Cuidado ao vender seus Androids!

<<

hugo_prado

Mensagem não lida Ter Abr 03, 2012 11:36 am

Re: Cuidado ao vender seus Androids!

A preocupação nem chega a ser com nós mesmos, mas um usuário leigo que compra um aparelho, tira as mais diversas fotos (mais diversas mesmo!), tem apps que salvam dados no cartão (um bkp da agenda por ex, eu tenho no meu SD, um leigo com medo de perder os contatos pode tb ter um)... daí ele vende achando que apagou e nao apagou... se for venda no ML por ex, sabe-se lá na mão de quem vai cair...

Se eu compro um tel com dados, eu formato sem pensar, quero é usar pra mim o que comprei... mas nem todos pensam assim...

Nem é a questão do zero-fill... alguns nem formatar formatam. Fazem só o wipe da memoria do aparelho.
** Samsung Galaxy Note 10.1
** Samsung Galaxy Nexus
HTC Desire Z (HTC Vision)
Samsung Omnia i900l 8gb.
Palm Treo 650
Palm Tungsten T|3
Palm Zire 71
<<

dekkardnexus5

Mensagem não lida Ter Abr 03, 2012 4:38 pm

serio? nao estou duvidando de voce, mas acho que ha algum equivoco, cada setor de uma memoria magnetica é magnetizado ao lado norte ou sul representando 0 ou 1, como saber se uma celula que agora esta magnetizada norte estava antes como norte ou sul? como recuperar sua polaridade anterior?

A cabeça de leitura/gravação tem uma espessura (digamos 1/10 de mm) e uma precisão de alinhamento. Ao se apagar um cluster, ficam resquicios da polarização ao redor do 1/10 de mm, que podem ser lidos com um leitor especial, utilizando uma cabeça de leitura muito menor (ex com 1/40 mm). A grosso modo é isso.
Somente escrevendo "n" vezes é que se apaga efetivamente o cluster, sendo que n é da ordem de grandeza de dezenas de vezes.
<<

BBk

Twitter: @BBk...

Estado: Rio de Janeiro

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Abr 03, 2012 4:51 pm

Se eu compro um tel com dados

Seja cel, tablet ou notebook, a primeira coisa que eu faço é...

... ver se tem algum filminho de sacanagem. Depois de não haver nenhum, aí é que eu formato!! :P

Abraços... :cool:
"[VENDO] CARTÕES MicroSD & Pen Drives De 32GB, 64GB & 128GB BA-RA-TOS!"
"O Cachorro É O Melhor Amigo Do Homem Porque É O Único Que Não Está Mexendo No Celular Enquanto Conversamos..." Imagem
Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem
Imagem Clique No Passarinho & Ganhe 5,5GB!
Contatos: abbksolut@ gmail.com (corrigido!)
<<

BBk

Twitter: @BBk...

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Abr 03, 2012 4:56 pm

Somente escrevendo "n" vezes é que se apaga efetivamente o cluster, sendo que n é da ordem de grandeza de dezenas de vezes.

Leia o que escrevi antes. Você não "apaga" efetivamente, apenas danifica tanto que se torna muito difícil conseguir que a informação seja legível mas; ainda assim, existem estórias de o FBI ter conseguido extrair dados de HDs que tenham passado por este processo.

Garantidamente, a única maneira de tornar o dado ilegível de verdade é carbonizando a mídia...

Abraços... :cool:
"[VENDO] CARTÕES MicroSD & Pen Drives De 32GB, 64GB & 128GB BA-RA-TOS!"
"O Cachorro É O Melhor Amigo Do Homem Porque É O Único Que Não Está Mexendo No Celular Enquanto Conversamos..." Imagem
Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem :arrow: Imagem
Imagem Clique No Passarinho & Ganhe 5,5GB!
Contatos: abbksolut@ gmail.com (corrigido!)
<<

velhojack

Redator

Mensagem não lida Ter Abr 03, 2012 5:06 pm

Pessoal, vcs estão fazendo a maior salada... disco rigido é uma coisa... memoria flash é outra totalmente diferente, a forma como os dados são armazenados e acessados são bastante diferentes... a memoria flash só armazena zeros e uns e não ficam fragmentações de gravações anteriores pois na memoria flash não é possível apagar as páginas de forma independente. Sempre que precisa apagar alguma coisa, a controladora precisa limpar todo o bloco, então desencanem, qualquer aplicação que grave dados em cima dos cluster é mais do que suficiente para apagar as informações... e em segundo, o pessoal fala em recuperar os dados, só me expliquem como?? Se nem aplicação para isso existe em aparelhos moveis, só um FBI ou uma outra grande empresa de inteligencia para ter acesso a isso com profissionais altamente qualificados para a finalidade... então desencanem... agora se o cara vende o aparelho e deixa o cartão de memoria que filmou uma sacanagem com apenas uma formatação leve, esse merece mesmo, pq o cartão de memoria vc tem como acessar do computador e fazer uso de recuperadores de dados em um PC...

