A busca pelo smart ideal! Será que Existe mesmo?‏

Moderador: T-Rodman

<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Gadget: Galaxy Note 4

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Seg Ago 15, 2011 9:15 pm

A busca pelo smart ideal! Será que Existe mesmo?
"Breve relato de uma experiência multiplataforma".‏

O início de tudo, foi quando tive a certeza que o suporte ao Windows Mobile está morrendo.
Usá-lo sempre foi o mais próximo do ideal para mim, por vários motivos:

-Totalmente integrado com o PC, Outlook, Tarefas, MS Project e outros programas do Pacote Office, incluindo o OneNote.
Utilizo muito essas ferramentas com o meu Tablet velho de guerra já com cerca de 10 Anos(sim, os Tablets existem há mais de 10 anos, não fo a Apple que inventou não, mas isso é outra estória). Com o M200, faço todo tipo de anotações vinculando com tarefas que viram avisos integrados no Outlook e Calendário do Smart.

-Outro aspecto que sempre me atraiu nos smarts com WM foi o fato de serem totalmente reconfiguráveis. Deixo ele do jeito que quero. Configuração de Pastas, atalhos, arquivos etc...

-Today simples, fácil e muito bem elaborado, especialmente com alguns up´s como CHT (Cookie Home Tab) que incorpora mais funções e o HTC Sense, sensacional.

-Ser usado nativamente como um pendrive (Storage Mass). Plugar e definir o que quer fazer, sincronizar, apenas carregar ou transformá-lo em um pendrive.

Dentre vários outros motivos menores...

Bem talvez alguém pode mencionar que tem um smart Windows Mobile, mas não tem ssas funções que citei.

Tudo isso que mencionei foi e é usado em um dos melhores SmartPhones com windows Mobile já lançado: HTC HD2. Até hoje estava apaixonado por esse gadget.

É simplesmente rápido, estável e Lindo! Com um cartão de 32gb fica sensacional.

Mesmo assim, ao saber dos lançamentos do smarts com Windows Phone7 e a diminuição do interesse nos desenvolvedores no antecessor; começei a me preocupar: O que vou usar agora?

Continuarei com um Windows Mobile "moribundo"?

Ou vou me aventurar em um windows Phone 7 "recém Nascido"?

Não gosto de apostas e não quero ser cobaia de teste de ninguém e de nenhuma empresa; então fui buscar OS já mais estáveis e com mais maturidade; as opções são poucas:
-iOs
-Symbian
-Android

Embora já usei outros OS mais específicos, citei esses três como sendo os que tem tudo para substituir as funções do meu quase falecido WM.

Outro desafio é ver qual deles irá integrar com o meu uso profissional (Tablet Windows 7; PC) e ser usado com câmera. Um verdadeiro 3X1; como encarava o HD2 com WM.

Desta forma procurei sem gastar muito $$$ usar por 1 semana cada OS e testar por mim mesmo as funcionalidades e integração com o meu PC windows e Tablet Windows.

Para os OS citados eu testei por 1 semana, mas vou descrever 1 dia de uso:

-Iphone 4
-Nokia X3
-Nokia N78
-Galaxy Tab 3G
-HTC Flyer com função Phone Habilitada
-HD2 com Nand Android.
-Galaxy S2

Segue minhas impressões.....
Sem Smartphone :| :oops :(
Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
Designer Bluetooth® Desktop
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Seg Ago 15, 2011 10:11 pm

Re: A busca pelo smart ideal! Será que Existe mesmo?‏

O meu objetivo principal de comentar aqui é a questão da bateria, mas acabei citando o sinal também; então segue os testes que iniciei aqui com GS2 e outros smarts:

Vou colocar tudo que eu fiz, e os resultados para os diversos aparelhos que usei (detalhe HD2 com Android 2.3.3):

Primeiro me certifiquei de que iniciando às 0:00 em 100% da Bateria, e desconectado nesse momento, o aparelho ficasse até às 6:00 da manhã em modo de vôo (todas conexões desligadas) incluindo Bluetooth, Wi-Fi, 3G.

