Roteador Dual Wan c/ unificação de banda?

Moderador: T-Rodman

<<

cristiano-guimaraes

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 1:44 am

Pessoal,
Para quem tem 02 ISP - Provedores de Internet (tipo velox + gvt... Etc) em uma rede caseira (exemplo: um link de 10mb e outro de 20mb) e deseja unificar o link, ou seja, que os dispositivos de rede acessem a internet como se fosse um link de 30mb. Isso seria possível?
Qual equipamento para rede doméstica seria necessário? Sugestões de equipamentos (marca e modelo) com custo acessível para rede doméstica. A ideia principal seria uma espécie de Raid 0 (digamos assim) para rede, ou seja, um desempenho de alta performance unificando os links se isso for possível.
Desde já agradeço a colaboração.
Referências: mark, bleony, frabaptista, Sebastian, Sr_batata, vitorgregorio, mozibo, pbprado, mmelo76, hardweb, bimbinho carioca...
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Gadget: Galaxy Note 4

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 6:57 am

Re: Roteador Dual Wan c/ unificação de banda?

Olha aqui tem uma dica do ffugita (será que é o mesmo daqui?) no Hardware.com, é bem antiga, mas outras opções sobre o mesmo assunto que pesquisei leva a configurações em Linux.

Para juntar os 2 links, e sem depender de configuraçoes em ambiente linux , vc precisa comprar um roteador qualquer com 2 portas WAN. Custa de 500 a 800 reais, a dlink e linksys possuem diversos modelos que podem lhe atender.

Segundo o solicitante lá, parece que deu certo.

Michael_Melo escreveu:Salve amigos,
Bom, as soluções indicadas pelo nosso amigo ffugita, são as melhores mesmo, caso queira usar um router com duas Wan e balanceamento, esse Modelo da Linksys, o RV042 faz isso:

Imagem

Roteador com duas portas Ethernet para balanceamento de carga e redundância de links Internet banda-larga
- 4 portas Ethernet 10/100 para conexão LAN
- 2 portas WAN Ethernet, conector RJ-45, para conexão com modem Cable ou DSL, que possibilita uma segunda linha Internet para backup, ou utilização simultanea das portas para balanceamento de carga
- Conexão segura com até 30 túneis VPN ( DES/3DES )
- Stateful Packet Inspection Firewall
- Suporte aos algorítmos MD5 e SHA
- Padrões IEEE 802.3, IEEE 802.3u

http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=RV042
http://www-br.linksys.com/servlet/Sa...=7038507814B15

Abs.
Sem Smartphone :| :oops :(
Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 12:24 pm

Estou pensando no tp-link modelo r470t+... Mas tenho dúvidas se o balanceamento irá unificar o link ou apenas ira escolher entre um link e outro em um certo momento.
Referências: mark, bleony, frabaptista, Sebastian, Sr_batata, vitorgregorio, mozibo, pbprado, mmelo76, hardweb, bimbinho carioca...
<<

Pajoneis

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 5:47 pm

Cristiano, eu uso o TP-Link TL-R480T+ já faz alguns anos e ele faz exatamente o que vc quer.

Você pode escolher em % de banda para cada link:

Imagem

Ou usar o modo inteligente que une os link automaticamente, nunca usei esse modo por muito tempo, prefiro dividir manualmente.

Você também pode configurar para que a porta 443 saia preferencialmente por um link, pra não ter problemas com sites de bancos, assim como pode especificar IP de destino para sair sempre por um único link (para não trocar de link no meio de um jogo online e ser desconectado).

Um amigo comprou o 470, ele faz a união dos link como vc quer, mas não tem tantas opções de redirecionamento de tráfego como as que eu citei acima, pode ser que tenham implementando com algum update de firmware, eu não arriscaria.

Uma máquina com Linux tb faz o que vc quer, mas um micro por mais básico que seja gasta muito mais energia que um TL-R480T+.
<<

ffugita

Estado: São Paulo

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 7:06 pm

Sou eu mesmo do hardware, só não participo mais de lá...

O segredo é esse mesmo, um router dual-WAN, só que quanto mais barato o router, menos opções de configuração você terá. Veja as especificações do modelo antes de comprar e veja se atende suas necessidades.
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 7:38 pm

Pajoneis escreveu:Cristiano, eu uso o TP-Link TL-R480T+ já faz alguns anos e ele faz exatamente o que vc quer.

Imagem

Ou usar o modo inteligente que une os link automaticamente, nunca usei esse modo por muito tempo, prefiro dividir manualmente.

Você também pode configurar para que a porta 443 saia preferencialmente por um link, pra não ter problemas com sites de bancos, assim como pode especificar IP de destino para sair sempre por um único link (para não trocar de link no meio de um jogo online e ser desconectado).

Um amigo comprou o 470, ele faz a união dos link como vc quer, mas não tem tantas opções de redirecionamento de tráfego como as que eu citei acima, pode ser que tenham implementando com algum update de firmware, eu não arriscaria.

Uma máquina com Linux tb faz o que vc quer, mas um micro por mais básico que seja gasta muito mais energia que um TL-R480T+.

