Indicação de tripé para fotógrafo amador

Moderador: marcelozao

<<

yurifranzoni

Twitter: @yurifranzoni

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 2:04 pm

Indicação de tripé para fotógrafo amador

Pessoal,

Eu e a patroa estamos planejando uma viagem mais longa para o mês de junho e tivemos a ideia de adquirir um tripé para nossa câmera, para que nossas fotos não saiam todas com jeitão de selfie... sabem como é? Então, gostaria de indicações sobre qual tripé devo procurar para nossa utilização.

Não sou fotógrafo, bem longe disso, só tenho uma câmera digital compacta para levar dum lado pro outro em viagens com a minha esposa. Porém, toda vez que viajamos juntos, sentimos falta de algo pra nos ajudar a bater fotos de... nós mesmos, que não seja um braço mais longo ou a ajuda de terceiros.

Em termos práticos: nossa câmera é uma Canon PowerShot ELPH 510 HS (review aqui: http://www.dpreview.com/reviews/canonixus1100hs) e nossa viagem consiste em um tour por alguns países com um carro alugado, ou seja, a idéia é poder tirar algumas fotos decentes em locais nem sempre adequados para uma foto mais "profissa". Nós visitaremos pontos turísticos famosos mas também estaremos nos embrenhando pelo interior dos países que visitaremos, graças ao carro.

Alguma sugestão? Conto com a ajuda dos senhores... :mrgreen:

Valeu!
Imagem MacBook Pro Core i5 2.3 | 8 GB | 120 GB SSD + 750 GB HDD | 13.3" LED
Imagem Mac mini Core 2 Duo 2.26 | 4 GB | 1 TB | GeForce 9400M
Imagem iPad Mini | 16 GB
Imagem iPhone 4S | 16 GB
Imagem iPhone 4 | 16 GB
<<

D.Magliano

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 2:45 pm

Re: Indicação de tripé para fotógrafo amador

Dois equipamentos:
1. Gorila Pod http://joby.com/gorillapod
Esse resolve os problemas quando nada mais parece funcionar.
E ainda pode prender numa grade, num toco de arvore.
Funciona mesmo, olha que eu só usei os chineses copiados... Imagino que o original seja melhor.

2. Tripé para esse câmera compacta...qualquer um que caiba na sua bolsa.
O maior problema é o tamanho dele.Alguns são gigantes e por mais que sejam leve são um saco de carregar.
Uma vez comprei um de R$30 que ficava com 1,50m de altura. Mas eu tenho um DSLR e com a lente ele não ficava de pé!

Se quiser um bom mesmo, pegue um manfroto ou benro eles tem tripés excelentes. Se você esta indo para o exterior compre algum desses vale a pena. Aqui no Brasil são muito caros.
A melhor cabeça para tripé fotográfico é a esférica, não sei se virão neles... Estou dizendo isso pensando que você vai comprar algo bom mesmo.
(isso é uma cabeça esférica http://img.alibaba.com/img/pb/464/791/5 ... 64_793.jpg ) mas novamente é opcional para uma câmera compacta.

Do resto analise bem o peso, como carregar ele, tamanho total dele e abertura das pernas. Pernas que se abrem independentes são melhores. Pois podem corrigir irregularidades do relevo.
Alguns mais barato vem com uma trava que liga as três pernas que então tem que abrir juntas...não impossibilita o uso mas tira ele de jogada em vários momentos.
Hoje.
:: Motorola Moto G 8Gb - Android 4.4.4 ::
Ex.
:: zire m150 | Ibm Workpad C505 (m505) | Tungsten E2 | Qtek S200 | Nokia 6681 | TungstenT3 | Htc Touch | Nokia E50 | Nokia N95 | HTC Magic | E72 | Iphone 3G | Nokia N8-00 | Iphone 4 | Galaxy S3 I-9300 | Nokia Lumia 625 ::
<<

yurifranzoni

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 3:05 pm

Opa, obrigado pelas dicas!