Isso podem dizer que é meio sistemático, mas desde que testavas ROM´s no Kaiser, Hd, Hd2; eu sigo essa minha "regra" de às "zero" horas tirar o aparelho da tomada em 100% da bateria com as conexões desligadas...só então `partir daí que começo os testes em um dia de semana normal, no trabalho com problemas na região de sinal; usando bluetooth até o trabalho, wi-fi em alguns horários, fazendo e recebendo ligações, quando é possível.

Então vamos lá; pela manhã, nas condições citadas acima, o resultado da bateria dos aparelhos foi:

das 0:00 às 6:00
iP4: 99%
X3: Todas barrinhas (100%?)
N78: Idem ao X3
GTab: 98%
Flyer: 97%
HD2: 100%
GS2 1,2Ghz: 99%
GS2 800Mhz: 100%
GS2 1,0Ghz: 100%

Comentários
No caso dos "Nokia" não dá para saber exatamente o percentual, mas estimo 100% porque eu colocava na tomada pela manhã e dava o aviso de bateria totalmente carregada.
De todos o HD2 sempre foi o melhor nisso, então fica claro que quando desliga as conexões, ele desliga mesmo; Sendo seguido pelo iP4 e GS2; GTab e por último o Flyer...no caso deste, mesmo sendo o pior, apenas 3% da bateria foi usado pelo sistema sem as conexões.

O próximo intervalo de teste, refere-se a minha preparação para sair para o trabalho, vou colocar aqui o trajeto de ônibus, pois é nele que o aparelho é mais exigido, pois fico ouvindo música via Bluetooth por cerca de 1 hora. Já de carro, não, então não vou usar.
Ouço a música via bluetooth das 6:30 à 7:30; das 6:01 e 6:29, antes de sair, fico com Wi-fi ligado atualizando e recebendo os e-mails da noite, notícias, cotações, clima,etc; rede telefone ligada; bluetooth (sem parear o fone) e volume em 40%. Então segue os resultados, após o estado da bateria anterior:

Das 6:01 às 7:30

iP4: 90%
X3: Todas barrinhas (90%?)
GTab: 86%
Flyer: 82%
HD2: 89%
GS2 1,2Ghz: 88%
GS2 800MHz: 98%
GS2 1,0Ghz: 99%

Comentários
Aqui ocorre algo curioso, mas compreensível...Embora o HD2 se manteve com 100% sem as conexões; ao ser usado ele tem um consumo bem alto e chega ao mesmo estado de bateria do iP4; mas acima do GS2.

Realmente me impressionou o iP4; tem um ótimo gerenciamento das conexões em uso. Ficou melhor que todos, e isso é mérito do conjunto do aparelho, que sem dúvida é mais estável nesse sentido.

O Flyer e o Gtab; já percebia que eles caem rápido e depois estabilizam, como vamos ver a seguir.

O próximo intervalo, refere-se ao início do trabalho aqui e até horário do almoço. O que eu fiz, nos dias que me propus a fazer os testes eu procurei fazer o seguinte: Fazer pelo menos 5 ligações. Baixar 1 arquivo PDF no DropBox (sempre o Mesmo). Acessar o fórum via 3G 4 vezes, sem postar nada. E também não sincronizei via cabo para evitar "recarregar" a bateria.

Como o sinal aqui é ruim, alguns aparelhos tive que sair do local que estava, outros nem consegui fazer ligação, mas mantive a rede ligada; então muitas vezes ficavam consumindo bateria por "buscar" a rede automaticamente a todo tempo. Então vamos Lá:

Das 7:31 às 12:00

iP4: 74%
X3: Todas barrinhas (90%?)
GTab: 65%
Flyer: 62%
HD2: 60%
GS2 1,2Ghz: 68%
GS2 800MHz: 72%
GS2 1,0Ghz: 78%

Comentários

Como mencionei, o iP4 suporta bem, contudo com muita insistência, tanto ele como o HD2 e o Flyer consegui fazer apenas 1 ligação.
Os demais foi tranqüilo fazer as 5 ligações.

