

Já tentei umas ou 3 vezes deletar todos os repositórios e re-instalar...Só que sempre vou lá no gronmayer e adciono tudo....Já tentei tbm instalar pelo site do Maemo.org, pegando o Mplayer, mas dá o mesmo erro. Devo tentar instalar através do site, sem ter nenhum repositório? Como saber qual o repositório que preciso para um dado programa?

Essa dificuldade está me fazendo pensar em desistir...Já faz 5 dias que estou tentando...se ao menos não tivesse zerado o aparelho...Estou sentindo mta falta das séries nos intervalos do dia hehehe.
<<

Malino

Mensagem não lida Sex Ago 13, 2010 7:25 pm

Deixei apenas o repositório Maemo Extras, 1 deles, pois estáva duplicado, e deletei outros do N900 e deixou ainda outros desabilitados e consegui, finalmente, instalar alguns programas, inclusive o Mplayer....só que a alegria durou muito pouco! O danado abre, mas não abre nenhum arquivo! Videos que o player padrão abre, o Mplayer não está abrindo. Já tentei pelo gerenciador de aplicativos e pelo x-terminal, usando o apt-get install ... Eita briga feia!
<<

Malino

Mensagem não lida Sex Ago 20, 2010 11:05 am

Atualizando.

Depois de descobrir que o problema está nos repositórios, zerei novamente o N810 e usei apenas o repositório Maemo Extras, que já vem instalado, mas desabilitado, para instalar o Mplayer. Ai ele funcionou normalmente, assim como outros programas do Maemo Extras. Instalei a maioria dos programas que costumava usar e estão todos funcionando. Depois disso, usei novamente o console-tools para clonar o sistema.

Atualmente, está tudo funcionando, só não consegui ainda uma forma de fazer o sistema reconhecer a partição de swap de 512mb que eu criei. Será que ela é reconhecida automaticamente e não tem como checar? Tbm queria experimentar usar um arquivo maior que os 128mb padrões para fazer swap no cartão interno.
Próximo

Voltar para Maemo