A minha dúvida é em relação ao encaixe do tripé na parte inferior da câmera. Meu medo é comprar algum tripé que não seja "compatível" e não encaixe na câmera, sabe?
Procurei aqui e achei uma foto que mostra a parte inferior da câmera: http://dpinterface.com/reviews/canon-el ... bottom.jpg

Esse encaixe é padronizado ou tenho que tomar algum cuidado?
Imagem iPad Mini | 16 GB
Imagem iPhone 4S | 16 GB
Imagem iPhone 4 | 16 GB
<<

D.Magliano

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 3:28 pm

yurifranzoni escreveu:...Esse encaixe é padronizado ou tenho que tomar algum cuidado?

Eu ia dizer que é padronizado...pois nunca tive problemas com meus tripés nem cameras
(o mesmo tripe que uso na digital e na compacta do meu pai já usavamos para uma nikomat de filme de 79)
Mas... descobri que até existem duas roscas 1/4" e 3/8"... 1/4" é o mais comum em todas cameras modernas.

Parece que outro é para cameras médio formato, maiores, e mesmo assim antigas.
A sua sendo uma compacta deve ser de 1/4"

Se puder leve para testar.
Mas como eu disse nunca havia parado para pesquisar. Nunca tive problemas também...
Editado pela última vez por D.Magliano em Qua Abr 02, 2014 3:31 pm, em um total de 1 vez.
Hoje.
Ex.
:: zire m150 | Ibm Workpad C505 (m505) | Tungsten E2 | Qtek S200 | Nokia 6681 | TungstenT3 | Htc Touch | Nokia E50 | Nokia N95 | HTC Magic | E72 | Iphone 3G | Nokia N8-00 | Iphone 4 | Galaxy S3 I-9300 | Nokia Lumia 625 ::
<<

erivelton

Administrador

Gadget: Samsung Galaxy S3

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 3:29 pm

yurifranzoni escreveu:Opa, obrigado pelas dicas!

A minha dúvida é em relação ao encaixe do tripé na parte inferior da câmera. Meu medo é comprar algum tripé que não seja "compatível" e não encaixe na câmera, sabe?
Procurei aqui e achei uma foto que mostra a parte inferior da câmera: http://dpinterface.com/reviews/canon-el ... bottom.jpg

Yurifranzoni, até onde me consta encaixe de tripé é rosca padrão. Eu tenho um tripé que usei desde as antigas analógicas e passou bem por umas 3 digitais, todas sem dificuldades de uso.
Samsung Galaxy S 3 | Ipad 1 | ipod 3°g > Samsung Galaxy S 2 > Samsung Galaxy S > G1 > x800 > E71 > Kaiser > P3300 > Treo 680 > Mio a701 > O2 XDA IIs > IPAQ 1945 > Palm tungsten E2 > Palm M500 > Palm IIIe
<<

yurifranzoni

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 3:43 pm

D.Magliano escreveu:
yurifranzoni escreveu:...Esse encaixe é padronizado ou tenho que tomar algum cuidado?

Eu ia dizer que é padronizado...pois nunca tive problemas com meus tripés nem cameras
(o mesmo tripe que uso na digital e na compacta do meu pai já usavamos para uma nikomat de filme de 79)
Mas... descobri que até existem duas roscas 1/4" e 3/8"... 1/4" é o mais comum em todas cameras modernas.

Parece que outro é para cameras médio formato, maiores, e mesmo assim antigas.
A sua sendo uma compacta deve ser de 1/4"

Se puder leve para testar.
Mas como eu disse nunca havia parado para pesquisar. Nunca tive problemas também...

Maravilha, era o que eu mais precisava saber. Comprei minha câmera faz uns dois anos apenas, não é muito antiga não, então deve ser de 1/4" sim.

Sou muito noob para fotografia, mal sei usar a minha canonzinha hehe... por isso acho que minha opção será pelo Gorilla Pod mesmo, achei no Submarino o original por R$ 69,90 e eu tenho uns pontos do cartão submarino para torrar em vale-desconto, então acho que é isso aí! Creio que vá me atender melhor do que qualquer tripé tradicional, então acho que vai ser só ele.

Eis o link para a oferta do Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/112 ... reto-verde ... vocês acham que por 70 dilmas tá valendo?

Mas vou ficar de olho pois como nossa viagem é pra Europa, talvez dê pra achar um desses tripés de marcas boas que vc recomendou a um preço camarada, quem sabe né?