Novamente o iP4 continua sendo o melhor no controle da bateria, contudo, devido ao sinal da região ser ruim, fica inviável usá-lo. Assim como o Flyer e HD2.

Já no caso do X3 e N78 continuaram com desempenho igual. Assim como GTab e GS2, sendo este último um pouco melhor.

Nesse intervalo, segue o período da tarde, bem semelhante ao da manhã nas questões das ligações e acesso. (Fazer pelo menos 5 ligações. Baixar 1 arquivo PDF no DropBox (sempre o Mesmo). Acessar o fórum via 3G 4 vezes, sem postar nada. E também não sincronizei via cabo para evitar "recarregar" a bateria.)

Edit: Com "underclock" (800MHz) O que deu para já destacar é que para algumas funções como "Ouvir Música" via Bluetooth, por ex. ele economiza bem e também em stand By à noite...mas começando a usar, principalmente o telefone e Internet cai igualmente...

Das 12:01 às 18:00

iP4: 51%
X3: 4 barrinhas (80%?)
GTab: 33%
Flyer: 40%
HD2: 42%
GS2 1,2Ghz: 46%
GS2 800Mhz: 44%
GS2 1,0Ghz: 52%

Comentários

Todos funcionaram bem semelhante ao funcionamento da manhã, inclusive na questão de não conseguir ligar as 5 vezes com o iP4, Hd2 e Flyer. Apenas 1 com muito esforço novamente.

Edit: Com "underclock" (800MHz) Diferente do que comentei antes, ele não cai igualmente a como estivesse com 1.2GHz, mas consome até mais para as funções comuns de telefone e Internet... Estranho...Mas talvez essas funções de certa maneira exigem o processador de alguma forma, o como em alguns PC's o segundo processador é usado mais para funções multimidia, isso explicaria o baixo consumo ao ouvir música via bluetooth!

Finalizando às 22:00; já em casa desde às 18:30; após ouvir 30 minutos de mp3 via bluetooth (18:00 - 18:30); e wi-fi ligado sempre e acessando a internet e atualizando a todo instante, fazendo mais 5 ligações de cerca de 2 minutos cada. segue o resultado:

Das 18:01 às 22:00

iP4: 44%
X3: 4 barrinhas (80%?)
GTab: 18%
Flyer: 21%
HD2: 36%
GS2 1,2Ghz: 38%
GS2 800Mhz: 32%
GS2 1,0Ghz: 44%

Comentários
A redução da bateria do iP4 continua continuamente linear...já o GS2 parece estabilizar melhor. O Galaxy Tab parece perder mais bateria ao fazer ligação em relaçào ao Flyer. O HD2 parece que começa bem, cai bruscamente e depois demora para perder carga....Depois em média, aqui em casa, sem ligações, mas com wi-fi ligado até 24:00 todos parecem perder cerca de 4-6% por hora; parece ser o resultado de sinal estável. A única exceção são o iP4 (de novo) e o GS2 que não perdem nem 2-3% por hora!

Edit: Com "underclock" (800MHz) Por fim, estabilizou aqui, mas ficou abaixo do se trabalhando em 1,2GHz.

Assim, para algumas funcionalidades, pode até vale a pena underclock, mas de modo geral, não é uma boa solução não, Logo...voltando a 1,2GHz! :P

Edit Com "underclock" de 1,0GHz Aparentemente funcionou melhor!

Agora porque...não sei, mas ainda acho que é devido a busca de sinal, e com uma velocidade maior conecta mais rápido ou como disseram faz o serviço mais rápido...

BONUS

Vou considerar como 5 “barrinhas” para definir a variação:

Análise do Sinal no Trabalho - Pior condição

iP4: oscilando entre 0 – 1, ficando na maioria das vezes sem sinal.
X3: oscilando entre 1 – 3, ficando na maioria das vezes com sinal.
GTab: oscilando entre 0 – 2, ficando na maioria das vezes com sinal.
Flyer: sempre 0 e em algumas localidades 1, ficando na maioria das vezes sem sinal.
HD2: 60% oscilando entre 0 – 1, ficando na maioria das vezes sem sinal.
GS2: oscilando entre 1 – 4, ficando na maioria das vezes com sinal. Mas em alguns poucos momentos perdeu completamente o sinal. mas mesmo assim recebi ligação por 2 vezes, uma normal e outra a pessoa não me ouvia, mas eu ouvia perfeitamente.