O grande problema é que as páginas na memória Flash não podem ser simplesmente regravadas, como os setores em um HD magnético. Sempre que precisa gravar dados em uma página já ocupada, a controladora precisa primeiro apagar os dados anteriores (revertendo as células a seu estado original) para só então executar a nova operação de escrita.

Para piorar (desgraça pouca é bobagem...) não é possível apagar as páginas de forma independente. Sempre que precisa apagar alguma coisa, a controladora precisa limpar todo o bloco (128 páginas), uma operação demorada, que leva 1 ms ou mais (ou seja, 1000 vezes mais tempo que a escrita de uma página vazia).

Se já houverem outros dados válidos dentro do bloco a ser apagado, a operação se torna ainda mais demorada, já que a controladora precisa ler todo o conteúdo do bloco, copiá-lo para o buffer, executar o comando de limpeza (que apaga todo o conteúdo do bloco), fazer a modificação dos dados no buffer e em seguida gravar todo o bloco novamente. Essa sequência de passos demora uma verdadeira eternidade, o que explica como o desempenho de muitos SSDs pode ser tão baixo em algumas situações.

http://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-ssds.html
Macbook air core i5 11" - Macbook White
Apple TV - Asus TF101 Jelly Bean 4.1.1 AOKP
iPhone 5 white
Galaxy Note 2
iPad 3 32GB - Galaxy Note 10.1
Playbook
<<

Unisis

Mensagem não lida Sáb Jun 23, 2012 6:30 pm

Isto é fato! Até mesmo os computadores pessoais (notebooks,netbooks,desktops) devemos tomar cuidado ao vende-los. Em testes de laboratório de Perícia Forense, foi possível até resgatar informações da memória RAM (DUMP). Isso mesmo, eu disse memória RAM e com o equipamento desligado. Ao que pensavamos que a RAM poderia ser completamente limpa ao desligar o equipamento ou seria totalmente volátil.
Em alguns testes de laborátório também foi possível extrair um "printScreen" da placa de vídeo. Não se sabe se isso é uma prática proposital do fabricante ou se é realmente uma falha de segurança.
Tomem cuidado com dados muito sigilosos!!!
<<

ric2801

Mensagem não lida Dom Jun 24, 2012 10:53 am

conclusão: nao vendam seus gadgets para ninguem do FBI que possua hardware capaz de ler informações que nenhum hardware "mortal" lê e programas forenses que "meros mortais" não tem acesso... :roll:

mesmo assim cuidado, pode ser que vendam para alguem que mesmo não sendo do FBI esteja disposto a pagar uns R$500 para uma firma especializada em recuperação de dados para ver se talvez sua mulher seja gostosa e você tenha tirado fotos dela ou se talvez você tenha milhões em uma conta bancária e ele consiga a senha (depois é só conseguir um código do cartão de segurança ou do iToken, fica bem mais fácil né?)... :lol:

como eu não tiro fotos da minha mulher, nenhum amigo no FBI nem tenho milhões no banco eu faço uma gravação total e um format e vendo despreocupado :)

ps: cuidado tambem com o James Bond e com o MacGiver, uahauhauhua
Haters Gonna Hate, Lovers Gonna Love, Forever.
Antes de detonar alguma coisa tenha ao menos certeza do que está dizendo, o Google é seu amigo :angry-banghead:

HTC Magic 2.3 / PRS-600 reader/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec - iPhone 3G
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/
Meu blog: http://ricardo-barbieri.blogspot.com/
<<

Pajoneis

Mensagem não lida Dom Jun 24, 2012 12:41 pm

Unisis escreveu:Isto é fato! Até mesmo os computadores pessoais (notebooks,netbooks,desktops) devemos tomar cuidado ao vende-los. Em testes de laboratório de Perícia Forense, foi possível até resgatar informações da memória RAM (DUMP). Isso mesmo, eu disse memória RAM e com o equipamento desligado. Ao que pensavamos que a RAM poderia ser completamente limpa ao desligar o equipamento ou seria totalmente volátil.
Em alguns testes de laborátório também foi possível extrair um "printScreen" da placa de vídeo. Não se sabe se isso é uma prática proposital do fabricante ou se é realmente uma falha de segurança.
Tomem cuidado com dados muito sigilosos!!!

Vai me desculpar, mas ficou parecendo aquela historia "Um primo de um amigo, que é tio da cunhada do meu irmão, disse que....."

Se vc desenergizar a RAM, já era, do contrario já teríamos HD em forma de memoria RAM, alias, já temos, utilizando software que cria um volume na RAM (é um HD temporário) ou usando uma "base" toda energizada para manter os dados lá dentro (seria uma forma "permanente").

O feito mais bizzaro que já vi produzirem com memoria RAM é fazer um DUMP da mesma CONGELANDO a memoria com nitrogênio liquido para manter os elétrons (veja que nesse estado, vc não "desenergizou" ela ainda), retirar a memoria do equipamento, colocar em outro e efetuar o dump, nessa demonstração o cara ainda pega a senha do Windows Seven, vou achar o video e postar aqui.

No mais, concordo totalmente com o ric2801.
Anterior

Voltar para Android