Nessa opção 50% wan1 + 50% wan2 só para eu entender na prática.... Exemplo: link 1 - 10mb e link 2 - 10mb. Com o valor de 50% eu teria 20mb no total, ou seja, um computador só ligado na rede eu conseguiria fazer download em força máxima 20mb? Ou teria metade de cada link 5mb de um e 5mb de outro e permaneceria com o download de 10mb? Eu estou convencido de que esse router será o que procuro... Só gostaria de tirar essa dúvida antes com vc meu amigo que já possui o router. Desde já agradeço muito a colaboração. Não entendo dessa área. E se fosse 100% no valor de cada wan, qual seria o efeito? Fiquei na dúvida quanto a questão do percentual.
<<

Pajoneis

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Dom Fev 15, 2015 8:37 pm

cristiano-guimaraes escreveu:Nessa opção 50% wan1 + 50% wan2 só para eu entender na prática.... Exemplo: link 1 - 10mb e link 2 - 10mb. Com o valor de 50% eu teria 20mb no total, ou seja, um computador só ligado na rede eu conseguiria fazer download em força máxima 20mb? Ou teria metade de cada link 5mb de um e 5mb de outro e permaneceria com o download de 10mb? Eu estou convencido de que esse router será o que procuro... Só gostaria de tirar essa dúvida antes com vc meu amigo que já possui o router. Desde já agradeço muito a colaboração. Não entendo dessa área. E se fosse 100% no valor de cada wan, qual seria o efeito? Fiquei na dúvida quanto a questão do percentual.

É 100% para ser distribuídos, não tem como por 100% em mais de um campo, a ideia é exatamente como vc comentou no primeiro exemplo, se vc tem dois link de 10mb vc terá 20mb pq ele irá mandar 50% do tráfego para um link e 50% para outro.

Se vc consumir 10mb, será enviado 5mb para o ISP1 e 5mb para o ISP2, se vc consumir 16mb será 8mb para ISP1 e 8mb para ISP2, etc...

A ideia de vc dividir por % os link é para voce poder dividir link assimétrico (de tamanhos diferentes), por exemplo, você tendo um link de 10mb e outro de 20mb, vc pode distribuir 33% para o link 10mb e 67% para o link 20 para vc ter os 30mb.
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Qua Fev 25, 2015 10:42 pm

Pajoneis escreveu:
cristiano-guimaraes escreveu:Nessa opção 50% wan1 + 50% wan2 só para eu entender na prática.... Exemplo: link 1 - 10mb e link 2 - 10mb. Com o valor de 50% eu teria 20mb no total, ou seja, um computador só ligado na rede eu conseguiria fazer download em força máxima 20mb? Ou teria metade de cada link 5mb de um e 5mb de outro e permaneceria com o download de 10mb? Eu estou convencido de que esse router será o que procuro... Só gostaria de tirar essa dúvida antes com vc meu amigo que já possui o router. Desde já agradeço muito a colaboração. Não entendo dessa área. E se fosse 100% no valor de cada wan, qual seria o efeito? Fiquei na dúvida quanto a questão do percentual.

É 100% para ser distribuídos, não tem como por 100% em mais de um campo, a ideia é exatamente como vc comentou no primeiro exemplo, se vc tem dois link de 10mb vc terá 20mb pq ele irá mandar 50% do tráfego para um link e 50% para outro.

Se vc consumir 10mb, será enviado 5mb para o ISP1 e 5mb para o ISP2, se vc consumir 16mb será 8mb para ISP1 e 8mb para ISP2, etc...

A ideia de vc dividir por % os link é para voce poder dividir link assimétrico (de tamanhos diferentes), por exemplo, você tendo um link de 10mb e outro de 20mb, vc pode distribuir 33% para o link 10mb e 67% para o link 20 para vc ter os 30mb.

Amigo, comprei o roteador em questão...
mas o firmware dele não deve estar igual ao seu porque não achei a opção igual ao seu print inicial do tópico.
Imagem

E agora como farei para configurar de forma a usar o total das duas bandas de internet?
Obrigado.
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Sex Mai 22, 2015 8:52 pm

Pajoneis escreveu:Cristiano, eu uso o TP-Link TL-R480T+ já faz alguns anos e ele faz exatamente o que vc quer.

Imagem

Pajones,
Pode ajudar em mais detalhes como configurar essa questão da porta 443? E essa questão de especificar ip destino para sair sempre por um único link?
Estou tendo dificuldade para encontrar essas opções neste modelo de roteador TL-R480T+.
Desde já agradeço a ajuda.
<<

Rafael Batista

Mensagem não lida Sex Mai 22, 2015 9:27 pm

muito bom o tópico, tambem estou pesquisando esse Tl-r480t.
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Sex Mai 22, 2015 9:30 pm

Acredito que meu firmware esteja em versão um pouco diferente do seu postado acima. Olha só essa tela.

Imagem
<<

Pajoneis

Moderador de Fórum

Mensagem não lida Sex Mai 22, 2015 11:01 pm

No meu caso a configuração fica na seguinte pagina:

Imagem

As vezes a versão do seu firmware já faz isso automático, vc testou sites de banco? Teve algum problema?
<<

cristiano-guimaraes

Mensagem não lida Sex Mai 22, 2015 11:27 pm

Estava tendo problemas no site do banco do brasil, mas mudei agora a configuração e marquei o item "enable application optimized routing" e está funcionando normal. Antes a conexão no banco ficava caindo e não deixava logar na conta. Só não consegui testar se isso afetará a velocidade de download que estava tendo antes, por exemplo, no steam. A velocidade antes estava usando o máximo das duas conexões wan. Vou ver se consigo fazer o teste para ver se muda algo quanto a isso.

Voltar para Tecnologias