Assim, o meu maior receio quanto a aquisição do GS2 era a questão do sinal, mas posso dizer que funcionou como os "Nokias" e alguns locais até melhor, conectando até mesmo 3g, coisa que não havia conseguido com nenhum dos outros testados.

Bem pessoal, tem mais dados comparativos aqui, e vou postar, a medida que fizer os testes com o GS2 para completar a lista.

Também pretendo colocar a utilização dos Tabletes (iPad; Archos; GPad; Flyer; GTab)
Já estava anotando essas informações para eles, mas vou postar na seção de Tablet, e os testes (todos) foram sem usar a função phone para não ser injusto.

Edit: Atualizando com a nova versão do Android 2.3.5

Esse teste é com a 2.3.5...vamos lá:

Tá certo algumas considerações antes:

1) Fiz o teste seguindo os mesmos critérios; logo, não fiz a dita "calibragem da bateria" antes.
2) Como restaurei a partir do Titanium, minha configuração no "SetCpu" foi restaurada; logo fiz o teste com a minha última frequência de clock que estava usando 800Mhz!
3) Vou refazer, não estou acreditando!

Repetindo os anteriores para servir de comparação:

das 0:00 às 6:00

Android 2.3.4..........Android 2.3.5
GS2 1,2Ghz: 99%
GS2 800Mhz: 100%......GS2 800Mhz: 100%
GS2 1,0Ghz: 100%

Das 6:01 às 7:30

GS2 1,2Ghz: 88%
GS2 800MHz: 98%.......GS2 800Mhz: 99%
GS2 1,0Ghz: 99%

Das 7:31 às 12:00

GS2 1,2Ghz: 68%
GS2 800MHz: 72%.......GS2 800Mhz: 90%
GS2 1,0Ghz: 78%

Das 12:01 às 18:00

GS2 1,2Ghz: 46%
GS2 800Mhz: 44%........GS2 800Mhz: 80%
GS2 1,0Ghz: 52%

Das 18:01 às 22:00

GS2 1,2Ghz: 38%
GS2 800Mhz: 32%........GS2 800Mhz: 76%
GS2 1,0Ghz: 44%

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Seg Ago 15, 2011 10:16 pm

Reservado....Testes de uso com mp3 e/ou videos! :roll:
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Seg Ago 15, 2011 10:16 pm

Reservado.....Análise de viabilidade na função 3X1 (Cãmera X Textos X Phone)
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 11:25 am

Tornando público minhas experiências...deixei áreas reservadas porque tenho mais anotações aqui, mas para não ficar com tudo isso por muito tempo parado, estou "abrindo a caixa de pandora". heheeh
<<

mmartinsrj

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 11:53 am

Ainda não temos um smarphone Nokia com Android rodando redondo, bonito e repleto de conteúdo como o iOS. Até lá...
Manassés Martins, SP
Tradutor Jurídico e Técnico * Legal & Technical Translator * Rechts- und Fachübersetzer
www.triplexsolucoes.com.br
Asus Zenfone 4 Max * iPad Air 64 GB * Samsung Tablet A6
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 11:55 am

mmartinsrj escreveu:Ainda não temos um smarphone Nokia com Android rodando redondo, bonito e repleto de conteúdo como o iOS. Até lá...

Pois é, se bem que preferiria testar um Nokia com WP7! 8)
<<

mrhizzo

Banido

Twitter: @

Gadget: Galaxy S6

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 11:57 am

Eu sinceramente aposto muito no WP7. É um sistema incrível, leve, fluído, e os programas que já existrem são ótimos.

O Android, se não melhorar com o Ice Cream Sandwich, me desculpe, não vai conseguir competir com a Apple e a Microsoft.

Pode ter sucesso, mas não será estrondoso como tem sido.
Samsung Galaxy S6
Westone W60 + Sony Walkman A15
Islândia: eu fui
<<

BBk

Twitter: @BBk...

