Mini-Review Blackberry 9780 + Tim BBM e Internet Gratis

Moderadores: Colunista, Redator

Regras do fórum
Use a Tag adequada: [Review] ; [Unboxing] ou [Comparativo]
<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Qua Set 07, 2011 6:11 pm

Mini-Review Blackberry 9780 + Tim BBM e Internet Gratis

Bom, recentemente, visando cortar custos, migrei para o plano Tim Controle (Conta de R$27,00 ao mês com R$32,00 de crédito, Sms ilimitada por 0,50 ao dia, internet ilimitada por 0,50 ao dia...). Nessa mesma época estava procurando um smartphone com teclado físico, uma câmera decente, e que fosse capaz de suprir algumas mínimas necessidades de softwares e que não fosse muito caro.

Bom, quando a Tim lançou a promoção BBM e Internet Gratis, que será válida até Fevereiro de 2012, não tive dúvida, migrei para o blackberry, já que metade da minha franquia era consumida com internet, essa economia seria uma boa. Porém, tanto a promoção quanto o aparelho têm suas limitações, e foi com elas que aprendi a lidar durante esses dias.

Blackberry 9780

Pegando ele nas mãos pela 1ª vez, as impressões são muito boas, sem dúvida uma das melhores pegas, um dos melhores teclados e provavelmente o melhor conjunto pega + teclado/digitação. O mesmo vale para usabilidade, uma das melhores entre os modelos sem touchscreen, imho bem superior ao symbian apesar da interface bastante feia dar uma má impressão inicial. As duas teclas laterais customizáveis são bem úteis e permitem, por exemplo, tirar fotos de forma bastante discreta/desfarçada.

Ele é relativamente bem servido de Apps, que costumam ser compatíveis com qualquer modelo de blackberry, outra vantagem frente ao symbian, que costuma sofrer bem com incompatibilidade de programas disponíveis apenas para uma ou outra versão. Atualmente, tenho instalado aqui apenas o tapatalk, bradesco, itau, wordpress e usando muito pouco (logo mais vocês verão porque).
Os apps nativos também atendem muito bem, com contatos, calendário (ambos sincronizam com o google com o uso de um programinha extra), tarefas, documents to go (requer um update pago para funcionar 100%, navegador, programa de mensagens com direito a smiles, video player, music player, podcasts, gravador de voz, windows live messenger, twitter, facebook, youtube, feeds sociais, calculadora, protetor de senhas, gerenciador de arquivos, e até alguns joguinhos.

A câmera é bem legal e relativamente rápida; o funcionamento do autofocus (automático, semelhante ao do iphone) é bom, mas em certaz situações exige um pouco de paciência. O sistema de notificações é fraco, mas quebra um galho. Ainda não tive muito tempo para testar a fundo, mas a bateria me pareceu ter uma boa duração (hoje há cerca de 7hs usando ele, só caiu 10%) e com a opção de desligar e ligar automaticamente em horários pré-determinados, essa pode ser ainda mais poupada.

No geral, o aparelho é muito interessante e agradável de se usar, mas com um OS que requer certas adaptações principalmente relativas à exigência estética e ao uso sem touchscreen, mas que também traz algumas novidades muito bem vindas. Aqui, para meu uso básico, ele tem se saído muito bem, melhor do que muitos outros modelos, e para as demais funções, que não preciso no dia a dia (navegação GPS, vídeo player...), pretendo comprar um tablet (que fará melhor e sem o risco de acabar com a bateria).

Tim BBM e Internet Gratis

Essa promo da Tim que foi a grande responsável pela minha migração para o blackberry é bem interessante (até pq de graça dizem que até injeção na testa, né?!), mas traz algumas limitações: só vale para blackberry messenger, windows live messengerm gtalk, yahoo messenger, facebook, twitter e myspace, navegação pelo navegador padrão e e-mail @blackberry.tim.com. Ou seja, nada de configurar e-mail do gmail, usar app do Bradesco e Itau, e algumas outras limitações. Mas... há alguns pontos positivos que fizeram com que essa promo continuasse valendo à pena para mim:

E-mail: ao configurar um email @blackberry.tim.com, e configurar seu e-mail para redirecionar as mensagens para ele, você também pode configurar um "responder para" e fazer com que as pessoas sempre respondam para seu e-mail padrão (e muitas vezes nem saibam que foi enviado a partir desse e-mail @blackberry.tim.com. Fora um pequeno delay, aqui está funcionando muito bem, nem sinto que estou usando essa "gambiarra".

