Unisis escreveu:Isto é fato! Até mesmo os computadores pessoais (notebooks,netbooks,desktops) devemos tomar cuidado ao vende-los. Em testes de laboratório de Perícia Forense, foi possível até resgatar informações da memória RAM (DUMP). Isso mesmo, eu disse memória RAM e com o equipamento desligado. Ao que pensavamos que a RAM poderia ser completamente limpa ao desligar o equipamento ou seria totalmente volátil.
Em alguns testes de laborátório também foi possível extrair um "printScreen" da placa de vídeo. Não se sabe se isso é uma prática proposital do fabricante ou se é realmente uma falha de segurança.
Tomem cuidado com dados muito sigilosos!!!
Vai me desculpar, mas ficou parecendo aquela historia "Um primo de um amigo, que é tio da cunhada do meu irmão, disse que....."
Se vc desenergizar a RAM, já era, do contrario já teríamos HD em forma de memoria RAM, alias, já temos, utilizando software que cria um volume na RAM (é um HD temporário) ou usando uma "base" toda energizada para manter os dados lá dentro (seria uma forma "permanente").
O feito mais bizzaro que já vi produzirem com memoria RAM é fazer um DUMP da mesma CONGELANDO a memoria com nitrogênio liquido para manter os elétrons (veja que nesse estado, vc não "desenergizou" ela ainda), retirar a memoria do equipamento, colocar em outro e efetuar o dump, nessa demonstração o cara ainda pega a senha do Windows Seven, vou achar o video e postar aqui.
No mais, concordo totalmente com o
ric2801.