Valeu, muito obrigado!

erivelton escreveu:
yurifranzoni escreveu:Opa, obrigado pelas dicas!

Yurifranzoni, até onde me consta encaixe de tripé é rosca padrão. Eu tenho um tripé que usei desde as antigas analógicas e passou bem por umas 3 digitais, todas sem dificuldades de uso.

Perfeito, é tudo o que eu queria. Obrigado pela força!

Abraço a todos!
Imagem iPad Mini | 16 GB
Imagem iPhone 4S | 16 GB
Imagem iPhone 4 | 16 GB
<<

D.Magliano

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 4:16 pm

yurifranzoni escreveu:Sou muito noob para fotografia, mal sei usar a minha canonzinha hehe... por isso acho que minha opção será pelo Gorilla Pod mesmo, achei no Submarino o original por R$ 69,90 e eu tenho uns pontos do cartão submarino para torrar em vale-desconto, então acho que é isso aí! Creio que vá me atender melhor do que qualquer tripé tradicional, então acho que vai ser só ele.

Eis o link para a oferta do Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/112 ... reto-verde ... vocês acham que por 70 dilmas tá valendo?

Mas vou ficar de olho pois como nossa viagem é pra Europa, talvez dê pra achar um desses tripés de marcas boas que vc recomendou a um preço camarada, quem sabe né?

Beleza Yuri,

Vale sim, acho que os chineses saem mais em conta, mas ai é chinês.
Pra viagem vale levar ele no começo e se encontrar por um preço bacana, comprar um melhor.
Mesmo assim avalie sua necessidade.
Tripé é algo que faz muita falta de vez em quanto, e nenhuma falta maior parte do tempo.

Então tem que encontrar algo leve, a bom custo, que atenda suas necessidades.
O chato é o transporte dele. Até o motivo de eu não ter comprado um quando viajei para a europa (portugal e espanha)

FNAC tem produtos a preços razoáveis lá fora. Geralmente tem alguns tripés!
Ah, na viagem aproveite e compre cartões de memória de marca boa e originais. Não se esqueça de descarregar as fotos ou guardar cartões já cheios junto com a mala e documentos no hotel.
Pior que perder equipamento é perder as lembranças...ai é de doer por anos!!
Boa viagem!
Hoje.
Ex.
<<

yurifranzoni

Mensagem não lida Qua Abr 02, 2014 5:25 pm

Pois é, tava pensando em procurar numa dealextreme da vida por um produto parecido e com preço melhor, mas como eu tenho umas "léguas" do cartão submarino que permitem que eu pegue um vale-presente, vou poder pegar esse Gorilla Pod praticamente de graça (quer dizer, "de graça" em termos né...), então acho que vou abraçar esse mesmo.

E quanto a fazer falta é exatamente isso que vc comentou: a gente nunca precisa, mas quando precisa, faz uma baita falta mesmo. Na nossa lua-de-mel, eu e a patroa fomos à Argentina e sentimos bastante dificuldade na hora que queríamos sair juntos nas fotos. Como esta será nossa primeira viagem mais longa (ficaremos uns 20 dias viajando, sendo dez destes com o carro alugado), não queremos vacilar de novo com algo tão pequeno.

Foi a esma coisa com os nossos cartões de memória! Naquela viagem, eu tinha uma Nikon mais antiga, que encrencava com o cartão de 4GB que eu tinha naquela ocasião. Perdemos muitos vídeos que tentamos flagrar por causa disso, às vezes ela dava um aviso de erro e não gravava o vídeo. Desta vez, a Canon tem um SDHC da Kingston de 8 GB, classe 10, que é o principal... e outros dois ou três menores, de uns 4 GB cada um, para usar de "reserva".

Falando no transporte, esse Gorilla Pod me parece (relativamente) portátil, talvez o suficiente para caber na mochila sem ocupar tanto espaço. Procede?

Valeu, e muito obrigado pelas dicas!

Edit: comprei o Gorilla Pod original no Submarino por R$ 69. Deve chegar nos próximos dias. Obrigado pela dica!
Imagem iPad Mini | 16 GB
Imagem iPhone 4S | 16 GB
Imagem iPhone 4 | 16 GB

Voltar para Fotografia