Bankline: preferi não arriscar pagar extra, então não acesso pelos apps do itau e do bradesco, quando estou usando a conexão da tim. Mas, a boa notícia é que acessando os sites do bradesco, itau e bb através do navegador do blackberry, você é direcionado para uma versão da pagina semelhante a do iPhone/Android.

Outros Sites: em muitos outros sites, a versão móvel se adaptam perfeitamente ao navegador do blackberry, como blogs, google reader,

Enfim, por enquanto, para o que eu uso, só saí perdendo mesmo pelo wordpress e pelo tapatalk. Em termos de velocidade, a medição pelo gr@tis registrou apenas 716kbps, o que considero mais do que bom, principalmente pensando na relação custo/benefício.

Sendo assim, dependendo da sua necessidade e do seu bolso, acho que essa dupla pode ser uma opção muito boa. Se optar por um blackberry mais simples, tem o 8520, que sai por menos de 500 Reais (novo, parcelado) :wink:
Desisti de vez do Android :cry:, espero que o iPhone 6 (ou 5S) seja realmente interessante... Também desisti de vez do Windows :D, espero que os Macbooks/iMacs não subam ainda mais de preço... :roll:
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Qua Set 07, 2011 8:11 pm

Re: Mini-Review Blackberry 9780 + Tim BBM e Internet Gratis

Para um uso de internet qual é a velocidade? 1MB?

Realmente se for para estar longe de redes wi-fi achei uma boa opção...nunca usei um BB, mas dizem que também tem uma boa autonomia (bateria) mesmo sempre conectado, é isso mesmo?
Sem Smart...
<<

mauromartins

Colunista

Twitter: @mauromartins

Gadget: Samsung Galaxy Note

Mensagem não lida Qua Set 07, 2011 8:42 pm

Eu estou cortando custos, até utilizei o pacote controle mas não serve pra mim. O que eu fiz foi migrar para o plano web tablet. Eu praticamente não uso o telefone, só dados, e as ligações são tarifadas como Infinity.

O preço é 50 reais por mês, o consumo é 800mb e após isto, a velocidade cai pra 100 kbps.

Sent from my GT-S5830B using Tapatalk
"Viver é como andar de bicicleta: se você pára, perde o equilíbrio" Albert Einstein

Samsung Galaxy Note - 16 GB + 32 GB Class 10 - Branco!
Lenovo G460
http://www.twitter.com/mauromartins
<<

dflopes

Redator

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Qui Set 08, 2011 9:40 am

Esse pacote serve para qualquer aparelho? ou apenas bb?
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810>Htc Touch Dual>SE C910>Tablet Viewsonic VPad7>SE Satio>Palm Pre Plu>Nokia N8s===>Sansung S3 Claro+mSD16Gb/Viliv S5+Ram1Gb+HD60Gb+Win7 Home Premium/Palm Clie TG 50+Ms2Gb/Xoom 2 ME 8.3" 32Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual>Iphone 3Gs 16Gb===>Iphone 4G 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>EEE 701+Viliv S5+Vaio Yb15AB+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb

------------------------------------------------
Imagem
Imagem
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Qui Set 08, 2011 9:54 am

dflopes escreveu:Esse pacote serve para qualquer aparelho? ou apenas bb?

Parece que na contratação apenas com aparelho BB; mas será que depois poderia usar em outro aparelho?
Sem Smart...
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Qui Set 08, 2011 10:01 am

Marcio, não ha nada especificado sobre a velocidade. Aqui deu 716kbps. A autonomia está bem legal sim, agora com a 1a carga deu para ter uma noção melhor, capaz de dar uns 3 dias...

Mauro, só com mensagens e ligações, esse plano acabaria ficando bem caro para mim, e em internet móvel, meu uso costuma ser bem básico.