Estado: Rio de Janeiro

Google Plus: http://is.gd/vBgVTe

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 12:04 pm

Já eu, não senti a menor segurança em relação do WP. Estuprar na força bruta, qualquer um consegue... eu quero ver é pagar o champagne francês e a SLK na garagem! :lol:

Relatos sempre são interessantes. Vamos acompanhar...

[off]
Manassés, está conseguindo fazer o que estava precisando?
[/off]

Abraços... :cool:
Imagem
BBk: Do Latim "Aquele Que NUNCA Erra!"
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 1:04 pm

mmelo76, otimo comparativo! Mostrou que fiz muito bem em sair do ip4 pro s2 :D

Concorda que se vc tivesse conseguido fazer as ligaçoes com o ip4, a bateria dele estaria no mesmo nivel do s2? Pois, vc conseguiu fazer todas ligaçoes que tentou com o s2, e nenhuma com o ip4, né? E olha que a tela do ip4 é beem menor...

Parabens pelo ótimo trabalho, amigo! :) E, to no aguardo do restante de suas comparaçoes...!

Abs
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 1:15 pm

Sebastian escreveu:mmelo76, otimo comparativo! Mostrou que fiz muito bem em sair do ip4 pro s2 :D

Concorda que se vc tivesse conseguido fazer as ligaçoes com o ip4, a bateria dele estaria no mesmo nivel do s2? Pois, vc conseguiu fazer todas ligaçoes que tentou com o s2, e nenhuma com o ip4, né? E olha que a tela do ip4 é beem menor...

Parabens pelo ótimo trabalho, amigo! :) E, to no aguardo do restante de suas comparaçoes...!

Abs

Se eu tivesse conseguido fazer 3 ligações com o iPhone já balançava...Mas o fato é que o danado do GS2 impressionou onde eu estava com muito medo....

A grande vantagem dos "Nokia" é quase nunca perder o sinal; e a duração bateria...FAZENDO AS MESMAS Coisas (antes que falem que dura porque não acessa isso ou aquilo)

Mas para uso, o GS2 é muito bom, em alguns casos aparece mais "barrrinhas" que o Nokia; mas em outros fica sem sinal, embora recebendo ligação...

Tenho que alinhar outros comentários, mas é isso, se estivesse em uma região com um sinal melhor; ficaria com iPhone4; e venderia o GS2...Mas isso por causa da estabilidade da Bateria; integração iPad e os aplicativos, principalmente os pagos, que economiza o bolso por comprá-los 1 única vez e usá-los no iPad e iPhone.
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 1:22 pm

Os nokias foram mto bem nos testes, mas, temos que considerar que possuem telas bem menores (a resoluçao tbm é bem menor), cpus bem mais fracos...

Abs
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 1:57 pm

Sim, sim, nesse ponto ajuda e muito a bateria....Apenas fiz os testes para deixar claro que não é a falta de uso que faz durar a bateria não...na verdade, por conseguir fazer ligações normalmente acaba sendo até mais usado e com uma bateria melhor! ;)
<<

mmartinsrj

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 3:01 pm

Bimbinho Carioca escreveu:Já eu, não senti a menor segurança em relação do WP. Estuprar na força bruta, qualquer um consegue... eu quero ver é pagar o champagne francês e a SLK na garagem! :lol:

Relatos sempre são interessantes. Vamos acompanhar...

[off]
Manassés, está conseguindo fazer o que estava precisando?
[/off]

Abraços... :cool:

Estou sim, Bimbinho - e comento o pq abaixo.
Manassés Martins, SP
Tradutor Jurídico e Técnico * Legal & Technical Translator * Rechts- und Fachübersetzer
www.triplexsolucoes.com.br
Asus Zenfone 4 Max * iPad Air 64 GB * Samsung Tablet A6
<<

frabaptista

Conselheiro

Twitter: @frabaptista

Mensagem não lida Ter Ago 16, 2011 3:03 pm

Muito legal esse teste , aguardo ansioso os outros resultados.
Próximo

Voltar para Tecnologias