David, apenas para BB mesmo, foi um dos principais motivos para eu ter feito a migação para o BlackBerryOS. Eu não arriscaria usar em outro, assim como não estou arriscando usar em outros programas que não estão descritos na promo, a não ser com um chip pré, que daria para ver se foi ou não consumido crédito.
Desisti de vez do Android :cry:, espero que o iPhone 6 (ou 5S) seja realmente interessante... Também desisti de vez do Windows :D, espero que os Macbooks/iMacs não subam ainda mais de preço... :roll:
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sex Set 09, 2011 2:06 pm

Testando um pouco mais aqui, duas boas notícias:
- a bateria realmente aguenta muito bem o tranco. Nessa 1ª carga, ela aguentou 3 dias de uso com push mail ativado, navegação na internet, sms, ligações e pim.
- a recepção de sinal também me pareceu excelente, inclusive melhor que alguns nokia que já testei. No elevador, que costumo perder sinal, ele aguentou quase o tempo todo em 3G, passando para EDGE apenas em 2 dos 15 andares.
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Sex Set 09, 2011 7:40 pm

Que beleza, está quase igual ao N8 aqui...3 dias sempre conectado...
Sem Smart...
<<

mauromartins

Colunista

Twitter: @mauromartins

Gadget: Samsung Galaxy Note

Mensagem não lida Sex Set 09, 2011 8:01 pm

Que inveja ... o Ace fica menos de um dia conectado!

Sent from my GT-S5830B using Tapatalk
"Viver é como andar de bicicleta: se você pára, perde o equilíbrio" Albert Einstein

Samsung Galaxy Note - 16 GB + 32 GB Class 10 - Branco!
Lenovo G460
http://www.twitter.com/mauromartins
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Sex Set 09, 2011 8:08 pm

Pois é, estava aqui pensando no futuro e na possibilidade de upgrade... é realmente complicado pensar em pegar algum outro modelo que, por melhor que seja, tenha dificuldades de chegar ao fim do dia e me impeça de abusar de algumas funções.

Outra coisa, estou me coçando para comprar um blackberry presenter. Alguem sabe se existe algo parecido para outra plataforma? Nunca vi nada, e seria mais uma coisa que me prenderia no blackberry. Não é a maior maravilha do mundo, mas ainda assim é a melhor alternativa do tipo que já vi.
<<

dflopes

Redator

Twitter: @

Gadget: Galaxy S3 - Xoom 2ME

Estado: Pará

Mensagem não lida Sex Set 09, 2011 11:40 pm

mesmo usando o n8 insanamente - baixando programas, instalando, apagando, conectando, baixando emails de 2 servidores de hora em hora...

Ele tem durado de 1,5 dias.
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810>Htc Touch Dual>SE C910>Tablet Viewsonic VPad7>SE Satio>Palm Pre Plu>Nokia N8s===>Sansung S3 Claro+mSD16Gb/Viliv S5+Ram1Gb+HD60Gb+Win7 Home Premium/Palm Clie TG 50+Ms2Gb/Xoom 2 ME 8.3" 32Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual>Iphone 3Gs 16Gb===>Iphone 4G 16Gb
> Nós:Desktop doado/AP WIG-240/KS-330 NAS+FTP+Samba/PS3 Slim 160Gb + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130>EEE 701+Viliv S5+Vaio Yb15AB+Dell 3560 SSD128Gb HD500Gb

------------------------------------------------
Imagem
Imagem
<<

mmelo76

Co-Administrador

Mensagem não lida Sáb Set 10, 2011 8:55 am

dflopes escreveu:mesmo usando o n8 insanamente - baixando programas, instalando, apagando, conectando, baixando emails de 2 servidores de hora em hora...

Ele tem durado de 1,5 dias.

Então está coerente mesmo, porque não tive um uso assim tão intenso, mas hard, e durou 3 dias...
Sem Smart...
<<

mark

Twitter: @markbierast

Mensagem não lida Seg Set 12, 2011 12:21 pm

Testei aqui no BB da esposa, ativei o pacote, tudo certo, configurei o email (@timbrasil.blackberry.com) mas ele não aparece nos aplicativos nem em lugar nenhum, mesmo a caixa constando no aparelho (não aparece na área de trabalho o aplicativo de email)
07.mark@gmail.com

iPhone 5 16GB/Kindle
MacMini 2011/Apple TV 2/iPad 2 16GB/
<<

mark

Twitter: @markbierast

Mensagem não lida Seg Set 12, 2011 2:30 pm

Atualizando, agora recebi uma mensagem informando que o serviço foi ativado e em 20 minutos começa a funcionar... isso é normal? O ícone do email irá "aparecer" depois disso?
07.mark@gmail.com

iPhone 5 16GB/Kindle
MacMini 2011/Apple TV 2/iPad 2 16GB/
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Set 12, 2011 3:33 pm

Mark, aqui nem vi antes, mas depois que recebi a mensagem já comecei a receber logo. Aqui ele é logo o 1o ícone (Mensagens).
Próximo

Voltar para Review, Unboxing e Comparativo